sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Exercícios físicos

Boa taaaaaarde, genteee! Então, aqui é a Naty, mas eu sei que hoje não é terça e não é meu dia de postar RISOS. É que o computador da Dani pifou e ela pediu para eu substituí-la em seu post, né, então.

Então, ontem eu fui numa academia com uma amiga minha, pela, hm, praticamente primeira vez na minha (nossas) vida. E aí, como eu não planejei nada para falar hoje, vou falar sobre exercícios físicos. -q

Todo mundo sabe que atividade física é extremamente necessária na vida das pessoas, especialmente quem tem muita energia acumulada e precisa gastá-la de alguma forma, ou seja, pessoas jovens. Claro que é super indicado aos idosos que se faça algum tipo de exercício físico, mas como eu duvido que tenha algum idoso que leia aqui o blog, então vou me prender mais nos jovens.

É comum encontrar adolescentes que não gostam ou odeiam Educação Física/Exercícios que vão além de movimentar o mouse e levantamento de garfo. Não, tipo, é muito comum mesmo. Eu mesma não sou dos amantes da EF, mas fiz 4 anos de vôley na minha antiga escola e, nossa, como eu sinto falta. Na maioria das vezes, a saída é essa. Encontrar um esporte ou outra atividade que substitua a odiada educação física, algo que você goste, que você faça com prazer. De que outra maneira você espera se sentir bem fazendo aquilo?

E as opções não são poucas. Você pode fazer vôley, futebol, handball, natação, aeróbica, corrida, caminhada, academia... Enfim. Basta perceber preferências ou prioridades. Mas esteja sempre aberta(o) a mudanças. Exemplo: Eu nunca tinha gostado de academia. Nem da ideia. Topei ir com minha amiga e acabei adorando! Tivemos o acompanhamento de um personal trainer (Lindo, por sinal, foi um bom estímulo e), e fizemos uma hora de musculação e meia hora de exercícios aeróbicos. Ou seja, esteja aberta a mudanças, porque só experimentando várias coisas é que você vai perceber o que gosta ou não.

Quando decidir o que quer fazer, lembre-se: É SEMPRE necessário o acompanhamento de um profissional. Nada de dar alok e fazer 10 séries de mil abdominais cada numa única tarde, ou correr até morrer. Não, né. Procure um professor, converse com ele, escute conselhos, dicas, informe-se sobre riscos, fale pra ele quais são seus objetivos e metas dentro daquele programa. Ele te entenderá e saberá informar o melhor caminho a percorrer, além de apontar falhas e sugestões de correção durante esse caminho. E se for um professor ou personal trainer lindo, olha só o incentivo e a responsabilidade! Afinal, você com certeza quer se mostrar uma boa aluna... rs

Não, sério, ter acompanhamento profissional é muito importante, bem como é importante organizar uma rotina de treinamento. Eu sei que temos mil e uma coisas para fazer no dia a dia, acredite, eu sei. Mas eu sei que dá tempo pra tudo! Você pode separar três dias na semana, e tirar deles uma hora e meia, no máximo duas, para fazer seus exercícios. Ou, se prefere praticar/malhar todos os dias, dedique apenas uma hora de suas tardes para isso (Lembrando-se sempre de alternar e pegar leve no treinamento, principalmente no início. Nada de querer levantar 50 kg com as pernas no primeiro dia, ou de querer trabalhar apenas a barriga. Você precisa ir evoluindo aos poucos, e, claro, exercitar cada parte de seu corpo, nem que seja alternando dias de treinamento! Num dia malha perna, no outro braço, no outro faz aeróbica...). Assim, você não deixa de praticar seus exercícios, mas também não se sobrecarrega ou esquece das outras atividades que tem, como, por exemplo, estudar para as últimas provas do ano ou para o vestibular.

Outro ponto importante é aliar essa nova rotina de exercícios com uma alimentação saudável e balanceada. Do contrário, desculpe, mas você tem perdido seu tempo com exercícios que de nada adiantarão, seja lá qual for o seu objetivo. Se necessário, procure um nutricionista para fazer acompanhamento alimentar, criar seu cardápio, ou ver o que deve-se consumir em mais e menos porções (A famosa Pirâmide Alimentar.)

Claro, existem outros pontos a serem observados na hora de se exercitar, como procurar saber a procedência no local onde você pratica seus exercícios (No caso de academias ou clubes de esportes), ou, no caso desse local ser a escola, procure saber se os profissionais são todos formados e especializados, e se são bons e tudo o mais. Para isso, você pode procurar antigos ou mesmo atuais alunos e se informar. Um pouco de pesquisa nesse quesito não é difícil de se conseguir, e, na falta dela, você pode ser prejudicada. Fique atenta!

E, por fim, vale salientar que praticar exercícios não serve apenas para quem quer perder peso. Isso deixa a pessoa saudável, com mais ânimo, metabolismo mais rápido, além de promover uma reeducação corporal e alimentar. Ou seja: Não tem o que perder!

Beeeijos, gente, e até próxima semana!

7 comentários:

  1. aaah eu adoro esporte :D futebol, volei, correr, academiaaa

    sério, eu adoro malhar, é tão bom levantar peso, sei lá

    e eu nunca matei as aulas de ef... não sei por que todo mundo detesta e

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  2. Eu também adoro exercícios físicos, as aulas de educação fisica são as mais esperadas da semana, pela maioria dos alunos da minha sala, amo futebol, sou uma das melhores da sala, adoro tudo isso *--* ótimo post, vou mostrar isso pro meu pai xD bejs bejs

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  3. Eu esqueci o título, ae, palmas.

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  4. eu sou muito sedentária, mas um dia eu deixo de ser com fé em jah -q

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  5. Oi Naty, adorei o post :D Bom, assim, não gosto de nenhum desses exercícios que você citou.

    Mas existem outros legais, tipo DANÇA! Além de melhorar o ritmo, ainda diverte e ajuda no alongamento :B Hoje faço patinação, é bom pra postura e tal, e já fiz boxe. Fazer lutas também é bom, pra saber se defender e tal.

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  6. aaah eu adoro esporte :D futebol, volei, correr, academiaaa+1
    mas estou a muito tempo sem fazer, quando voltar a fazer eu vou ficar toda quebrada

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  7. Ai Natu, obrigadinha por me substituir <3

    E eu adorei o post. Eu odeio esportes, não sei jogar nada muito bem. D:
    Mas amo academia. sério, eu adoro malhar, é tão bom levantar peso, sei lá +1

    Beijos Natuzinha ;*

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