domingo, 30 de maio de 2010

Que a força esteja com os nerds.

Olá, lindos e lindas que lêem o blog! :D

Eu sei que eu estou atrasada, afinal já são 21:30. Mas imprevistos sempre acontecem, e acabou só dando pra postar agora... Mas Enfim, a idéia pra esse post eu tive desde segunda-feira, quando a Joubs postou sobre estilo, e lááá no finalzinho:

Eu só sou contra esse bando de gente que sempre xingou os nerds, e agora tão por aí usando camisetas 'I ? NERDS' e óculos de nerd, tipo, que gente poser U_U.

Pois é, hoje o tema do post é falar sobre...

SER NERD! E... toda a modinha irritante. ¬¬



Supomos que você, na sua 5ª série, tirou uma nota mais alta, e daí todos os seus “amiguinhos” começaram a te chamar de CDF. Pronto, já era. Por anos, se você não mudar de escola (ou mudar e tirar uma nota boa do mesmo jeito) você vai ficar conhecida como a nerd, a cdf, a excluída. E então você cresce, e muitas vezes acaba por perder parte da sua personalidade “nerd” simplesmente por aceitação dos outros.

Ou não. E então depois de anos você vê que aquela mesma garota pop que te chamava de CDF agora usa aqueles óculos com armação enorme só pra ficar dentro da moda, além de colocar uma legenda dizendo “nerd”.

OI?

Quer dizer agora ser nerd é cool? Aliás, quer dizer que agora o que pensam que é “ser nerd” é cool, né, porque de nerd aqueles óculos e o tal “estilo” não tem muito a ver, além do estereótipo, o que é mais uma coisa que torna a modinha realmente irritante. O estereótipo.

Vamos lá, ou vocês pensam que todos-os-nerds-do-mundo usam aparelho, óculos, gel no cabelo e roupas certinhas? Muito pelo contrário. Até porque, amiguinhos, ser nerd não é uma questão de estilo, mas muito mais de jeito de ser, comportamento, modo de agir.

Tá, e afinal, o que é ser nerd?
Olha, é difícil achar uma definição, simplesmente porque é uma coisa muito variada. Mas acho que a mais correta seria a de que nerds gostam de se aprofundar em uma coisa que ele gosta, seja ela QUALQUER coisa. Ou seja, um nerd não se conforma simplesmente em ler, ele gosta de procurar em quê o autor se baseou ao escrever aquilo, quais foram suas inspirações, qual foi o seu processo de criação, etc. Gosta de ler mais sobre um assunto que o interessa, de virar quase um especialista naquilo, sabe? Mas também gosta de homenagear, criar, escrever sobre o que gosta. Ok, por exemplo, um fã nerd de Harry Potter não vai se contentar em ler os lvros e pronto. Ele vai querer descobrir o que tem por trás daquilo, da história principal e tal.

Daí surgem as fanfics, os cosplays, as fanarts...

Ou seja, NÃO, ser nerd não é sinônimo de ser inteligente, se você já pensou assim. Muito menos de óculos, aparelho, espinhas, e enfim, você sabe.

Por isso é irritante, sabe. Porque mesmo que tenha m certo lado bom dos nerd finalmente estarem tendo o seu devido valor, ainda não passa de um estereótipo! É como falar que quem gosta de rock é maloqueiro e quem tem estilo grunge é drogado. E é ridículo ver um monte de gente se achando O GEEK fashion no Orkut, sendo que na verdade nem sabe muita coisa de tecnologia, se você for perguntar pra ele, ou ela.

Por falar nisso, a diferença básica entre ser geek e ser nerd é a de que
todo geek é nerd, mas nem todo nerd é geek. Digamos que os geeks sejam um subgrupo de nerds que gostam de tecnologia, informática, eletrônica, etc.

