terça-feira, 18 de maio de 2010

Amizade Virtual

Certo dia, você encontra um tópico de Orkut sobre um assunto que você gosta muito. E nesse tópico, você encontra várias outras pessoas que compartilham da mesma opinião que você. Você passa a frequentar aquele tópico todos os dias, e quando percebe, você já conversa com as outras pessoas sobre os mais variados assuntos, não só sobre o que o tópico inicialmente tratava.

Ali tem pessoas de todos os cantos do país, de variadas idades. Nada em comum umas com as outras, à primeira vista. Mas, sem querer, sem planejar, vocês se tornam amigos!

Assim é a amizade virtual. Aparece meio por acaso, sem querer. Mas, pelo fato de não haverem cobranças, às vezes pode ser mais forte que uma amizade dita “real”. Sim, há os pontos negativos, por exemplo, se seu amigo virtual não morar na mesma cidade ou estado que você, vai ser difícil vocês se encontrarem e trazerem a amizade para o “mundo real”. Mas não é impossível se apegar a uma pessoa que você nunca viu de verdade, ao vivo. Apesar de toda a distância que pode haver entre vocês, você sabe exatamente o que a outra pessoa pensa ou sente, e que é verdadeiro. Porque existe aquele elo entre vocês, que o fato de vocês não se conhecerem “realmente” (ou fisicamente, melhor fisicamente, né? Hm) parece que torna a amizade entre vocês ainda mais forte.


É mais fácil surgir uma amizade verdadeira sendo ela virtual, eu acho. É mais fácil um amigo virtual gostar de você pelo jeito que você é, engraçada ou fofa, ou falar muito, enfim. É muito difícil, provavelmente impossível, uma pessoa se tornar seu amigo virtualmente por interesse ao que você tem.

Claro que nem tudo é incrível, apesar de todo aquele sentimento que existe, depois de um tempo, a amizade pode ficar monótona e vocês podem acabar abandonando-a. Outro ponto negativo é que, ou que a outra pessoa pode não ter intenções tão “boas” em relação a você, afinal, quem nunca se pegou contando uma mentirinha, por menor que seja na internet? Ou, o que garante que esse seu grande amigo não seja um fake?

“Eu tenho uma melhor amiga virtual, a conheci em uma comunidade de depoimentos prontos, e ela fez um pra mim e falou ‘me adiciona no MSN que eu te passo mais tarde’ e sou amiga dela até hoje.”, é o que diz Helena Montenegro, 17 anos, sobre sua amiga virtual, Helen Lima, 18. “Eu moro em Fortaleza, e ela em São Paulo, mas a gente se fala todo dia, ela me conta tudo... É bem verdadeiro.”

Para Helena, assim como para várias outras pessoas, a amiga virtual, mesmo sem contato físico, é igual às “amigas normais”, como ela mesma se referiu às amigas que tem na mesma cidade que ela, haha. “Às vezes, e no meu caso, é até melhor, porque ela tá ali quando eu preciso, e essas pessoas que moram do meu lado nem sempre estão.”
“Eu acho super legal amizade via Internet. Mesmo você não vendo a pessoa fisicamente você sabe o que ela sente e a distância não muda nada.”, é o que pensa a Larissa Lopes, 13 anos, do Rio Grande do Sul. “Conforme passa o tempo tu se apega a essa pessoa e vira amizade de verdade! Às vezes tu conhece a pessoa ali por brincadeira, ou sem querer, e o destino uma hora ou outra acho que faz essas pessoas se cruzarem e se torna uma amizade real!”.

Larissa tem dois melhores amigos virtuais, a Beatriz, de São Paulo e o Marcelo, que mora no mesmo estado que ela. Eles têm planos de se conhecer pessoalmente neste ano!
“É muito boa, a amizade virtual, quando precisa-se desabafar e pedir conselhos sobre algumas coisas normais de adolescentes, só que a amizade virtual também fica ruim às vezes.”, diz Bruno Pinto, 16 anos, que já teve vários amigos virtuais, seguidos de várias experiências não muito boas com eles. “Quando o ‘amigo’ virtual não dá mais a mínima pra você, te tratando quase como apenas mais um número. Daí você se sente desprezado, e tal. É a mesma coisa que pode acontecer numa amizade ‘real’: Você é amigo da pessoa há um tempão, daí ela começa a te esnobar e trocar por outros amigos... Não é nem um pouco agradável, entende?”

Sim, entendo. Com os depoimentos acima, a gente percebe que a amizade virtual é muito prazerosa e gratificante, na qual não pesa quase nada do que você possa ter de material, não há esse tipo de interesse. É você, o computador, e seu amigo, lá do outro lado da tela, talvez em outro estado, às vezes em outros países! E ali, o que interessa é COMO você é, como trata as pessoas, como conseguirá cativar um novo amigo sem nem poder olhar nos olhos dele.

Mas também percebe-se que, pela falta desse contato, físico, visual, enfim, a falta desse contato às vezes traz um pouco de desprezo da parte do seu potencial amigo. Não é todo mundo que entende a amizade virtual (Como seus pais, que não entendem porque você passa taaanto tempo no computador, falando com essas pessoas que, nas palavras deles, “Você nem conhece!”), e nem é todo mundo que dá aos amigos virtuais o valor que eles merecem.


