quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Eu tenho uma V-A-G-I-N-A e não vou me desculpar à sociedade por isso.

Olá, garotas! Hoje é uma quarta-feira, logo é o MEU dia :D

Eu fiquei pensando, sabe, sobre o que escrever. Apesar de desejar um tema leve e bobo para contrapor com meu post anterior sobre política, eu não queria ser leve e boba - estamos na semana de eleições! Então eu pensei e pensei até decidir escrever sobre... mulheres. Isso aí. O tema de hoje é o sexo feminino, biologicamente conhecido por ter cromossomos XX. (eu errei essa parte, mas eu a tinha escrito sem conferir nada risos. thanks, joubs!) Mas o post não é só para mulheres lerem: homens também estão convidados :)

Esses dias minha amiga me chamou de paranóica. Ela disse isso porque, de acordo com ela, a sociedade não é tão machista assim. Ela disse também que feminismo era uma bandeira que ela não ergueria, porque acha ridículo. Ela acha ridículo levantar qualquer tipo de bandeira, essas foram as palavras. Então ficamos num impasse: eu a acho alienada, ela me acha paranóica. O fato é de lá pra cá fiquei pensando nisso e pensando se eu realmente era paranóica, se eu realmente precisava desse feminismo todo que eu tenho e fiquei reavaliando minhas posições. E sabe qual foi a conclusão que cheguei? Que, sim, eu preciso de todo esse feminismo. E que eu preciso ser mais ainda, porque se depender de pessoas como a minha amiga, nós continuaremos ouvindo cantadas grosseiras e sermos expostas como objetos de desejo. Porque, minhas queridas, eu preciso acreditar que um dia as mulheres terão os mesmos direitos que os homens em TODOS os aspectos: legalmente, sexualmente, só não rola biologicamente (vocês entenderam!). Porque se eu continuar acreditando nisso, então é isso que me motiva a continuar com a Descapricho. É isso que me motiva a protestar, criticar, sambar em cima da mídia feminina, dos machistas que nos tem como propriedades e das pessoas que acreditam que o feminismo já morreu. Porque é contra isso que o blog se formou: contra as revistas femininas que ditam quem devemos amar e quem devemos odiar.

Então eu resolvi trazer aqui alguns questionamentos. Eu não quero que você leia isso aqui e se sinta obrigada a pensar como eu. Não é minha intenção falar minha opinião. Eu só vou fazer algumas perguntas e eu quero que vocês pensem nelas. Não pense na resposta mais óbvia, porque elas não tem uma resposta definida. Eu quero que vocês comentem essas perguntas, que você tente descobrir porque essas diferenças existem. Eu quero que vocês discutam e analisam qual é o lugar que você ocupa na sociedade. E não quero que vocês se acomodem, sempre pensando na resposta mais fácil. É muito fácil propagar crenças arraigadas e é muito difícil questioná-las.

Mas eu quero que você questione. E questionar, lutar, protestar mais, mais, mais até as coisas mudarem.