Olhem esse vídeo bem geek que fizeram. é MUITO legal:





A destruição do mundo por PIXELS *-*


Mas sério, nada contra quem usa esses óculos por gostar mesmo, nada contra quem realmente mudou e está exercitando o lado nerd da vida. Mas isso não acontece com todo mundo. A maioria das pessoas só usa por que todo-mundo-usa. Ou, sei lá, pra imitar as bandinhas que também usam. Mas se for pra pagar pau de alguma coisa, pelo menos procure saber do que se trata... Aliás, acho que esse é o irritante de toda e qualquer modinha. Sempre existirão os posers.

Mas sabe da onde eu acho que eles surgem? Da bendita necessidade de aceitação. É mais fácil gostar de algo que todo mundo gosta, não há necessidade de imposição. Principalmente na adolescência, em que tudo que a pessoa quer é se sentir adequada e “normal”.

Mas vou parar por aí, porque isso já é assunto pra outro post.


Voltando ao lado nerd da vida:

Enfim, eu só queria saber, DE ONDE SURGIU esse hype todo, sério. É culpa do Justin Timberlake e seus óculos modernos e arrojados? É culpa da Meg Cabot que faz uma super propaganda dos nerds em suas historias? É culpa dos filmes? Da capricho? DO MESTRE YODA?


Que a força esteja com os nerds.

Brincadeira gente, e Meg Cabot é amor, ok? <3


Então, pessoinha nerd que talvez nos leia:

Não mude só por ser chamada de CDF ou qualquer outra coisa do tipo. Por favor. Você gostar de saber mais sobre as coisas, ou de gostar de coisas que nem todo mundo gosta não deveriam ser visto estranhamente por ninguém. Não se limite a uma visão de tudo. E a aceitação vem de dentro pra fora. Quando você passa a se sentir bem consigo, daí sim é possível procurar ser aceita exteriormente.




Bom gente, o post não ficou bem do jeito que eu queria, porque eu estou com pressa e fiz quase correndo, mas espero que vocês tenham gostado! :D

E o que vocês acham sobre a “moda nerd”? Acham que eu estou completamente errada? Aaah comentem!

Beijos :*



11 comentários:

  1. Eu concordo com tudo que você falou. Eu acho nerds um tanto quanto legal demais! Sempre fui um pouco nerd, praticamente completa nerd. E isso não quer dizer que eu sou a mais inteligente da turma (quem me dera). Acho ridiculo porque agora todo mundo que zoava quer ser nerd. Afs, pessoas sem personalidades.

    ResponderExcluir
  2. AHHHHHHH, que fantástico!
    Quando as coisas de que eu sempre gostei e pelas quais fui condenada a vida inteira viraram modinha (e todo mundo que não me conhece bem passa a achar que eu sou apenas mais uma seguidora, e não uma das precursoras), senti um pedaço de mim morrendo...
    Tenho uma raiva letal dessa "modinha" nerd! Ela não é inclusiva conosco, não faz com que ninguém nos trate melhor, apenas tenta roubar de nós o mérito da originalidade.
    Culpa desse monte de seriado sobre nerds também (Big Bang Theory, Chuck, etc)...
    E, para ser nerd, não basta só gostar muito de alguma coisa e se especializar. Tem que ser alguma coisa que ainda seja, digamos, mal vista pela maioria, porém careta o suficiente para que os rebeldes sem causa não o admirem por isso.
    Por exemplo, gostar de anime, há 10 anos, fazia de você um nerd (especialmente se você frequentasse convenções). Hoje não faz mais, já está muito mainstream para isso.
    Gostar de lógica de programação, D&D, HQ (se você é uma menina, se for um menino não. E Maurício de Souza não conta) felizmente ainda me permitem manter dignamente meu título de nerd.
    Eu ainda vou fazer uma postagem sobre todos os absurdos que andei lendo por conta do dia do orgulho nerd. Uma esteriotipagem que não tem cabimento...

    ResponderExcluir
  3. Báarbara!! Seu post tá muito massa!! Lá no colégio o pessoal acha que eu sou nerd pq tiro boas notas, me comporto e uso óculos! /#Fail...
    Odeio esse tipo de estereótipo. Na verdade, eu odeio estereótipo de uma forma geral.
    Ser nerd é muito mais do que óculos, espinha e aparelho, como vc disse. É algo nato... Eu não me acho nerd. Pelo contrário... Eu conheço nerd's e sei mto bem como é.
    Seu post tá muito bom. Mega beijo!!

