quarta-feira, 30 de junho de 2010

pop pop pop pop dance ♫

Olá, queridas!
Nooot, eu não voltei "de verdade". A casa continua de pernas pro ar, mas uma casa aí deu errado, parece, e estamos cobrindo outra área e vocês não precisam saber dos meus problemas -Q
Mas vamos pensar na felicidade que acabei ficando mais uns dias e eles estão suficientemente calmos para um post aqui :)

Marie Kath comentou, há algum tempo, se íriamos comentar Alejandro. Não, não vamos... mas eu prefiro estender o meu post atual para o pop em geral. Não uma análise de Alejandro ~ até porque vocês já devem ter visto aquele texto de ditadura hetero e tudo o mais ~ e sim um post sobre o pop. Sobre Lady Gaga, Christina Aguilera, Britney Spears e sobre quem gerou tudo isso: Madonna. E outros nomes que os jovens costumam desconhecer, mas que foram importantes. O mais importante de tudo: eu queria falar um pouco sobre as diferenças entre 'plágio' e 'inspiração'. Porque ultimamente está todo mundo se acusando de plágio e os próprios fãs estão criando uma guerra sem sentido, o que já está acarretando na divisão: os fãs de fulana são os mais arrogantes, os fãs da sicrana são chatos e por aí vai. Os rótulos que costumam acontecer (pelo que vejo em comunidades) é basicamente: os fãs de Britney são cegos e defendem ela até a morte, os fãs de Gaga são insuportáveis, os fãs de Madonna são 'ela é diva', os fãs de Christina são os mais arrogantes (fiquei curiosa pra entender a origem disso, mas enfim). Como bem sabemos isso não é verdade. Há muitos fãs de todo mundo aí, há fãs arrogantes, ignorantes, cegos e insuportáveis de todos os artistas. Assim como há fãs legais, sinceros e simpáticos. Pode ser que uma determinada artista tenha mais fãs de um determinado estilo do que outro, mas isso não é um fato, nem nada.

E o que mais me deixa preocupada é a alienação que acontece em torno dos jovens. Tipo, desde que Lady Gaga apareceu, absolutamente tudo está sendo relacionado à ela. Quando Miley Cyrus passou a ser mais sensual e utilizar roupas mais diferentes, teve gente que disse que ela estava tentando ser Lady Gaga. Quando Christina Aguilera fez o videoclipe Not Myself Tonight com várias referências à Madonna, houve quem a odiasse por "imitar Lady Gaga". E agora eu receio que se Madonna lançar um CD qualquer, vão imediatamente dizer que ela está se inspirando em Lady Gaga - mesmo sendo muito mais veterana no pop do que a novata. Enfim as revistas sabem o que fazem. Embora metade dos críticos comparem todo mundo à Lady Gaga, a outra metade lembra que Lady Gaga não é exatamente a coisa mais inovadora. Mas e os fãs?

Minha intenção aqui não é dizer 'Lady Gaga é plágio fajuto', nem nada disso. Não vou ser Jesus Luz que jogou lenha na fogueira e disse que Lady Gaga era plagiadora. Nem vou tentar admirá-la eternamente e dizer que ela é uma diva original, porque ela não é. Eu só quero relembrar alguns conceitos que esquecemos há tempos.

Conceitos do dicionário Aurélio. Só pra lembrar, porque tem gente que confunde.

Plagiar
1.Apresentar como seu (trabalho intelectual de outrem).
2.Imitar (obra alheia).

Inspirar [de 'inspiração']
Verbo transitivo direto.
1.Introduzir (o ar) nos pulmões.
2.Fazer que (uma ideia, concepção, etc.) se apresente; sugerir.
3.Fazer sentir; incutir, infundir.
Verbo transitivo direto e indireto.
4.Motivar, sugerir.
Verbo intransitivo.
5.Introduzir o ar nos pulmões.
Verbo pronominal.
6.Receber inspiração.
7.Entusiasmar-se.
§ ins.pi.ra.tó.ri:o adj.

