quarta-feira, 19 de maio de 2010

15 anos com atitude de 5.

Hello, eu sou a Luna *-*
Se você anda e passeia pela comunidade da CH talvez já tenha me visto arrebentando alguém ou querendo arrancar a cabeça da redação com dentes. Mas isso não importa, aqui não serei tão violenta. Eu vou postar toda quarta-feira, olha que divo, e prometo ser legal com vocês.

O que eu quero falar é um assunto que me deixa p* da vida, pra não dizer coisa pior. Eu ando passeando pelo Orkut há muito tempo. Gosto de ler todos os posts, todos os comentários que as meninas postam na Capricho. Eu realmente ADORO passar tempo lendo coisas que garotas escreveram. ADORO ver vídeos idiotas. E agora vamos sentar e conversar, tá, garotas? Sobre um assunto muito sério que interfere muito na nossa vida. O problema se chama "saber argumentar em um debate".

Não importa o debate que você esteja. O que importa é que você tem uma opinião, quer defendê-la e precisa de embasamento. A palavra parece difícil, né? Mas seu significado é bem simples: você precisa provar os seus argumentos a partir da lógica, da razão. E aprenda de uma vez: opiniões são diferentes de fatos. Repita isso como fosse um mantra: OPINIÕES NÃO SÃO FATOS. E de novo, de novo, de novo até você entender: sua opinião só tem valor pra você. Para todas as outras pessoas, vale menos do que a humildade do seu professor mais chato, ok?

Ótimo, agora que você entendeu que não basta "achar algo", você tem que afirmar com provas reais e científicas dos motivos de você gostar daquilo.

Agora você diz: putz, provas científicas? Ferrou.

Não. Sabe como os cientistas analisam alguma coisa e provam?

Eles primeiro supõem alguma coisa. Vamos pegar como exemplo... porque aparece formigas quando derramamos coisas açucaradas? Elas nasceram ali? Elas vem de onde? Aí o que eles fazem? Ficam se engalfinhando para acharem coisas? Nãããão, eles derramam mel em dois potes: um aberto e outro fechado. E analisavam. O pote fechado, sem formiga, portanto formigas NÃO nascem do mel. Mas no pote aberto, muitas formiguinhas se aproveitavam. Portanto a conclusão tirada é de que formigas são atraídas pelo mel, mas não nascem nele. Foi mais ou menos assim que cientistas provaram que a geração espontânea era uma mentira - acreditavam que as moscas nasciam do lixo e que sapos surgiam espontaneamente nos pantânos. Peça mais detalhes pro seu professor de biologia, a história envolve cientistas incompreendidos que morreram na angústia porque ninguém acreditava que a geração espontânea NÃO existia.

Mas voltando ao nosso tema inicial, entendeu porque estou falando disso? Porque as garotas são como os cientistas. E grande parte age como os cientistas que se recusaram a aceitar a prova que pode ser verificada, analisada e ter uma conclusão baseada em fatos. Os cantores, atores ou qualquer coisa do gênero são as formigas: são analisados friamente por uns, mas a maioria tem simplesmente uma postura de contradição em relação ao ídolo (como os cientistas que não conseguiram enxergar que formigas não nasciam no mel): são garotas cegas, alienadas, contraditórias.

E daí para defender seus ídolos é um pulo.

Nada de mal em você ter um ídolo. Todo mundo tem ídolos. Eu amo Madonna. Joubs quase morre por Hayley. Praticamente todas as meninas daqui se ajoelhariam aos pés de Rowling e gritariam 'DIVAAA! *-*' O problema é quando você passa a desconfiar de todas as pessoas que não compartilham seus ídolos. É quando você passa a achar que seu ídolo é o rei do pop, rock, reggae e arrocha. É quando você começa a ter antipatia dos outros ídolos da mesma área, só porque eles são "rivais". É quando você começa a sentir ciúmes do pretendente amoroso do seu ídolo. É quando você começa a ofender pessoas porque elas não gostam, é quando você começa a se cortar com um estilete por amor ao seu ídolo.

Eu fico sinceramente preocupada com isso. Principalmente com uma coisinha: o famoso argumento da "inveja".

