quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Humor censurado

Hello people! Preciso falar quem é a gatinha que tá postando aqui, hã? Não, né, vocês sentem meu charme hehe (ou –n). It’s Thais, bitch. Meu nome merece ser falado. u_u

Então, hoje eu vou falar de um assunto que (eu acho q) estava discutindo com a minha caríssima amiga Johana no MSN esses dias: o humor censurado (pra você que ignorou o título, claro, eu não seria assim idiota de repetir so glamouroza). Sim, sim, essas piadinhas babacas de gente racista, preconceituosa, ignorante... ou pelo menos é o que acham.

Por exemplo, qual seria sua reação ao ouvir isso:

O que é um carro vermelho conversível com 6 pretos dentro?
R: Um engradado de coca-cola.

Riu e se sentiu culpado? Ficou indignado? Pensou “sua doida, vai ser presa!”? E agora:

Como a loira mata o peixe?
R: Afogado.

E agora pode rir, né? Porque piada de loira pode... e agora, não vou ser mais presa? kkk zoa

Então, é isso que eu acho uma tremenda de uma besteira das pessoas. Por que não se pode contar piadas de negros, de deficientes e de muitos outros sem receber olhares de “ai, preconceituoso (a)”? Pra constar, foi um próprio amigo meu, negro, quem me contou essa primeira. Assim, humor é humor, se for uma boa piada, pode ser sobre qualquer coisa. Não com a intenção de ofender, é claro. Daí já é crime. Mas pensando bem, essa lei nem existiria se respeitássemos uns aos outros e soubéssemos até que ponto é humor e até que ponto é ofensivo.

Mas por que piada de brancos pode e de negros não?

O preconceito tá dentro de quem vê. Se você for negro e se sentiu ofendido, reveja seus conceitos, você é mais preconceituoso que eu. Sim, eu sei que os negros passaram por muita coisa no passado e foram os brancos quem os sujeitaram a isso. Mas não fui eu quem fiz isso, né? Se a sociedade quer tanto quebrar tabus, por que não assim? Falta humor no mundo. A gente devia aprender a rir de si mesmo! Por que eu posso ser chamada de lagartixa, Gasparzinho, transparente, Edward (Q) e não posso nem sequer falar “aquele preto”? Eu não quero ofender. Me chamam de branquela. '-' Se eu me sentisse ofendida, estaria errada só porque pessoas da minha cor de pele oprimiram outras há cem anos? Eu hein...

PS.: essa de negros e brancos foi um exemplo porque é o mais comum. O mesmo vale para deficientes, gordos, sei lá – conheço pessoas com deficiência, e, assim, elas são tratadas com tanto exagero, enquanto elas só queriam ser “normais”. Pra mim, isso é preconceito também u_u

Beijos gente negra, branca, amarela, azul, vermelha, com olho, sem olho, sem dente, com muitos dentes, loiros, ruivos, ensebados, magros, gordos e... Até quinta que vem! ;* 

10 comentários:

  1. Paaalmas! Uma com senso no mundo! AEAE!

    ótim,o post e coment curtinho pq né, 9 horas já

    ResponderExcluir
  2. Essa coisa de humor depende muito da intenção, eu não me dôou nem conheço ninguém que se doa muito com essas piadas. O preconceito tá realmente na cabeça dos pseudo-politicamente corretos

    Bjos negros, com muitos dentes, ensebados e com olho pra você Thais -Q

    ResponderExcluir
  3. Ai meu Deus! Leu meus pensamentos.
    Sabe, dia desses mesmo, eu estava pensando.
    Acho que é uma questão de senso. Se você disse algo OFENSIVO, eu acho totalmente desprezível, tipo, uma piada que ofende negros, brancos ou coloridos rs. Agora se é algo sem maldade, pra que exagerar?
    Sua pele não te torna inferior ou superior á um igual.
    Se não houvesse preconceitos, não haveria essa diferença toda. Você poderia dar apelidos sem ser malicioso. Você poderia brincar sem maldade.
    O preconceito tá realmente na cabeça dos pseudo-politicamente corretos +1


    E eu sou linda como o Moody bgs ;*

    ResponderExcluir
  4. Vcs sabem minha opinião em relaçao a isso, certo? Eu já falei disso no nosso chat, fiz barraco e tudo rs

    Sabem que eu acho que piadas são um ótimo artifício de subestimar, de maltratar minorias e fazer parecer que é tudo brincadeira, tudo humor, mas não é.
    Simples: não tem piadas de homens brancos e heterossexuais. Piada é a melhor forma que temos de estigmatizar, de rotular uma pessoa. Piadas de loiras causam mais prejuízo do que a gente pensa, assim como todas as outras piadas preconceituosas. Eu não entendo porque as pessoas precisam rir em cima de preconceitos. Não faz sentido.

    Não vejo graça em piada machista, acho ridículo. Assim como não vi graça nenhuma nas duas piadas citadas. Aí as pessoas 'Luna, vc precisa de humor, a vida precisa de humor!', aí eu pergunto: EU não preciso rir de grupos que foram massacradas, humilhadas e discriminadas. Como acontece com negros, com mulheres, com gays e até mesmo com loiras que vivem escutando piadinhas a respeito da inteligência.

