quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Me deixem em paz, me deixem ser fã e ficar triste


Olá, garotas! Eu ia falar sobre como a mídia afeta nossa vida (sugestão da leitora Ana) e tudo o mais, o problema é que me atrapalhei RISOS na pesquisa e ainda por cima recebi uma notícia ontem que pareceu ser o fim do mundo, mas não é -Q

Christina Aguilera e Jordan Bratman se separaram! D:

Aí você vira e diz: e daí? Porque, dã, Christina se separar do marido dela não vai mudar na minha vida. Eu sequer conheço a mulher. Acontece que eu sou fã dela, e isso realmente mexeu comigo. Sabe, eu REALMENTE fiquei triste. É tipo, BESTEIRA, mas eu fiquei toda pra baixo e só queria saber de pensar em mil maneiras de consolar a minha diva (penso em fazer uma homenagem à ela em forma de vídeo ou, sei lá, mando uma carta *o*). Eu não conheço ela, eu não sei como ela vive, mas ela é como se fosse minha íntima. Aí transformei nisso em assunto de post: quando a gente começa a realmente amar nossos ídolos e quando isso se torna uma atitude totalmente não saudável e tal. Porque, DÃ, não é legal ficar obcecada.

Mas como reagir quando você vê um tweet tipo esse:



Vindo do cara que é desafeto de Christina? Eu, como admiradora eterna de Christina, fico com raiva >.< SEU CORNO DESAFETO, SÓ PORQUE CHRISTINA RECUSOU SUAS MÚSICAS E DEU UM BANANA PRA VOCÊ, NÃO TEM O DIREITO DE FICAR TRIPUDIANDO EM CIMA DA DESGRAÇA DELA, SEU LAZARENTO MISERÁVEL QUE ARDA NO INFERNO

Pronto, tô ótima. Relaxem. Não sou assassina, nem nada. É só porque eu quis transformar esse amor de fã em post. Afinal eu imagino que todo mundo aqui deve ter uma diva, um ídolo, um objeto de admiração suprema (não vale ser a mãe!). Não apenas alguém que você respeite. Mas alguém que você admire e perca tempo do seu dia pensando em como seria legal conhecer essa pessoa e nas coisas que diria, e na próxima vez que ela aparecer em público. Porque, sabe, a vida dela é super importante. E só quem pode criticar ela é você, como fã. Os haters não podem, claro. Afinal somos parciais e emocionais quando tratamos de pessoas que amamos.

Eu, como pseudo-psicológa, divido essa admiração e tudo o mais em quatro níveis que são os seguintes:

Baixo - Apreciadores.

Você só conhece a obra. Gosta da voz, da escrita, das ações. A vida pessoal é descartável.

Médio - Interessados.

Gosta da pessoa. Se interessa pela vida da pessoa e gosta de saber das curiosidades, e lamenta algum problema que o artista passe. Mas só isso.

Alto - Fã.

Já conhece todas as formas de se rebater às críticas, tem (ou sonha em ter) tudo o que esse artista produzir, gosta de ler entrevistas com a tal pessoa, conhece a biografia dela todinha e fica toda preocupada e triste se acontece algo de ruim com essa pessoa e também fica toda alegre e saltitante se a artista tá feliz, seja com um acontecimento pessoal, seja com uma nova obra a vir.

PERIGO - FANÁTICO.

Esse fã se divide na categoria 'altamente perigoso' (fãs que invadem casas de seus objetos de admiração por pura obsessão) e na categoria 'altamente chato' (para esses fãs, a diva é perfeita absoluta. Todos os outros merecem menosprezo. E o objeto de admiração é puro, belo, talentoso e sempre agiu com honestidade. Todos os haters são idiotas. E sempre mente os dados das vendas!).

Enfim.

É normal pais disserem 'ué e daí? Ela nem te conhece mesmo!' (minha mãe disse: calma, Luna. Todo mundo se separa! e eu: DDD:). É normal as pessoas acharem que é desperdício de tempo e energia. É normal que as pessoas te olhem com estranheza e às vezes queiram provocar você só para ver seus ânimos se exaltarem. Tudo isso é normal. Não é maldade, mas é só porque essas pessoas não entendem que quando temos uma pessoa para admirar, nós admiramos DE VERDADE. Mesmo que essa pessoa nunca nos conheça, nunca nos veja sequer, mesmo assim acompanharamos tal pessoa. E daí que ela nem sabe que a gente existe? Isso nem é importante. O importante é que a pessoa esteja bem. É importante porque a gente quer toda a felicidade do mundo para essa pessoa. E queremos, lógico, que essa pessoa venda horrores para sairmos humilhando outros fãs -Q

Essas pessoas nunca vão entender que tentamos nos esforçar para ter um laudo psicológico da pessoa. Nem que queremos ser empresários, nutricionistas, consultores de moda, fãs, haters, tudo ao mesmo tempo. Porque queremos o bem e tem gente que passa do limite.

