sábado, 2 de outubro de 2010

Escrever

OOOI LINDAS! xD

Quando eu tinha meu próprio blog, costumava escrever contos. Assim, pequenas narrativas, com personagens que me vinham na hora. Que podiam ter uma história simplesmente sem pé nem cabeça ou uma personalidade mais definida, porém curta.
Eu tinha MUITOS contos. Muitos "livros" incompletos, mas também muitas narrativas pequenas (1, 2, 3 páginas), e dentre elas eu gostava muito de algumas.
Daí meu pai formatou o computador e, de algum jeito, SÓ a pasta dos textos se perdeu.
Sério. Só ela. Apenas ela. Nenhuma outra pasta se perdeu. Nem aquela que tinha fotos de Doenças sexualmente transmissíveis, as quais usei para uma pesquisa escolar em 2009. 
Só se perdeu a dos meus queridos contos. 

Eu fiz outra pasta, claro. Não pensem que me revoltei - ok, me revoltei sim e xinguei muitão papai, mas né - e não escrevi mais nenhum conto nunca. Na verdade, criei outra pasta e continuei escrevendo. 
2010 foi e está sendo um ano bastante cansativo para mim, por causa dos estudos. Não tanto tempo para ficar na internet como tinha antes, nem para ler tenho todo o tempo do mundo. E, consequentemente, minha escrita também foi ficando para atrás.
Não sei se sou só eu, mas tenho uma dificuldade bem grande em desenvolver meus personagens. Não sou que nem a Luna (diva, Luninha diva!), que já escreveu várias histórias grandes completas. Eu começo uma história que é pra ser grande e simplesmente fico sem ideia. Desisto. Sei lá. 

O que eu mais gosto de fazer na vida é escrever. Contos, histórias, "reportagens", pesquisas. Tudo que se relacione a isso. Então, diante da minha dificuldade em desenvolver meus personagens, vou dar umas dicas que funcionaram periodicamente comigo e que tem tudo para funcionar para sempre com vocês - e comigo, quando houver tempo.

1- A dica mais importante, a que você está careca de saber: leia muito. Muito mesmo. Leia Chick-lits, romances adultos, suspense, policial, fantasia, tudo. Ou pelo menos de tudo um pouco. Se tiver dinheiro, compre. Se não, pegue na biblioteca do colégio, da cidade, do bairro. E não se acanhe em pedir emprestado de amigos/colegas: com jeitinho e educação tudo se resolve.

2- Escreva muitos contos. Com contos, você não precisa ter uma história completa, só se quiser: será por treinamento. Comece com um personagem que te agrade, em 1ª ou 3ª pessoa, e simplesmente escreva. Sem se cobrar, sem pensar na opinião dos outros, sem se preocupar com aquele pedaço branco restante da página do word. 
Ele não é um monstro. rs

3- Então você já escreveu muitos contos, ou pelo menos alguns, e quer escrever coisas maiores. Nesse passo, é importante ter em mente um início - meio - fim. Te aconselho a, nessa etapa, escrever coisas maiores, mas não tão grandes. Pra ir se acostumando com a ideia de uma linha de história. 

4- Já escreveu coisas grandes ou simplesmente pulou o 3º passo? Por mais que eu não indique isso, tudo bem, ok, beleza. O problema é não conseguir desenvolver seus personagens ou uma história, certo? Tenha de novo o início - meio - fim em mente. Dessa vez, tente estabelecer mais do fim do que dos outros, pois é daí que a história começa. Lembra quando você era pequena e te pediam para escrever uma história? Você inventava algo tipo "um garoto estava andando pela rua, comprou uma bala de um estranho, que o sequestrou. O homem aranha o salvou e, no fim, o garotinha ganhou 100 mil reais pela bravura". É nesse nível. Viu? Você sempre o fez. Agora é só desenvolver.