Portanto, se você tem uma (ou mais, quanto mais, melhor) amizade virtual, dê valor. Aquela pessoa pode se tornar mais que apenas mais um contato na sua lista de MSN, e mais que apenas outro amigo pra você encher seu Orkut. E aproveitando o espaço, um beijããão pra todos os meus amigos virtuais, e pra todos os que possuem amigos virtuais e estão lendo isso aqui!



Este texto foi escrito em parceria com a Dani, deste mesmo blog. Os devidos créditos a você, Dani limds *-*


E queria aproveitar aqui pra agradecer ao Lion, pela divulgação, e ao Lewis também, e por ele achar que nosso blog é um blog para meninas inteligentes! Divos <3

14 comentários:

  1. olha eu nao li nada , só sei q eu APOIOOOO
    ja tava na hora ! HAHA :D cuuurti

    ResponderExcluir
  2. Naty!!!!!!

    adorei o post, sério *-* amizades virtuais são legais, e elas unem as pessoas pelas características em comum, e não outros aspectos. além do mais, é muito mais fácil se relacionar com as pessoas pela internet. Afinal de contas, pessoas parecidas tendem a ficar em locais parecidos, e...
    sei lá, amizade virtual é vítima de preconceitos ainda, mas acho que elas só tendem a crescer

    BEIJO PRA TODOS OS MEUS AMIGOS VIRTUAIS TAMBÉM !!! <33

    ResponderExcluir
  3. Coisa liiinda *-*


    Aproveito pra mandar um beijo a todos os meus amigos virtuais: do Orkut, como vocês, garotas, e do Neopets - que sim, trago as amizades até hoje! *0*

    ResponderExcluir
  4. Meus melhores amigos são virtuais .Acho que é porque na internet, você não precisa ser legal com todo mundo, e isso te deixa mais real. E você só fala com quem quer, e com quem entende do que você está falando.
    Então, meus amigos virtuais são os únicos que não falam sobre colirios todo o tempo, sabe? E issso me conforta!

    ResponderExcluir
  5. Quero mandar um beijo para todos meus amigos virtuais divos! E Céus, eu tava louca para encontrar um blog assim! *-* Que fosse para menina e que fosse inteligente, mas não esquecesse que as vezes somos um pouco futeis! O blog mal começou e já tou amando! Parabéns meninas :*

    ResponderExcluir
  6. que lindo, naty! amei! BEIJÃO PRA TODAS AS MINHAS AMIGAS VIRTUAIS! <3

    ResponderExcluir
  7. aai, que lindo Naty! *-*' aproveitando pra mandar um beijão pra todos os meus amigos virtuais e dizer que todos são muito importantes pra mim <33

    e os meus créditos, que htos! rs

    ResponderExcluir
  8. Amizades virtuais são tão boas quanto as reais, e há vários tipos, do mesmo jeito. Há aquelas sérias, que duram anos, com aquelas pessoas com que você pode contar para tudo, e há aquelas de diversão, que vêm e vão. Todas elas, no entanto, modificam você e deixam suas marcas.
    Tenho um amigo virtual no Rio de Janeiro há uns... 7 anos, acho, que já vi pessoalmente em algumas ocasiões e que sabe mais da minha vida do que muita gente que está próxima.
    Tenho amizade com a Luna há... o que? Uns 3 ou 4 anos, acho.
    E lembro com muito carinho de todos os amigos que conheci desde o ICQ, passando pelo primeiro blog, os jogos online, fóruns, etc.
    Parabéns pelo trabalho, meninas.

    ResponderExcluir
  9. hmmmm, naty toda íntima agradecendo aos meninos hein.

    hahahaha, ótimo texto, já tinha elogiado antes :D

    Beijinhos (Bárbara)

    ResponderExcluir
  10. Adorei o tema *-*
    Eu já tive muitas amizades virtuais, mandava cartas e trocava presentes, mas no final acabou. Outras eu me enganei profundamente, depois da verdade tudo mudou e hoje em dia não passa de oi. Mas algumas em especial eu trago até hoje, conheço 3 pessoas já a 3 anos, um delas conheço pessoalmente pois é minha melhor amiga até o fim dos tempos, dependendo de mim e os outros dois ainda não, mas pretendo ver um dia. Acho que não tem nada a ver isso de não poder tocar então não é amizade 'real', claro que é. Desde o momento que você passa a considerar bastante a pessoa.

    Lindo texto.
    xx

    ResponderExcluir
  11. amei o texto, afinal, amo tudo aqui, er KK

    descapricho, lugar de meninas inteligentes <33

    ResponderExcluir
  12. EU TENHO AMIGOS VIRTUAIS!

    Amei o post, tudo a ver com oq vivemos atualmente né??
    Tem uma comunidade no Orkut qe sou frequentadora assidua, (apesar da maioria ser meio "alienada")
    E lá conheci pessoas muito maravilhosas, que estão em minha vida até hoje, pessoas que me entendem muito mais que a maioria que eu conheço pessoalmente.
    Natyy, muito, muito interessante mesmo, e tbm muito conveniente tratar de um assunto que faz tão parte de nosso dia-a-dia!
    Parabéns pelo blog, muito lindo. Realmente de pessoas inteligentes, para pessoas inteligentes (to me encaixando nisso) oO
    E aproveitaaando: Micaaaaa, um grande beijo minha amiga virtual!

    ResponderExcluir