segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A medida do preconceito. Ou não?

HELLO, PESSOAS FELIZES COMO GAZELAS SALTITANTES! *-*
ok, isso foi estranho. Até porque não é a querida e ruiva Joubs que está aqui, e sim a Luninha rs. Acontece que Joubs teve um probleminha (relacionados ao Google estar de mal com ela rs), então eu faço o post de hoje e ela me compensa na quarta hahaha. Qual será meu tema? rs, é que uma nossa leitora ♥ que se identificou como Barbara Teixeira comentou sobre racismo. O que ela falou é bem interessante, vejam por si:

é que tipo, hoje foi criado na comunidade da capricho um tópico sobre racismo e eu fiquei chooocada como as pessoas tratavam como se fosse um assunto nromal, tipo usando desculpas das mais esfarrapadas " ah, mas negro também tem racismo", "eu sou branca e sofro racismo de negros", "loiras também sofre racismo". E eu não sei o que vocês acham, mas eu achei rídiculo, como assim querer comprar o racismo que você sofre por ser branca, com o racismo que o negro sofre todos os dias por grande parte da população? Pior ainda é querer dizer que loiras são tão desfavorecisa como os negros, como se fosse o caso de alguém matarem elas sem nem ao menos conhecerem, atxaaa.

Perdão por expor algo privado, é que, sabe, eu realmente não saberia passar o que ela quis passar de outra forma. E esse assunto é MUITO importante. Não quero falar somente do racismo aqui, mas da coisa de dois pesos, duas medidas. Por exemplo a diferença entre racismo entre negros e entre brancos. É CLARO que racismo contra brancos é ridículo e estúpido, tanto quanto contra o negro. Racismo, homofobia, machismo, todos esses conceitos de pessoas que vivem em tempos antiquados e querem preservar a Família, Deus e Propriedade são estúpidos. O problema é que tem gente falando merda demais, se esquecendo do contexto histórico, social, o escambau. Vamos entender o seguinte:

O racismo contra o negro vem de uma longa história que envolveu escravidão, humilhação, segregação, estupro, status quo, desvalorização de culturas inteiras, preconceitos fundamentados na religião e etc, etc, etc. O negro ganha menos que o branco no Brasil até hoje, e a diferença entre mulheres negras e mulheres brancas é ainda pior. Querendo ou não, EXISTE racismo no Brasil e negá-lo é fazer parte da demagogia racial que persistiu no Brasil com toda aquela idéia bonitinha de que negros e brancos e índios são amigos e legais e como todo mundo é mestiço, não há diferenças raciais. Muito lindo o mito da miscigenação toda simpática: a crioulinha escrava que se apaixonou pelo senhor da fazenda e tiveram filhinhos lindos e bonitinhos e mestiços. ISSO NÃO EXISTIU. Ok, tem casos aqui e ali, mas, minhas doces garotas, saibam: se vocês são descendentes de portugueses&africanos&índigenas, vocês são frutos de abuso sexual. De estupro. O Brasil é uma nação fundada em cima do estupro. Sim, é horrível. E nós podemos mudar: não apagando os nossos antepassados, mas gerando um futuro feito com amor ♥

Ou seja, não ao estupro ;* [isso vale pros homens, CERTO? Só porque estamos saindo sozinhas, de short e o escambau por aí, NÃO QUER DIZER que estamos nos oferecendo. Nosso corpo NÃO É PROPRIEDADE SUA e ponto final]

Voltando ao nosso ponto: o racismo. Já o racismo contra o branco acaba surgindo por "resposta", digamos assim. NÃO, não estou dizendo que é aceitável. Mas a melhor forma de derrubar os preconceitos é entender porque eles acontecem. E se alguém achar que pode ofender Joubs de branquela azeda e estúpida que não é racismo, eu mato. Enfim, vamos lá, entender: o racismo contra o negro surge como uma resposta. Como um grupo de oprimidos que se surge contra o agressor e bota todo mundo do mesmo tipo no mesmo saco. Entendam: muitos desses negros que não gostam de brancos viveram em áreas extremamente pobres, vivendo em um grupo que acabou por se unir contra os brancos, a quem consideram opressores. Por exemplo, no seriado True Blood (amo, bem melhor que Crepúsculo ~ provocação barata ~), Tara é uma personagem que embora não tenha preconceitos (na verdade tem sim, um monte, mas enfim), ela é racista com brancos às vezes. Porém vive no sul dos EUA onde os negros viveram sob o terror da KKK (Ku Klux Khan, antes que você ache que é uma risadinha básica), a escravidão persistiu por décadas e mesmo depois das alforrias e tudo o mais, os negros ainda sofriam com empregos mal pagos e toda uma série de coisas. Em resposta a isso, os negros estadunidenses acabam "se fechando". Isso é um modo que eles encontraram de se proteger.

Enfim, o racismo contra negros é diferente do de contra brancos. É menos pior? Não. É aceitável? Não. Nenhum dos dois jeitos deve ser tolerado. Mas não podemos ter a hipocrisia de achar que é igual. Não é igual.

