sexta-feira, 17 de setembro de 2010

É o meu Rio Grande do Sul ♪

BOA NOITEEEE *-* Antes de tudo me deixe compartilhar uma coisa com vocês: Aprendi a fazer pipoca de microondas. Tá, eu sei que é idiota, mas ela sempre queimava. Então, eu e minha inteligência descobrimos que é preciso por o pacotinho com a pipoca no meio do microondas, e não jogar de qualquer jeito, porque para de girar e hã, queima. Se isso parecia óbvio pra você, I’m so sorry.

Mas eu não vou falar sobre pipoca de microondas (apesar de que acharia super divo ficar falando dos meus avanços no mundo da culinária), vou falar sobre semana farroupilha.

Se você não mora no Rio Grande do Sul provavelmente não sabe o que é isso. Ou sabe, não sei sobre o pensamento das pessoas dos outros estados. u_u

Enfim, pra quem não sabe, semana farroupilha é um evento festivo aqui do Rio Grande do Sul, que começa de 12 a 14 de setembro (o correto é dia 14, mas as vezes a chama crioula chega antes), e acaba dia 20 que é feriado estadual. Isso é uma espécie de homenagem a Revolução Farroupilha, e aos líderes gaúchos da mesma.

E você com isso, né? Mas gaúchos amam essa data, não só porque é feriado, mas porque isso foi uma grande conquista para nós. Tornamo-nos a República Rio-Grandense, e se isso não quer dizer nada pra você, pra nós quer.

Basicamente ocorreu porque os gaúchos estavam insatisfeitos com o governo “café-com-leite” (São Paulo e Minas Gerais), que além de apenas investirem em seus estados, aumentaram o imposto sobre o sal (importante ingrediente do charque gaúcho), e o imposto sobre a venda dos produtos produzidos aqui. Fazendo assim, as pessoas de outros estados buscarem esses produtos em outros países pela metade do preço. Havia outros motivos, mas esse foi o principal. Em de 18 de setembro de 1835, José Mariano de Mattos, Gomes Jardim, Pedro Boticário, Paulino da Fontoura e Domingos José de Almeida, fizeram uma reunião e decidiram que dentro de dois dias (20 de setembro de 1835), tomariam militarmente Porto Alegre e destituiriam o presidente provincial Antônio Rodrigues Fernandes Braga.
A Guerra durou 10 anos (até 02 de fevereiro de 1845), e em 11 de setembro de 1846 foi proclamada a República Rio-Grandense.

Gaúchos se orgulham disso até hoje, aliás, gaúchos são tão bairristas que se orgulham de tudo, principalmente da sua cultura (que é considerada, segundo o Angel, instrutor da invernada do CTG, a maior cultura do mundo), do seu vocabulário, dos grandes nomes que nasceram aqui, da beleza da mulher gaúcha (e agora dos homens, já que Natu e Alessinha babaram com eles aqui ok), do clima frio, do seu hino (que praticamente todos os gaúchos sabem décor) entre muitas outras coisas. :B


Invernada Artística
Guris do Sul *-*


“Eu venho de um lugar onde a gente acredita nos jovens, ouve os velhos, e respeita o eterno. Eu venho de um lugar onde o canto é do campo e do rio. Mas, sobretudo, eu venho de um lugar onde o homem tem pátria, pensa e opina. EU SOU GAÚCHO ♥” – autor desconhecido.

P.s: Parabéns ao Grêmio que completou 107 anos quarta-feira ♥
P.s²: Obrigada a Larinha que me deu a idéia e ajudou a fazer o post. ♥
P.s³: Vocês sabem que a gente conseguiu uma entrevista com a autora Rachel Cohn. Mandem perguntas para descapricho@gmail.com com o assunto "Perguntem para Rachel"! :D

3 comentários:

  1. "É o meu Rio Grande do Sul, céu, sol sul!"

    Nem sou gaúcha, mas meu pai é. Então já viram, né?:B

    -

    Olha, acho que seria bom seguir a sugestão da Carol, que falou no "Solte a Franga": fazer um post sobre a tal autora.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pra vocês gauchelos, mas felizmente a revolução farroupilha não deu certo e vocês pertecem agora a republica federativa do Brasil. O que seria do nosso amado Brasil sem xuxa, elis regina, getulio e você danete?:=

    ResponderExcluir