domingo, 27 de junho de 2010

Borderline

OIE!

Como é domingo, o seu dia começou acordando ao meio-dia, com a sua mãe te chamando porque já "está tarde". Então você vai tomar banho, almoça, entra no orkut, msn, assiste séries, estuda...
Mas você decide ligar a TV. E no jornal da tarde (que você nunca assiste) aparece uma notícia do tipo “Marido mantém mulher presa em casa durante um ano”.

Isso é violência doméstica. Tão silenciosa, mas que acontece todo dia por aí.

Mas o que exatamente é isso? Porque na TV ou jornais aparecem casos isolados, e dificilmente uma coisa é ligada a outra. Bom, queridas pimpolhas, violência domestica é todo ato de violência que ocorre no âmbito familiar. Abuso sexual, agressão física ou psicológica, envolvendo homens, mulheres, crianças ou os mais velhos da casa.
Um dos casos mais ocorrentes é o de violência contra mulher, como você pode ver na notícia citada acima. E bem, não é difícil imaginar o porquê disso, mesmo que não seja sempre visível. Vivemos em uma sociedade predominantemente machista. Ponto. Só isso é capaz de fazer com que vários homens tenham a impressão de que eles mandam em suas esposas ou filhas. Só isso faz com que muitos deles sejam capazes de julgar certo um homem bater em uma mulher “pra dar um jeito nela”, quando quem deveria levar um jeito mesmo é ele.


E quando a gente pensa que o pensamento da sociedade está mudando, vem um Chris Brown da vida, ou um jogador qualquer. Pois é, infelizmente, ainda há gente que pensa que “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”.

Se você pensa que o movimento feminista não tem propósito hoje, dê uma olhada diariamente no jornal. Vá até uma ONG que cuida de violência contra a mulher pra pedir informações. Ou veja o quanto ainda há diferença de salários entre homens e mulheres que exercem a mesma função em uma empresa. Mas vou parar por aqui, porque estou fugindo do tema. :P

A Lei Maria da Penha



Em 2006 foi dado um passo muito importante a favor da causa da violência doméstica contra a mulher no Brasil. A Lei Maria da Penha foi sancionada com o propósito de regulamentar os casos ocorridos, punir os agressores, e de prestar maior assistência às vítimas. Agora as mulheres podem ter mais segurança e proteção ao denunciar seus agressores.

A Lei recebeu o nome de Maria da Penha em homenagem à mulher que lutou durante mais de 20 anos por justiça pelas agressões que sofreu de seu marido. Tudo começou quando em 1983, recebeu um tiro dele que a deixou paraplégica. No mesmo ano ainda sofreu mais agressões ao ficar presa em casa. O cara inclusive tentou eletrocutá-la! Após isso tudo, Maria da Penha começou a lutar por justiça, e demorou até que seu agressor fosse condenado à prisão. O caso chamou atenção internacional ao ser levado a uma série de órgãos responsáveis pelos direitos da mulher, e enfim foi criado o projeto de lei, que entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006.

Para se ter uma idéia de como a coisa mudou, antigamente os crimes de violência doméstica eram tratados por um juizado de crimes de menor potencial ofensivo. Nem sequer existia uma lei sobre isso. Hoje os tipos de agressão são classificados e juizados específicos foram criados para tratar do assunto.

O Medo da Denúncia

Infelizmente, o motivo por que ainda há tantos casos velados de violência doméstica contra a mulher acontecendo é o fato da mulher se sentir coibida a agir. Coisas como o homem ser o responsável pelo seu sustento, vergonha, ou até mesmo culpa fazem com que muitas mulheres se calem diante de uma situação de agressão. Gente, que absurdo! Caso isso algum
dia venha a acontecer com vocês, e eu realmente espero que não, DENUNCIEM!

A maioria espera até que algo muito ruim aconteça pra tomar uma atitude, mas nunca deixe com que a coisa chegue a esse ponto. Se o seu namorado ou pai, ou padrasto, ou o namorado da sua amiga, whatever, começar a ter atitudes do tipo não hesite em procurar ajuda.

NINGUÉM tem o direito de te agredir ou de te ameaçar, de fazer com que você se sinta mal.

Se você se sentir agredida (de qualquer modo, físico, psicológico moral, sexual) ligue para a Central de Atendimento à Mulher (180). Eles atendem em qualquer lugar do Brasil, a qualquer hora.

Você também pode (e deve) procurar uma delegacia, de preferência especializada no atendimento a mulher, e registrar ocorrência. Lá eles encaminham exames e serviços sociais para prestar assistência médica e psicológica a você e a sua família se preciso.


Para mais informações:
Portal de violência contra a mulher
Projeto AME
Instituto Patrícia Galvão


É pra ficar inconformada mesmo...

Adoro esse tema e acho que ainda tem MUITO a ser melhorado quando se fala em direitos das mulheres, em outros países, inclusive.

Todos os dias em todo o mundo mulheres e garotas da nossa idade sofrem tendo seus clitóris arrancados (mutilação genital feminina), estupradas em suas próprias casas ou caladas sem o direito de se impor na sociedade.

Espero que tenham gostado. :]
Beijos!

10 comentários:

  1. Parabéns, Bárbara!

    Tem que dar um fim pra essa droga... que coisa, Eloá, aquela garota que foi mantida presa pelo pai durante anos na Áustria, a garota que foi mantida presa tb pelo pai aqui no Brasil, as várias mulheres que morreram... céus, tudo isso tem que acabar.

    E só podemos acabar se acabarmos com o conceito de que a mulher tem que atender ao padrão (tem gente que acha que prostitutas devem apanhar!) e que o marido/namorado estão sempre certo. Homens que começam a dizer 'eu NÃO DEIXO vc sair' já é um perigo...