    E o problema de quebrar tabus com piadas é porque elas não são revolucionárias. As piadas preconceituosas são o contrário: elas confirmam o sistema. Enquanto as pessoas continuarem achando que é só um filme, só um livro, só uma piada, vamos continuar vivendo nesse mesmo sistema que aprisiona e discrimina as pessoas. Nós sabemos que nunca é só alguma coisa (senão qual o motivo de sermos contra Crepúsculo? É só um livro!), nós ~ com a Descapricho ~ lutamos contra isso: contra a discriminação que a sociedade impõe e nosso foco acaba sendo as garotas, em geral. Porque sabemos como a sociedade pode ser machista e estúpida.

    Thaís, eu não tive intenção nenhuma de falar mal do seu post, afinal eu gostei dele :)
    Só quis falar minha opinião em relação à essas piadas, como já falei no chat.

    É muito bom se aproveitar do humor para reverter a situação. A palavra 'gay' foi usada com esse fim, por exemplo. Um termo pejorativo que foi roubado. E para tirar a carga preconceituosa das piadas, só se a gente conseguisse fazer piada de absolutamente tudo (como dos homens brancos heterossexuais). Só quando a sociedade passar a rir absolutamente de todo mundo e ninguém se sentir ofendido é quando podemos nos dizer não-preconceituosos.

    E eu nunca chamei ninguém de branquela azeda. Acho muito feio.

    E eu confesso que sempre rio quando me contam aquela piada da quimioterapia, sabe 'duas loiras se encontram e uma diz pra outra - amiiiiga, como vc está magra? o q andou fazendo?, aí a outra responde 'quimioterapia', aí a loira: - juuuura? em qual academia?'

    Não devia, é até ofensa, mas eu sempre rio, não consigo me controlar =XXXX

    E eu sinto enormemente por não ter postado D:
    Espero q vcs tenham visto o recado do meu namorado -ele disse q ia mandar- pq meu pc pifou, apitou e tive q mandar pro conserto D:
    /estou usando pc da escola rs

    ResponderExcluir
  5. "A gente devia aprender a rir de si mesmo! Por que eu posso ser chamada de lagartixa, Gasparzinho, transparente, Edward (Q) e não posso nem sequer falar “aquele preto”? Eu não quero ofender. Me chamam de branquela. '-' Se eu me sentisse ofendida, estaria errada só porque pessoas da minha cor de pele oprimiram outras há cem anos? Eu hein..."

    2 forte em você! Concordo muito com seu post.

    ResponderExcluir
  6. Luuuuna disse tuuudo e mais um pouco *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi Thais, gostei da coragem. Pegou um assunto controverso e "perigoso" e foi pra cima. Perfeito, concordo com você, quando diz que algumas piadas poderiam, sim, ser feitas. Mas tem um detalhe: existe muita gente maldosa, que aproveita uma inocente piada pra dar uma cutucada, por "brincadeira". Aproveita-se da situação aceitável da piada, pra incutir nos outros seu ponto de vista. Percebe? Eu particularmente cuido muito com isso, pois sei que, mesmo inconscientemente, podemos passar idéias preconceituosas, em "tom de brincadeira". E pense como fica, se as pessoas atingidas "de brincadeira" se sentirem mal com isso, como se defendem, de uma "piada inocente"?
    Acho que, enquanto existirem grupos discriminados, uma boa forma de ajudá-los é não colocar mais lenha na fogueira, mesmo que de brincadeira. Sabe aquilo de perder o amigo, mas não perder a piada? Nesse caso, perca a piada...

    ResponderExcluir
  8. Concordo, acho que piadas não devem ser levadas tão a sério, por justamente, serem piadas. Mas eu muitas vezes deixo de rir de algumas que escuto de tão absurdas.

    E Luna, existem sim piadas de homens brancos e heterossexuais, só dar um google :]

    ResponderExcluir
  9. "sem olho"

    como alguém sem olho estaria lendo esse post? .-. ah sim, braile. ou sei lá -q só fiquei pensando.
    Acho também que piadas não deviam ser levadas tão a sério. Mas também que não deviam ser subestimadas, afinal, magoa um pouco.
    Oras, OLHE PRA COR DA MINHA RAIZ D: Eu sou loira, e piadas como essa me ofendiam e

    Enfim, só que eu acho muito tosco alguém poder chegar e falar pra mim AE BRANQUELAAAAAAAA e achar super preconceituoso falar "negro". E assim falar afrodescendente. Poxa, então eu quero ser chamada de eurodescendente também. Ou que quer que seja. Chamar uma pessoa branca de branquela e depois ficar todo cheio de nove horas (-q) a chamar um negro de negro é preconceito também.

    E ficar tratando qualquer pessoa com alguma deficiência como se fosse alguém extremamente excepcional deve magoar. Poxa, a pessoa já recebe um milhão de olhares assustados e de pena, pra quê receber tratamento diferente? Acho tosco, são seres humanos também e

    Bom post, thaus :D

    ResponderExcluir
  10. Não quis dizer com o meu comentário que racismo de negro é igual a racismo de branco, se entenderam isso. O que quero dizer é que acho idiota as pessoas terem tanta facilidade pra chamar alguém branco de lombriga e derivados e depois ficar todo cheio de nhenhenhé quando for chamar um negro de negro. Porque acha que vai OFENDER a pessoa falando isso @_@

    ResponderExcluir