terça-feira, 7 de setembro de 2010

Traveling II - Rio Grande do Sul

Boa taaaaarde, queridos e queridas! Estou de volta, e, como não tive tempo nenhum de pensar no que escrever aqui hoje, e já são mais de 17h, resolvi postar sobre minha viagem mesmo. Como muitos de vocês já sabem, na madrugada do dia 1º de setembro eu viajei, junto com alguns professores e colegas que fazem parte do Programa de Iniciação Científica da escola, para o interior do Rio Grande do Sul, para participar do I CIECITEC, o Congresso Internacional de Ciências e Tecnologia.

Nosso voo saía às 3h20 da manhã do dia 1º, mas tínhamos que estar no aeroporto à 1 da manhã, e lá estávamos nós. Minha mãe, que estava viajando e chegando por aquele horário, tinha prometido se encontrar comigo lá, para me ver antes de eu viajar, só que fizemos check-in e tudo o mais e nada dela. Subimos e, enquanto os professores terminavam os últimos preparativos, vi, através de um vidro lá na parte do desembarque, meu pai correndo, cheio de bagagens, e tudo o mais, kkk. Enfim, minha mãe me liga pra eu ir pra frente da sala de embarque, e todo mundo ficou ~~espantado~~ de ver como eu sou igual a ela, mas tá. Ela me entregou uma mochila com algumas roupas, casacos, um par de luvas e outros presentinhos da viagem dela, rs, e embarcamos.


Matheus, no meu lugar, Alessa e eu no avião pro Rio.

Minha poltrona era na janela, adoro, mas um amigo meu a roubou, e eu deixei né, porque era a primeira vez que ele viajava de avião e tal. Aí fizemos conexão no Rio de Janeiro, chegamos lá por volta das 6:30 da manhã, foi liiiiindo ver a Cidade Maravilhosa ao nascer do sol, mas mal descemos lá e já embarcamos novamente, dessa vez faríamos apenas escala em Florianópolis, nada a se comentar sobre essa parte, só que foi muito engraçado a gente tentando mudar de assentos dentro do avião enquanto os outros passageiros tentavam sair dele, kkkk, e que eu me diverti abrindo pela primeira vez a mochila que minha mãe tinha me dado e vendo que ela tinha enchido tudo de bilhetes do tipo, "Para 'adoçar' o frio das meninas de Caicó (Natália, Alessa e Hannah)" num pacotinho de chocolates DELICIOSOS de Buenos Aires, e "Essa gola por cima de uma blusa preta fica linda!" numa gola parecida com um cachecol, kkkkk.

Tá, aí nessa hora eu fui na janela, foi bem legal, mas de Florianópolis para Porto Alegre, nosso quase-destino-final, era menos de uma hora de voo, então, né. Chegamos em PoA por volta das 11h, todos mortos de fome e cansaço, mas nossa viagem estava apenas começando. Pegamos nossas bagagens, foi tenso, quase que minha mala não aparecia na esteira, rs, mas deu tudo certo. Deixamos as malas no ônibus que nos conduziria até nosso destino final, Santo Ângelo, e foi aí que percebemos que estava um frio agradável de, sei lá, uns 17º.

Enfim, fomos almoçar, e eu (e provavelmente todas as meninas da excursão) começamos a perceber COMO TEM MENINO BONITO NO RIO GRANDE DO SUL! Sério, muitos, tipo, passavam grupos com 5, 6 de uma vez, era um paraíso, eu não sabia nem para que lado olhar, rs, mas enfim. Depois de um saudável almoço no McDonald's, ao meio dia, estávamos saindo para Santo Ângelo, e mal sabíamos que mais de 7 horas de estrada nos aguardavam.

Mas a viagem foi muuuito legal, dormimos um pouco, mas a maior parte do tempo foi conversando, rindo e, nossa, que paisagens! Até as casinhas de lá são diferentes e fofas, coloridas e quadradinhas, com os telhados em formato de triângulos, haha. Paramos em uma lanchonete (Que lá eles chamam de "lancheria" *-*) para comer algo, e, bem, nessa hora estava bem frio, eu voltei correndo pro ônibus, rs.


Hannah, eu e Alessa no ônibus para Santo Ângelo.

