domingo, 13 de junho de 2010

Don't stop believing!

OIIIE!

Nesse domingo pós dia dos namorados – casais apaixonados, solteiros vivendo sua vida normalmente, corações vermelhos gigantes estampados nas lojas... nada realmente importante, rs – Eu resolvi postar sobre duas coisas totalmente opostas: uma que a leitora Luana sugeriu e outra que eu já havia prometido há algum tempo, e agora simplesmente pareceu certo publicar.

Pois é, primeiro de tudo, vamos falar de GLEE!


Caso vocês já sejam fãs da série, sabem que essa semana foi ao ar o season finale da 1ª temporada, e agora só teremos mais músicas dicas em Setembro #mimimi.

MAS, eu não posso deixar de comentar que aquele último episódio foi SENSACIONAL, e bem, vou falar mais do que achei pro final, com a devida marcação de spoilers :D


Enfim, pra você que está boiando:

Glee é uma série musical, produzida pela Fox. Começou a ser exibida ano passado e já faz MUITO sucesso no mundo inteiro. Trata-se de um grupo de coral, comandado pelo professor Will Schuester, que faz de tudo para que o clube volte a ser o que era antigamente. Mas é uma tarefa difícil, porque a reputação do Glee é bem, hm, zero.

Mas sinceramente, o legal da série não é a história. Quero dizer, É. Só que e diferente, porque o diferencial de Glee está no modo em que as coisas acontecem, de que os personagens agem, etc. Resumindo, os roteiristas pegaram todos os clichês possíveis (A líder de torcida, o capitão do time, o amigo gay, a excluída) e os transformaram em personagens reais. Porque, sinceramente, a série é feita de estereótipos, mas eles revertem isso de uma maneira muito legal. Porque a líder de torcida não é má, pelo contrário; O capitão do time é um idiota (apesar de eu amá-lo, Finn ♥ ); a excluída é insuportavelmente mandona e bem egoísta. E têm os outros, cada um mais estereotipado que o outro, mas com características tão reais e cômicas que não tem jeito de NÃO amá-los. Nem a Sue Sylvester, que consegue ser a vilã mais sensacional e sarcástica, com um grande coração.

E tudo isso é apresentado com muita comédia, sarcasmo e músicas ótimas, o que deixa a coisa melhor ainda. As apresentações emocionam muitas vezes de tão lindas.
E o estilo das músicas é o mais variado possível, o que é muito legal. Os roteiristas as vezes têm sacadas ótimas, e NÃO, NÃO É COMO HIGH SCHOOL MUSICAL.

Que fique bem claro. Quero dizer, que fala isso não deve ter visto nem o primeiro episódio da série, porque de cara já parece algo completamente oposto. Não é nada politicamente correta e nada “juventude feliz e inocente” também. Tanto é que um dos dilemas da primeira temporada é uma estudante grávida e seus conflitos familiares. Mas quem sou eu pra dizer, já amei HSM um dia... (bons tempos hahaha)

Bom, acho que já falei o bastante da série em si, agora preparem-se para os spoilers e minha opinião sobre o último episódio da temporada: [SPOILER]

Cara, sério, AMEI!


E me emocionei também. (novidade...)


Achei que o Vocal Adrenaline mereceu ganhar, mas fiquei com pena do Glee... Pirei naquela apresentação deles. Aquelas cenas do parto da Quinn com a música deram um efeito muito legal. E o Jesse fdp maravilhoso cantou maravilhosamente bem, como sempre (aaah, como queria que ele fosse personagem fixo da série!)


O Finn que nessa parte da temporada tava cada vez mais sedutor então, nesse episódio arrasou hahaha. Aquele eu te amo foi tão inesperado e sincero... *-*


O mesmo se aplica ao Will, se declarando pra Emma, que tava toda corajosa gritando com o diretor. Adorei!


Enfim, gostei bastante do final. E achei que deu bastante enredo pra próxima temporada. O Glee perder fez a coisa ficar um pouco mais realista, porque vai, a apresentação deles foi mesmo linda, mas o VA fez muito bonito com Bohemian Rapsody.
Mal posso esperar por Setembro... AAAH! [/SPOILER]


Enfim, agora vou parar de falar de Glee e ir para o próximo assunto, tão legal quanto esse, eu diria. Eu já tinha pensado em fazer um post dobre isso e a sugestão da Luana caiu como uma luva. E o caso simplesmente é: livros brasileiros.


Sendo sincero, você já leu livros nacionais além dos clássicos exigidos para o vestibular? Atual mesmo, de literatura juvenil, fantástica ou qualquer outra coisa. A questão é que simplesmente não há um incentivo entre os jovens (e até entre os adultos, porque não) a lerem coisas nacionais, sabe. A apreciarem a cultura brasileira inclusive nos livros.