    ResponderExcluir
  4. ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeei. *-*
    "DE ONDE SURGIU esse hype todo, sério. DO MESTRE YODA?" Que a força esteja com os nerds.
    PSOPHSPOASPOSAOSHAPSHASHPASHPAHSPAHSAPHSAPHSPAHSPOSHASHAOSHAHSPAHSPAHSPAHSOPASHASAPSASHOAHSAHSAPSHAPHSAOPSPASA.
    MORRI DE RIR. =D
    ó meu pai. rsrsrs
    e como é chato esses posers.¬¬ mata tudiiiiim! :@
    amei Báarbara!! *-*
    :*******

    ResponderExcluir
  5. Amei o post, perfeito! Uso óculos e posso dizer que sou nerd. Inteligente, tiro notas boas, aprendo a matéria da escola fácil. Mas isso não impede de ser outras coisas. Amo rap, rock antigo, hip hop, futebol.....

    Vocês estão de parabéns com esse blog, bjs

    ResponderExcluir
  6. Caramba Barbie, eu AMEI muito esse post! Concordo com tudo o que você disse. E adorei aquela foto da menina de cosplay de Naruto, acho que ela é a Tenten (uma das personagens) e um dia eu compro uma bandana daquelas e -tá,parei,

    E o Mestre Yoda é divo!

    Fantástico,Barbie!

    "May the force be with you". :D

    ResponderExcluir
  7. acho tosca essa moda nerd, sei lá, de repente todo mundo quer ser o que não gostava? o texto ficou ótimoo :D ah e o vídeo também é dahora

    ResponderExcluir
  8. Mestre Yoda haushaushaus

    Eu acho que sou nerd, segundo seu texto.. se o povoo quer seguir essas bandas que sigam, mas eu odeio posers, isso sim.

    ResponderExcluir
  9. Sempre fui a mais inteligente da sala e tals. E todo mundo me chama de nerd. Quero ver quando a modinha chegar aqui se eles vão continuar zombando de mim :)

    ResponderExcluir
  10. fodaaaaaastico *-*
    DE ONDE SURGIU esse hype todo. E culpa do MESTRE YODA? Que a força esteja com os nerds.
    USHAIUSHAUISHAUSHAUSHAUHJSHAUSHAUHSAUSHAUHSUASHAUSH
    ri litros :B -q
    Mas é verdade po, esse pessoal antes de vim esse modinha toda de '' I ♥ NERDS '' eles xingavam e zombavam dos nerds ¬¬' Eu digo isso pq eu sou uma nerd de carteirinha -q Sempre fui umas das mais inteligentes da sala, e sempre fui bem interessada nos assuntos que ninguem queria saber, tipo mitologia grega. Eu me lembro que quando eu estudei isso na 5ª série eu comecei a ler coisas e me aprofundar mais, sempre amei mitologia grega <3 Tá, voltando ao assunto, e UMA PUTA FALTA DE SACANAGEM esse povo poser, aff ¬¬' O pior é essas bithes (melhor eu xingar eu inglês né? :x UHSUAHSUAHS) e garotas populares que antes ficavam humilhando os nerds, e agora viraram intregrantes dessa modinha tudo-mundo-usa-então-eu-vou-usar.
    Dá uma raiva :@@@
    Amei demais o post, e tô amando o blog, VCS SÃO DIVAS *-*
    Miiil beijos :*

    ResponderExcluir
  11. Na verdade eu gostei da foto que você postou *o* (http://tinyurl.com/2wyrszo) Que legal essa estante em forma do PacMan e a TV do lado e..
    /parei
    Enfim, eu gostei do Post! Como diz a colega aí de cima "O pior é essas bithes (...) e garotas populares que antes ficavam humilhando os nerds, e agora viraram intregrantes dessa modinha..."
    Né? Fasso das minhas palavras as dela.

    ResponderExcluir