quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Lyra, Will e a patota toda

Olá!

Esse post não será muito longo porque a ONHB me tomou todo o tempo possível, mas tudo bem. Ainda rola de eu fazer uma resenha literária que nunca fiz aqui ~ muito estranho, eu sei. Enfim, eu vou falar de Fronteiras do Universo.

Se vocês amam ficção, já devem ter lido/visto o filme baseado no primeiro livro. Comparando com o livro, o filme é uma merda e nem Nicole Kidman salva. Ela mais decora o ambiente do que encarna a vilã malvada. Mas tudo bem. O caso é que vou falar da série. A série é composta de três livros – uma trilogia – e foi escrita por um cara chamado Phillip Pullman que deve ter estudado muito teoria de evolução e astronomia para ter escrito. Ou não, vai que ele só inventou aquelas coisas mesmo rs

A trilogia é o seguinte: tem A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar. Você deve ter adivinhado que os itens citados são extremamente importantes na história, rs. Mas o A Bússola de Ouro não está traduzido corretamente, seria mais lógico O Compasso de Ouro ou algo assim, mas tudo bem. A gente perdoa.

A série começa com Lyra, uma garota de dez/onze anos que vive numa faculdade, praticamente criada pelos reitores e tal. O mundo é tipo um universo paralelo ao nosso que há as mesmas coisas, mas contém muitas diferenças. A maior dela é que todos os humanos, desse mundo, contém um daemon que é como se fossem sua alma na forma de um bichinho. A maior diversão ao ver o filme/ler o livro é ficar imaginando qual seria seu daemon e tentando combinar sua personalidade com o bicho. Por exemplo, se você é uma pessoa astuta, seu daemon se fixará na forma de uma cobra. Se você for uma pessoa mais servil, será um cachorro (fãs de cachorros, não me matem, é o que o livro diz).

Acontece uma série de sumiços misteriosos em Londres e outras cidades, e isso acaba acontecendo com o melhor amigo de Lyra. No mesmo período, o tio dela some do mapa e aparece uma mulher, a Senhora Coulter, que gostou dela e quer ficar cuidando dela. A universidade onde mora permite, então ela vai toda empolgada. Porém, no caminho, acaba descobrindo coisas que não gostaria de descobrir a respeito dos sumiços estranhos, do sumiço do seu tio e um plano muito, muito maior que envolve a mitologia bíblica, inclusive.

Lyra e a sra. Coulter, no filme. Nicole tá lindissíma -Q

A série é sensacional e eu recomendo. Ao decorrer dos três livros, não basta só a sensação de se envolver numa história ficcional e cheia de reviravoltas. Acontece também a sensação de aprender. Discute-se filosofia, pecado, amor, toda uma série de gamas e nuances do ser humano nos personagens. Há o cara que viaja em balões (esqueci o nome que se dá), o urso guerreiro, a bruxa que é a face da mulher independente e livre, a cientista que procura a saída de todas as coisas. Há a própria Lyra que cresce e amadurece de uma criança imatura à uma garota que desenvolve conceitos sólidos de honra, respeito e cumprir as promessas. E há o Will que começa a história matando um cara, mas ninguém acha isso ruim: afinal ele é o cara que ajuda Lyra e tem um papel importante na história. O mundo dele (que é o nosso também) se funde ao de Lyra e os dois passam a ser agentes de um plano obscuro que nos faz nos questionar sobre sexo e amor. Sério!

E basicamente o maior foco da discussão é: religião. A série foi considerada demoníaca pelo papa, e pela primeira vez na vida, eu digo: se alguém odeia um livro que critique a religião, nunca leia Fronteiras do Universo. O primeiro livro é tímido, o segundo ousa, o terceiro é basicamente um tratado sobre os perigos que a religião (representada na Igreja e na Autoridade) oferece. A série é atéia do começo ao fim: por mais que daemons, ursos falantes e bruxas que voam pareçam magia, tudo, absolutamente tudo tem razão na ciência. E o autor descreve, como em uma fábula infantil, sobre a possível existência divina, sobre sexo, sobre a natureza do ser humano. Eu considero a série absolutamente fantástica. E mesmo quem crê em deus ou qualquer coisa do tipo deve ler a série: ela é uma daquelas que agregam diversão, emoção e cultura para gente, não apenas algo bobinho que esquecemos na semana seguinte. É uma série com lições para vida toda :)


Em ordem de direita pra esquerda: A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar.

5 comentários:

  1. Beeem master *-* //first!
    eu já vi o filme da Bússula de Ouro, eu gostei, mas como você mesma disse, os livros são bem melhores e mais complexos do que os filmes, então, bom post! vou lê-los ;D
    beJotas *--*

    ResponderExcluir
  2. Sinto que realmente tenho que correr para a biblioteca! Esses livros parecem ser muito bons. Adoro histórias desse tipo! Amo ficção, e se vc disse que o cara teve que estudar astronomia, melhor ainda pra mim hahaha
    Interessante o post
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ler esses livros D: Tipo, eu vi o primeiro filme e gostei (menos aquela parte que um urso polar tira a mandíbula do outro, SÉRIO, morri de agonia G_G), mas obviamente o livro é melhor -q


    Vou adicionar na minha (vasta) lista de livros que vou ler :B E ótimo post, Luna :~~

    ResponderExcluir
  4. FdU <3
    Tenho que ler o terceiro, ainda.

    Não sei vocês, mas eu considero o Will altamente apaixonante. *-*

    --

    Mas tinham que fazer sacanagem com as capas. O meu Bússola destoa dos outros. :(

    ResponderExcluir
  5. Luuuuuna, ótimo post xD, realmente a ONHB nos prendeu o dia inteiro (ela n esta mentindo gente!)Os livros são perfeitos, eu tenho a coleção xD.

    ;*

    ResponderExcluir