quinta-feira, 3 de junho de 2010

Guia de estudo


Olá descaprichetes lindas e absolutas*-*
Hoje, nesse feriado de Corpus Christi você vai poder curtir minha companhia! Aeeeee-Not.

Semana passada, nós da Desh recebemos algumas sugestões de uma de nossas leitoras a Umrae, sugerindo que fizéssemos uma espécie de guia de estudo. Então eu resolvi fazer
um tutorial com esse assunto, enfatizando o estudo pessoal, tipo os principais problemas que as pessoas encontram na hora de estudar sozinhas, o método de estudo, dentre outras coisitas. Esse post é pra você que aí no fim da segunda unidade, não sabendo o que fazer pra melhorar seu rendimento,ou sabendo mas sem coragem -q

Estudar sozinha?

Não, eu não estou dizendo que você tem que ser autodidata, mas o estudo pessoal após a escola é necessário para que você possa assimilar os conteúdos dados na escola, fazer os exercícios, trabalhos, etc. E especialistas costumam recomendar no mínimo duas horas de estudo extra-classe.
Então minhas lindas descaprichetes, dedicar um tempo de estudo após a aula é algo que otimiza e muito seu rendimento escolar.

Para se estudar sozinha, é preciso criar certa disciplina de estudo, com horário estipulado, um em que você possa estar com melhores condições de aprender, tipo à noite, à tarde, pela manhã (não, não estou dizendo que voa deve marcar uma hora de estudo e que deve segui-la custe o que custar, flexibilidade é tudo). Você pode usar aquele método que a pedagoga do seu colégio recomenda de fazer um cronograma escrito de estudo,ou apenas mentalizar um horário estipulado por você mesma.Isso serve também pra você não esquecer de fazer exercícios ou trabalhos recomendados por alguma disciplina


Agora os maiores vilões de sua tarde de estudo:


ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ



Ele mesmo, esse cretino que chega sorrateiramente após o almoço deixando você apagada a tarde inteira, que impede que você faça seu dever de casa ou que vá à casa de sua miguxa. Ok,uma das coisas mais legais do mundo é após se deliciar com o almoço preparado por sua mamys(ou não),se esbaldar em sua cama,só o sono e você,você e o sono(que por sinal faz bem ao coração,ajuda o raciocínio,relaxa,descansa e só falta curar o câncer).Mas em excesso,tipo a tarde inteira,só nos deixa com a sensação de que o dia foi embora e não fizemos nada de proveitoso.A solução pra seu complexo de Bela Adormecida é simples,e por mas que pareça horrível é necessário:use o despertador.Eu sei que já basta(pra quem estuda de manhã),ele tocar uma vez por dia,ao som de ringhtone no que parece ser o melhor do sono,mas pra quem não tem muito controle sobre o sono diurno(como a guria que está nesse exato momento escrevendo essa isso),é preciso(a não ser que você compre um galo e aposente seu despertador pela manhã G-G) .

PC


De igual ou maior periculosidade que o senhor sono. Ele simplesmente rouba seu tempo(e dinheiro),com toda a distração que lhe oferece,fazendo com que você deixe seus afazeres de lado.Pode ser combatido deixando o seu uso para após o seu momento de estudo.Ta,eu honestamente não sei como combate-lo,quem tiver idéia ligue para 55**-****-parei-.
Daqui a pouco veremos como transformar o vilão em mocinho.
Agora superado (ou não) seus problemas de narcolepsia e distração pelo senhor PC, vamos à próxima dica:

Métodos de estudo




O mais importante aqui é você identificar qual é o modo que você costuma aprender os conteúdos apresentados em sala: tem pessoas que aprendem ouvindo o professor, outras que aprendem escrevendo os conteúdos, outras que aprende lendo-os, e a grande maioria que aprende fazendo tudo isso e mais um pouco (oie: D). Isso serve pra você que é uma aluna dedicada,e as vezes se sai mal mesmo tendo estudado:avalie seu método de estudo,tipo se você ta investindo no modo em que você aprende,ou só faz o convencional.Tendo identificado seu modo de aprender,não tenha preguiça de investir nele:tipo o modo mais cômodo é aprender só prestando atenção na aula,mas se você não costuma aprender desse modo,não tenha preguiça de ler,escrever conceitos,fazer exercícios,correr atrás mesmo sabe?


Fórmulas

Você pode até fazer delas siglas toscas como 'pervertida velha não regeita tarado' (PV=Nrt), e grava-las, mas aprender mesmo... not.A dica é:geralmente,principalmente em física,as fórmulas vem de uma espécie de equação geral,e as demais fórmulas,são apenas uma variação desta,onde grandezas foram se perdendo e tal.Então é bom se atentar a isso,o que vai facilitar principalmente na interpretação de problemas.

Exercícios


São essenciais principalmente em exatas. Ninguém aprende nenhuma matéria de exatas se não fizer exercícios,se não praticar o que foi visto em teoria.O legal é não se limitar apenas as listas que seu professor dá( a não ser que ele dê muuitas),e sempre procurar exercícios em livros,em sites,etc.