1. Por que o maior destaque das revistas femininas como Capricho, Nova, Claudia, Atrevida, Todateen, Gloss é voltado para moda e beleza? Você acha que a mulher nasce já se preocupando com moda? Você nasceu já vaidosa? Ou você foi criada assim?
2. Por que tudo bem pros homens comprarem a Playboy que combina mulheres nuas com política e economia, mas se nós quisermos ficar olhando homem pelado + ler política e economia, nós temos que comprar revistas gays E revistas específicas sobre política e economia? Por que não há uma revista feminina voltada a homens pelados, política, economia e moda? Você acha que esses assuntos não podem ficar em uma mesma revista?
3. Por que as pessoas sentem nojo de menstruação? Por que os homens sentem nojo ao imaginar sangue se esvaindo e por que a gente acredita que esse sangue é sujo? E ao mesmo tempo os próprios homens não acham que o esperma ejaculado é nojento?
4. Por que há constrangimento entre as mulheres ao falar de masturbação? Porque acreditamos que isso é errado e sujo, mas os homens não vêem problemas e até contam vantagem? Você realmente acha que masturbação é algo sujo e pecaminoso? Você realmente nunca fez?
5. Por que acreditamos que uma garota "deve se valorizar"? Qual é o problema de ela desejar e ficar com quantos caras ela ficar? Você acha que ela vai ser menos digna de respeito ao ter vários parceiros? Você acha justo que uma garota receba tantos nomes caso ela queira ficar com várias pessoas?
6. Por que há tantos nomes para classificar a vida sexual de uma mulher (vadia, piranha, vagabunda, biscate, piriguete, puta, cadela, cachorra, vaca, saidinha, dada, rodada, etc), mas tão poucos nomes para fazer o mesmo com um garoto (garanhão, galinha, putão)?
7. Por que ninguém vê problema em Eminem xingar quantas pessoas, inclusive a mãe, mas quando Christina Aguilera, Madonna, Britney Spears ou até mesmo Miley Cyrus falam um palavrão ou se insinuam, as pessoas já as chamam de vulgares? Não é a mesma coisa? Por que Eminem e tantos outros rappers que xingam mulheres em suas músicas são idolatrados, mas as mulheres que fazem a mesma coisa são tidas como vulgares?
8. Por que Elisa Samúdio foi considerada mais culpada do que vítima por muitas pessoas? Você acha que o fato de ela ser atriz pornô a desclassifica como pessoa decente? Você acha que Bruno tinha o direito de matá-la, independente da forma que ele fez? Quando você viu a notícia, você pensou o quê primeiro? "Ah, ele acabou com a vida dele" ou "ela não vai mais viver"? O fato de ela ter sido maria-chuteira a responsabiliza pelo assassinato? Se ele não queria sofrer o golpe da barriga, por que ele não usou camisinha? E por que ninguém pensou que a responsabilidade de evitar filhos também é dele?
9. Por que a garota de 13 anos que foi estuprada em Florianopólis foi tida como culpada pela violência que sofrera? Você acha errado que uma garota vá para casa de pessoas que ela considera amigos? Qual é o problema de ela ir para uma casa onde há três homens? Você acha que ela estava "fácil"? E ainda que a garota fosse fácil, você acha que isso justifica um estupro? Você consegue se imaginar na mesma situação que ela? Você nunca foi para casa de um amigo onde só tivesse caras? Você acha que seria culpada se seu ex-namorado te estuprasse?
10. Você acha realmente que se você sair de minissaia, está mais exposta a um estupro do que se sair vestida como uma freira? Você acha certo que uma garota seja condenada pela roupa que use? Por que as pessoas preferem que a garota "se comporte" do que punir os estupradores? Você acha que isso adianta, se mais de 60% dos estupros no Brasil são cometidos por pessoas que conhecemos e que, geralmente, amamos como pais, primos, irmãos, avôs, padrastos, namorados, amigos?
11. Você acha realmente que homem gosta mais ~ pelas leis da natureza ~ de transar do que mulher? Então por que somente nós temos um órgão especialmente para o prazer?
12. Você acha que atrizes de filmes pornôs merecem o mesmo respeito que freiras?
