terça-feira, 5 de outubro de 2010

Fracassos.

Bem, o tema do post de hoje é simples. Fracassos. Normal na vida de todos, todo mundo se dá mal alguma vez. O negócio é lidar com isso.

Vamos para um exemplo prático e bem possível, porque ocorreu comigo essa semana (Dramatizando um pouco esse exemplo, claro, se não que graça tem? rs). Minha matéria de matemática está horrível, e essa semana tivemos as primeiras provas do trimestre.

Eu estudei um monte, mesmo. Fiz mil questões, revi todas as anotações, refiz tudo na véspera da prova, e achei que sabia a matéria. Enganei-me. Seja porque o professor terminou de dar o conteúdo no dia da prova, seja por que estava difícil mesmo, eu odiei a prova. Mesmo. Teve gente que chorou durante ela. De dez questões, eu sabia responder duas. Fui chutando e desenrolando as outras, mas mesmo assim.

Uma das minhas respostas e -q brinks. :D

Eu vou me dar mal na prova, eu sei. Estudei tanto e fracassei. Mas o fato é: Só eu fracassei? Não, a turma inteira, provavelmente. É o primeiro passo para se controlar a frustração por ter fracassado, conformar-se. Estou conformada que vou me dar mal.

Eu posso até ficar mal na hora que receber a nota. Posso me desesperar um pouco, posso até chorar. Tudo isso vai contribuir para diminuir e amenizar minha tristeza, mas nada vai mudar a nota. Está feito, não tem o que fazer (A não ser que o professor passe um trabalho para complementar a nota da prova, mas como eu sei que isso não vai acontecer, nem considero.)

O que eu posso fazer? Eu só posso estudar muito para a próxima prova, prestar muita atenção nas aulas, pedir ajuda a quem entende a matéria, nem que essa pessoa seja o professor (Que, aliás, deve ser o primeiro a ser consultado sobre suas dúvidas, mas tá.). Só o que se tem a fazer depois de um fracasso é pensar no futuro. Bola pra frente! Ficar se lamentando, ou lembrando, não vai ajudar.

E isso se adapta a qualquer tipo de fracasso na vida. Não adianta sentar e ficar, "Ai, me dei mal nisso, ai, não vou conseguir superar", porque você vai superar. Você e eu sabemos que vai. A gente sempre supera, o ser humano é feito para superar. Mesmo que isso fira seu orgulho, não tem problema, porque a tendência é aprender com os erros e obter êxito na próxima tentativa. O que você tem que fazer é erguer a cabeça, mandar se foder quem te disser que você não vai conseguir de novo, e tentar, tentar e tentar até, sei lá, MORRER! Brinks, tentar até conseguir, né, porque daí você consegue e pára -q

Tá, isso tá começando a ficar aleatório, mas é algo nessa linha mesmo. O que se precisa ter em mente é que você não vai ser sempre perfeito. Vai contra a nossa natureza de HUMANOS e ADOLESCENTES ser sempre perfeito. Uma hora você vai tentar algo que não vai dar certo. NEM QUE SEJA UMA RECEITA DE BOLO, você vai errar. Mas dá pra corrigir o bolo? Dá pra voltar no tempo e colocar mais um pouco de farinha? Não, não dá. Mas dá pra você tentar outra vez, daqui uma semana, e ser o melhor bolo da sua vida? Dá. E isso você pode fazer.


Então ponham isso em prática, sempre. Enfiem nas cabecinhas lindas de vocês e compreendam. E façam como eu, se deu mal na prova? Estude muito pra próxima. Muito mesmo. Estamos no fim do ano, mas ele ainda não acabou. E se não conseguir, recuperação tá aí pra isso e -qn

Beeeeeeeeijos, amores, e até próxima terça!