Vamos esquecer as definições mais técnicas! ^^



O pop é um estilo musical que depende não só do ritmo, mas também do visual. É um gênero comercial, feito para vender, e para tanto músicas chicletes, visual atraente e/ou chamativo, perfomances trabalhadas, videoclipes que marquem: tudo isso faz parte do pop. É um gênero meio que visto com desprezo pelos fãs dos outros, mas ele é o que predomina. Geralmente ao falar da história do pop a gente lembra é de Michael Jackson e Madonna. Porém podemos retroceder: nos anos 50, Elvis Presley (que NÃO é pop, ok, pertence a outros gêneros como blues e é considerado o Rei do Rock) mostrou o que era ser considerado ídolo - o seu rebolado e a fama já davam uma pequena amostra do que o gênero pop conseguiria com seus artistas anos a frente. De novo estou relembrando: estou citando Elvis Presley simplesmente porque ele se tornou um ídolo jovem da massa, não pelo gênero ~ ele não é do pop, é do rock ~

O pop é como um mesclado de vários gêneros: blues, country, jazz, folk. Por isso artistas tão diversos compartilham o mesmo gênero e são influenciados por artistas como Ray Charles (brilhante pianista, fantástico intérprete), ABBA (um grupo composto de dois casais que lançaram muitas músicas dançantes e divertidas como Dancing Queen) e até mesmo filmes como Os Embalos de Sábado à Noite, protagonizado pelo Johnny Travolta, que lançou a discoteca ao estrelato. Outro ícone do movimento discoteca foi o filme Grease - nos Tempos da Brilhantina (que eu adoro, principalmente a cena do "conte mais! conte mais!" logo no ínicio). Enfim o palco para o pop atual estava sendo formado.

E vem a estrela que chega e todo mundo diz: sim, ISSO é pop: Michael Jackson. Atualmente os jovens só lembram dos escândalos em relação à pedofilia, de sua transfiguração do negro para o branco, as manias esquisitas. Mas ele foi muito mais do que isso. Numa época que a dança ainda era dança, cantar era só cantar e o rock'n'roll predominava de vez, ele veio e acabou marcando de vez, e influenciando todo mundo. Você acha difícil imaginar um mundo que não havia perfomances de milhares de dólares em shows? Um mundo que não havia videoclipes com coreografias ensaiadas e tudo o mais? Era assim - mais ou menos.

E veio Madonna. O Rei do Pop já estava ali, quando ela chegou e obteve o título de Rainha do Pop. Muitos a consideram velha e ultrapassada hoje ~ mas o que essas pessoas não sabem é que devem pegar todas as coisas que amam hoje em relação ao pop e agradecer a esses dois. Madonna passou a utilizar sexualidade e crítica às religiões em suas músicas e videoclipes, deixando todo mundo de cabelo em pé. Like a Virgin, Like a Prayer, Erotica provam o que estou falando. E ainda mais: ela mostrava todo mundo que os americanos preferiam esconder debaixo do tapete para esquecer que existiam: negros, homossexuais, latinos. E isso fazia com que todo mundo dividisse as opiniões acerca dela. Inclusive ela meio que encenou masturbação e orgasmo no VMA de 1984. Se hoje criticaram Miley pra caramba por aquela 'pole dance', imagina o quanto criticaram Madonna por isso?

Como podemos ver o pop se delineou de vez nos anos 80. Na próxima década (já tinha, mas...) foi a vez das 'boy bands'. Vocês lembram dos Backstreet Boys? Spice Girls? Yeah, exatamente, esse povo dominou a parada. Mariah Carey se lança, e todo mundo fica sabendo quem é Britney Spears (que consegue o título de 'Princesa do Pop' anos mais tarde) e Christina Aguilera, ambas saídas da Disney. Michael Jackson e Madonna continuam lançando, cantando e vendendo geral. E o palco para a geração 2000, a que nós vivenciamos, está formado.



Britney Spears, Christina Aguilera, Jessica Simpsons, Justin Timberlake, P!nk, Beyoncé, Hillary Duff, Lindsay Lohan - esses são jovens que começaram sua fama nos anos 2000. Madonna e Michael Jackson continuou. Cher estrelou uma turnê restropectiva onde, ao lado de Cyndi Lauper, mostrou que não deixa nada a dever para as jovens. Foram esses que rechearam a nossa infância para adolescência, principalmente Britney Spears que foi considerada a princesinha do pop e acompanhamos seu estrelato, a queda de sua imagem "santa", a sua rebelião com visual mais ousado e toda sua trajetória de azares como bebês não previstos, paparazzis em demasia, surtos pela fama e internações. Agora ela volta - mas ficará? Enfim, todas essas pessoas compuseram o pop da nossa infância.

Além, claro, do pop latino representado por Shakira (a do Waka-Waka), Jennifer Lopez, Ricky Martin, Thalia, etc. E, sim, o pop de RBD é o latino que hoje se configura em Anahí, principalmente. Além disso a Disney enviou uma nova safra que são os atuais cantores jovens, com pouco tempo de carreira e precisando consolidar a carreira: Miley Cyrus, Jonas Brother (que me lembra, tipo, os Hanson de cabelo escuro), Ashley Tisdale, Vanessa Hudgens. Essa nova safra é bem odiada e menosprezada por muitas pessoas, deve-se observar. Outros que não são da Disney, mas são da metade pra cá: Katy Perry, Lily Allen, Lady Gaga.