~ Dica da dica: Vi essa numa entrevista com a Meg Cabot (acho): se você quer escrever um livro mas não tem paciência (ou não consegue, vai saber) de ficar horas e horas em frente ao computador, escreva uma página por dia. Só isso. Se der certo, no fim, você terá escrito, por exemplo, 150 páginas em 5 meses! 
E quem sabe se no meio do processo você não deslancha e escreve mais por dia? Fica a seu critério.

Bom, gente, é isso. As dicas funcionaram comigo, parcialmente, e espero que ano que vem a 5ª também funcione. No ano novo eu fiz o desejo de completar uma história de mais de sei-lá-quantas páginas. Quem sabe nas férias eu não o faço?

E com vocês, alguma delas funcionou? Já escreveu algo grande? Conte pra gente!

Obrigada por lerem tudo até aqui. <3

Much, so much love,

Bramks.

8 comentários:

  1. muito bom *--* eu escrevia, estava escrevendo um livro sobre uma menina que exorcizava zumbis e animais possuídos, mas, eu parei de escrever e passei o arquivo pro meu pen drive, que deu problema e eu tive que formatá-lo, e sempre passava as partes que eu escrevia pra minha amiga, ela adorava e ficava no meu pé pra eu escrever mais, e agora o arquivo se foi :(
    mimimi* adorei o post *-*

    ResponderExcluir
  2. Eu AMOOO escrever. Amo mesmo!
    Através das palavras podemos expressar todos os nossos sentimentos e sonhos.
    Acho que escrever e ler são as maiores formas de expressionismo que existem.
    Escrever, porque você coloca em seu projeto algo decididamente interessante pra você, seja um sonho ou apenas um pensamento que te ocorreu. E através da leitura, POOHA, não inventaram NADA melhor que um livro até hoje. Você lê, você viaja, chora, ri, fica brava e afins.
    Ah e as dicas são realmente boas Bramks, se bem que eu não tenho muita dificuldade em desenvolver textos (o que não quer dizer que eles sejam bons e -Qn) RS.
    bjbj ;*

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro escrever.*-*
    No momento estou me dedicando às fics.

    -----

    "Através das palavras podemos expressar todos os nossos sentimentos e sonhos." essa frase me lembrou uma frase que vi esses dias:

    "Grandes garotas não choram, escrevem."

    ResponderExcluir
  4. Ahh,amei o post..
    Eu AMO escrever,é o que mais gosto de fazer-ler e escrever-e esse post foi tudo que tava pedindo a Deus.
    Tenho medo de escrever histórias,até tentei,mas sempre acabo pecando em alguns detalhes e sou muito crítica em relação aos contos-mais do que com meus textos cheios de sentimentos.
    Vou seguir as dicas,muito bom o post...

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de escrever, só que nunca tenho paciência pra terminar um a história,sempre deixo de lado.
    Quando eu tenho tempo, sempre tento desenvolver uma fanfic (fanfics o/)

    Sim,sim, Luninha diva! Ainda veremos o dia em que 'Julia' será publicada e terá muitos fãs e nós diremos 'ha, nós lemos primeiro!'

    "Grandes garotas não choram, escrevem." AMEI ESSA FRASE *OOO*

    Enfim, gamei no post.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ai Blancs, adorei o post, ficou super legal! E foi sim no video da Meg, eu tabém vi. Vi também uma dica muito importante de que para criar um livro você pode saber um pouco do início e do meio, mas do fim você tem que saber TUDO que vai acontecer, se não nem rola ;)

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que escrever contos é mais dificil que história 'inteiras'.Tipo, você tem que envolver em poucas linhas o leitor. Eu não suporto a idéia de ter uma idéia e não registrar, não é que eu ame escrever, mas também amo deixar coisas que penso, ou histórias que crio érdidas em minha mente.

    ResponderExcluir
  8. Ah, a maior história que escrevi, parou na pág. 36 sem estar concluída. É que toda vez que eu ia escrever eu repassava todos os acontecimentos, falas, e ate desrições em minha mente, pra não deixar nada incoerente.Isso se repitiu tantas vezes que perdeu a graça, e eu resolvi mudar um bando de coisa na história.E parei de escreve-la

    ResponderExcluir