13. Você acha normal que as propagandas de produtos de limpeza enfoquem em mulheres e não em casais? Você acha que a obrigação de cuidar do lar é algo natural para você? Você gosta das atividades domésticas?
14. Por que rosa é cor de mulher e azul é cor de homem? De onde que veio isso, se antigamente, na França, mulheres eram embaladas em lençóis azuis por ser a cor da Virgem Maria?
15. Você acredita na frase de que "quem gosta de homem é gay, mulher gosta mesmo é de dinheiro"?
16. Você acredita que as meninas são mais falsas do que meninos? Se sim, por quê? Se não, você acredita que essa história surgiu de onde?
17. Por que é comum que quando uma mulher é traída pelo seu namorado, ela resolva tirar satisfação com a amante, e não com seu namorado? Não é o namorado que deve fidelidade? O que a amante tem a ver com a história? Ela deve receber a culpa maior da traição? E quando o contrário acontece: o homem que é traído, porque geralmente o homem que toma satisfação com a própria namorada, às vezes degenerando em crimes?
18. Você realmente acredita que o aborto é permitido em casos de estupro em respeito aos nossos corpos?
19. Quando uma mulher é estuprada e resolve abortar, há apoio porque a mulher não tem a culpa de ter engravidado. Mas quando uma mulher é irresponsável e deseja abortar, porque sempre lembram que o feto é uma vida, que o corpo não é todo dela e que o feto não tem culpa da irresponsabilidade? A vida não é a mesma em casos de estupros e irresponsabilidades? A única coisa que mudou é que num caso, o pai é agressor, noutro os pais são irresponsáveis. Mas por que somente a mulher que leva a culpa por desejar acabar com uma gravidez indesejada? Porque o feto leva a culpa do pai ser estuprador, mas não pode levar a culpa se a mãe é irresponsável? Ou você acha que essas comparações são descabidas? A vida de um estupro tem menos valor do que a vida gerada por irresponsabilidade?
20. Por que há tanta violência doméstica? Por que a mulher é considerada fraca e submissa? Por que achamos normal que haja agressão contra mulheres na TV e que essas cenas sejam justamente para dar o ibope? Por que torcemos para que a mocinha e a vilã se batam? Por que quase sempre a mocinha é a moça mais comportada e casta e a vilã é a moça que tem vários parceiros? Você acha que isso é coincidência? Por que a redenção das mulheres más nas novelas quase sempre vem com o casamento ou com um relacionamento monogâmico? Por que tantas pessoas amaram a surra que Dedina, da novela A Favorita, levou? Você acha que o fato de ela ter traído o marido justifica uma surra? Por que uma mulher exercitar sua sexualidade, seja ela solteira ou casada, é algo que a sociedade ainda condena?
21. Ainda relacionado à pergunta acima: você lembra da novela Mulheres Apaixonadas? Por que Dóris, a personagem que xingava e maltratava os avós, apanhou não por ser grosseira com seus avós, mas por ser flagrada transando? Porque a cena de sua humilhação pública consistiu em ela seminua? Você acha isso normal?
22. Ainda relacionado à novelas: das mulheres na novela Viver a Vida, porque a personagem mais chata, preconceituosa, insuportável, mandona, resmungona e mal-humorada era justamente a mulher que sustentava o marido e tinha o trabalho que servia para libertar muitas mulheres (fotografar mulheres de meia-idade em posições mais sensuais, para valorizar a auto-estima)? (para quem não se lembra, a atriz era Natália do Vale e ela fazia a mãe chata dos gêmeos)
23. Por que mulheres que não querem ter filhos são frequentemente questionadas a respeito? Você acha que a maternidade é algo que toda mulher deveria passar? Você acha anormal que uma mulher não queira ter filhos?
24. Por que mulheres são constantemente avaliadas por sua beleza? Você acha justo que a gente tenha sempre uma patrulha por perto para avaliar que nosso peso, cabelo, rosto estão fora do padrão? Você acha justo que o "se cuidar" virou sinônimo de vaidade? Você acha que fazer unhas e fazer depilação íntima é "se cuidar"?
25. Para quem a gente faz depilação íntima? Para nós ou para nossos namorados?
26. A pergunta mais importante: você acredita que o feminismo é necessário no nosso cotidiano?


