sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Da euforia ao vexame.

14 de abril de 2010. A gente tinha saído de uma festa, nem lembro direito como, aliás, nem lembro direito da festa, a gente tinha bebido muito. Eu tava de carro, e a gente tava indo pra casa, lembro-me de uma luz muito forte.
16 de abril de 2010. Acordei na CTI, minha mãe fez um escândalo. Três das minhas amigas que estavam comigo no carro morreram, a outra estava gravemente ferida. Dois dias depois eu fui para um quarto, depois de duas semanas, para casa.
05 de maio de 2010. Morre a minha outra amiga que estava no carro também. E então a verdade cai sobre mim: Eu havia matado quatro pessoas porque não sabia controlar a mim mesma quanto à bebida.


Acabei de ver isso em um tópico. Provavelmente a menina inventou essa história pra chamar a atenção. Mas mesmo assim, histórias como essas acontecem, principalmente com jovens.

“Em 90% dos casos, os acidentes de carro são provocados por falha humana. E desse total, 61% envolve motoristas entre 15 e 28 anos alcoolizados.”


É praticamente impossível você ir a algum lugar que dispõe de bebida alcoólica (tipo uma festa), e não encontrar adolescentes bebendo lá. Adolescentes que nem deveriam estar bebendo, por sinal, já que bebidas alcoólicas são para maiores de dezoito anos. O que, a propósito, eu acho uma idiotice.

“Sempre achei essa lei ilógica, como a maioria das leis. Quero dizer, não posso concordar que seja muito inteligente a idéia de que, aos 17 anos, 11 meses e 29 dias uma pessoa é imatura demais pra beber e, que, um dia depois, ela pode beber até cair.” (trecho de Amanhã – quando a guerra começou)


Mas enfim, não é esse o ponto. Eu não discordo de jovens que bebem, e muito menos de adultos que bebem. Eu discordo – e a palavra nem seria discordar – é de quando eles caem de tanto beber, tanto adolescentes como adultos, e acham isso maravilhoso.
É algo do tipo: “Gente, sou fodão, olha só como consigo beber essa caixa de cerveja sozinho”. Tipo, pra quê? Depois que você passa da primeira garrafa, você nem sabe mais o que você está tomando, começa a fazer coisas ilógicas e que você vai se arrepender. E tudo isso só pra mostrar para os outros que você é o foda da bebida. Uhul!

Sábado passado teve lançamento da Ocktober aqui na minha cidade, o namorado da minha amiga e os amigos dele compraram um barril de trinta litros de chopp entre cinco meninos – todos menores de idade. E por quê? Pra mostrarem como eles são fodas gente.
Porque com certeza, todo mundo acha super top pessoas bêbadas, que no dia seguinte não se lembram das coisas ilógicas que fizeram, é, elas são muito legais.

E o que leva alguém a fazer isso? Bem, por um motivo ou outro, as pessoas acham que os outros vão achá-las caretas por não beberem. E bem, eles vão, mas e daí? Você tem que pensar que, não vão ser as outras pessoas (aquelas que te acham careta) que vão agüentar sua ressaca no dia seguinte ou levar a culpa pelas besteiras que você fizer. Não. Elas não vão estar nem ai pra isso. Porque o intuito delas era fazer você beber, e ficar cantando pra aquelas pessoas que não bebem “E se eu bebo, é problema meu”.
E o porquê de tudo isso é uma incógnita pra mim, já que não faz muita lógica.


~ Elas bebem porque ~


Em casa beber é normal.
Esse é um dos principais motivos que levam aos excessos. Se o uso é tolerado em casa, por que não seria fora dela?

Sentem-se mais desinibidas.
Ingerir álcool para ter coragem pode ser um sinal de que este surgindo a dependência da bebida. Sem beber, você é capaz de ter as mesmas atitudes de quando está sob o efeito do álcool.

Não vêem nada de mais nisso.
O álcool é a porta de entrada para outras drogas. A primeira droga que a maioria dos adolescentes que usam maconha e cocaína conheceu foi o álcool. Não dá para achar que não tem nada demais!


~ Estágios da bebida ~


A bebida tem basicamente quatro fases:
Euforia: É quando você fica desinibida.
Tontura: Os movimentos ficam desordenados, a concentração diminui. Os reflexos pioram e o humor também.
Piração: Você tem muita dificuldade pra falar ou se equilibrar. Normalmente ocorre enjôo e vomito.
Emergência: A memória, como a fala, é afetada. Nos piores casos ocorre o coma alcoólico.


~ Vício ~


1. O que é alcoolismo?
É a dependência do álcool. Não significa, necessariamente, que você vai levantar da cama querendo beber. Se você sempre associa diversão à bebida – e fica sem vontade de ir a qualquer festa que não tenha álcool –, é um sinal que sua relação com a bebida não está muito legal.

2. Todo mundo pode ter?
Sim, mas essa doença costuma atingir mais pessoas que bebem desde cedo e têm algum caso de alcoolismo na família. Ela se instala bem devagar. Por isso, a maioria dos sintomas só aparece lá pelos 30, 40 anos.