Chegamos em Santo Ângelo por volta das 19h, e, após nos acomodar em nossos quartos, saímos às oito para jantar. Fomos a pé do hotel para o restaurante, a cidade é fofa, tranquila, em que todos andam a pé, muito legal. Sentamos umas 7 pessoas numa mesa, e comemos pizza quadrada o_o Enfim, voltamos pro hotel às dez da noite, todo mundo muito cansado, e eu ainda fui lavar o cabelo, já que no dia seguinte começaria o Congresso *-*

Fomos orientados para nos acordar às 6h, estar às 6:45 tomando café e saindo por volta das 7:00, mas ao acordar, eu tive a certeza de que tinha posto o despertador errado. Estava muito escuro, mano. Parecia noite. Só Deus sabe a coragem que tive para tomar banho, mesmo de água quente, e vesti duas meias e duas blusas, e, maior coragem ainda, saí de saia. Acho que nesse dia a temperatura foi ums 18º, mas só senti um pouco de frio nas pernas no fim do dia.

Meu grupo, apesar de composto por três meninas razoavelmente demoradas no quesito de escolher roupa e se arrumar, foi o primeiro a estar no café-da-manhã todos os dias, o que rendeu elogios e credibilidade no dia em que nos atrasamos um pouco, haha.

O primeiro dia do Congresso tinha como atividades algumas oficinas em que fomos inscritos pelos professores, eu estava em duas, mas os horários coincidiam e acabei participando de apenas uma, mas muito boa, sobre o uso de filmes em sala de aula, como recurso de passar conhecimento e tal. Pouco antes da hora do almoço, começou a chover, e nós ficamos tipo presos no prédio em que estávamos, na Universidade. Deu um pouco de desespero, porque não parecia que ia parar de chover tão cedo, ninguém tinha levado guarda chuva, e estava todo mundo com fome né. Mas as pessoas do RS são muito fofas e prestativas, nos cederam uma sala grande, e o telefone de um restaurante que fazia entrega de almoço, bom e barato. Foi o que fizemos, e por volta das 13h30 estávamos almoçando e indo participar das últimas oficinas.


Hannah, Alessa e eu no primeiro dia do Congresso.

No fim da noite teve a abertura oficial do Congresso, e nós chegamos um pouco tarde no hotel, não me lembro direito. No dia seguinte era o aniversário de uma das meninas que estavam com a gente, e as pessoas combinaram de, à meia noite, entrar no quarto dela cantando parabéns e tal, mas eu estava tãão cansada que adormeci antes, mas soube no dia seguinte que isso tinha acontecido, mas os professores tinham acordado e dado um sermão em todo mundo e taal :x

O segundo dia, sexta dia 3, foi o mais frio pra mim. Tava fazendo uns 8, 10º, e eu usei três meias e uma calça, além de duas blusas e um blazer e um cachecol. É, tava beeem frio! Nesse dia tivemos a apresentação de algumas plenárias, que eram apresentações, em forma de slides, de projetos dos participantes do Congresso. Um professor meu apresentou sobre seu projeot de sala temática de física, assim como outra moça apresentou suas pesquisas sobre os livros didáticos de física e química, e assim por diante. Tivemos umas palestras (chatinhas :x) e em seguida, pausa para comer algo (Durante a qual estava passando a novela das 6 com aquele recurso de legenda da televisão, e a gente ficava dramatizando a cena, era bem engraçado, kkkkkk).

Às sete da noite, tivemos o momento mais crucial para nós, alunos, que foi a apresentação dos nossos trabalhos em banner. Atraíamos a atenção das pessoas, por sermos tão novos, em meio a um Congresso apenas para graduados, mas era tenso, porque todo mundo queria nossas informações, e não tinha nenhum professor por perto para orientar, mas foi muito bom, porque conseguimos nos virar muito bem, apresentamos nossos trabalhos e todo mundo elogiou bastante. Foi bem gratificante.

No sábado, dia 4, era o encerramento do Congresso. Estava bem frio nesse dia, amanheceu mais tarde que nos outros dias, e tinha uma névoa super densa, novamente vesti umas 3 blusas, rs. Tivemos algumas palestras de agradecimento, e por volta das nove e meia da manhã, estávamos liberados. Fomos, então, ao centro da cidade para compras e passeios, ficamos livres e não precisávamos andar em grupo, o que foi ótimo, já que eu e duas amigas andamos o centro inteiro procurando uma loja (Que não encontramos, mas tudo bem, porque conhecemos a cidade e tivemos que nos virar sozinhas para voltar ao local combinado, rs.). Eu comprei, finalmeeente, minha pantufa, ela é linda, rosa e de porquinhos, não tô com foto aqui, mas, se eu me lembrar, posto na próxima semana! *-*

Nessa tarde, fomos visitar as ruínas das Missões Jesuíticas, em São Miguel, cidadezinha próxima a Santo Ângelo, e foi muuuuito bom. Tipo, eu já tinha visto fotos do lugar, mas ver aquilo de perto, ao vivo, ter contato e noção de tudo que acontecera ali foi, nossa, sem palavras. Estava frio, e foi aí que eu fiquei sem voz (Fui no médico ontem e fui informada que é laringite, não to falando nada, mas enfim).

