sábado, 18 de setembro de 2010

Sobre quando você não é como eles querem.

Olá, gente que cedo madruga! Como vão? o/
Estou escrevendo esse post no Word porque minha internet não quer ligar ou terceiros estão impedindo-a de funcionar. rs

   Vim falar sobre família. Ou sobre tópicos nos problemas familiares. Ou sei lá.
   Na verdade, a idéia era fazer um post sobre não corresponder às expectativas que seus pais ou responsáveis têm sobre você, e vai ser mais ou menos isso.
   Sabe quando seu pai manda você arrumar o quarto? Ele só quer seu bem, eu to sabendo. Quando ele manda você estudar, e desligar o computador na hora certa, e acordar na hora certa, e estar sempre dentro do padrão do que ele chama de “filho aceitável”.
   Só que o negócio é que nem sempre você pode estar dentro disso. Você pode até arrumar seu quarto, mas às vezes simplesmente não dá pra acordar na hora certa. Ou você desliga sim o computador quando sua mãe quer, porém, por motivos que lhe cabem, não deu pra estudar tanto quanto devia ou queria.
   Daí seus pais ficam putos, dizem que você não faz nada e, na ilusão de que estão sendo educadores exemplares, desligam tudo que pode te trazer diversão.
   Coisa de criança, né? Mas tenho certeza de que você ou o resto das pessoas que estão lendo se identificou.



   Essas situações aí descritas acontecem quando você não corresponde às expectativas dos seus pais. Vou tentar explicar um pouco o lado deles antes, por mais que vá parecer um tanto pessoal.
   Sua mãe esperou 9 meses pra te ter e tudo mais. Seu pai tava lá rezando pra nascer com saúde. E, vamos ser sinceros, qual pai não gosta de mostrar, mesmo que um  pouquinho, o filho pros amigos/parentes?
- Sabe, Jucineia, a Blanquinha aqui escreve muito bem... Lê livrinhos em inglês... Heh, que orgulho!
   É nesse nível.
   Eles têm que ter o que mostrar.  Eles têm o desejo de ter um filho bonitinho, que só tira notas altas. Que se vista bem. Que seja sempre educado.
   Mas daí tu nasceu, rapá. Pequeno monstro, na visão deles. Ou nem tanto, só um filho com características completamente opostas ao que eles almejavam.

   O que acontece muito é seus pais te dizerem:
- Tu só ouve o que quer, né? Eu te disse que tu num tinha esse maldito computador aos sábados, porque ainda não tomou vergonha na cara pra estudar!
   E eles têm a audácia de ficarem tristes porque você não anda estudando. Quando você se mata de estudar 6 dias por semana, vale ressaltar. Ou quando estuda direitinho e não deixa de fazer nenhum dever de casa. Tanto faz.
   Eu sei que eles têm problemas de conta de água, luz e telefone. Mas qual a dificuldade em olhar um tanto, só um tantinho pra quem eles fizeram? Hein? Alguém me explica, por favor.
   Ora bolas, você tem que conviver com eles todo santo dia, agüentar as características diferentes e eles só de mandam mudar. É uma das coisas mais chatas na vida, e pode parecer adolescentisse dizendo, mas tem muito machão na terapia por isso.

 Então isso tudo é só um pedido, galera: está incomodado com algum ato dos seus pais na sua educação? Cê pode reclamar, claro, mas com jeitinho. O importante mesmo é descruzar os braços e, quando for a sua vez de ter filhos, mude isso. Tente ser o oposto da característica chatinha dos seus pais.

Sempre obrigada por lerem tudo. Sei que sou meio insuportável, às vezes.

Ah, e PS.:  Vocês já sabem que a DesCH vai entrevistar a Rachel Cohn, que escreveu Princesa Pop, Siri e Bolinhos, não sabem? Então mandem uma pergunta pra ela, pó! Escrevam para descapricho@gmail.com com um assunto referente a isso.
PS2: O blog Garota It tá fazendo uma promoção muito legal! Você pode ganhar o livro Perfeitos, do Scott Westerfeld. Vai lá!

Beijos e até semana que vem! <3

Bramks.

11 comentários:

  1. Mas daí tu nasceu, rapá. Pequeno monstro,
    WIEOIEOIOIEROEIORIEORIEOIROEIROIEO RI MUUITO ALTO QUANDO LI ISSO :X
    -
    Enfim, sabe que eu nunca tive problemas com meus pais? Eu ouço minha amigas reclamar e eu simplesmente não tenho nada á reclamar.
    Ok, as vezes eles pegam no pé mesmo, mais é pro meu próprio bem, então...
    E não é uma coisa chata, minha mãe não fica me obrigando a estudar o dia todo, mas é claro, mostra o quanto isso é importante e faça que eu queira estudar;
    Meu pai é mais criança que meu irmão de 8 anos.
    Ele vive entrando no meu quarto pra tirar as coisas do lugar, joga bombinha quando eu to pensativa só pra me assustar e afins.
    Eles são exatamente o que eu quero ser um dia.
    Eles têm defietos? PQP UM MOOOONTE. Mais quem é que não tem?
    Acho que ser amigo dos pais é muito melhor do que viver em pé de guerra!
    ótimo post querida (:
    bjbj (L)