Quer um exemplo que acho que é válido? As diferenças entre homens e mulheres.
Você acha que homem sofre preconceito? Certamente uma pá de gente vai dizer que não.
Você acha que mulher sofre preconceito? Com certeza, várias pessoas concordarão.
Você diria que o preconceito contra homens é igual ao preconceito contra mulher? De jeito nenhum.

Simples assim.



Não podemos encarar a sociedade como preto e branco. Há povos demais, religiões demais, nações demais, conceitos demais, identidades demais. Há negros, brancos, mulheres, homens, gays, heterossexuais, bissexuais, assexuais, pansexuais, ciganos, católicos, brasileiros, mulatos, caboclos e uma infinidade de coisas. A Descapricho é uma mistura, por exemplo. Há a ruiva do sul, a nordestina e a pseudo-nordestina, há a paulista, as cariocas, as nordestinas de mais de cima, as sulistas, há garotas de todos os cantos do Brasil nesse blog, entre essas seguidoras que amamos. Não dá para simplesmente encarar e dizer que o preconceito que todas nós já sentimos uma vez ou outra é o mesmo. Não dá para dizer para mim e dizer que eu sofro menos racismo ou machismo do que, sei lá, Barbie -q (me refiro à Bárbara rs). Não dá, porque sentimos diferentes o mundo. Mas dá para dizer que a origem de todo preconceito é nefasta e deve ser cortada.

E de onde vem o preconceito?

Ignorância.

Homens odeiam as feministas por ignorância. Pessoas associam negros à bandidagem por ignorância. Pessoas associam gays à prosmicuidade por ignorância. É tudo por ignorância. O que rege o mundo é o conflito entre ignorância e compreensão. A medida que compreendemos e lutamos para que as diferenças sejam aceitas, sempre tem um punhado de gente ignorante que aumenta. É um horror. Loiras de cabelo liso não sofrem o mesmo preconceito que negras de cabelo crespo sofrem. Heterossexuais não sofrem o mesmo preconceito de um gay. Um homem nunca vai pisar na rua com medo de ser estuprado e ainda ouvir coisas como "ele mereceu", como nós, mulheres, temos que suportar. Há grupos em desvantagem no Brasil e no mundo inteiro e negar isso é assinar atestado de burrice.

E por isso que nós, sendo da DESCH ou não, mas como cidadãs brasileiras devemos lutar para a igualdade. Seja social ~ entre pobres e ricos, de etnias, racial, de gênero, sexual e por aí. Enquanto negros continuam sendo parados em blitz quando brancos não são, enquanto mulheres ganham menos que homens e ainda ouvem cantadas grosseiras, enquanto gays não tiverem seus direitos civis para se igualarem aos heterossexuais, enquanto ateus, espíritas, wiccas e praticantes do candomblé sentirem medo de pronunciarem suas crenças em público, enquanto todas essas diferenças acontecerem, tenham certeza, meninas: o feminismo não morreu, a luta contra racismo continua, a militância gay continua e o combate à invasão de religião na esfera pública vai continuar.

Porque, garotas, ser cidadã é isso: votar com consciência, não se deixar enganar por ilusões sobre outros países ou pessoas e lutar pelo respeito à dignidade humana, seja qual for o tipo.


8 comentários:

  1. Qualquer tipo de discriminação é ruim — apesar de tudo, o preconceito pode ser até um modo de auto-preservação.

    ResponderExcluir
  2. aaah,luuuna era exatamente isso que eu tava pensando quando mandei a sugestãão *-----*
    você é diva ohuhouhoh :~

    ResponderExcluir
  3. Amei o post, Luna. Obrigada por ter postado :D


    Mas enfim, hã, é verdade. Todos sofremos um pouco de preconceito, e não apenas por cores de pele diferentes. Ás vezes a cor do cabelo, as roupas, e tudo mais. Porque em qualquer grupo que nos insiramos, seremos sujeitos a julgamentos. E na maioria das vezes, vão ser negativos. Não vamos nos encaixar. E como as pessoas são extremamente protecionistas quanto a sua identidade e tudo mais, discriminam.
    Mas isso não se compara aos maiores preconceitos que existem. O ser humano ainda vai ter que evoluir muito, e conseguir viver sem nenhum tipo de esteriótipo na cabeça para que isso aconteça.

    Beijos
    A Ruiva do Sul (-Q)

    ResponderExcluir
  4. Realmente genial o post. Infelizmente, a ignorância está presente em abundância no mundo. Depois do seu post, nem há muito o que comentar. Adorei, de verdade.

    E ps: adoro True Blood também.

    ResponderExcluir
  5. Menina, v. é demais! Quanta sabedoria e "compreensão"!
    Bjs de tia Cristina.

    ResponderExcluir
  6. racism sexism and homophobia are not permitted in this area 2

    o preconceito tá tão impregnado em tudo que dá até desânimo. Odeio ver pessoas falando de raças, e dizendo que ser homossexual é errado, ou falando de mulheres como coisas, mas de uma forma sutil e hipócrita. O que chega a ser confortável, eu acharia horrível viver em um lugar como os eua onde o racismo é tão explícito.Seja de um negro para um branco ou vice versa.
    E falando sobre os eua, eu acharia tão te

    ResponderExcluir
  7. lutar pelo respeito à dignidade humana, seja qual for o tipo.+1

    poste muito excelente mesmo

    ResponderExcluir