Garota, aprenda o recado: não gostar de alguém não significa inveja. Inveja é querer, cobiçar uma pessoa. Criticar uma pessoa por ter uma voz ruim, um estilo meio excêntrico, um CD ruim NÃO SIGNIFICA INVEJA. Significa desprezo, ódio, indiferença, sarcasmo, bom senso crítico... significa muitas coisas, não todas ao mesmo tempo. Mas descer o pau nas pessoas que odeiam o que você gosta, criticar sem conhecimento, ofender sem embasamento, achando que chegará a algum lugar simplesmente afirmando 'É INVEJAA' ou pressupondo coisas pessoais a respeito dos seus oponentes... é tolo, ridículo, imbecil, típico de garotas tontas. Como se as pessoas realmente se sentissem incomodados com isso. Elas se sentem incomodadas com artigos sérios, número de premiações, citações, cantores que gostam, fatos como atitudes tomadas pelos ídolos. Mas "inveja"? I'm sorry, girls, mas não acho que alguma garota aqui realmente sinta inveja das divas no auge só para criticar por puro recalque. E o número de vezes que alguém usa esse argumento é tanto, mas tanto que eu fico preocupada com o senso crítico dessas garotas. Quando alguém diz isso como argumento sério, está chegando ao fundo do poço. Sério mesmo.

Garotas: querem vencer uma discussão? Ajam com o cérebro no lugar e não envergonhem as feministas que morreram para que vocês tenham vozes na sociedade de hoje.

Como NÃO agir:



arruma a franja, descamba pra ofensa, depois homofobia, aí ameaça de morte e encerra com o ato final de infantilidade mil.
meninas, Mari Bieber NÃO é exemplo pra ninguém aqui, ok?




Observação: esse blog não pretende 'oh vamos parar de ler CH'. Não vamos ficar matando pau em cima da revista o tempo todo. A nossa lógica é simplesmente: a nossa adorada, querida e amada revista piorou de qualidade. Tentamos protestar, reclamar, criticar e enviar e-mails. Fomos ignoradas totalmente. Então... se a Capricho, a revista adolescente mais completa e influente do país, não se adequa ao que a gente quer e deseja, então qual revista teen faria? Todas as outras vão na onda da CH! Então resolvemos criar a NOSSA revista, feita POR garotas PARA garotas. Simplesmente em vez de continuar reclamando, resolvemos agir e fazer a NOSSA revista do NOSSO jeito. Esse blog, garotas, é o nosso espaço, entendem? É o espaço onde as adolescentes que se sentem acuadas pela pressão que as revistas teens promovem no país podem se sentir seguras. Aqui vocês não vão encontrar manipulação estilo "perca 10kg, 100 maneiras de se aceitar". Aqui vocês não vão encontrar uma equipe que ignora aos apelos e repete a mesma coisa por semanas. Aqui vocês não vão encontrar com sentimento de estar sendo desprezado, muito menos com a péssima sensação de que estão sendo consideradas idiotas. Nós conhecemos essa sensação, sabemos o que vocês sentem, o que nós sentimos. Deixemos essas coisas pavorosas com a CH que propaga o mundo "deixe o mundo mais pink". Vamos ter cérebro de verdade, não simplesmente gotículas de imbecibilidade e falta de criatividade.

Observação²: falei mais da CH do que do assunto principal, rs, olha que maravilha. Meninas, vocês estão esperando pelo novo CD de Christina Aguilera que ouvi dizer que vai sair dia 8 de junho? *-* Ah, sim, saibam que TODA sugestão que fizerem é postada por nós na comunidade da equipe (onde discutimos as pautas e etc. Ela é privada pra mantermos o elemento surpresa, ok?) e saibam que NENHUMA sugestão foi ignorada. A sugestão do Skin tá lá, das unhas tá lá, de termos um texto de leitora a cada dois meses tá lá, tá tudo lá. Não se acanhem: se tiverem gostos não-convencionais, peçam também - eu, por exemplo, adoro animes e pretendo falar um pouco deles e tal. Afinal a nossa proposta é fazer valer a democracia :)

Observação³: é, meus textos são longos. Vá se acostumando ;)


30 comentários:

  1. AMEI o post,o blog, amei TUDO. Vcs estão de parabéns meninas. Agora sim um lugar onde possamos ler coisas elgais, opinar sobre coisas legais, debatere etc. Um lugar pra garotas inteligentes. PARABÉNS :*

    ResponderExcluir
  2. Poost perfeito*-*
    Muitas fãs de BIeber como eu riram muito ouvindo a versão do Galo Frito!
    Vamos divulgar muito pra que a Ch veja esse bloog!

