sábado, 10 de julho de 2010

Contradição ou diversificação?

   Dizem que o ser humano é complexo. Dizem que ele é difícil de entender. Dizem que o ser humano é super fácil de entender. Dizem que o ser humano ajuda, que atrapalha, que é bom, que é ruim, que raciocina e que não pensa. Dizem também o quão ajudante ele é: oras, ele dá sem querer receber nada em troca! Dizem que ele é extremamente arrogante, dizem, dizem e dizem de novo...
   Eu digo que ele é mal e bom. Digo também que ele é extremamente arrogante e que adora ajudar. Digo que é difícil de entender e, ao mesmo tempo tão fácil de lidar. Eu digo que ele pensa - demais, até - e que também é tão irracional.
   Tanta gente tentando definir o ser humano e ninguém chega a uma conclusão. Uns dizem o quão ele é bom, outros que ele é ruim e eu prefiro ficar com a antiga definição de 2ª série: evolução dos macacos. Pronto, sastifeito?
   Uma vez minha mãe estava dirigindo em uma rua super perigosa aqui do bairro. Milhares de pessoas já foram assaltadas lá, e eu te garanto que dá muito medo estar de carro no tal lugar. Bom, ela era como o 4º carro da "fileira" e de repente um daqueles meninos que jogam bolinhas no sinal foi la para a frente. Pediu dinheiro para um motorista. Quando ele foi para o segundo carro, o motorista atrás do da minha mãe abriu a janela, botou o braço para a fora com uma arma e gritou: "SAI DAÍ AGORA! SAAAAAAAAAAAAAI!" Agora vocês pensam "nossa, que cara ridículo". É mesmo ou a gente nunca passou por nada parecido?
   Talvez ele estivesse estressado por ter sido assaltado lá muitas vezes. Talvez ele estivesse simplesmente irritado porque o filho repitiu de ano ou porque brigou com a mulher. A sua atitude assustou todos os motoristas presentes naquela hora, afinal, e se ele resolvesse atirar? Mas... ele não atirou. O menino foi embora, o sinal abriu e todos os humanos alí presentes pisaram fundo no acelerador e saíram dali o mais rápido possível. Sabe porque ele não atirou? Bom senso. É o bom senso que noz faz fazer coisas estúpidas e não continuar com elas. Ele é a barreira para a violência e tantas outras coisas.
   Moro em uma casa, e nela tem um quintal bem grande. O quintal dá para os fundos de uma rua, e nela tem uma casa com um cachorrinho muito irritante. Daqueles pequenos que latem por qualquer motivo. Aqueles que você pensa "putz, cara, qualquer dia desses eu chuto essa porcaria". Vai me dizer que você nunca pensou isso de nenhum animal? Não vou acreditar se sua resposta for negativa.
   O que te faz não ir lá e chutar o cachorro? O bom senso. Por que? Ah, vai ficar mal, né. Rola até processo. Fora que vai machucar o bichinho, coitado. Melhor deixar do jeito que estar. Todo mundo tem seus defeitos.
   O que eu quero mostrar é que o ser humano é tudo ao mesmo tempo. Todo mundo - todos, você e eu, sua mãe, até sua avó - é ruim. Todos temos vontade de bater naquela velha xexelenta do 607 e de quebrar o braço dos nossos irmãos. Isso não nos torna ruins, da mesma forma que doar dinheiro e mantimentos pro tal do Haiti não nos torna bons - muita gente faz isso por mera publicidade. Só que tem gente que não bate na velha e nem põe "hopeforhaiti" no subnick do orkut. Isso faz de alguém ruim, me diz? Acredito que não.
   Enfim, acho que deveríamos parar de nos definir. Assim está e não vai mudar. Sentimentos existem e vão continuar existindo. Você pode rezar pela população do Haiti todas as noites e ser uma pessoa "ruim". Ou pode até gritar com seu parceiro sem motivos, mas todo mundo erra. Ah, e só para ão esquecer, eu continuo odiando o cachorro da vizinha. E se não tivesse bom senso, já tinha chutado ele há muito!

--

Esse texto já existe há um tempo e eu até curto ele. É extremamente opinativo e você tem toda a liberdade de contestá-lo. Sério, gente, comentem se concordam ou não, tou aqui pra isso.

E tipo MILHÕES de desculpas pela hora. Sou super organizada, vocês podem ver. -n

OBRIGADA POR ESSE ESPAÇO NA DESCH, MENINAAAAAAAAAAS *-* Hoje me despeço de vocês. Foi muito bom postar aqui. Semana que vem a Thais ta de volta com altas notícias do Mickey. LOL

Sucesso e tudo de bom pra vocês e pro blog. E, mais uma vez, obrigada.

Bramks.

4 comentários:

  1. Blanks,eu tambem costumo acreditar que seres humanos são MUITO² complexos,que consegue ser tudo ao mesmo tempo,não uma coisa só,e que por isso tentar se definir é quase impossível.

    Ótimo post*-*

    ResponderExcluir
  2. Blanks,eu tambem costumo acreditar que seres humanos são MUITO² complexos +1

    Mas, sobre a indagação do título, por causa dessa complexidade toda, eu fico com contradiçao.

    E owwwwwwn, Blancs, de naaada. Seja muito bem vinda pra continuar participando do blog comentando, opinando e, quem sabe no futuro, escrevendo e postando novamente. :B

    Beeeeeijos

    ResponderExcluir
  3. BLAAAAAAAAAAANCA, EU ADOREI O POST *O* muito verdade, é.


    tipo, as pessoas não são boas nem más. como dizia o sirius(~sedução~)black "todos temos trevas e luz dentro de nós, apenas temos que escolher que caminho seguir"
    ok, não sei se ele diz EXATAMENTE isso, mas releva :B

    e só um negócio, você falou que humanos descendem dos macacos u_u

    ResponderExcluir
  4. Po, Joubs, esse texto é de antes de eu ter aulas de biologia. SÉRIO. ): HUASHSAHSAUHUASH

    Desculpa aê. o/

    E valeu pelos elogios, meninas! *-*

    ResponderExcluir