    ResponderExcluir
  2. Blanca, faz um post sobre a Rachel Cohn, pras garotas conhecerem melhor e se interessarem! :D

    ResponderExcluir
  3. minha mãe sempre culpa o computador por tudo, se eu me saio mal em alguma matéria é o pc, se eu não lavo a louça é o pc, se eu esqueço de algo é o computador -q

    ResponderExcluir
  4. Pais odeiam computadores, de fato. :x

    Não importa que você tenha feito tudo o que devia, se você quer passar o dia no computador, é um problema.

    -

    Eu desconheço os livros da Rachel. Procurei no Google resenhas sobre Princesa Pop, e o livro me pareceu uma web novela. :/

    ResponderExcluir
  5. Mas é assim, Nath. HAUSAHUSHSAUSH xD
    Tu tem mó sorte Ç_Ç Beijos pros seus pais, né. Merecem. \o

    Tá anotado, Barbie. *pensa*

    Verdade, Franci -Q Posso passar o dia estudando, mas se eu pegar o PC das 9 às 10, cabou meu dia. lol *oda

    Verenna, Princesa Pop não é muito profissa, mas Pão de Mel, Siri e tal são *bem* melhores.

    ResponderExcluir
  6. ah, e os pais não devem ter filhos com a intenção de que eles caibam nos seus sonhos (como mais ou menos diria renato russo)

    ResponderExcluir
  7. Garootas eu GAMEI no blog. Conquistaram uma nova e fanática leitora, ksoapskask ... tiipo, minhas amigas VIVEM se matando pela Capricho, cansei dos velhos clichês, [nem vou comentar muito minha opinião para não ficar chato, já que praticamente todo mundo aqui pensa como eu...] adorei a ideia. Desejo muito sucesso para o blog, e, acho que vou ter que tirar um dia para ler os posts desde o início. poaksskoaps. ú_ú

    Beeijos. õ/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gabriela. Que bom que gostou da DesCH *-* Ficamos muito, muito felizes com isso!
    É ISSO AEEEE UHUL METE BRONCA e
    Mostra o blog pras suas amigas. Quem sabe elas não gostam também? :3

    Poxa, obrigada!
    E quanto a ler os posts desde o início, boa sorte! Mas são todos ótimos, vai passar rápido e #puxasacofeelinugs

    Beijoos! Volte seuumpre. o/

    ResponderExcluir
  9. Minha mãe acha que eu perdi o ano, porque ELA não teve empenho suficiente para ME tirar do computador. Ai, ai...

    E também desconheço os livros de Rachel... acho que li o comecinho de Pão de Mel em uma livraria... é um livro que tem uma garota que fez um aborto um ano antes e coisas do gênero?

    ResponderExcluir
  10. "E eles têm a audácia de ficarem tristes porque você não anda estudando. Quando você se mata de estudar 6 dias por semana, vale ressaltar. Ou quando estuda direitinho e não deixa de fazer nenhum dever de casa. Tanto faz."

    SUPER VERDADE. Eu tô me matando de estudar pra uma droga de uma prova que eu nem queria fazer (porque o curso que eu quero não tem na UPE), chego a passar quase oito horas por dia estudando em semana de provas no colégio, e adivinha o que meu pai diz? 'Você tá vadiando muito, vá estudar agora! É por isso que tá se dando mal em português e matemática'. É mole uma coisa dessas?

    --

    Bramks, minha amiga ama os livros da Rachel...vou falar pra ela dessa entrevista, ver se ela quer mandar perguntas...

    beijosbeijos!

    ps: aqui é a Thais, to testando o livejournal.

    ResponderExcluir
  11. Oi Blan.... Só queria fazer um comentário, a respeito de um trecho do teu post, de que "você pode, com seus filhos, consertar o que seus pais erraram com você". Isso realmente é verdade. Só que, assim, enquanto a gente se preocupa em não cometer este erro em específico, deixamos passar outros. E aí, bang.... nossos filhos terão estes erros para tentar consertar com os filhos deles. Conclusão: Não tem como ser pais perfeitos. Agora, tem algumas coisas que ajudam, e lembro-me de ter desfiado o rosário, semanas atrás: amor, respeito, sensibilidade, saber ouvir... essas coisas não garantem uma educação perfeita (pra que, se nós também não o somos), mas certamente garante filhos equilibrados e amorosos. Ah, parabéns pela lucidez da abordagem. Será uma ótima mãe, tenha certeza.

    ResponderExcluir