Técnicas de estudo aleatórias

Caderno
-Você pode separar um caderno para anotações livres, a escrita simultânea aumenta seu poder de assimilar o que está sendo visto. Há um método de anotações,chamado ‘método Corcel’,que consiste em dividir seu caderno em três espaços,um onde há os principais tópicos do conteúdo a ser dado;outro onde tem as explicações;e por fim um que tem informações triviais como data,tema principal,professor,etc.:


Mapas Mentais
Umrae também sugeriu que falássemos desse método.Ele se constitui em fazer um esquema mental,com palavras chaves.Esse vídeo explica melhor:



Material didático


Nem sempre aquele livro indicado pela sua escola expõe os conteúdos de modo que se adeque a forma que você aprende. Isso porque cada autor tem um modo expor os conteúdos,por exemplo dois autores de livros de Física de ensino médio conceituadíssimos por alunos e professores:Calçada e Kazuito ;Calçada costuma aprofundar bastante os conteúdos,fazendo várias viajens que não prendem a atenção de um aluno que não gosta de física,mas deixa um que gosta extasiado;Já Kazuito costuma ser mais sucinto,o que faz o efeito inverso de Calçada,e ambos são muito bons dão uma infinidade de exercícios resolvidos,ou pra serem resolvidos,explicam bem,mas o fazem de modo diferente.
Se você não se adaptou ao método didático de um autor, você pode procurar outros na biblioteca de sua escola e tal. E tem também o modo em que um autor expões um determinado assunto,tipo ele pode explicar bem vários assuntos,mas aquele em especial não,então você pode procurar um outro que explique melhor.

Vilão vira mocinho: O PC a seu favor


Bem, a internet não é o cão chupando manga como parece que disse anteriormente @-@. Ela é um grande auxílio,e que pode te socorrer no momento de desespero.Não,não só naquele em que você não sabe o que significa uma palavra e corre para o Google.Mas para fazer trabalhos escritos,em slide,vídeos e tal.

Para pesquisa de trabalhos escritos temos nossa velha e doce Wikipédia, Uol Escola.E lógico que você pode procurar em um site específico sobre uma determinada matéria(alguns são interativos,você pode participar com dúvidas,ou mesmo com explicações)como:

Física

-‘Adoro Física´ http://www.adorofisica.com.br/
-Física Net: http://www.fisica.net/

Química

-Livraria prof°Rosset (não se assuste com a auto promoção dele na 1° pág):http://www.rossetti.eti.br/
- Centro de Divulgação Cultural e Científica do Instituto de Física de São Carlos(CDC): http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/

Matemática:

-Só Matemática: http://www.somatematica.com.br/
- O IMática: http://www.matematica.br/
Tem também as comunidades do orkut,como a ‘Eu amo matemática’,que tem fóruns para dúvidas,ajudas com questões e etc.

Apresentações

Para a criação de slides de apresentação tem o Power Point e o Google Doc (que é sempre bom ta salvando coisas lá pra se seu pen drive buggar você pode ter acesso a seus documentos em qualquer computador).Lembre-se de não escrever muito nos slides(deixa a apresentação cansativa).
Sobre o Power Point, um tutorial básicas pra quem não domina inteiramente:
-Inserir música: Clique com o botão direito do mouse na tela em branco, e vá em transição de slides, em seguida vá na caixa ao lado onde tem ‘sem som’ e altere pra ‘outro som’, onde aparecerá uma guia direto pra seus documentos. Se a música durar menos que apresentação aparecerá a opção ‘repetir até o fim’.
-Para se inserir imagens de plano de fundo no Power Point:Abra uma tela em branco e clique nela com o botão direito do mouse e clique em plano de fundo,em seguida em ‘efeitos de preenchimento’.Aí abrirá uma janela com quatro guias,escolha imagem,e dai você já sabe o que fazer.


Por hoje é só garotas, espero ter ajudado.E se você está com dificuldade em alguma matéria, lembre-se que ainda está no meio do ano,tem como você recuperar as suas notas e deixar seu boletim azul,azul,lindo como a cor do mar (parei-q). Não desanimem ok? É clichê e tal,mas a persistência é o caminho do êxito,todo mundo é inteligente e capaz de aprender,o que quer que seja.
Bjos no cerebelo.

8 comentários:

  1. Dorei*-*Tipo,eu costumo dormir quase a tarde inteira depois do almoço e fico com aquela sensação"OMG,deixei de fazer um milhão de coisas''

    ResponderExcluir
  2. haushshushuhsuhsuhsuh,no meu cursinho,sempre 'aprendemos' fómulas fazendo siglas,tipo 'viado voador ataca tarado com dois em cima dois embaixo' paragravar as fórmulas.

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço um bando desse tipo de fórmula,pra esse que você falou tem do V=Vo+at tem tipo: vermes voadores atacam a Terra;vampiro voador ataca.É divertido fazer siglas,tipo Fat=Nm
    faith no more.HASHUAHSUHUSHAUHSUHSUHAUSH

    ResponderExcluir
  4. Eu tb,mas aquelas mais absurdas são as mais divertidas de gravar:S=So+Vot+at²/2
    safada sofia voce é tarada, vai até com dois emcima e dois embaixo -q
    É mutho divertido.

    ResponderExcluir
  5. vivi igual a vovó mais dois anões na pirâmede sexual e_e

    v = vo + a. Δs

    LÕL

    eu adorei seu post, Franci *-* e pretendo fazer um mapa mental com todas as funções de química orgânica hoje :B

    ResponderExcluir
  6. adorei! ás vezes eu durmo pra caramba de tarde, aí depois fico querendo me estrangular por não ter estudado.

    eu sei um monte de musiquinhas pra decorar fórmulas, ou então palavras. Tipo a fórmula de física S=So + Vo.T eu falo 'sovetão'

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post!
    Tudo o que precisava, eu tô quase terminado a segunda unidade e já estou pensando na hipótese de perder de ano.( muuuuuito medo :O)
    Tô correndo atrás e tal, mais não tá adiando.
    HELP!
    :**

    ResponderExcluir