sábado, 9 de outubro de 2010

Excesso nunca é demais¹

Primeiramente... Oi, gente! Aqui é a Bramks. -q Me desculpem o atraso. Tava sem internet por motivos pessoais (leia-se: mamãe não me deixou usar até que o quarto estivesso um brinco). 
Mãos a obra.
--


Esse post ia começar com um belo "vim aqui falar sobre consumismo", mas não vai mais, porque tratarei mais de pessoas com a compra do que de cartões de crédito.
Todo mundo tem algo que gosta de comprar. Isso não vem na gente de graça, pode apostar. Nossos pais, o povo a nossa volta fizeram com que fosse assim. E pra eles também não foi brilho e varinha: os pais, os vizinhos deles também o fizeram desse jeito.
Querer comprar algo para sentir-se bem, às vezes (beeem de vez em quando), é aceitável. Pode ser comparado como quando você tira um dia para cuidar do corpo/cabelo, para se informar, para ler, para escrever. Maaaasss, só quando é beem de vez em quando, como dito nos anteriores parênteses. 
Você gosta muito de ler e está triste. Vai lá. compra um livro que estava querendo.
Você é viciado em tecnologia. Compra um fone, algo que te lembre de sua felicidade geek.
E qualquer outro exemplo.
O negócio é que tem gente que compra 400 livros por vez. Ou aquelas pessoas que pedem pela internet coisas que não vão usar muito, relacionadas à tecnologia. Com roupas, também. Quando se está triste, tem gente que gosta de escrever, ou ler Harry Potter (#todas as meninas da DesCH on, haha). Mas tem vezes que só escrever não dá. E a pessoa começa a comprar.
Da primeira vez funciona. Ela fica feliz, legalzinha, tem algo novo para prestar atenção. Mas na segunda vez comprar uma só coisa não vai dar certo, porque ela já conhece aquele prazer. Então compra 2. E aí já está começado. A pessoa começa a comprar sempre, independendo do seu estado de espírito ou não. Vai na livraria e volta com 10 livros, sendo que não leu os que comprou na semana passada (e como comprou!), compra tecnologias super baratas vindas da China, que serão esquecidas na próxima compra - que será realizada na semana seguinte.
 Enfim, ela entra no mó transe de comprar comprar comprar e se orgulha disso. Sério.
 Vou falar sobre o que sei e com o que convivo: vivo em sites de resenhas de livros, sigo no Twitter pessoas que falam sobre livros, enfim, amo ler e estou dentro desse universo. Fico muito, muito impressionada com o pessoal que compra 6 livros de uma vez, e a cada semana. Nada contra em comprar vários livros de uma vez, mas acho bastante sensato lê-los antes de fazer uma nova compra. O chato mesmo é ver que a pessoa se orgulha em ter 200 livros na estante e ter lido apenas 50 deles.



Leia-os antes de comprar mais!


Então, galerinha do bem, vamo fazê uma coisa? Terapia. Dentro da gente. Porque não precisamos acreditar naquela parada de "uma blusinha nova sempre vai bem, né, gente?". Não, não vai bem. Não sempre. Você entra num etsado em que só fica bem se comprando algo, e isso certamente não é saudável.


Semana que vem tem a entrevista com a Rachel Cohn! Não perca!


Much love e cuide-se!


Bramks.


______________________


¹- Frase de efeito, por Blanca Aleks, no blog Descapricho (2010)



3 comentários:

  1. Tem gente que diz que isso é uma doença. Ou melhor, que está ligado á certas doenças, tipo a depressão, na qual sua alto-estima atravessa o sub-solo e você se sente uma completa inútil ansiosa; nos casos mais graves.
    Mas também há aquela laia que faz isso só pra mostrar que pode ter tudo o que quer. O que sinceramente, é quase mais tosco do que a obssessão que a Dani citou no último post dela. Porque, cara, se você precisa mostrar ao mundo que tem papai rico, alguma coisa não vai bem. rs,
    Enfim, ótimo post Bramks, muito bem colocado. *-*

    ResponderExcluir
  2. concordo MUITO, pessoalmente adoro comprar, pode ser roupas, livros, tênis, acessórios, comida, MATERIAL ESCOLAR (é bom o cheiro dele novo), adoro ver a cena do cartão lá passando, dá uma sensação tão boa -Q mas tem gente muito compulsiva mesmo... eainda bem que o meu consumismo não é relacionado a autoestima, até porque... bem, eu acho que se eu tiver mais autoestima ninguém mais vai me aguentar, né? QQQQ mas eu só acho u.u

    post ótimo, bjs

    ResponderExcluir
  3. Como diz minha vózinha, tudo demais é muito. -qq

    ResponderExcluir