terça-feira, 14 de setembro de 2010

Take your responsabilities.

Boa taaaarde, pessoas!

Ai, gente, eu to tãão cansada, e atarefada, mas ao mesmo tempo empolgada! É que estou com um trabalho na escola no qual precisamos produzir uma peça de teatro. A turma tem que fazer tudo, desde roteiro até seleção do elenco e ensaios, e eu, junto com uma amiga, peguei a responsabilidade do roteiro.

Daí tipo, tudo na peça depende da gente né, porque não dá pra fazer nada sem o roteiro, e a gente também meio que tem a responsabilidade de definir quem vai ser que personagem, já que, fazendo o roteiro, a gente conhece a fundo os personagens e tal, fora os outros trabalhos da escola, e as provas que estão chegando (De novo!) e cada coisa leva a uma responsabilidade ainda maior, tipo uma bola de neve!


Então é sobre isso que eu quero falar hoje, sobre quando a gente tem mil e uma responsabilidades, prazos para cumprir, provas para estudar, seminários a apresentar, e parece que mesmo se o dia tivesse 50 horas, não daria tempo. Porque dá tempo. Sempre dá. Por mais que pareça impossível, rs.

Eu não sei vocês, mas eu não funciono sob pressão. Mesmo. Quando vejo que tenho que me apressar com algo, porque existem prazos a cumprir, ou outras pessoas dependem de mim para cumprir com suas responsabilidades, começa a me dar um desespero, uma vontade de jogar tudo pro alto, de desistir, de gritar com todos e dizer, “NINGUÉM TEM PACIÊNCIA COMIGO!”. Mas ao mesmo tempo, eu amo ter responsabilidades. Sabe, você sente que as pessoas confiam em você, que você merece aquela tarefa porque tem capacidade de fazê-la (Mesmo que TER responsabilidades é uma coisa, FAZER, de fato, aquilo são outros quinhentos!), é muito bom.

É, contraditório, eu sei. Mas é, po. Mas acho que, no meu caso, a pressão fala mais alto, porque eu não costumo (Não mais) assumir tantas responsabilidades em trabalhos desse tipo. O fato é que nesse ou era isso, ou cargos inúteis, tipo ‘Direção de Figurantes’ (O que um diretor de figurante faz? Tipo, são figurantes, porra, não vão fazer nada na peça, NÃO TEM O QUE DIRIGIR!), ou atuar, né, então o roteiro pareceu responsabilidade o suficiente e tal. :)

Enfim, quando você assume uma responsabilidade, você, tipo, tem que cumprir né. Seja porque você é como eu, e adora a sensação de confiança, ou seja simplesmente porque alguém pode depender do seu trabalho para fazer o dela, então aí é que você precisa MESMO cumprir tudo, e ainda mais, fazer tudo do melhor jeito possível. Portanto, o primeiro passo em relação a responsabilidades é só assumir o que você pode assumir. Não adianta bancar O INDEPENDENTE e assumir mil e uma coisas sozinho, se você não vai conseguir fazer né.

Oi, essa sou eu com meu roteiro. rs -n

Para isso, procure fazer coisas que você já tenha experiência. Claro que para tudo existe uma primeira vez, e, caso seja a primeira vez que você está fazendo aquilo, procure ajuda, dicas, enfim. No meu caso, eu já fiz roteiro de peça antes, e nunca atuei ou fiz parte de qualquer uma das outras funções, logo, escolhi escrever o roteiro, que seria mais fácil para mim.

Assim, o segundo passo é estipular prazos. Os seus prazos. Organizar horários, e tudo o mais, para que dê tempo de se fazer tudo. Tem que ler um livro imenso? Não deixe para o último dia, leia aos poucos, dois, três capítulos por dia. O trabalho tem que ser entregue daqui a dez dias? Programe-se para que tudo esteja pronto em uma semana, ou oito dias. Desse jeito, se algo precisar ser refeito, ou surgir um imprevisto, você terá tempo de resolver tudo. Não faça como eu, que deixei pra fazer o roteiro no fim de semana, sendo que era para a segunda, e ontem só pude entregar o primeiro ato, de três. PROGRAME-SE, como eu vou fazer de hoje em diante com relação a isso e