E então o blog literalmente falando junto com alguns outros decidiu lançar uma campanha para começarmos a ler mais livros nacionais.
É fato gente, sem consumidores as editoras nunca vão dar muita abertura a novos escritores brasileiros, principalmente que falem sobre temas muito mais reconhecidos internacionalmente, como fantasia. E é realmente uma pena, porque tem muita gente boa e criativa SIM por aqui. E por que necessariamente os padrões americanos/ britânicos de uma história são mais “legais”? Por que uma história passada em São Paulo ou em Curitiba não pode ser tão legal quanto uma passada em uma cidade do interior dos EUA?
Sério, não vejo muita diferença, além dos nomes.

E mesmo falando isso, até hoje eu não tenho muitos livros brasileiros na minha estante, além dos que tenho que ler esse ano pro vestibular. Quero dizer, Machado de Assis arrasa, mas e as coisas novas? Confesso que só tenho “A Marca de Uma Lágrima” (que já não é lá tão novo... mas recomendo de qualquer jeito!) e os três primeiros volumes da série Poderosa, do Sérgio Klein.


Mas se a gente for ver, olhem quantos escritores em potencial a gente tem só observando o tanto de fanfics boas por aí! Melhores que muitos livros lançados, inclusive. Mas vai ver se fantasia brasileira tem espaço no mercado editorial? É quase como se não existisse. E vamos lá, em grande parte somos culpados disso. Mas na real, como eu já disse antes, qual a grande diferença?

Mas voltando ao propósito inicial, a campanha te incentiva a ler 10 livros nacionais por ano e divulgar o trabalho deles, para expandir cada vez mais o gosto por literatura brasileira. Sabem de uma coisa? A maior faixa consumidora de livros no Brasil somos nós, jovens. Então acho que podemos fazer alguma diferença.

Ufa! Post grande hoje.

MINHAS PROVAS ACABARAM \O/

Tá, ignorem o ataque de felicidade, mas isso é um grande alívio pra mim :D
E é melhor eu ir porque ainda tenho que fazer as 6 redações que atrasei esse bimestre. ¬¬

Beijos!

ps.: Pra quem é fã de HP, ontem foi anunciado o fim de uma Era. Acabaram as filmagens das duas partes de Harry Potter e As Relíquias da Morte. Triste, né? 10 anos de muita magia que nunca vai acabar pros verdadeiros fãs. ♥

17 comentários:

  1. AH , nem assisto Glee mais valeu o post !
    Sobre livros brasileiros..
    Ah eu penso a meeesma coisa. Só tenho livros internacionais.
    Os unicos brasileiros que eu tenho é PROVA DE FOGO e aqueles que temos qe ler para provas -qq
    OIAOIOISDOSIDOISODIOSI
    faz um post com indicações de bons livros flor*-*
    ameei o post ! ;*

    ResponderExcluir
  2. Gente, a Submarino tinha uma promoção de todos os livros de André Vianco por 15 reais - e ele escreve livros bem bons, sobre vampiros e coisas do gênero.

    A Marca de Uma Lágrima é perfeito, Incidente em Antares e as fanfics pela net escritas por brasileiros que são fantásticas!

    /by Luna.

    ResponderExcluir
  3. O problema é que minha cota de livros esse ano tá reservada de Iracema a Capitães de Areia! USHAUSHAUH nada muito original né hm
    .
    Mas nós vamos indicar mais livros brasileiros, sim. Afinal de que adianta fazer um post sobre isso sem mostrar pras leitoras oque tem de bom? :D

    ResponderExcluir
  4. nunca vi glee, mas já li poderosa e a marca de uma lágrima, são bons sim :D

    parabéns pelo poooost

    ResponderExcluir
  5. Eu assisto Glee desde do ano passado, e o season finale foi lindo! Chorei muito com eles cantando Dont Stop believing, já que foi a primeira música que eles cantaram no Glee Club! O Finn falando aquele eu te amo foi simplesmente perfeito e a Sue é demais <3 Amo ela 8D
    Achei que a VA mereceu ganhar sim, mas o ND merecia o segundo lugar ¬¬' e não gostei do Jesse ter virado "vilão" parece que isso só aconteceu pra Rachel ficar com o Finn! Mas enfim, Glee é uma das minhas séries preferidas e adorei seu post *-*
    Sobre os livros eu li o Poderosa um, que achei maravilhoso, mas a partir do segundo já comecei a achar a historia forçada.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  6. tbm senti isso com poderosa, Aline. Fiquei pensando se era pq eu tinha crescido muito mais que a personagem. (deve ser, também)
    Mas sei lá. Acho o primeiro muuuito melhor que os outros dois, tanto é que resolvi nem continuar a ler os outros que já foram lançados.
    .
    .
    Também achei uma puta falta de sacanagem o Glee Club ter ficado em terceiro. Fiquei com ódio da Olivia Newton John! HAHAHAH
    E também não gostei do que fizeram com o Jesse. ¬¬

    ResponderExcluir
  7. Aaah, que lindo, minha sugestão virou post! *--*

    enfim, é realmente muito importante essa campanha, até porque temos um número incontável de bons escritores, e não só aqueles cujos livros o colégio manda ler --'
    e Glee, nossa, assisti uns episódios no dia da maratona da Fox, mas como minha internet me odeia, não consegui baixar tudo... ---'

    ResponderExcluir
  8. Ai eu ainda não acabei de assistir toda a temporada(tô no 14° episódio)mas ansiosíssima pra acabar,e pulei com muita força de vontade o spoiler.