Eu não consigo me explicar. Esse não é um post coerente. Eu estou realmente bem, e eu sei que Christina vai sair dessa. Esse post ficou muito pessoal e eu não gosto disso, afinal é Descapricho, não é meu blog pessoal. Eu só queria falar um pouco de como se sente realmente uma fã e não queria soar piegas. Eu queria soar tranquila, sabe? Mas não vai dar, porque quando uma fã fala de seu ídolo, é sempre com brilho nos olhos, com toda uma empolgação tão sincera que não rola de tentar fazer ficar tranquila. Essa pessoa saberá rebater todas as críticas possíveis com argumentos, quem sabe, coerentes. Ou não, porque o fanatismo cega. Eu queria falar de como a gente se sente tão feliz quando nosso ídolo/diva fala que agradece a gente e nos sentimos especialmente tocados. E também queria falar de como é bizarro antipatizar com pessoas só porque elas não compartilham seu gosto. As pessoas tem gostos diferentes, mas nos sentimos tocados pessoalmente quando alfinetam nossos divos prediletos. Afinal é como se fosse com a gente.

É quando essa pessoa não vende bem. É como se nós, fãs, estivéssemos indo mal juntos. Desanima.

Me perdoem pelo post curto. Não queria que vocês ficassem com isso, apenas, ainda mais sendo um post publicado tarde. Eu realmente sinto muito por isso, e vocês merecem algo melhor. Mas entendam que eu simplesmente não consegui produzir algo mais. Eu só queria desabafar um pouco. Porque eu fiquei reavaliando meus sentimentos como fã e me pergunto se isso me prejudica, e acabei concluindo que não. Porque todos tem seus ídolos e eu tenho os meus. Não ídolos no sentido religioso, mas no sentido de admiração. Todos gostam de admirar alguém, seja pela obra, seja pela pessoa, seja por tudo. Tem pessoas que admiram Marina Silva por sua trajetória marcada de lutas. Eu admiro Christina Aguilera pelo seu talento, por suas fortes opiniões, por sua força diante de muitas coisas. Ninguém poderá me entender completamente, a menos que sejam fãs de Christina também. Mas certamente fãs de outras pessoas me entenderão. Fãs de Britney me entenderão quando eu digo que fico triste ao saber da separação: eles ficaram com o coração partido nos períodos ruins da Britney. Porque todo mundo quer a felicidade para as pessoas que amamos, certo?

Elas costumam incluir nossos pais, irmãos, parentes, amigos... e também essas pessoas tão inalcansáveis, cujas fotos são trabalhadas no Photoshop, cuja vida transpira glamour e na realidade são pessoas como nós. Mas e daí? Eu não ligo para isso.



Vocês me perdoam pelo péssimo post? D:

4 comentários:

  1. Acho que eu me enquadro no 'fã' levemente fanática, porque isso é meio doentil.
    Eu sei que é. Eu te entendo. E não, eu não sou fã da Christina, maaaaaaaaaaaaaaaaaas eu também tenho meus ídolo que PQP são meu maior sonho.
    Não é porque ELE e ELA são gatos (de fato eles são), não é porque eles são famosinho e eu sigo uma modinha estúpida.
    É inexplicável, as vezes até masoquista.
    Porque eu me mato por alguém que nem me conhece? Pois é, você disse bem. EU NÃO ESTOU NEM AI.
    Quem são eles?
    - Sandy e Junior! s2s2s2 -NNNNNNNNN RISOS.
    Logan Wade Lerman e Miley Cyrus <3'
    É o dia todo vendo vídeos, entrevistas, assistindo P.J ou Hannah Montana (adoooro rs,)
    E eu fico P-U-T-A (não encontrei outra palavra tão apropriada) quando falam mal deles, eles não podem ser criticados. São divos!
    Quando xingam a Miley de putinha e afins eu fico muito frustrada, porque nem conhecem o trabalho dela, nem conhecem o pessoal dela, a vida dela, as dificuldades, os sonhos realizados e ficam aí, criticando aos sete ventos sem ter base alguma.
    O Logan é o oposto, o que eu mais escuto quando falo que ele é meu divo são coisas do tipo: 'AAAI O LOOGAN? ELE É TÃO LINDU! AMO ELE!'
    E nem sabem quem é o cara, só adoram ele porque ele começou a fazer sucesso. Tipo o Dan no começo de H.P (se bem que até hoje tem isso)
    O que eu mais odeio são essas posers :@@
    Tá, parei :x ninguém precisa saber dos meus desafetos e -NNN
    EURIEURUIEURIEUI
    Enfim, eu não achei um post péssimo Luna, pelo contrário, acredito que o meu comentário vá ficar GIGANTESCO O.O'
    Super me libertei agora LOL
    OIROIEOIROEIORIEO
    A-M-E-I ;*
    #goodluckChristina (yn)

    ResponderExcluir
  2. Não disse? E-N-O-R-M-E /\

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Você considera isso um post ruim? D: O post ficou ótimo *-* Você conseguiu expor direitinho como agente se sente em relação à um ídolo. Eu já tive vários do quais fui muito fã e agora nem sou tanto, mas se falar mal eu já fico irritada. Sei lá, por exemplo, sou muito fã do Fernando Torres, jogador de futebol da espanha e do liverpool. Dai um amigo meu ficou xingando ele, dizendo que ele não jogava nada etc... e eu já fiquei FULA DA VIDA. E argumentei que ele não ta jogando mto bem ultimamente, dps da operação que ele fez, que ele ta se recuperando e também que antigamente ele jogava super bem e REVOLTS!!!!!! -QQQQ
    Sério, eu realmente entendo esse sentimento, não dá pra falar de um ídolo sem ser completamente imparcial, não tem como.
    Enfim, não sou sei se posso me considerar fã da Xtina, talvez uma apreciadora, mas então, espero que ela fiquei bem, de verdade ):
    E mais uma vez: ótimo post, Luna *-*
    Beijos ;*

    ResponderExcluir