Estão me achando paranóica? Pode ser.
Mas antes leiam as perguntas e respondam de acordo com seus princípios. Posso até extrapolar os limites em cinco ou seis perguntas, mas eu tenho a certeza absoluta de que todas essas coisinhas não existem só na minha cabeça.


tem certeza?

14 comentários:

  1. Luna, tô no começo do post, mas... mulheres tem cromossomos XX a_a

    ResponderExcluir
  2. Joubs, já corrigi!
    Nem tinha reparado nesse erro tosquíssimo ¬¬

    ResponderExcluir
  3. Ok, enfim, terminei de ler o post agora, e vou responder algumas das perguntas.

    1. Nesse caso de vaidade, há pressão com os dois gêneros. Mulheres tem que se cuidar, homens que se cuidam já são considerados gays, bixas, essa coisa toda. O que eu acho extremamente idiota. Não deveria haver tanta pressão pras mulheres andarem arrumadas e para os homens não andarem.
    2. Não que eu vá comprar revistas com homens pelados, mas sempre me perguntei isso.
    3. TAVA ME PERGUNTANDO ISSO ONTEM NO TWITTER! Porque né, sangue todo mundo tem. Já esperma, só os homens. E, ainda assim, menstruação é considerado mais nojento e_e
    10. Isso é absurdamente estúpido. Ninguém usa roupas assim porque quer ser estuprada. Esse tipo de pensamento, que a mulher tava pedindo e tal, é tão preconceituoso e ignorante.
    11. Não, acho que não gosta não. Na verdade, acho que ambos gostam com a mesma intensidade, o que acontece é que "homem pra ser macho tem que falar de sexo" e "mulher tem que ser casta e delicada" g_g
    13. Isso é estúpido. Minha vontade em realizar qualquer trabalho doméstico é, tipo, 0. Se, quando eu for mais velha e tal, não puder pagar empregada, vou dividir as tarefas com meu marido u_u E provavelmente vou fazer ele ficar com mais (A)
    14. Aí tem mais tabu por parte de homem e rosa, e não mulher e azul.
    15. Nada a ver isso.
    16. Acredito que sim, são. Meninas são criadas para serem muito mais cuidadosas. E é da natureza feminina ser mais manipuladora, mais sutil. A falsidade é apenas consequência disso. Muitos homens apenas omitem, ou jogam na cara mesmo.
    17. Isso vem meio que da natureza da mulher, acho. De não querer culpar o namorado.
    18. Acho isso bem plausível.
    19. Pra mim, todo o aborto devia ser legalizado.
    20. Mulheres são realmente mais fracas fisicamente que os homens. Só que violência doméstica não devia acontecer, a mulher devia usar a sua força emocional (que é maior que a do homem, aliás) e conseguir sair dessa.
    23.mulheres tem instinto materno. Isso é uma coisa natural, afinal de contas. Não podemos esperar de um homem todo o instinto materno que há na mulher, e é isso que origina toda essa coisa de "COMO ASSIM NÃO QUER TER FILHOS?"
    25. Eu acho que isso é uma questão de higiene. Afinal de contas, a menstruação deixa tudo sujo.

    Bom, assim, devem existir diferenças entre o homem e a mulher sim. Porque homens e mulheres SÃO diferentes. De comportamento, e biologicamente também. A criação é diferente, e essa parte acho que devia ser mudada.
    Por que mulheres são educadas desde cedo a lavarem a louça, a roupa, cuidarem de bebês e os homens não? Acho isso muito estúpido.
    Mas, quanto ao comportamento... mulheres são mais rápidas que os homens, e isso é biologicamente comprovado. Como temos menos neurônios, nossas sinapses acontecem de uma maneira mais rápida, algo assim.

    O post tá muito bom sim, Luna, mas não acho que tudo devia ser tão extremista. Afinal, existem diferenças entre os dois sexos. Elas apenas não deviam ser tantas :)

    ResponderExcluir
  4. 17. Acho que isso é franguice.Ridículo, ridículo.Dá a impressão de que o homem é o ser inocente e casto que se deixou seduzir por uma piriguete. Vem do velho esquema de culpar a mulher por tudo.Ele te traiu?Voce não soube segurar seu homem, quenado não é isso culpa a outra mulher. Patético

    19.

    Muitas pessoas que não aceitam o aborto em casos de irresponsabilidade, encara isso como uma punição pra mãe. E não é nem por ter transado sem camisinha, mas sobretudo por ter transado. Patético
    20.