    ResponderExcluir
  3. ameei o post,e o blog maais ainda,estou lendo dees de o primeiro post e ta muitoo legal *-*
    voou divulgaar pra todo mundoo :D
    Parabéns ;*

    ResponderExcluir
  4. Eu agradeço muito, muito, meninas! ;**

    ResponderExcluir
  5. Disse tudo! E eu ri mto com o video da Mari Bieber no final. qq

    ResponderExcluir
  6. ASHDHUASDHUASUHDUHASDUHASHUDUHASDHUAUSHDHUASDHUASHUDHASDUHASDHASHDHUASDUHAHUSDHUASDHUAHUDUHASDHAHSDUHASDHASUHDUAHSDUHASHDUAHSDUHASUDHASUHDHASDHASUDHUAHSDUHASDHAUHSDUHASDHAUSDHUHASUDUHASDUHASHUDUHASDUHASUHDUHASDHUASDUHAUSHDHUASDUHASUHDUASDUHASHDUUHASDUHASDHUASUDHAHUSDHUASHUDHAUSUHASHUDHASHUDHUASDUHASD

    AI MEU DEUS QUE GURIA É ESSA, MORRI! SEUS FEIO! VOCÊS NÃO TEM MEDO DA MORTE? QQQQ

    enfim, Luna, seu post ficou muito, muito, muito foda *-* o argumento da inveja é mesmo o fim, e tá, eu meio que pretendia postar sobre isso semana que vem x_x mas ia ser meio diferente, porque tipo, eu vou deitar e rolar (qn) na categoria piscina de bolinhas!!! :B

    e ah -QQ tá, eu quase morro pela hayley mesmo, mesmo que ela esteja toda 'sou chiquezinha gemtem' usando vestidos florais e com cabelo curto ._. preferia ela antes, mas né, ainda é diva :D

    e eu amei o post, mesmo ;*

    ResponderExcluir
  7. Ah, Deus, Luna, como alguém me entende assim?

    Olha, comecei a ler seu post por causa do seu nome (porque eu adoro a Luna Lovegood, do Harry Potter, e na web eu assino com o sobrenome dela).

    Enfim, quando eu gosto muito de uma coisa eu geralmente não tenho NADA a dizer, porque essa coisa já disse tudo. Por isso não vou comentar nada sobre seu post.

    Um beijo,

    Letícia Lovegood

    ResponderExcluir
  8. ai gente, ri mt da menina do vídeo DEUSSSS como pode? uhaua enfim, amei o post e concordo com tudo o que você disse. Parabéns! :) (@JulianaCastelli)

    ResponderExcluir
  9. Olha se eu não escrevo as coisas no bloco de notas antes de tentar postar... Erros bizarros do blogger...

    Acho a reclamação sobre o comportamento infantil e desrespeitoso dos fanáticos, que agridem qualquer um que discorde deles, muito válida. Realmente, é algo muito frustrante.
    Mas agora a puxada de orelha técnica...
    Opiniões são fundamentadas em moral, emoções, gostos pessoais, juízos de valor, preferências pessoais. Logo, assim como não são fatos, também não se justificam por argumentos lógicos. O que não quer dizer que não se tenha o direito de expressá-las e que elas não tenham valor. Todos esses elementos, ainda que não científicos, têm sua função para a vida em sociedade.
    Qualquer opinião de fundo moral ou baseada em juízo de valor que pareça ser fundamentada em fatos científicos não é justificada por argumentos lógicos, e sim por falácias, pois as premissas não têm correlação logicamente válida com a conclusão. Opiniões não são hipóteses para serem provadas através da lógica.
    Lógica pura e simples dispensa grandes tentativas de persuasão, porque ela funciona da mesma maneira para todo mundo. Logo, com as mesmas premissas verdadeiras e válidas, deve-se chegar (com mais ou menos esforço, naturalmente), às mesmas conclusões.
    Recomendo, aliás, que todos estudem os diversos tipos de falácias existentes para aprender a reconhecê-las e não cair nelas.
    Mais importante do que verificar se uma argumentação utiliza fatos reais em sua construção é entender se esses fatos realmente e inegavelmente justificam aquela conclusão. É muito fácil encher um texto de estatísticas que não necessariamente conduzem àquele resultado.
    Superioridade de um artista em relação a outro não se defende pela lógica. Citar prêmios, número de vendas, aprovação dos especialistas no campo de atuação ou da maioria não são argumentos, são tipos comuns de falácia. Evocar a diferença de conhecimento técnico apenas afirma que um o tem em maior quantidade, não que seja melhor no geral.
    Logo, a analogia não faz sentido.