E chegamos ao último ponto: visual.



Bem, o visual é um ponto importante do pop. Você lembra de Madonna ao ver esse tipo de busto, você lembra de Michael Jackson ao ver alguém usando somente uma luva brilhosa. Roupas, penteados, maquiagem - tudo é feito para passar uma impressão. E Lady Gaga se utiliza desse artifício muito bem. Ela utiliza roupas diferentes, bizarras, em modelagens que só se vê em filmes e turnês para ir na padaria. Antes ela até usava um vestido básico, só variando no cabelo, mas hoje pode-se esperar qualquer coisa dela. Mas o que eu resolvi fazer aqui? Lembrar que Lady Gaga não foi a primeira, não será a última a fazer isso. Peguei uma coletânea de fotos de visuais "diferentes" desfilados em premiações, festas e shows - sem comparação, não é esse o intuito. A intenção é mostrar um pouco da criatividade das pessoas no mundo da fama. Ok?

Obrigada pela atenção. (há gente que não é do pop no meio)



Espero que tenham gostado do post. Ficou faltando MUITA coisa, MUITA gente, mas espero solucionar essa ausência. Entendam-me: a música já é bem abrangente, o pop também. Contém tanta gente, tantas nuances de sonoridades. Eu só queria apresentar um pouco da história do pop, apresentar alguns nomes que, quem sabe, vocês fiquem curiosas e corram no YouTube e vão lá. Garanto que não é perda de tempo! Eu queria também mostrar roupas legais, diferentes, excêntricas ~ porque muitos fãs de fãs de Lady Gaga ficam falando que ela é original e que não tem ninguém como ela, mas praticamente todo mundo sabe que isso não é verdade. Não estou dizendo que ela é uma cópia fajuta nem nada disso, LONGE disso, não é isso. É só que visual "diferente" não é só de Lady Gaga: ele existe em todo o mundo business. Vejam na montagem que os cantores pop podem até dominar, mas atores de Hollwyood, por exemplo, também desfilam "esquisitamente". Ou seja, a criatividade no figurino é algo que independe de Lady Gaga ou do pop: todo mundo já se destacou por uma saia de uma cor berrante ou algo do tipo.

Beijos, ;**


Perfomance de Madonna no VMA em 1984.

6 comentários:

  1. Que post divo!
    Realmente tudo parece girar em torno da Lady Gaga,como se ela fosse a originalidade e pioneirismo em pessoa.Mas como você falou muito bem:não é.

    ResponderExcluir
  2. mulheeeeeeeer, pelamor. eu adorei seu post, apesar dele está meio grandinho rs
    Eu tenho ÓDIO quando um cantor(a) começa a fazer sucesso e começam logo a dizer que ele(a) está querendo imitar fulaninho ¬¬ AFF
    E eu também fico indignada quando as pessoas julgam os novos cantores dizendo que eles não são bons e que quem escuta esses "novatos" não tem cultura e tal. E DAI QUE ELES SÃO NOVATOS? Madonna também já foi novata, Britney também, Michael do mesmo jeito e assim por diante. E isso não os impediu de encantarem o mundo e MUITO MENOS de serem ÓTIMOS no que fazem.

    ResponderExcluir
  3. Uaaaal. Falou e Disse! Parabéns Querida! Arrasou com esse post, concordo contigo ^^

    Tudod e bom p/ vocês e todas do Blog! Sucesso ;)

    Beijão. JCFS'

    http://procacha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. orra, isso é verdade hein, até eu to imitando a lady gaga ultimamente -nnn tá, minha foto é MUITO BEM INSPIRADA q

    e eu gosto das quatro, o que eu sou? arrogante, cega e insuportável? e a madonna é diva mesmo

    ótimo post :D

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhhhhh! Delicioso ver a referência ao Ney Matogrosso, que foi um dos pioneiros nos figurinos bizarros e escandalosos, e é artista nacional (mais ainda porque eu sempre tiro sarro que a Lady Gaga, em termos de figurinho, é uma mistura dele com o Marilyn Manson).
    Hoje em dia, no pop, acho praticamente impossível ter 100% de originalidade tanto em figurino quanto em estilo musical. Praticamente tudo tem alguma referência.
    Bjos
    (Umrae da conta errada)

    ResponderExcluir
  6. GAGA SUX!

    Não me conformo de ver essa pivetaiada achando que ela 'inovou', MENTIRA. Ela só pegou tudo o que deu certo no pop, e que as pessoas já tinham esquecido, juntou e está aí.

    ResponderExcluir