    Acho que a tv busca tratar a violencia contra mulheres como uma espécie de denúncia. Mostrando que ainda há violencia domestica

    22. Acho que queriam mostrar que o fato dela ser tão independente e de carregar a família nas costas a fazia querer controlar e manipular tudo
    23. cho que algumas mulheres não tem vocação pra ser mãe.E isso é normal. Mas de certo modo, a reproduçãoé algo fundamental em todas as espécies, e é da natureza de tudo que é vivo
    24.
    mEIO QUE SIM

    26.
    SIM

    ResponderExcluir
  5. Droga, eu tinha respondido quase tudo mais ai a paga deu erro e eu perdi o coment

    ResponderExcluir
  6. O post está óotimo ;)
    Acho que a mulher tem muito mais "pressão" na sociedade do que os homens, e nem sempre isto e notado. Já é algo normal, as pessoas convivem com o machismo e mal sabem disso.
    Bom, queria até dar uma idéia: Vocês podiam entrar mais na idéia do item 1. Sobre as revistas femininas e o que elas trazem para as garotas de hoje. Acho que foi até você Luna, que falou sobre estas ~idéias da CH~ no twitter @descaprichos e o que ela está fazendo com as meninas hoje em dia, por exemplo, quando você twittou "Porque para a CH podemos ser gordas, cabelo ruim e tudo o mais. Mas dando depoimento de como melhorou depois daquele banho de loja!". Acho que vocês deviam entrar mais nesse assunto, porque desde que o blog foi criado, fora os primeiros posts, não foi feito um post exatamente sobre o modo como a Capricho age com as meninas. Claro que este blog, como vocês disseram, não é só pra quebrar o pau com a Capricho, mas acho que seria bem legal se vocês fizessem um post sobre isso :)
    Bom, tá aí minha idéia.
    Beijos e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  7. 19 .Eu tb acho que to aborto deve ser legalizado em todas as situações pois para mim uma vida só tem valor quando alguém ama e deseja a mesma.Se você tem ódio e arrependimento do que fez , não acho que seja errado muito menos um assassinato.
    18. acho que o aborto em caso de estrupo é legalizado também para proteger nosso psicológico,imagine olhar para um filho que na verdade foi "resultado" de um estupro , seria basicamente um lembrete eterno da agreção que você sofreu. Vocês não sentirião repulção ao olhar para essa criatura?

    ResponderExcluir
  8. Ahhhh, o seu post tá ótimo achei inspirador (:
    mesma pessoa de antes
    -q

    ResponderExcluir
  9. O post tá muito bom sim, Luna, mas não acho que tudo devia ser tão extremista. Afinal, existem diferenças entre os dois sexos. Elas apenas não deviam ser tantas :) (++)
    -
    E bem, á respeito das perguntas, acho que a maioria já foi devidamente respondida aqui, meio que concordo com algumas coisas que foram ditas.
    Á respeito do aborto, eu ainda não tenho uma opinião formada sobre isso, acredito que existe essa diferença abuso-irresponsabilidade porque quando você é abusada não queria que aquilo acontecesse; quando tu é irresponsável, bem... Irresponsável tu foi, e agora cabe a você as consequências disso. Se eu acho esse pensamento certo? Sinceramente, não sei. A forma como você colocou se 'uma vida vale mais que a outra' realmente deixa o que pensar. Eu pessoalmente sou contra o aborto, e acho que as exessões á casos de abuso é uma forma de escolha.
    As vezes me ocorre o pensamento, que se fosse tudo legalizado existiria em quantidades absurdas. Já pensou o taaanto de mulheres que não se preocupariam em colocar uma camisinha porque não vai engravida? Porque tem um clínica aonde tirar? Fora que o fato de você estar tirando uma vida realmente me parece absurdo. Porque a criança não pode se defender. Ela é extremamente frágil.
    Por outro lado, você ter que arcar sozinha com as consequências de um abuso criando assim um filho com sei lá, 11 anos, também me parece extremamente idiota. Porque afinal, que culpa tem a mulher/menina abusada se um filho da puta quis abusar dela? Realmente eu fico diante de dois extremos.
    Mas eu não sou a favor da legalização do aborto. Não por enquanto, até me chegam informações á mim extremamente relevantes sobre isso.