    Agora sobre livros brasileiros,eu sempre fui apaixonada pelos de Pedro Bandeira e Júlio Emílio Braz.Mas não ando lendo muitos livros nacionais.

    ResponderExcluir
  9. Ah!E acho que a principal diferença entre Glee! e HSM é que Glee! cenas musicais não surgem do nada como em HSM

    ResponderExcluir
  10. Menines, vocês não estão sozinhas. Eu li Poderosa até o livro 4 (tem o 5 tb, mas não li) e só achei bom de verdade o um. Os outros três que li eu não curti não hahahaha. ^^
    -
    Glee eu nunca vi xD Tenho vontade, mas a preguiça de baixar comanda. ç_ç
    -
    E eu também preciso ler mais livros nacionais além dos que mandam no colégio D:
    acho que vou tentar participar desse desafio -sss

    ResponderExcluir
  11. Bábara, tu falou sobre Glee *-*
    Eu tava acompanhando pela Fox, mas não aguentava esperar o próximo episódio, então comecei a baixar. Só que eu fiquei um tempão sem baixar por conta da minha ótima internet ¬¬ e acabei me perdendo nos episódios que passavam na Fox. Agora to baixando de novo, e foi com muita força de vontade que eu não li o spoiler u.u

    E sobre os livros nacionais, eu gosto MUITO de Paulo Coelho, mas é os unicos nacionais que eu leio mesmo, vou tentar participar desse desafio :D

    E eu to tão ansiosa pra RdM parte 1 e 2, mas dai vai acabar, sem mais expectativas pra nada, já vai ter passado tudo. 10 anos de muita magia que nunca vai acabar pros verdadeiros fãs. ♥ +1

    Amei o post Barbara, beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Olha, infelizmente não posso falar nada da maior parte do post, já que nunca vi Glee. xD Partamos para a que eu posso comentar.

    Amei essa campanha, incentivo e participo. Gosto de livros traduzidos (porque não são só americanos), mas os brasileiros refletem a "minha" gente. Têm as minhas gírias, o meu povo. A linguagem toda brasileira que eu adoro. E, como diz o blog Cai de Boca, por que um livro que se passa em Washington, NY, California tem que ser tão melhor do que um que passa na Bahia, por exemplo? Podemos e devemos fugir da nossa realidade de vez em quando, mas tornar isso algo contínuo é quase como pedir cidadania Americana (ou Europeia).

    Muito bom o post, Barbieee! Bjks! <3

    ResponderExcluir
  13. Já ouviram falar sobre um livro chamado "Fazendo meu filme" de uma escritora brasileira. Parece que é ótimo, não li ainda, mas pretendo ler!
    Esqueci de comentar sobre HP, quando vi a notícia e os tweets do pessoal comecei a chorar, tipo de verdade! Nem consegui acreditar T_T

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Glee ! amo mt mt mt mt *----*'
    é, faz tempo que eu não leio um livro brasileiro (tirando aqueles livros que são um porre que minha professora de portugues me força a ler)
    AAA! já que falaram de Glee, eu queria que falassem de Bones! tá tenho certeza que ninguém conhece.
    Mas é uma série que já ta na 5ª temporada, é sobre investigação criminal e tal'z.
    e não, não é so um monte de gente morta nojenta se decompondo( tá, tem muito disso). mas tem uma história de romance entre o casal principal, um romance bem esquisito, e tipo, a série toda têm drama,ação, comédia, e romance !
    sei lá, acho que to pedindo demais, mas não custa tentar né ? adora DESCAPRICHOS ! :*

    ResponderExcluir
  16. AH! Eu ADOOORO Glee!!!!! Chorei muuito com o útimo pisódio e foi suuper lindo o 'eu te amo do Finn! Tô muito ansiosa pra nova temporeda!
    Sobre os livros, eu li Poderosa até o 3 e depois não tive mais paciencia...
    Seria bom se a gente lesse mais livros brasileiros, ás vezes a gente fica muito apegado as coisas de fora e acaba esquecendo das coisas boas que a gente tem no nosso próprio país e isso não é só sobre livros...
    Enfim, adorei o post!

    ResponderExcluir
  17. Roberta, talvez alguém da equipe assista e possa falar! Eu já ouvi sobre essa sérre, e parece ser muito legal *-*

    Blanca, quando vc começar a postar temporariamente poderia dar umas dicas de livros brasileiros também, vc é super boa pra essas coisas HSUAHSU

    Aline, já ouvi falar sim, parece que tá tendo bastante destaque por aqui :D fiquei curiosa pra ler, parece ser legalzinho e não muito infantil...

    ResponderExcluir