sábado, 29 de maio de 2010

Women Power! o/

Olá, divas ~pops~! Hoje é sábado, dia de dormir até tarde, ir ao cinema, sair com os amigos,etc. Pra alguns, sim. Pra outros – eu - , é o dia de fazer todos os deveres de casa que não fez durante a semana,hihi. Mas também é dia de ler o post da Thaís diva e -NNNN.

Eu tava pensando no que postar hoje, algo que eu conseguisse deixar de um jeito legal e interessante. Foi aí que sofri um insight e resolvi falar do Feminismo.Sempre gostei desse movimento, tenho super orgulho daquelas mulheres que super arrasaram na luta por seus direitos. But WTF is ‘feminismo’? Aquilo que acabou com o romance? Nããão mesmo. Deixa que a tia Tatá explica!

O Movimento Feminista não foi um bando de mulheres queimando sutiãs em praça pública só pra aparecer. Já existia desde a década de 60, quando algumas super intelectuais americanas começaram a questionar os papéis impostos às mulheres na sociedade e a falta de igualdade entre sexos.



Naquela época, só os homens tinham pelos direitos concedidos pela constituição, os melhores empregos, melhores salários. Na maioria das vezes, mesmo que as mulheres tivessem os mesmos empregos que os homens, o salário delas era menor. E, acredite, isso ainda acontece :/

O feminismo cresceu a partir do surgimento de inúmeras revistas, livros e propagandas que incitavam as mulheres a serem mais ativas, terem mais atitude e tal. Milhares delas foram às ruas brigar por seus direitos e sua igualdade perante os homens.



Tia, mas como ocorreu aquela história de “Queimando Sutiãs”? Foi assim: Pra começar, a queima de sutiãs tãão falada não aconnteceu. :OOOOOO

No dia 7 de setembro de 1968, enquanto Jordi Ford era eleita Miss América, do lado de fora do teatro, uma centena de mulheres gritava lemas de protesto, a história eternizava um episódio que, na realidade, nunca aconteceu: a queima de sutiãs em praça pública. Para protestar contra a ditadura da beleza que estava sendo imposto às mulheres de seu , mulheres de vários estados americanos saíram às ruas de Atlantic City levando símbolos de feminilidade da época: cílios postiços, revistas femininas, sapatos de salto alto, detergentes e sutiãs. Elas organizaram uma "lata de lixo" onde todos os apetrechos seriam queimados. Mas a queima não chegou a ocorrer. A prefeitura não tinha autorizado o fogo. DDDD:

Foi tudo manipulação da mídia,é. Mas não vou poder explicar essa parte, porque esqueci onde li a notícia, aí é melhor não falar nada que não tenha certeza.

Voltando...

O feminismo foi responsável por várias mudanças nas sociedades ocidentais como:

•o direito ao voto (para as mulheres)

•crescimento das oportunidades de trabalho para mulheres e salários mais próximos aos dos homens, muito longe ainda de oportunidades e promoções equiparadas

•direito ao divórcio
(imagina NÃO poder se separar de uma pessoa que você não ama?)

•controle sobre o próprio corpo em questões de saúde, inclusive quanto ao uso de preservativos e ao aborto. (yeeeah, a história super polêmica do aborto.)



Lembrando que tudo começou com a revolução francesa, em que as mulheres francesas participaram ativamente da luta, mas isso já é história pra outro post.

Bom, gente. Eu sei que não é só isso, tem muito mais coisas relacionadas a esse movimento. Eu não coloquei porque ia ficar cansativo de ler, e porque eu to morrendo de cólicas e fiz esse post às pressas. Foi mal mesmo, no próximo eu compenso, mimimi *crying*

Obs:Pessoas lindas e divas, tenho um pedido a fazer: vocês sabem que algumas de nós –eu- nem sempre tem idéia do que postar. Então, pra isso, peço a ajuda de você: dêem idéias, indiquem, sei lá, sugestões de qualquer coisa que vocês gostariam de ler por aqui.

Obs - 2: Posso pedir um favorzinho? Quando eu gosto super de alguma fanfic que leio, e se for em inglês, eu traduzo. Aí, essa semana li uma de Percy Jackson que amei muito, e traduzi. Aí eu postei aqui: http://www.fanfiction.net/s/6007230/1/51_Coisas_Que_Travis_Stoll_Nao_Pode_Fazer

Se vocês puderem dar uma lida e comentar, ia me deixar super feliz :D

Beijos e até próximo sábado ;*

13 comentários:

  1. Não concordo com as feministas. Quero dizer, tinhamos de TUDO! Só apanhavamos um pouco mais (e hoje nem é tão diferente) Nossos maridos nos traiam, mas tinhamos uma boa vida! Essas mulheres foram tão idiotas :/ AMÉLIAS UNIDAS!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que as feministas agiram certo. Mulher antigamente era a mesma coisa que um cavalo '-'
    Adorei o post, muito curioso :)

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que as feministas agiram certo. +1
    Imagina a gente hj tendo que depender de marido... Acho isso uó, não como tem mulher que aguenta ¬¬'
    Enfim, amei o post tia Tatá -QN
    Super interessante :)
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que as feministas agiram certo +2.
    Ninguém merece ficar dependendo de marido. Imagina se elas não tivessem se revoltado! A gente não poderia nem votar hoje em dia!
    Viva as feministas!
    Adorei o post thaís.

