quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Saiba NO QUE está votando! [post de leitura obrigatória]

Cidadãs e cidadãos, sejam bem-vindos ao blog Descapricho!
Hoje é quarta-feira e como participante da equipe Descapricho, blog que visa desenvolver as faculdades intelectuais da juventude de sexo feminino, me senti na obrigação de elaborar um artigo sobre a importância do voto e eliminar dúvidas banais que possam atrapalhar suas opiniões em relação ao assunto.

Resumindo: vou falar de assunto chato, mas que é necessário. Vamos lá? Eu vou pegar aqueles artigos chatos e simplificá-los para que você possa entender o que um deputado federal faz. Aí você não precisa votar no Tiririca pra saber! risos

Primeiro, vamos entender: como é que o sistema político do Brasil funciona?


piada sacana tem hora.

Você deve saber que o Brasil é o regime presidencialista. Ou seja, a nossa figura máxima é o presidente que elegemos com voto direto. O sistema da Inglaterra é monarquia parlamentar ~ mais complicado de explicar e somos brasileiros, não ingleses, então vamos deixar eles pra lá, ok? Mas é só um exemplo. O sistema que rege nosso país é democracia (nós escolhemos nossos representantes) e é capitalista (um sistema econômico que tudo se define na base do poder de compra, em termos grosseiros. EUA, Europa e o mundo inteiro é capitalista, tirando Cuba). E para nos representar politicamente, o governo brasileiro é na base dos Três Poderes.

Essa idéia surgiu lá na Revolução Francesa (assim como o papo de direita e esquerda) para que o poder fosse melhor equilibrado. Funciona assim:

Há o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Compliquei muito? Nem tanto.

Executivo → o próprio Presidente da República -Q E todo o Gabinete de Ministros também faz parte dessa parte.
Legislativo → que é o nosso Congresso Nacional que é dividido entre a Câmara dos Deputados e Senado Federal.
Judiciário → é o Supremo Tribunal Federal. O famoso STF que sempre aparece nas notícias sobre corrupção. Você deve ter visto: e o STF julgou esse caso, o STF cassou fulano, o STF revogou a cassação, etc, etc, etc.

O que faz cada um deles?



Eles cuidam mais da administração pública. Tipo propor leis. Faz parte do Executivo todos os Ministérios (que, tipo, são 24 Ministérios + 8 Secretarias + 6 órgãos e tudo

isso tá valendo como Ministério. Veja a lista toda aqui). E, tipo, os Diplomatas, as Forças Armadas do Brasil (Exército, Aeronáutica e Marinha), os Auditores Fiscais (que são órgãos como Receita Federal e Previdência Social), Segurança Pública (que são a Polícia Federal e a Polícia Federal Rodoviária) e a Regulação Federal (órgãos como Anatel, Anvisa e um monte de A-alguma coisa), todos esses aparatos fazem parte do poder Executivo.

E pensa errado quem acha que é tudo inútil. Vamos passear só um pouquinho neles:

Diplomacia: óbvio, né? Embaixadores que vão negociar com outros países, ficarem nos consulados resolvendo negócios de brasileiros no exterior como documento e encrenca com leis, além de terem que formar laços amigáveis com vários países e assim passarem uma boa imagem do nosso querido país lá fora. Então imagina como eles se sentem frustrados ao imaginarem nosso país como reduto sexual em forma de selva -argh.

Forças Armadas do Brasil: não precisa nem falar, né? E eles não cuidam só em situação de guerra não! Eles que atuam em nossa defesa quando o bicho tá pegando na Amazônia. Além disso o Brasil envia missões de paz para vários lugares, como o Haiti que tinha vários soldados brasileiros lá para zelar pela ordem.

Quando o terremoto aconteceu, a gente podia lembrar que o Brasil se preocupava com Haiti desde MUITO antes do terremoto... e tivemos várias baixas =/ Atualmente é obrigatório pro cara se alistar nas Forças Armadas, mas não pra mulher. E você, se quer se alistar, pode escolher entre ir para o Exército (participar mais de missões em terra), Aeronáutica (missões pelo ar) e Marinha (missões pelo mar). Mas engana-se quem pensa que só por fazer parte das Forças Armadas, quer dizer que você vai fazer parte de guerras e coisas do gênero. Afinal as Forças Armadas precisam de médicos, enfermeiros, secretários, etc, etc. Até mesmo musicistas (sem brincadeira: se você tiver o ensino médio técnico, pode prestar concurso pra ser mucisista na Marinha!).