    Vivemos em uma democracia e em um Estado com liberdade de pensamento e expressão, vedado o anonimato e desde que assumam-se às consequências e eventuais indenizações. Isso não veio de nenhuma conclusão lógica, veio da moral. Ainda assim, representa uma convenção que julgamos necessária para o bem estar geral. Assim, é melhor que todo mundo aprenda a dizer o que pensa sim, mas ter respeito com os que são diferentes. Se o que outra pessoa pensa é nocivo ao bem estar geral, podemos tentar educá-la e ensiná-la, mas tendo a consciência de que estamos usando para isso a moral.
    Quanto a gostos, acho (isso é uma opinião, baseada em valores pessoais) que podemos sim tentar convencer os outros a expandir seus horizontes, mostrar coisas com mais qualidade técnica (ou o contrário, um pouquinho de entretenimento descartável, desde que com moderação e usado para descontração, não mata ninguém) , ajudá-los a desenvolverem repertório. Mas partir para agressão pessoal por causa de ídolos é fundamentalismo demais.
    Os fãs também precisam entender que as críticas feitas pelos outros a um artista de que se gosta são direcionadas somente a ele. Não entendo por que tanta gente as toma como pessoais.
    É claro que há uma diferença entre criticar um artista dizendo: "fulano é desafinado" e "fulano sabe tocar apenas acordes básicos" e o que normalmente se diz (uma série de xingamentos da pior espécie que não tem nenhuma relação com a performance na área de atuação)... É comum o comportamento inadequado tanto de quem ataca quanto de quem defende.

    Não sei o que se passa... Não sei se é falta de uma causa maior para se envolverem. Não sei se é tédio. Não sei se é necessidade de extravasar. Só acho preocupante.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, Luna *-* E adorei vocês não ignorarem agente que nem a Capricho -__-' Mandei uma sugestão tbm :D Tou louca pra ver você postando algo sobre anime *-*

    ResponderExcluir
  11. Não poderia concordar MAIS com um texto -s
    Eu vivo dizendo que inveja não é argumento válido.
    Se fosse (SE fosse, não é xD q), era só escrever na folha de redação "Quem odeia o Lula é um invejoso filiado ao DEM e deveria fazer melhor!!!111111!!!" que tava todo mundo aprovado na escola.


    ps: marie aqui. xDD~~

    ResponderExcluir
  12. Medo dessa menina aê,ela é uma psicopata em potencial 'se eu encontrar com você aí,você tão ferrado'' Tenso

    Debater com o argumeto 'é iNvEjAh' é o fim

    ResponderExcluir
  13. Aaaaaaaaamei, Luna, disse tudo.
    E wtf essa Mari Bieber? Será que ela é a off da Pussy e -qn parei.
    Mas foi muito muito ridiculo esse video, fato.
    Enfim, post linds, reflexo do nosso tpc eterno lá na cmm, rs.
    Beeeeijos.

    ResponderExcluir
  14. ÉÉ TUDO INVEGA, SUA SUA SUUUA CHARLATÃ! -Q

    Nem. xD Ficou mt bom, Luna!

    ResponderExcluir
  15. WTF QUE GAROTA DOIDA HUAHSUAHSUHASUHAUHUAH
    HAUSHAUSHUAH

    adorei,luna. esse argummento da inveja é O FIM da picada.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Mais uma vez acabei de ler um texto que demonstra tudo o que penso: odeio quem só tem o argumento da inveja, tipo, eu não gostar do trabalho de algum artista ou cantor ou quem seja não significa que eu estou fazendo isso só porque tenho inveja. Ah, morri com o vídeo, cara, por mais que ela ''ama''- sei lá, tem jeitinho de poser essa mari ai g_g - o Justin , também tem que saber levar na brincadeira né? Foi só uma paródia, todos tem o direito de gostar, zuar ou não ele , e para piorar, ela não se contentou em fazer papel de ridícula,e terminou o vídeo ''xingando'' eles de feios, pelamor, aonde esse mundo vai parar G_G Ah, também amo animes e acho que você deveria falar de uns assuntos diferentes assim, sabe, para valorizar outras culturas. Amei o blog , parabéns e obrigada por existirem e fazerem a diferença <3

    ResponderExcluir
  18. cara! adorei esse post!
    muito bom ;D
    eu nem tinha visto esse vídeo ainda. cara, que mina ridícula.
    do tipo: gays passam o dia inteiro dando o cu. é só o que eles fazem.
    E o Justin podia ter até ela se ele quizesse pq ela é a última coca do deserto.
    O vídeo dela foi o cúmulo do ridículo.
    Já seu post disse tudo. Eu tbm digo que inveja não é argumento. Nem ficar com ciuminho das namoradas do seu ídolo.
    50 Cent é um dos meus cantores favoritos e sou super-apaixonada por ele, mas quando saiu o boato de que ele e a Ciara tavam noivos, ela continuou sendo a minha cantorA favorita. Se eles são felizes juntos, pra que ficar com raivinha se ele nem me conhece? (sou realista) - mas se eu topasse com ele na rua, atacava ;D

    muito bom o blog, continuem assim :]

    ResponderExcluir
  19. concordo plenamente. até escreveria um texto enorme dando minha opinião, mas eu estou acabada e nem dá .-.
    só entrei no pc pra ler aqui.

