quinta-feira, 10 de junho de 2010

Nessa copa vai dá Brasil!

Olá descaprichetes *-*

Como você já deve saber, a não ser que você não tenha TV aberta, interet, rádio, pai ou viva em uma dimensão paralela, hoje se inicia a Copa do Mundo. É nessa época em que a paixão nacional está em alta e não há cidade que não tenha ruas decoradas,pintadas com verde e amarelo,com desenhos de bandeiras e bandeiras,ou comércio que não tenha blusas unoficial com verde e amarelo e gente louca pra comprar.Parece que só em época de copa lembramos que somos brasileiros,e que há um hino a ser cantado e uma bandeira a ser exibida. Não estou dizendo que ser brasileiro é apenas ter uma coleção de coisas verde amarelo, mas sim que aparentemente só lembramos que somos brasileiros de quatro em quatro anos (e isso nem se estende a eleições,já que tantos brasileiros odeiam votar,e só o fazem devido a as obrigatoriedade) , e que falta o patriotismo.

Bem, você pode achar que patriotismo é algo desnecessário, mas não; o amor à pátria é uma extensão do amor que se tem pelo seu lar, tipo uma nação (porque no Brasil, apesar de toda a diversidade, é uma nação) é onde as pessoas vem de uma mesma linhagem histórica, que fala o mesmo idioma, tem hábitos alimentares semelhantes. E acreditar nela faz com que possamos lutar por melhorias, muitas vezes pelo bem comum, quando estas são necessárias.




No Brasil, praticamente não há sentimento nacional, não acreditamos em nossa política, nem que esse quadro de corrupção vai mudar, nem no poder e influência que nosso voto e ações políticas (ou não) têm. O que é injusto já que tantas pessoas ao longo de nossa história lutaram bravamente para termos direito a escolher nossos representantes. Contentamos-nos com pouco; com uma educação mais ou menos, com uma economia mais ou menos, com um sistema de saúde mais ou menos (mais pra menos do que pra mais). O que eu sinto é que os brasileiros se acomodaram. Admitem absurdos que vem do governo apenas porque este está administrando razoavelmente bem, e se conforma com o que o que o 'governo dá’.


Ok, foco, voltando pro assunto ‘Copa do Mundo’(se é que esse foi o assunto –q).
desejo que aproveitem essa época, só acontece em quatro em quatro anos e tentem ver o quão legal é ter esse sentimento nacional, vibrem, torçam (se você resolveu torcer pra Eslováquia ou qualquer outro país tosco apenas pra causar, não vai ter muito que vibrar, porque o essa copa vai dá Brasil ok? – ta vou deixar de bancar a mãe Diná), suportem a narração do Galvão (comemorar loucamente um gol que seja faz esse martírio valer a pena @-@) e por fim acreditem no Brasil, tanto na seleção, como Estado.



PS¹: O Texto foi pequeno porque a minha vacina contra a H1N1 deixou meu braço extremamente dolorido -s
PS ²: Como eu e as outras garotas da Desh não entendemos neco de futbol, em breve terá um post com uma convidada especial (isso ficou tão Sonha Abraão –q) sobre a Copa do Mundo ok?

12 comentários:

  1. É triste mas é verdade, os brasileiros se acomodaram mesmo e não acreditam numa mudança e eu acho que também nem querem que mude porque já estão acostumados com o ruim.
    E o pior é saber que a geração futura, ou seja, a nossa geração se importa muito menos ainda com o país. Eu fico pensando o que vai ser do Brasil quando a nossa geração tiver que assumir o país, eu realmente tenho medo do que vai acontecer.
    Poxa, filosofei...
    Enfim... Adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. ^também tenho medo Nana -q - nossa geração tão alienada, não tem grandes sonhos de cunho social,tipo aquelas coisas que movimentaram as gerações passadas.Acho que o mundoestá passando a falsa impressão pra maioria de que tá tudo bem,estamos evoluindo, avançando nisso e naquilo e blblabla,mas definitivamente há muita coisa errada com o mundo -q

    ResponderExcluir
  3. A ídéia mais importante, para mim, é a de que patriotismo NÃO equivale a :
    - Comprar um monte de bandeirinhas, fitinhas e cornetas fabricadas na China, que entraram no país por descaminho de mercadoria (para quem desconhece o termo, é o equivalente a contrabando, só que para produtos que não são proibidos no país. Chama-se contrabando mesmo quando é de drogas ou coisas desse tipo), sem pagar imposto.
    - Comprar camisas falsificadas, que também não pagam impostos e fazem concorrência desleal com a indústria formal.
    - Parar os expedientes das empresas em horário de jogo, fechá-las, deixar de produzir e pior: impedir que os funcionários que não querem assistir ao jogo fiquem trabalhando (onde eu trabalho será assim, por exemplo), sendo que depois os horários das partidas serão descontados das férias ou exigirão compensação depois do horário.
    - Jogar todas as bandeirinhas, fitinhas, cornetas, etc, na rua depois que a seleção perde, ou só largá-las penduradas até que a chuva as derrube de onde estão e arraste para entupir os bueiros.
    Porque aparentemente um monte de brasileiros não entende isso...

    ResponderExcluir
  4. Mesmo assim ainda acho o patriotismo desnecessário.O patriotismo serve pras forças armadas que quer convencer todo mundo de que se deve amar a patria e lutar por ela,e eu acho que o patriotismo deixa as pessoas cegas tipo:nosso pais é lindo,perfeito e amo ele.