Ciclo de Gestões: basicamente são analistas analisando -q o Banco do Brasil, finanças, orçamento, etc. É esse povo que vai apontar se tem algo de errado com o orçamento /quase certeza que são eles que ficam OMG TÁ FALTANDO 6 BILHÕES AQUI DO PAC -QQQ /brinks

Auditores Fiscais: a Receita Federal tem a missão de ferrar todo mundo que sonega, contrabandeia, trafica e tudo o mais. É um órgão muito sério que fiscaliza tudo o que o governo (ou não) faz, como gastos esquisitos do presidente ou um número alto demais de uma espécie em extinção em plena São Paulo. Pode reparar que eles tem ligação direta com analistas. E pode reparar que a maioria dos escândalos políticos relacionados à corrupção vem à tona porque a Receita Federal denunciou. E a Previdência Social cuida da aposentadoria. Pode pensar que é pouco, mas é MUITO.

Segurança Pública: aqui está a famosa Polícia Federal que pega tudo o que a Receita acha estranho e investiga até cansar! A corrupção aqui ferra o sistema todo, então é muito importante exigir seriedade desse campo (tem que exigir de todos, mas você me entendeu). Basicamente a PF investiga, pune, reprime tudo o que for contra a lei como tráfico de muamba.

Regulação Federal: todos esses órgãos que começam com A regulam algum setor. A Anatel regula as telecomunicações (a telefonia, por exemplo. A Anatel proibiu ~ pra citar um caso ~ que as empresas telefônicas obrigassem o consumidor a comprar uma linha pra ter a internet), a Anvisa é a vigilância sanitária em ação (e agradeça a eles que o presunto que você compra tem que vir embalado direitinho), a Ana regulamenta o uso hídrico (das águas) e tem vááarias outras, tudo pra fazer com que o país funcione nos conformes!

Geralmente tudo aí em cima é subordinado a algum Ministério. As Forças Armadas se subordinam ao Ministério de Defesa, a Receita Federal ao de Justiça e os policiais federais estão ligados ao Ministério de Segurança. Mas não é regra: os órgãos de regulamentação não obedecem necessariamente a algum ministério, sendo independentes.

Ufa! Deu pra ver que o Executivo faz bastante coisa! E o líder disso tudo, é claro, é o Presidente da República. É para governar tudo isso E para nomear os ministros que você /talvez/ vai votar dia 3 de outubro!



Faz parte daqui a Câmara de Deputados e o Senado Federal. O Legislativo tem a função de verificar se rola fazer com que tal lei passe, de poder modificá-la, de fiscalizar abusos de poder por parte do Executivo. O Senado tem 81 caras (e mulheres, go go!) lá dentro e a Câmara de Deputados tem 513! Mais tarde, explico as diferenças entre senadores e deputados! E, saca essa: qualquer lei, para ela ser aprovada, tem que passar pela Câmara dos Deputados. Se rolar, passa pelo Senado, aí a lei começa a valer (exceto se o Presidente vetar, mas...). Então se a gente não tem casamento gay liberado no Brasil, a culpa é do Legislativo!



Ele julga.
Tem vários tribunais menores dentro dele que vão julgar casos específicos: justiça comum, do trabalho, eleitoral e a militar (sim, os militares tem uma parte da justiça só para eles). O Supremo Tribunal Federal tem onze ministros que são apontados pelo Presidente. Mas todos eles tem que ser aprovados pelo Senado antes. Você deve ter percebido que o STF tem o belo poder de cassar políticos... e de instaurar CPI's.

Veja o lance do jogo de poder para que nenhum domine o outro:

→ O povo do Legislativo também pode propor leis. Mas o Presidente também pode vetar essas leis.
→ O Executivo que decide quem está no Legislativo, mas quem tem que aprovar essas pessoas é o Legislativo que acaba, de certa forma, controlando os DOIS setores.

Ou seja o Judiciário tem bastante poder, mas quem escolhe o pessoal ali é o Executivo e quem aprova é o Legislativo, e tanto o Executivo quanto o Legislativo podem propor leis e vetarem as leis um do outro. Digamos assim. Deu pra entender? Eu sei, dá um nó na cabeça e você se pergunta:
QUEM É MANDA NESSA PORRA AQUI?