Durante o dia, a Dani me ligou, mas quando eu retornei um homem aleatório atendeu, e eu não consegui falar com ela :( Achei que não ia dar para vê-la, porque no dia seguinte sairíamos de madrugada, mas à noite ela me mandou uma mensagem dizendo que já estava vindo para Santo Ângelo *---------* Íamos sair do hotel para o festival de tortas Santo Ângelo e a cidade das tortas às sete e meia, mas algumas meninas se atrasaram e só saímos depois das oito. Cheguei no local e comecei a ligar pra Dani, mas ela não atendia!

Eu já tava toda tensa e ansiosa, ficava procurando ela, e daí alguém me cutuca no ombro. Quando virei, não reconheci de primeira, porque ela estava com o cabelo liso, rs, mas quando vi quem era, nem acreditei. Acho que fiquei uns 10 minutos abraçada com ela, owwwwn, foi tão feliz! Então tiramos fotos juntas, e fomos andar um pouco na praça, e depois comer, e ela me deu duas girafinhas de pelúcia *----* Foi bemmmm feliz.


Alessa, Dani *-*, eu e Hannah!

No domingo, saímos de Santo Ângelo às 5 da manhã, e chegamos em Porto Alegre meio dia e meia. Fomos ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS, e também foi beeeem legal lá! Tinha três andares, e ficamos lá até as quatro e meia, mas não deu pra ver tudo.

Depois estava todo mundo bem cansado já, fomos pro aeroporto e nosso voo saía às 19h, chegamos em São Paulo umas dez, e saímos de lá por volta de meia noite, já que nosso voo atrasou um pouco. Chegamos em Natal às 3 da manhã, e eu cheguei morta em casa. Não fui pra aula na segunda, dormi até as 15h.

A viagem foi muuuuuuuito boa, realmente, em todos os aspectos, graças a Deus. Recomendo muito, o Rio Grande do Sul vale à pena!

Beeeeijos e até próxima terça! :*

P.S. Meniiiinas, editando aqui a pedido da Bramqs! A Descapricho irá entrevistar a escritora norte-americana Rachel Cohn, autora de Princesa Pop e Pão-de-Mel. Quer participar? Pense em uma pergunta bem legal e mande-a para descaprichos@gmail.com, com assunto "Pergunta para Rachel". Boa sorte a todas!

7 comentários:

  1. Aiaiaiaiiaiaa que lindo, Naty! *OOOOOOO*
    Deve ter sido a maior emoção,nossaaaaaaa! deu uma vontade imensa de conhcer vocês agora

    E esse congresso deve ter sido ótimo!

    minha amiga foi pro Sul em janeiro, e ela disse que as pessoas são realmente muito educadas, e tipo, se ela botasse os pés pra atravessar a rua, o carro que estivesse vindo parava. Aqui em Recife, se fizer isso, é atropelado com certeza,rs.

    tá com laringite? melhoras

    beijos! ;*

    ResponderExcluir
  2. A segunda foto tá muito linda prima *--*
    beijos Rayane

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAAAAAAAAAI QUE DEEEEMAIS!
    Estão todas lindas em todas as fotos ;)
    Ainda bem que foi tudo bem por lá e que vocês se divertiram.
    Ótimo post! bjbj (L)

    ResponderExcluir
  4. NAAAAAAAAAAAAATU *-*
    "Acho que fiquei uns 10 minutos abraçada com ela, owwwwn, foi tão feliz!" Own, foi muito feliz, seu abraço é bom e *-* kk' Mesmo que seus amiguinhos ficaram com vergonha U__U'
    Tá, eu ainda não acredito que a gente se viu *OO* hihi

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. AAAAAHHHHHHHHHHH, LINDO*-* Se conheceram

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo percebeu que os comentários aqui foram (eu acho) do pessoal que te conhece. pra mim isso era um blog anti-capricho e não minha-vida-inteira. TCHAU

    ResponderExcluir