    E sim, sim, sim! FALE SOBRE ANIMES ♥
    death note, ok ok ok? *u*

    bejos menines.

    ResponderExcluir
  20. Lunaa, seu post tá mto legal. Gostei do que escreveu e concordo com você.
    Não gosto de pessoas que pensam ser o centro das atenções e que sua opininão deve ser a melhor e a acatada por todos. Isto realmente é O FIM! Tudo que muitas pessoas conseguiram na vida [depois das guerras em mtos países, claro...] foi através do diálogo, da conversa e de argumentos cabivéis...
    É isso aí, flor.
    Apoiada!!
    Mega beijo! =*

    ResponderExcluir
  21. a menina o vídeo viajou legal...
    se bater no 'psic' ela só sai de lá na camisa de força. haha

    ResponderExcluir
  22. Ah! Mas eu amei muito isso aqui. Achei a minha cara, rs.

    Voltarei sempre. Estou seguindo.
    Beijocas ;*

    ResponderExcluir
  23. USHAUSHAUSHAUSHAUSHAUSHAUSHAUSHAUSH'
    to rindo até agora da menina do vídeo, garota tola ¬' kk Amei seu post Luna, falou e disse *-*
    Vou está sempre por aqui.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  24. Amei *-*
    hé ri litros com a MariBieber haahahahaaahaha QUE TOSCA

    ResponderExcluir
  25. Ameei Luna, é super comum essa coisa de VOCÊ NÃO GOSTA PORQUE TEM INVEJA DO SUCESSO FIKDIK ;*
    é uma coisa tão tosca, tipo, eu não gosto de manga porque eu morro de inveja dela, rs
    e a maribieber, MOOOORRI, que guria tosca --' HASDIUHASIDUHAISUDHIAUSHDIASHDIUASHDIUAHSDIUHASDIUHASIUDHAISUHDIUAHSDIHASIUDHIUASHDUHA

    mas tá, amei o post *-*

    beeeijos

    ResponderExcluir
  26. Ameeei o blog, ameei o post, ameeei tudo!

    ResponderExcluir
  27. pqp Amei esse blog, esse post! Estou seguindo, depois dessa post sobre opinião.. nem vou dar a minha completa. Só sei que amei! rs

    ResponderExcluir
  28. Querida Luna!
    Adorei te conhecer, mesmo que seja de uma forma virtual. Mas é assim que as coisas acontecem hoje em dia. Adorei a sua reflexão sobre os limites da ciência, principalmente a sua frase mantra: opinião não é fato. Estou inclusive usando no meu dia a dia, pois tambem fico indignada com pessoas que consideram sua opiniao como fato e não admitem que tenhamos uma visão diferente da delas. Acho uma postura realmente imatura, e saiba que ela não é exclusividade dos mais jovens, os mais velhos tem isso pra caramba.
    Obrigada pela dica, e continuem assim, o blog está realmente supimpa!
    bjos
    Mariliz

    ResponderExcluir
  29. O que dizer..
    Nada além de OTIMO!
    Digamos que não sou mais uma adolescente ¬¬' (tenho 22 anos)
    Mas o sensacionalismo barato que as maiorias utilizam pra acabar com a auto-estima da população, é frustante.
    Existem coisas tão mais importantes a se tratar. Claro, todas nós gostamos de saber noticias dos nossos Idolos (eu por exemplo sou FANATICA pelos livros da Saga Crepusculo), mas é obvio que não vivemos apenas para isso. Temos uma vida "real", com problemas "reais". E desejamos opiniões "reais" de pessoas "reais".
    Certo, sou muito crítica.. haha.. Mas vejo que o MUNDO não está completamente perdido em meio a futilidades.
    Grande beijo e apostem, estou seguindo!!

    ResponderExcluir
  30. Cara, Luna, você é demais. Já te vi lá na CH algumas vezes argumentado, e sinceramente, te admiro *-*
    Meu mantra de hoje em diante é esse : opinião não é fato.
    E isso de 'é inveja' já deu o que tinha que dar. Não gostar é diferente de ter inveja. É isso Q

    Beijos

    ResponderExcluir