Simples: ninguém. Ok, o Presidente é a autoridade máxima. Acontece que se o Legislativo não for legal com ele, ele fica sem poder - porque DEPENDE do Legislativo para que suas leis e ministros no Judiciário sejam aprovados. Entende? É um jogo de ceder e avançar, por isso que fica equilibrado: você não pode puxar de um lado, sem ser puxada.



Agora vamos entender quem faz o quê, em termos de cargos ~ adoro ~
Mas vou falar somente dos cargos que vamos eleger esse ano, ok?

Deputados Estaduais

Coisas como decidir o aumento dos impostos, reajustar o salário e a permanência dos servidores públicos, processar e julgar o Governador, seu vice e os secretários por crimes de responsabilidade, solicitar intervenção federal no estado, elaborar projetos de leis, fixar remuneração de deputados, secretários, vices. Como pode, é bastante coisa. E eles são como a ponte do estado com o governo federal. Como já disse em relação aos vereadores: escolha um deputado estadual que seja ACESSÍVEL pra ti. Não adianta nada votar num cara que mal passa uma semana no seu estado. Tem que votar em alguém que fique no seu estado, que conheça os problemas dele, que realmente lute para que seu estado se beneficie com melhorias.

Deputados Federais

Propor e votar leis, aprovam, fiscalizam e executam medidas em relação ao orçamento federal, podem aprovar acordos internacionais (eles podem apertar a mão de Obama e dizer que TUUUDO BEM, a gente recebe trocentas armas americanas pro nosso Exército -Q), fiscalizam o governo, podem investigar e punir membros do executivo e legislativo, podem mudar o mapa do Brasil (risos, é sério. Tipo, eles podem votar se devemos colocar Paraguai entre nossos estados, por exemplo), permitir o presidente a declarar GUERRAAA! ou que as tropas americanas SE RETIREM DA AMAZÔNIA, masoque, ou fiquem nela. Sim, eles tem esse poder todo.

Então, novamente: VOTE NUM DEPUTADO DECENTE QUE CONDIZA COM SUAS IDÉIAS!
Não, Tiririca não vale. Você já sabe o que um deputado federal faz, não vai precisar que ele te conte.

Senador

Faz tudo o que o deputado federal faz (exceto que o deputado pode instaurar um processo contra o Presidente e o Senado não pode hihi) MAIS processar e julgar o Presidente, aprovar os nomes do Presidente e os diretores do Banco Central, aprovam 1/3 (se você é burra em matemática: aprovam uma parte das três /não adiantou muito) do TCU (Tribunal de Contas da União. Nome pomposo rs) e ainda autorizam operações com o dinheirinho da União!

Governador

Eles vão tomar as decisões a respeito das escolas, hospitais e pistas de skate no estado, além de sancionar (que significa "aprovar") ou vetar leis, enviar projetos de leis para deputados estaduais (então é bom que você vote em um governador aliado com deputado estadual), comandam a Polícia Militar (noooffa), podem decretar que fiquem interferindo em municípios, enviam o orçamento aos deputados e uma porrada de coisas.

Presidente

Ele escolhe os ministros, aprova ou veta leis, estabelece ou corta relações internacionais, declara guerra, assina tratados e mandar um plano de governo para o Congresso Nacional todo ano.

Em suma: os EUA invadiram o Brasil? O presidente decreta guerra. A França quer assinar um tratado com Brasil? O presidente assina. Existe uma lei que o Legislativo já aprovou, só falta o Presidente? Ele pode vetar :~~



Agora vem a última parte: partidos! Tenho certeza que você fica WTF? pra esses partidos que parecem ser tudo a mesma coisa, certo? O problema é que no Brasil não existe coerência u_u''
E não rola de eu fazer uma historinha de cada partido, porque é muita coisa e você deve estar cansada. Vou só fazer uma ficha básica, incluindo a linha ideológica [direita, esquerda, centro] que todo partido diz que tem, mas nem tem. E alguns candidatos pra você se situar!
Mas, enfim, vamos dar uma olhada nos partidos, por ordem de representação na Câmara de Deputados:



Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Cadeiras (aliado com PTC, que é o Partido Trabalhista Cristão): 92
Quem representa: Henrique Eduardo Alves
Número: 15
Linha ideológica: fica no centro. Isso aí, no centro.
Candidatos/Políticos ilustresounãorisos: Tancredo Neves (o quase-presidente), José Sarney (evito tecer comentários a respeito dele), Michael Temer (atualmente é candidato a vice na chapa de Dilma. E ele não é satanista, ok?), Rosinha Garotinho, Roseana Sarney (uma das mulheres mais ricas do Brasil na política, acho) e Ulysses

Guimarães que lutou contra a ditadura e criticou horrores o Collor.