    E também achamos que violência é só a física. Mas a violência psicológica é muito comum: mulheres que dependem dos maridos porque estão psicologicamente frágeis, porque acreditam que estarão na pior se ficarem sem marido. Isso é horrível!

    ResponderExcluir
  2. mas ás vezes a mulher pode apenas não denunciar porque ama o homem. não ama o que ele faz, mas ainda consegue ver algo bom nele.
    e sei lá, ela se sentiria culpada, talvez, em denunciá-lo. se sentiria... traindo. é, eu sei que não é certo, mas deve ser muito comum.

    mas adorei o post, bárbara *-*

    ResponderExcluir
  3. Caramba, a mulher amar o homem MESMO depois de tantas agressões? ._. Não sei...

    Ótimo post, Barbie. Bem escrito e argumentado. E eu não sabia desse tiro na Maria da Penha, hm. è, texto informativo.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. joubs, esse é o maior erro das mulheres. Pensarem que podem salvar o homem e que ele vai melhorar.

    Não, não vai.

    As agressões acontecem em um ciclo, pelo que eu pesquisei. Primeiro começam as agressões morais, as proibições, as brigas. Depois vem a coisa física mesmo. E depois vem a fase do "arrependimento", quando o homem fica todo mansinho e carinhoso. Mas o ciclo começa a andar cada vez mais depressa e nunca pára se uma atitude não for tomada.

    Sei lá, talvez até role um arrependimento verdadeiro do homem, mas eles devem sim ser punidos, sem essa de infinitas chances.

    ResponderExcluir
  5. Tam bém ouvi falar nisso de que o homem vem agradar a mulher depois de agradar, tipo, compra flores, presentes etc. Muitas mulheres acham que a culpa é delas até.

    Mas não acho legal ter um lei diferente pra agressão à mulher. Agressão é agressão. Pode ser uma briga de bar ou entre um casal: é agressão.

    ResponderExcluir
  6. Hell, na verdade essa lei é necessária. Veja as diferenças nesse link, é bem explicativo: http://www.mariadapenha.org.br/a-lei/o-que-muda-com-a-lei

    Uma das mudanças que considero importantíssima é que a mulher não pode denunciar e retirar. Ela tem que ir na Justiça pra conseguir retirar a queixa. O que faz com que a violência receba uma atenção maior.

    O agressor não pode mais pagar com cestas básicas, por exemplo. Além disso a intimação não é entregue mais pela mulher (acreditem! Antes quem entregava a intimação pra ir na justiça ao agressor era a própria esposa!). Além disso a lei OBRIGA o agressor a frequentar centros de reabilitação e que ele se distancie da agredida SEMPRE (o que antes não existia).

    Não dá pra comparar violência doméstica com briga de bar.

    ResponderExcluir
  7. Aliás a única coisa que mudaria com a lei é ignorar o gênero. Apesar de, sim, a mulher ser a mais atingida, há também homens que sofrem com a violência e eles penam mto pra conseguirem ter a Lei Maria da Penha...

    Então seria mais justo essa lei abranger todos os casais, independente do gênero e orientação sexual.

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoas!Bah parabéns pelo post!(primeira vez comentando xD)
    Primeiramente,acredito que esse negócio de falar e informar legal,mas a questão é muito mais complicada na parte de denunciar...imagina você com o cara que você acha que é o amor da sua vida,começa a ter ciúmes,você vai achar normal,depois os ataques psicológicos...você dificilmente vai aceitar que seu amor tem problemas e por isso vai aceitar denunciar,mesmo que seus amigos falem pra fazer isso antes que piore,mas é muuito difícil aceitar e denunciar..principalmente com o medo de o cara fazer alguma coisa,já que não é apenas denunciar que algo vai melhorar...demora muito para algo ser feito e até lá ele pode fazer alguma coisa...
    Anda a muita coisa a melhorar e é isso que devemos fazer como mulheres e homens que sofrem essas agressões..devemos lutar por nosso direito e melhorar essa situação!
    Essa notícia da mutilação genital feminina é algo bem delicado de comentar já que é meio que uma cultura na África e na Ásia que acreditam em umas besteiras aí que eu nem quero mencionar que é muito idiota,mas é muito difícil mudar a cabeça dessas pessoas já que é de gerações sendo que só a poucos anos isso virou realmente matéria e de preocupação mundial...para isso mudar vai demorar muito já que é para mudar a cultura de um povo.
    Isso é o que mais me irrita não poder fazer nada para mudar isso,nem uma solução...


    ...Acho que está explicado bah porque eu não gosto de comentar.Escrevo demais xD e não sou boa na escrita como você x.x
    Bem estou ansiosa para novas notícias! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Como você disse,tem essa coisa da mulher depender financeiramente do elemento,e temer por sua estabilidade financeira e tambem pela estabilidade da família,por muitas vezes ter filhos e tal.Tem uma série de fatores que inibem a deníncia

    ResponderExcluir
  10. Eu fico espantada com aquelas mulheres que se deixam serem agredias pelos companheiros, por 'amá-lo' e achar que ele pode mudar. Deus, estamos em pleno século XXI! Nenhuma mulher precisa servir de saco de pancadas, agora tempos leis que nos defendem!

    Eu simplesmente ABOMINO homens que se acham no direito de bater numa mulher - homens que batem em mulheres, que estupram ou praticam qualquer ato de violência. Não só mulheres, mas crianças também.

    Acho que estupradores mereciam pena de morte, é.

    Eu adorei o post,Barbie. Ótimo tema, ideia genial.

    Beijos! :*

    ResponderExcluir