    ResponderExcluir
  5. HASDHUHASUDUHAS ADORO

    tipo, eu não consigo ter algum sentimento nacional ou qualquer coisa nem na copa, quem diria nos outros dias. tá, principalmente na copa, porque essa sensação de VAI BRASIL, HEXA AE me parece tão forçada W_W
    tipo, é só um... jogo.

    tá, vou te poupar da minha filosofia completamente anti esportes com bola, porque senão vão começar a me matar e D:

    ResponderExcluir
  6. Lara,mas aí já é patriotimo em excesso,mas o patriotismo propriamente dito,sem alienação ou coisa assim é benéfico,e não serve pra nos convencer a servir a pátria.Pra mim,o mais importante disso é a consciência de que somos uma nação,e de que um brasileiro do Acre é tão brasileiro quanto o de SP e que deve ter os mesmos direitos E são tão importantes pra Brasil quanto os de qualquer outro Estado.Acho que a falta dessa consciência leva a propostas como a de separ ar os estados do sul e sudeste do norte-nordeste...

    ResponderExcluir
  7. mas essa proposta não é tão absurda.Quero dizer,a economia do sudeste e muito mais poderosa que a do norte-nordeste,e o fato do brasil ser um país centralizado faz com que o dinheiro arrecadado no sul-sudeste seja distribuido por demais estados que se quer contribuiram tanto.Por exemplo o pré sal do Rio,vai ter que ser distribuido entre os estados mais pobres e o Rio nem vai lucrar muito.

    ResponderExcluir
  8. ai Franci, que post legal *--------*

    tipo, eu sou super patriota, amo o meu país com seus defeitos e virtudes, e sim, fico que nem doida em comemorações . Só que eu não tenho muita paciência pra futebol, então só vejo o resultado dos jogos...hihi

    aqui no Brasil, o povo só vira 'patriota' em épocas festivas, mas já perceberam que em TODO filme americano aparece a bandeira dos EUA, e sempre que podem, cantam o hino, ou falam alguma coisa do país?
    Já aqui, nem perto...só falam mal. Se o povo soubesse da metade das coisas que acontecem no exterior, iam começar a dar valor ao país que tem.


    beijos;*

    ResponderExcluir
  9. "o pré sal do Rio,vai ter que ser distribuido entre os estados mais pobres e o Rio nem vai lucrar muito"

    Éééé? A infraestrutura para explorá-lo, as pesquisas necessárias foram pagas com dinheiro dos impostos de todos.
    E o Rio de Janeiro sempre recebeu uma quantidade absurdamente alta de repasses de impostos em relação ao que paga por conta do valor turístico, então o mínimo que ele tem que fazer agora é retribuir ao país.
    Sou paulista, e mesmo assim acho que está muito certo que os impostos que o meu Estado paga ajudem a financiar o desenvolvimento dos outros Estados. Eu acho justo também que eles possam se beneficiar dos incentivos fiscais. O país como um todo nunca irá para frente se ninguém aceitar abrir mão de nada.
    (Só fico p... da vida quando tenho que escutar aquelas propagandas do governo federal dizendo "Você sabia que São Paulo é o Estado que mais recebe repasses do governo?" É o que mais paga! Queriam o quê? Agora mostra quem é que recebe mais PROPORCIONALMENTE ao que paga, para ver onde a gente vai parar na lista. Tipo, ao menos nos deem o mérito de estar ajudando o resto do país...Porque, do mesmo jeito que é justo que a gente admita que gente de todos os outros Estados ajudou a contruir o nosso, é muito justo também que eles admitam o tanto que a gente faz por eles)

    ResponderExcluir
  10. Mas o pré-sal foi encontradi aqui no Rio.E não faltam empresas que financiariam as pesquisas e as estruturas.Os EUA haviam se oferecido para financiar esse projeto.Teve um banco inclusive se quis conceder recursos.

    ResponderExcluir
  11. Financiariam, mas o fato é que já foram financiadas com impostos do resto do país. O gasto já foi feito, então não adianta divagar sobre o assunto. E, como eu disse, antes, todo mundo tem obrigação de ajudar o país a se desenvolver. Fora a questão de que, como eu também já disse, ele sempre recebeu mais repasses, proporcionalmente ao que paga, por conta do valor turístico. E você há de convir que foi praticamente só ele que lucrou por conta desses investimentos. Está na hora de retribuir. Não é justo só exigir, sempre, tem querer fazer nada em troca. O Rio de Janeiro é um Estado com capacidade econômica de contribuir muito mais do que faz. Se os outros Estados ricos precisam fazer isso, têm que ajudar o resto, é justo que, pelo princípio da isonomia que rege a constituição do país, ele o faça também.

    ResponderExcluir
  12. torço mais para o Corinthians do que para o Brasil -qq /fato u.u
    ASOIAOISOAISIAOISOAISOI
    Eu acho suuuuuuper divertido a copa .
    E seria otimo se o Brasil ganhasse - ounão Q
    Maas... eu não entro nessa neura de bandeirinhas , camisetas ou verde e amarelo
    Pra mim, é mais uma distração, uma coisa legal de se ver!O futebol é divertido e . Ok Natália, cale-se :x

    OAISOIAOSIOAISOAIOSIOIOISOI
    ameeeei o post *-------* é .-.

    ResponderExcluir