Como podem ver, é um partido variado.

Dica: PSDB tá aliado ao PTC. E... Tati Quebra-Barraco é candidata do PTC.



Partido Trabalhista
Cadeiras: 79
Quem representa: Fernando Ferro
Número: 13 que dá azar -N
Linha ideológica: tipo assim, é um centro-esquerda. Mas você vai encontrar socialistas, social-democratas, marxistas, socialistas cristãos. O partido se define como socialismo democrático ou centro-esquerda.
Candidatos/Políticos ilustresounãorisos: LULA-LAA risos, Dilma Rousseff (candidata atual. Ela é um demônio assassino que matou inocentes ou uma patriota digna que lutou pelo país... a verdade é que ~ eu acho ~ ela só era metida a guerrilheira e mal sabia pegar uma arma *CORRE*), Eduardo Suplicy (hm, ele é bem famoso), Marta Suplicy (ela parece legal, fez um monte de projetos a favor de educação sexual e casamento gay. Não é ela a do relaaaaxa e goooza? risos). Na lista do PT, encontrei muitos Who?, mas deve ser porque só dos 8 anos pra cá que o PT domina geral.



Partido da Social Democracia Brasileira
Cadeiras: 59
Quem representa: João Almeida
Número: 45
Linha ideológica: se define como social-democracia. Ou como liberalismo social.
Candidatos/Políticos ilustresounãorisos: José Serra que quer comer todo mundo quando for presidente RISOS, Fernando Henrique Cardoso (ex-presidente do Brasil que Serra tá escondendo e até a BBC percebeu @__@) e... a Wikipedia não tem a lista de membros famosos do PSDB! VÁ PRA PQP!



Democratas
Cadeiras: 56
Quem representa: Paulo Bornhausen
Número: 25
Linha ideológica: liberalismo econômico, conservador, direita cristã. Basicamente é direita normal.
Candidatos/Políticos ilustresounãorisos: ACM (que é carinhosamente chamado pelos baianos de Demônio, Cão, Capeta, Bicho Ruim e todas essas coisas agradáveis de se referir a um político. Além da piadinha mais comum de que ele morreu, foi pro inferno e assumiu o lugar do Satã), ACM Neto e... a Wikipedia também não dá a lista de membros famosos do DEM, risos. A Wikipedia não gosta da direita brasileira -QQ

Obs.: é anti-propaganda política isso, mas enfim... o DEM era o antigo PFL que fechou as portas porque o nome do partido estava manchado com a corrupção. O PFL (Partido de Frente Liberal) vem de... PDS que era o Partido Democrático Social que sucedeu a... Arena, partido que apoiava a ditadura militar. Basicamente, pessoinhas alegres querendo votar no 25, SAIBAM que o DEM é nada mais do que a forma moderna de Arena. Por isso que conhecer a história do partido é importante!


Partido Socialista Brasileiro | Partido Comunista do Brasil | Partido Republicano Brasilero
Cadeiras (todos juntos): 46
Quem representa: Daniel Almeida
Número (em ordem da esquerda pra direita): 40 | 65 | 10
Linha ideológica: é tudo esquerda. Desde o comunismo do PCdoB até o centrismo do PRB, passando pelo socialismo democrático do PSB.
Candidatos/Políticos ilustresounãorisos (a maioria é do PCdoB, porque é o único com lista na Wikipedia): eu procurei pessoas famosas e talz que tivessem feito parte. Mas na lista, pra mim, era tudo "quem é esse ser?" de modo que coloquei os mais famosos por outros atributos que não políticos que são Netinho de Paula e Martinho da Vila. E tem Alice Portugal que está concorrendo a deputada federal, eu acho, aqui na cidade.

E embora tenha partidos com maior representatividade, vou pular para o PV porque é o partido de Marina Silva.