3. Tem cura?
Não. Um alcoólatra pode fazer um tratamento de recuperação. Mas nunca mais pode tomar bebidas alcoólicas, sob o risco de ter uma recaída.

4. É mais comum nos mais velhos?
Não! Segundo especialistas, depois dos 18 anos, o risco de se tornar dependente de qualquer droga diminui em 80%. Até mais ou menos os 22 anos, o cérebro da pessoa ainda está em formação, ou seja: o consumo de álcool nessa fase da vida é bem mais perigoso.

Esses últimos itens eu tirei de uma Capricho antiga.


Gente, espero que vocês sejam boas meninas (e meninos) que não saiam bebendo todas por ai ok e

Beeeeijos, até sexta que vem. :*

P.s: Gemte domingo eu vou conhecer a gatinha da piscina ali do lado o que achao??? Me desejem sorte ok!!!!11 ~ brinks Natu s2 ~

10 comentários:

  1. A maioria das pessoas que começam a beber cedo, começam pelo primeiro motivo que você falou: em casa todo mundo aprova, os pais, amigos, só porque acham inofensivo. Uma guria que conheço bebe desde os 11 com total apoio da mãe( ela não é alcoolotra,mas não acho isso legal)

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso post, Danete!
    O motivo de achar normal beber é meio que o centro de tudo, acho. A maioria dos meus colegas bebem por isso. Bem, se o pai acha normal, porque ele não acharia?
    Essa atitude d beber pra se achar fodão é ridicula. E quem REALMENTE acha os outros fodões por beberem é mais retardado ainda.

    AAAAAAAAAAH, você vai conhecer a Natu! *-----*

    Bjss!!!

    ResponderExcluir
  3. como tem gente que gosta de cerveja? sério, é muito ruim, fede, credo
    aliás, toda bebida fede, tem uma ou outra que é mais ou menos, mas não dá pra ficar tomando
    e se você bebe pra se desinibir, uma coisa: você é LOSER e vai morrer loser

    ótimo post, danu :D

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ah,tenha um bon encontro com a Natu, e tire muitas fotos

    ResponderExcluir
  6. A parte mais irritante de quem bebe, é achar estranho que não o faz.

    A mesma coisa sobre narguilé. Alow, você está enfiando fumaça no meio do teu pulmão, de bom grado!

    ResponderExcluir
  7. ótimo post, dani!

    Eu ODEIO, simplesmente odeio quando as pessoas querem ser 'as fodonas' e começam a beber de cair, só pra aparecer. esse é um grande exemplo de um completo loser /xaráfeelings

    Eu não discordo da bebida - contanto que tenha moderação. E claro, que a pessoa tenha pelo menos 17 anos.



    E eu sou 'careta', não bebo, e não gosto de bebida.

    VOCÊ VAI CONHECER A NATU!! que lindo *-* aproveita e passa em Recife pra me ver e ...tá,parei.

    Beijosmil;*

    ResponderExcluir
  8. Realmente isso é deprimente.
    Tem um grupinho de garotos na minha sala que se acham os ~ fooda!111!!1 ~ Desrespeitam professores, não entendem porcaria nenhuma de matéria e só sabem fazer piadinhas. Quero dizer, eu converso demais na sala, ás vezes até chamam minha atenção, mas eu presto atenção em toda explicação e respeito meus professores. Mas enfim, isso não é sobre como eu sou uma aluna exemplar -N. rs
    Então, eles são em cinco, e esses últimos dias, estão com um foguinho de levar bebida no colégio pra ficar ~ fodão ~ e pegar geral. (:
    Só que aconteceu que um desses meninos, nunca havia bebido na vida e aí pra não pagar de ~ oi eu pareço minha mãe ~ ele bebeu junto.
    Só que eles não comeram nada e beberam em cinco um litro de PINGA. O menino passou mal dentro da sala, vomitou, deu tontura e no final, as mães foram chamadas para alertar a 'brincadeira' entre eles.
    Eu falei em alto e bom tom que eles só impressionavam o próprio grupinho de topeiras e que eram tão inteligentes quanto meu rato (que não existe. Oi perebas imaginário *-*)
    Enfim, isso é tão útil quando roubar (:
    Ótimo post Natytytytytyty! *--* rs;
    bjbj (L)

    ResponderExcluir
  9. eu coloquei Naty, era DANININININI :S
    ARSARSRTEARTSEATRESTRAESR
    Enfim, parabéns Danizitá (:

    ResponderExcluir
  10. AMEEEEEEEEEEEEEI O POST DANUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU


    assim, ó, eu nem bebo. E todas as minhas experiências em festas de 15 anos com aqueles barmans noobs (mas eu nem bebi muito ok, só um copo e) me levaram a ficar tonta e dançar e cantar NX Zero. E eu ODEIO Nx Zero.
    Não sei o que leva alguém a beber por achar ~legal~, já que eu acho muito mais divertido ficar em casa, sei lá, lendo G_G

    ResponderExcluir