O terceiro passo, é cumprir os prazos. É, sério, só estipulá-los não vai fazer com que tudo saia perfeito. Você tem que PLANEJAR e aí PÔR EM PRÁTICA. Nada vai se fazer sozinho, pequena criatura. Então cumprir os prazos se torna um dos passos a serem seguidos, e provavelmente o mais importante deles, já que se você não fizer isso, então o trabalho todo vai atrasar, e as pessoas vão dizer, “Olha, que menina irresponsável, não terminou o roteiro e agora perdemos um dia de ensaio!” (To repetindo pra ver se fixa que eu tenho que terminar o roteiro até a próxima semana e a gente não perde mais tempo, né. Ç_Ç)


Enfim, quarto passo. Dentro de seus prazos, procure fazer revisões do trabalho, melhorá-lo se for preciso, alterar, pedir opiniões. Tudo é válido, afinal, as pessoas confiaram em você, e o trabalho deve, no mínimo, atingir as expectativas dos ‘superiores’. E é necessário, é importantíssimo!, que se aceite as críticas. Pessoas criticam por mal às vezes, para fazer a pessoa se sentir mal, é, eu sei. Mas boa parte das críticas são críticas construtivas, ou pelo menos devemos interpretá-las assim, corrigir o que foi apontado, se possível, ou fazer nota mental dos erros para que não se repitam numa próxima vez.

Feito tudo isso, amores, eu tenho certeza de que tudo vai dar certo, e as pessoas só vão confiar mais em você. Claro que isso implica no fato de que, de uma próxima vez, vão te dar responsabilidades de novo, mas isso só quer dizer que confiam em você, que gostaram de seu comprometimento com o trabalho. E se você é como eu, que ama ter responsabilidades, isso é ótimo! Hahaha.

Bem, é isso, pessoas. Espero eu mesma cumprir minhas dicas, rs. Beeeeijos e até próxima terça,
Naty.

P.S.: Eu sei que o post ficou meio pequenino, e eu também gosto de posts grandes, mas, né, TEM O ROTEIRO PRA FAZER. Kk, sério. :X
P.S.²: Pessoas, sabem que a gente conseguiu uma entrevista com a autora Rachel Cohn, né? Então, mandem perguntas para descapricho@gmail.com com o assunto "Perguntem para Rachel"! ;)

4 comentários:

  1. ai Natu, eu odeio responsabilidades. Mesmo. Trabalho apenas sob pressão (porque se não houver pressão, eu relaxo totalmente) e numa peça assim, eu ia me metidar a fazer o roteiro e a ser a atriz principal e a diretora ao mesmo tempo. Eu sou exibida demais -q

    E eu ri com o troço de diretor de figurantes :B

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post!
    Eu realmente preciso de 50 horas. Não, 48 tá bom haha
    Na verdade, eu tenho que organizar meu tempo melhor, mas é difícil... Eu gosto de ter responsabilidades, mas não gosto muito de faze-las, é complicado...
    hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. eu odeio responsabilidades. Mesmo. Trabalho apenas sob pressão (porque se não houver pressão, eu relaxo totalmente) +1
    Eu odeeeeeeeio fazer lições, trabalhos, provas e afins. Odeio que me façam ler um livro que eu não estou afim de ler, se for o caso, eu não leio.
    Odeio que joguem o peso de tudo em cima de mim.
    Mas eu faço, porque sei a importancia disso tudo ):
    Ótimo Post! bjbj (L)

    ResponderExcluir
  4. eu amo ter responsabilidades. Sabe, você sente que as pessoas confiam em você, que você merece aquela tarefa porque tem capacidade de fazê-la+1

    dá uma sensação boa ver que se está sendo produtiva


    numa peça assim, eu ia me metidar a fazer o roteiro e a ser a atriz principal e a diretora ao mesmo tempo. Eu sou exibida demais +1


    na verdade estamos fazendo uma peça também, aí eu fiquei com o grupo de roteiro,e tô ajudando o grupo de finanças e divulgação( é que é preciso levantar verbas, aí saímos fazendo festival de cachorro quente, tortas e nessa sexta iremos fazer um festival de cinema, pra ver se conseguimos arrecadar grana vendendo lanches durante a exibição dos filmes, e para isso sempre temos que divulgar essas coisinha, além das rifas, é muito trabalhoso, e o povo da sala apesar de unido é preguçoso,então já viu néh?). Eu vou atuar na peça, mas não vou dirigir porque perdi quando fui tirar a sorte com minha colega -q

    ResponderExcluir