12 comentários:

  1. AAAAAAAAAH Tenho extamente o mesmo problema com física D:
    Eu estudo, presto atenção, faço anotações, refaço exercícios e chega na prova BAAAM em mim ):
    Fiquei em cima nesse bloco, por pouco não fico com vermelha. Sou ótima em humanas e péssima em exatas ):
    Mas enfim, ótima comparação, porque os fracassos podem surgir em diversos níves. Desde coisas mais fáceis de superar até as mais medonhas e tristes D:
    ÓTIIIIIIMO POST! E eu ri ALTO MUUUITO ALTO da foto da prova.
    Da próxima vez que eu precisar encontrar o X, já sei a forma mais fácil.
    EIROIEROIEORIOEIROIEORIEORIOEIROIEORIEO

    ResponderExcluir
  2. Sente a coincidência: Minha matéria de matemática também está horrível. Péssima, péssima, mas não é só minha. Na última prova mais da metade da sala perdeu média e na recuperação da 2ª etapa tinham mais de 30 pessoas (contando nas três salas). Pessoas que se davam super bem nas outras matérias, ficaram de recuperação em matemática.
    A prova foi segunda, também estudei muito, muito, muito. Refiz tudo, estudei o final de semana inteiro. E acho que fui bem. A primeira prova do trimestre é sexta e já comecei a estudar.
    Essa história do fracasso vem exatamente nessas horas. Quando você nota que faltam dois meses para as aulas acabarem e você entra em PÂNICO quando você vê que tá indo mal em uma matéria. Mas é isso aí, se nos esforçamos, vamos ter um reconhecimento, com certeza ;)
    Beeeeeeeijos :*

    ResponderExcluir
  3. Ah, e sobre a primeira foto, se aparecer na sua prova "Encontre o x" você ~pode~ fazer daquele mesmo jeito (circulando o x, é). Porque a professora não pediu o valor. No caso a pergunta que foi mal elaborada. Sério.
    (maseuridomesmojeito) UHSAUHSAHUSAUHSAHUSAHUSAHS' -QQ

    ResponderExcluir
  4. Eu faço faculdade de matemática. Se quiser um help só falar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ah, conheço essa sensação e detesto. Sentia o tempo todo ano passado. E esse ano tá mais ok, mas ainda estou mal em química. Não estou tão ruim como ano passado, mas esse ano...

    E Ana falou de mais de trinta pessoas em recuperação contando três salas. Amor, ano passado foram trinta pessoas em UMA sala, sem brincadeira. Fora as outras RISOS

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu conheço muito bem o fracasso em matemática.É horrível, estudar, fazer milhares de exercícios, e vê que quando chego na pro não consigo desenvolver meia dúzia de questões que chegam a ser mais simples que os exercícios que faço.






    Na primeira unidade só tres pessoa de uma sala de 36 não ficaram em recuperação em q.q. E a sala tá chegando ao fim do ano com 27 alunos, fora o G15(que são tipo, a quantidade de possíveis reprovandos). E vendo isso, pessoas desistindo por não saber lidar com o fracasso bate um desânimo terrível.

    ResponderExcluir
  8. "Mesmo que isso fira seu orgulho, não tem problema, porque a tendência é aprender com os erros e obter êxito na próxima tentativa."

    Legal querida, quero ver você ferindo seu orgulho,sei como você preza por isso ok e n

    Amo matemática, e coisas exatas (H)' Meu fracasso é em Educação física. Aaai ):

    Bejitos Natuzinha, adorei o post. :*

    ResponderExcluir
  9. Luna: Nossa senhora :O
    Mas minha escola não é ~grande~ assim. Então. q


    - A pior sensação que existe é o fracasso. Você sabe que você
    tentou ATÉ A ALMA fazer aquilo aí chega lá..... não consegue. A única coisa que você tem vontade de fazer é pular da janela, porque naquela hora você não consegue pensar em mais NADA a não ser do "fracasso'. é. -QQ

    ResponderExcluir
  10. Poxa Naty, que chato x_x

    Mas eu sei bem como é isso, essa semana me senti uma loser total. Também estou em semana de provas, e passei o fim de semana inteiro estudando pra prova de química na segunda. Estudei, fiz questões de vários livros, mas na hora da prova, fiquei sem saber o que fazer. O pior é que não tava tããão difícil, mas eu realmente tinha esquecido.
    Pensei que fosse me ferrar muito, mas hoje recebi minha nota: 7,4 na média. Foi raspando, mas pelo menos tô na média!

    Mas eu odeio fica 'na média'. Daí vou estudar até meus olhos sangrarem pra próxima prova.
    De qualquer jeito, recuperação tá aí, né.

    Beijos e boa sorte na próxima prova!

    ResponderExcluir
  11. Danu, eu já feri meu orgulho várias vezes ok u_u
    Não que eu goste disso, mas né, acontece e


    QUE LIMDS UM MONTE DE COMENTÁRIOS E *-* Divas <3

    ResponderExcluir