segunda-feira, 20 de setembro de 2010

V de Vestibular

Olá meus queridos <3 Hoje é um dia muito importante pra Descapricho: o aniversário da Bárbara :D Sabe, aquela que postava todo domingo, mas teve que parar e fez o primeiro post? Então, hoje ela tá fazendo 17 aninhos, parabéns Barbie *-* Agora ela pode aparatar e fazer feitiços fora de Hogwarts, invejinha ): -q

Bom, hoje vim postar exatamente sobre o motivo que fez a Bárbara deixar o blog, sendo substituída pela Thaisetty: vestibular. Vocês devem achar esse um tema muito chato e tal, extremamente dispensável, mas deixa eu te falar? Logo logo esse fantasma vai surgir pela sua cabeça, e, ou você estuda, ou vira hippie (ou presidente -snt).
Eu não concordo com o sistema do vestibular. Fui sempre bem na escola, passaria por currículo e tal, mas não. Tenho que me submeter a um único teste, que não leva em conta os fatores nervosismo e distração, que vai me dizer se eu sou capaz ou não de entrar na faculdade.
Mas ok, espera aí. Eu vou fazer Publicidade e Propaganda. Pra quê eu preciso saber química, física, biologia e tudo isso pra entrar na faculdade de Publicidade? Não entendo esse tipo de coisas. Nem o sistema de cotas. É claro que faz sentido, mas não corta problema nenhum pela raíz.
De qualquer maneira, não vou falar aqui sobre como o vestibular parece absurdamente ilógico para mim. Vou falar como sobreviver com esse fantasma te assombrando o dia todo, porque, francamente, não aguento mais ouvir as palavras "vestibular" e "passar". E agora, ele está cada vez mais próximo, com desespero radioativo que ele provoca, e todo o resto.
Não há nada para fazer que vá conseguir afastar esse fantasma de você. Porque você nunca vai ter estudado o suficiente. É sério, pode fazer todos os exercícios das suas apostilas, das apostilas de todos os cursinhos do Brasil e de todos os livros didáticos, mas nunca é mais do que o suficiente. Você nunca vai achar que sabe de tudo.
Porque não tem como saber. A verdade é que você tem que se preparar para acertar as respostas, e não para saber as coisas. Porque essa é a verdade: vestibular é uma prova de acertar, não de conhecimento. Mas a única maneira de saber totalmente isso é estudar, estudar e estudar. Eu sei que é chato. Mas se você não estudar, vai passar a vida toda no cursinho, TENDO que estudar.
Então estude por enquanto, e ano que vem você estará na faculdade já, podendo ler seus livros, passar o dia todo no twitter (na faculdade que pretendo entrar, o campus tem wi-fi, ou seja: twitter all the time *u*), escrever seu best seller, formar sua banda, etc etc etc. Só que hoje você tem que estudar.
Então estude hoje. Senão amanhã você vai ter que estudar a matéria de ontem e a de hoje, o que é uma droga. Não precisa se afundar nos livros como se não fosse permitido existir mais vida (a menos que você queira fazer medicina numa federal ou algo do tipo @_@), respeite seus limites biológicos também.
Pode ir no computador e tal, fazer suas coisas, para não estar cansado na hora de estudar. O problema é quando você começa a fazer um bilhão de aulas extras e coisas nada a ver, achando que tá ajudando alguma coisa no estudo. Gente, o importante é solidificar o conteúdo na sua cabeça. Nada melhor do que fazer exercícios para isso. Mas ler revistas extras de matérias mais teóricas, como história, geografia e biologia também ajuda para você lembrar do conteúdo.
E ah, outra coisa. Tem uma revista que é lançada semestralmente, a Atualidades Vestibular + Enem, da editora abril. Ela é, tipo, 20 reais, mas tem mais de 200 páginas e um monte de temas atuais que podem cair tanto na prova de geografia, como a de história, além de poder ser bem útil nas redações. E elas são bastante importantes, pelo menos nos vestibulares que vou prestar.


Ok, o post tá flopado. E por quê? Porque eu, como uma boa vestibulanda, tenho quilos de coisas pra estudar. E, se você não é vestibulando, agradeça por toda a sua felicidade. É sério, porque você nunca estudou tanto até chegar ao 3° ano.
Até segunda feira, descaprichantes *U* E esse post tá tão sério que nem parece eu ._.

PS: Só gostaria de deixar aqui a minha felicidade em saber que amanhã lança a season 2 de Glee *___________* Vou ver meu Kurt de novo, ai ai ai <3

9 comentários:

  1. OI JOUUU e

    Cara, vestibular nem me assusta mais. Brimks, eu sei que ´dificil, mas não é algo definitivo pro teu futuro, que nem o ensino médio. Tu pode tentar no ano seguinte, or mais que seja um saco, mas pode.
    Deve ser mó porre. Mas tu vai passar, ganhar dinheiro e construir sua carreira no que cê quer! Certeza.