    / desculpe qualquer erro de gramática, estive com pressa rs.

    ResponderExcluir
  10. Homens e mulheres são diferentes tanto biologicamente como foram educados, não há dúvidas nisso. O primeiro grande passo, antes de tudo, é sabermos interpretar essas diferenças adequadamente. A forma como foram educados está sendo modificada a passos largos o que é ótimo. Sou um grande fã das mulheres com todas as TPMs e mudanças hormonais e falo não apenas da boca para fora e tão pouco me restrinjo ao sentido sexual. Quanto ao machismo acho que ele ainda existe e é bastante alto, mas é importante que se diga que esse machismo não advém apenas de nós homens como erroneamente poderiamos imaginar num primeiro momento, mas vem em grande medida das próprias mulheres. Quantas amigas eu tenho que criticam até severamente certos comportamentos quando na verdade elas se comportam de maneira idêntica ou até além? Uma mulher livre, independente e sem falsos moralismos é uma mulher real, que se comporta à sua maneira e não ao sabor da sociedade muitas vezes míope em que vivemos. É bem verdade que muitos homens têm medo de mulheres independentes e seguras, mas acho que esses homens representam aquela parcela dos inseguros que foram incapazes de acompanhar a evolução dos tempos, que enxergam a mulher apenas como objeto sexual e troféu dependente, portanto de fácil manipulação. É nessa parcela que o machismo se mantém vivo, mas felizmente em decadência. No meu caso, adoro mulheres independentes, seguras. Adoro trocar experiências e a prender, controlar ou ser controlado, estou fora.

    Boa Quinta para todas

    ResponderExcluir
  11. Depois desse post, realmente virei tua fã, Luna. *-*

    Sim, em alguns momentos realmente foi exagerado, acho.

    ResponderExcluir
  12. Muitas perguntas me ficeram refletir mesmo, mas não vou digitar nenhuma resposta porque morro de preguiça. -qq

    Enfim, quero só fazer um complemento a um ponto que o Brazilianbloke falou, o fato sobre haverem mulheres machistas. Sempre que eu falo isso, as pessoas ao meu redor me olham como se eu fosse louca, mas pode ser apenas porque as pessoas ao meu redor são alienadas e mente-fechada.
    Se existe tanto apoio ao movimento feminista, e este propõe a igualdade, vamos ser iguais no geral, né. No que for possível, i mean, porque obvio que não dá pra ser igual em tudo, mas enfim.
    Porque existe muita mulher que é machista e não percebe. Exemplo: Tantas que dizem que, por exemplo, ser cabelereiro é coisa ou de mulher ou de gay. O que classifica uma profissão como 'de homem', 'de mulher', ou 'de gay'? Qual a divisa entre coisas de homem e de gay, ou de mulher e de gay? Você, mulher que acha que cabelereiro homem é gay, se sentiria ofendida se fosse chamada de lésbica (levando em consideração que não seja) por sua profissão? O fato é que é o mesmo preconceito, mas um está camuflado no 'senso comum', por assim dizer, e o outro não.

    Sou a favor do feminismo, sim, e do feminismo COMPLETO, e não do pseudo-feminismo. Posso estar sendo contraditória ou um pouco hipócrita, mas pra mim, se é para mudar, que mudemos por completo e pra melhor. Mudar esses conceitos mostrados no post, mudar esse esteriótipo da mulher casta, dona de casa, submissa, passiva, porque, convenhamos, nada disso ocorre mais em sua totalidade nos dias de hoje. Só basta plantar isso no subconsciente de TODA UMA SOCIEDADE MACHISTA. É tão ridículo ter como certo que o sexo da pessoa faz com que ela seja 'melhor' ou 'pior'. Muito. É tipo, uma ideia primitiva.

    ResponderExcluir
  13. LUNA PRA SEEEEEEMPRE, CERTISSIMA HAHAHA
    :*

    ResponderExcluir