Partido Verde
Cadeiras: 14 (coitados... pior é o PTdoB que só tem um representante na Câmara)
Quem representa: Edson Duarte
Número: 43
Linha ideológica: ambiental! rs, sério, aposta na mistura de opiniões, o importante é que o foco tem que ser o meio ambiente. Mas geralmente fica no centro, beirando a esquerda. Mas eeeles dizem que não são nem esquerda, nem direita, e sim que estão à frente! Adoro!
Candidatos /Políticos ilustresounãorisos: Marina Silva (candidata à Presidência! E para muitas pessoas é a menos pior...), e como não achei mais ninguém conhecido na lista, vou falar de Adão que é muito ilustre aqui na cidade :D:D

#aviso: esse partido, como um todo, defende a legalização do aborto, das drogas, o pacifismo, federalismo, parlamentarismo, democracia direta. Porém Marina Silva é contrária à posição sobre o aborto, por exemplo, e isso é um problema. Como ela vai defender o ponto de vista se o partido dela ataca esses pontos? Acho que isso é problemático #opinião minha.

E embora tenha taaaantos outros, encerro aqui! :)

Maaas links, né? Eu tive FONTES que não foram só a Wikipedia, e aqui vai:

O que faz cada posição!
Representação dos Partidos na Câmara de Deputados!
TODOS os partidos no Brasil! ~ fiquei tentada a entrar no Partido Pirata risos

E observação: deu pra perceber que NÃO podemos votar simplesmente no Tiririca ou Mulher Pêra, certo? Simplesmente porque ao serem votados, eles vão fazer com que o partido seja representado lá dentro... sem contar que é irresponsabilidade! E, gente, nem todo tucano é um liberal que quer privatizar tudo, tem todo petista é analfabeto ou quer viver de concurso público. Generalizar não dá certo, é BURRICE. Você não vota em pessoas, vota em PARTIDOS. É importante saber quem está acompanhando os candidatos, quem realmente está mandando na política brasileira.

E descobri esses dias /hoje risos/ que aquela história de que 50% + 1 de votos nulos anularia a eleição... bem, é só uma interpretação errada e isso não existe. Então foda-se, seu voto nulo vai ser como se você tivesse votado errado e vai ser desconsiderado. Então... vote com consciência, ok?

Antes/Diante da Urna Eletrônica

• Não esqueça do seu título de eleitor + documento com foto.
• Se quiser anular o voto, digite 00 e confirme. Ou qualquer número aleatório que não pertença a nenhum partido.
• Não vote em qualquer pessoa se você não conhece o candidato. Principalmente se alguém tentou fazer sua cabeça. Não vote em Dilma por causa dos seus pais, não vote em Serra porque sua amiga ama o cara, não vote na Mulher Pêra porque achou engraçada a propaganda dela.
• Não jogue os papéis de propaganda no chão. Seja legal com o meio-ambiente! :D
• Lembre-se de anotar antes os números que vai votar, senão pode esquecer na hora -QQQ
• Defina duas listas: uma de prioridades em relação ao aborto, cotas, educação, etc. Outra lista é do que você acha mais importante em um político. Só vote se o candidato escolhido obedece aos seus critérios. Isso se chama integridade moral e o Brasil só vai mudar se todo mundo agir assim.
• Nunca venda, troque, leiloe seu voto. É repugnante. Seu voto é um DIREITO! Não o jogue fora em troca de benefícios prometidos por um candidato que, certamente, só agirá de forma corrupta e desonesta!
• Não deixe de votar em um candidato menos popular só porque ele não tem chances de vencer. E daí que não tem? O que importa é a sua integridade, o seu respeito pelos próprios princípios. Vai votar em alguém que não simpatiza porque o seu favorito não tem chance?

Se todos que eu já vi dizerem que não vão votar em Marina, porque não tem chances, apesar de ser a melhorzinha votassem mesmo nela... seria capaz de ela disputar segundo turno com Dilma.
Lembre-se: a integridade está em primeiro lugar!


não adianta. quem nasceu no Brasil vai ser sempre Brasil, independente de amar ou não a pátria.

10 comentários:

  1. Achei bem pensado o post. Com certeza, política pode ser, para a maioria um assunto muito chato, mas como você disse, é necessário, porque, querendo ou não, fazemos parte disto.
    Só queria dar uma opinião, sem ofender ninguém, claro: Acho que em alguns partidos você mostrou a sua opinião em relação a ele (exemplo: no caso da Dilma). Acho que você deveria ter mostrado apenas a ficha, sem observações, entende?
    Mas, no restande o post está ÓTIMO! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz comentários meus, sim, como em relação à Dilma e ACM. No sentido mais de brincadeiras... esse artigo, certamente, não é imparcial: nunca foi minha intenção.