    Não entendi a parada do wi fi na facul. Uma amiga minha entra pelo celular no twitter. hm*

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. escolhi postar como anônimo porque anônimo é uma palavra ótima NNNN UAUAHSUAHS é, eu to com medo do vestibular, eu já tinha medo, mas o tempo tá passando, logo menos sou eu lá na salinha de sofrimento ):

    ResponderExcluir
  3. parabénsss bárbara

    ai jujuba, eu tive uma breve ilusão de que você fosse falar de mim no começo do post e das minhas qualidades, mas nãão :(

    e vestibular deve ser um saco, ainda to no primeiro ano e já tem pressão pra quebrar a cabeça de revisão, e meu, uma coisa muito chata é ficarem sempre perguntando "o que você vai fazer?", tipo, eu não sei mesmo, posso resolver de repente que vou ser prostituta, e aí? eu já quiser geofísica... não vou escolher do nada

    bom post jujubaaa

    ResponderExcluir
  4. Primeiro, grande beijo a minha quase xará de niver, a Bárbara (amanhã, 21, é o meu). Somos xarás também de nome, pois também sou Bárbaro... ;~P

    Garotas queridas, que estão com o vestiba quase na bica, relaxem. Quem estudou direitinho durante o 1o, 2o, 3o, 4o, 5a, 6a, 7a, 8a, 1o, 2o, o 3o ano é só um complemento. As coisas acontecem ao natural. Vão por mim, vai ser moleza. Claro, não relaxem, apenas continuem. E quando parecer insuportável estudar, saiam pra passear, sem nenhum peso na consciência. Vocês já fizeram o que era necessário, agora é só correr por abraço (termo que veio do futebol, e que corresponde aos abraços recebidos após um gol).

    E quando alcançarem êxito (tradução para português coloquial: passarem na bagaça desse vestiba) vê se lembram dos pais, avós, irmãos, que tanto contribuíram, torceram, ajudaram, nesses anos todos de levar pra escola, buscar, ajudar na lição, comprar caderno, livro. Afinal, voltando ao querido futebol, o gol foi seu, mas... antes alguém driblou, e outro alguém cruzou pra área, pra você fazer este golaço....

    Beijos e me siga (no Twitter)....

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Bárbara. Só não vai dar um de Fred&Jorge e :X EIERUEIRUEIURIERU
    Ai só sei que eu li muuuuuitos ESTUDAR ai.
    Misericórdia! Só de pensar já fico desesperada.
    E o pior, é que eu ainda não sei o que eu quero prestar.
    Aaai meu Deus!
    Hm, ótima dica da revista, eu nem a conhecia.
    E ótimo post Jujuba (:

    ResponderExcluir
  6. MIMIMI, vou prestar Medicina na Federal ano que vem :(

    ResponderExcluir
  7. Bom, sobre o post, gostei do tema, é um bom assunto, queria apenas mostrar algumas coisas que me chamaram bastante atenção (sem ofender ninguém, como nosso outro amigo anônimo aqui :x):
    Você disse 'Então estude por enquanto, e ano que vem você estará na faculdade já, podendo ler seus livros, passar o dia todo no twitter (na faculdade que pretendo entrar, o campus tem wi-fi, ou seja: twitter all the time *u*), escrever seu best seller, formar sua banda, etc etc etc. Só que hoje você tem que estudar. " bom, acho que hoje e sempre você terá que estudar. Já estou na faculdade e posso te garantir que não é assim. Claro, no vestibular é uma grande pressão, mas é uma pressão que depois, claro você não vai precisar de passar por isso de novo, mas vai continuar estudando.
    Outra coisa: "A verdade é que você tem que se preparar para acertar as respostas, e não para saber as coisas. " Bom, para acertar as respostar, você precisa saber. Porque lá na hora, a pergunta vai estar escrita de outro modo, e você precisa saber o que aquilo significa, e >saber< responder. E depois, você até disse "Gente, o importante é solidificar o conteúdo na sua cabeça." E isso é aprender ;)
    Bom, é isso. Relembrando que eu NÃO quero XINGAR nem OFENDER NINGUÉM aqui, OK? É apenas uma sugestão, pois eu sou leitora do blog e acho que devo alertar também, não é mesmo?
    Mas, em geral, parabéns, o post está muito bom! Ah, e Bárbara, parabéns ~atrasado~ hehe'. Tudo de bom para você :)

    ResponderExcluir
  8. difudifudifuidufifu
    somos xarás pq eu tbm sou bárbaro idufidufiduf

    ResponderExcluir