    ResponderExcluir
  5. Thais, ADOREI!
    Posso dizer: simplesmente gamei. Sério. Estava pensando em postar sobre isso, mas acho que vou falar de animes (morro de vontade de postar sobre isso, só não fiz essa semana pra lançarmos logo a Descaprichando), já que você já deu a largada.

    Depois podemos abordar outras coisas (como o machismo atual nas propagandas, uma coisa que me revolta) *----*

    E FEMINISMO SEMPRE! A luta NÃO acabou. Engana-se quem pensa que chegou ao fim... mulheres ainda são depreciadas, mortas, mutiladas e ignoradas em várias partes do mundo, inclusive no Brasil (que o diga os homens que acham que tem direito ao nosso corpo por usarmos minissaia). E temos, como mulheres, lutar contra isso SEMPRE u__u"

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamenteee.. VIVA o FEMINISMO!!
    Eu sou muito independente pra me imaginar plantada em casa na frente do fogão (tá, eu quero casar, mas não virar empregada).
    Os direitos adquiridos com o feminismo, são muito maiores que algumas mulheres pensam que perdemos.
    Imagine, vc apanhar a vida inteira do marido sem poder dar um basta? Imagine vc não poder nem decidir quem vc quer que seja seu representante politico? Imagine uma mulher não poder trabalhar?
    Viva a independencia FEMININA!!

    ResponderExcluir
  7. VIVA O FEMINISMO! O/

    que bom que gostaram,gente :D

    Luna, você vai fazer mesmo de anime? *-------* se quiser ajuda, é só pedir. eu assisto muito anime e compro mangás (eles me deixam pobre rapidinho). Fala de death note, e sakura card captors, sailor moon, e naruto, e vampire knight e claymore e - tá,parei.
    animes <3

    feminismo sempre. tipo, em pleno séc XXI o pessoal ainda acha que lugar de mulher é na cozinha e baixando a cabeça pra todos os mandos e desmandos do marido/namorado.

    ResponderExcluir
  8. e, for God's sake, o vídeo é uma piada:
    http://www.youtube.com/watch?v=-MpeDtWSmFQ&feature=player_embedded

    mas, não, eu não sou feminista. não pelo fato de EEEE não vou trabalhar nem votar lalalalalá, mas por que eu acho importante que um dos pais cuidem dos filhos e, como a mãe tem uma ligação mais forte (não estou dizendo que o pai ama os filhos menos, mas ele não carregou a criança e talz), ela deveria ficar com a criança e criar ela.

    OK, OK, mutilação e outras violências, eu sou contra, mas acho preferível a mulher ficar em casa ;bgs

    ResponderExcluir
  9. VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA |o|
    *-*
    amei :D

    Thaís divaaaaaaaa. =)

    ResponderExcluir
  10. Tia Thais,mandou muito bem,as mulheres merecem o direito a igualdade,de escolher o que quer ser e não seguir o destino ditado pela sociedade de cuidar do lar,marido e filhos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. nossa, eu não sou a pessoa mais feminista do mundo, mas você mandou bem hein tia xará

    ResponderExcluir
  12. Em mais ou menos 50 anos, avançamos imensamente, mas não o suficiente. Ainda há muito para ser conquistado.
    Direitos femininos é uma luta constante. Espero o dia em que poderemos andar na rua sem ouvir cantadas de pedreiro, ou então poder pegar ônibus sem correr o risco de levar uma "encoxada".

    Acho que você poderia fazer um post diferenciando o feminismo e o femismo. Tem gente que não sabe diferenciar e acha que feminismo prega superioridade. x_x

    A coisa que mais me dá agonia é ver meninas reclamando do feminismo. Sei que não deveria me sentir assim, afinal cada uma é cada uma, massss... não posso evitar.

    ResponderExcluir
  13. Thaís, sou super a favor do movimento feminista, somos mulheres sim, mas direitos iguais para todos! Acho ridiculo submissão para homens (Bella Swan, oi? - ok, sem revolta hater u_u -q), e pessoas que pensam que mulher só serve pra cuidar da casa. Os tempos mudaram e - ainda bem - a nossa situação também!

    Enfim, amei o post, parabéns *-*

    ResponderExcluir