    E também tive um pouco da intenção de provocar um debate. Eu pensei em incluir a frase desses dias de 'por mais que um tucano voe, jamais alcançará as estrelas' por achá-la irônica e bem pensada, mas achei melhor não rs

    Mas tentei evidenciar o que era opinião minha e o que era fato, como no caso de Dilma. E no caso de ACM, DEM, Marina SilvaxPV, etc. Espero que os leitores consigam filtrar o que foi imparcial e o que é somente opinião minha ^^

    ResponderExcluir
  3. Coisinhas aleatórias:1)eurido 'Ela é um demônio assassino que matou inocentes ou uma patriota digna que lutou pelo país... a verdade é que ~ eu acho ~ ela só era metida a guerrilheira e mal sabia pegar uma arma *CORRE*'

    2 ACM pra mim é o cara que fo i pro inferno e tá substituindo satã
    3.tô do lado da wikipedia, não gosto da direita brasileira


    Agora sobre o post em si

    eu gosto do pv, pcdob e um pouco do pt, mais pela história, porque eu acho que ele tem poucos representantes dignos. Eu não poderei votar porque não fiz meu título e tal. Sobre a segunda parte, como você já deve ter´percebido, eu sou muito 'fulano não tem chance, então não vou votar', mas sei que não é correto.

    ótimo post, enorme, gigante, e excelente

    ResponderExcluir
  4. ÓTIMO post, realmente. Me fez perceber que política é um assunto interessante (O que eu sempre achei, diga-se de passagem), mas ao mesmo tempo, me fez perceber o quão POUCO eu sei sobre o assunto.
    Mas mesmo assim, achei ridícula a propaganda do Tiririca, e afins. E teve gente dizendo 'Mais genial impossível.' Como assim, mano, aquilo foi ridículo, foi uma tentativa NÃO FRUSTRADA de, sei la, humilhar e subestimar a política e os eleitores brasileiros. Foi o que eu disse na sala de aula, isso é gente que sabe que vai conquistar votos sendo engraçadinhos, e sabe que isso vai lhes render dinheiro fácil. Ridículo, mesmo.
    Pior do que tá não fica? Acho que fica, hein. Se alguém com um 'slogan' desses ganhar, fica e muito.

    Enfim, eu não tenho idade pra votar, né, mas votaria em Marina. Não é nem por ser a menos pior, mas é por ela ter prioridades que eu acho que realmente deveriam ser prioridades, como o meio-ambiente, e eu gostei MUITO quando soube que ela pretende abrir plebiscitos de assuntos que ela mesma já tem opinião formada, tipo o aborto. Acho que isso sim seria democracia.

    Enfiiim, adoooorei o post, mesmo mesmo, Luna!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, de verdade, tem muita coisa nele que eu nem sabia D: E tbm não vou poder votar porque não fiz o título --'
    Mas enfim, adorei o post, achei que ele ficou bem informativo e engraçado tbm!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  6. -AMO POLITICAA

    Abaixo a Dilma!!

    #MinhaOpinião

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post querida!
    Nesses últimos tempos, a politica tem sido motivo de zombaria o que não é nada inteligente.
    E verdade seja dita, tu não disse mentira nenhuma com relação á Dilma, ela é um ser anti-social depravado e medonho. AAAH MEEEDO :X
    IROIEORIOEIORIEOIROEIROIEORIEIOR
    Enfim, vamos ver se esses brasileiros fazem bonito na urna. Parar com esse negócio de votar branco/nulo porque o Brasil não vai mudar mesmo.
    Muda sim! Desde que os brasileiros também mudem!
    Amei. *---------------------* ;*

    ResponderExcluir
  8. Luna, que post maravilhoso! *-*

    Sério. Me ajudou MUITO, não sabia muito bem o que cada um fazia ou era. Agora eu sei! (propaganda feelings on)

    Parabéns! Não vou comentar muita coisa, ainda estou tentando entender mais de política.

    Mais uma vez, ótimo post!

    ResponderExcluir
  9. Enfim, vamos ver se esses brasileiros fazem bonito na urna. Parar com esse negócio de votar branco/nulo porque o Brasil não vai mudar mesmo.+1

    eu não tenho idade ainda pra votar

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, mas não sei muito o que comentar '-'

    Só que a China também é comunista, não só Cuba :B Mas o post tá bem bom, Luna :*

    ResponderExcluir