quarta-feira, 2 de junho de 2010

olhos enormes, voz fina e muita diversão -Q

Hello!

Hoje é uma linda quarta-feira e, bem, podem ler a próxima Bíblia que escrevi especialmente pra vocês, meus amorecos. O assunto de hoje não é super sério, nem é um dos e-mails enviados pra gente (lamento por isso, mas eu prometi esse post desde que a Desch foi criada. Vocês me entendem, né?). Mas é um assunto que foi bem pedido e eu percebi que muitas meninas gostariam de ver. O assunto é, basicamente, anime.

E realmente peço perdão por ter postado mais tarde sem avisar sobre isso. Tive imprevistos tendo que sair antes para fazer algumas coisas, por exemplo. Mas não se preocupem, eu não iria ficar sem postar e não avisar, não é? :)


Nadia, de El Cazador de La Bruja

O que é anime?

Anime é um desenho japonês. Costuma ser uma série de episódios que contam uma história e cada episódio dura entre 23 e 30 minutos, sendo o formato consagrado pela mídia. Geralmente os animes tem 12/13 ou 23/26 episódios. Alguns chegam a mais de 90 episódios (geralmente os que fazem bastante sucesso). E há aqueles que possuem mais de 200 episódios! De certa forma, você pode pensar em anime como "série japonesa". Sabe as séries americanas? Elas não possuem um padrão (número de episódios por temporada, duração do episódio) e diversidade nos temas abordados? Imagine elas em desenho, se passando no Japão. Pronto, conseguiu imaginar um anime. Maaaas isso não quer dizer que todo anime seja uma série, lembre-se. Pode ser um filme, por exemplo.

Muitas pessoas lembram de anime somente por causa de Dragonboll Z e acham que desenho é pra criança. É uma mentira tão deslavada que eu me pergunto se alguém ainda acredita. Espero que não. Os animes podem se estender desde para bebêzinhos cute-cute até para idosos que viveram muito. Geralmente tratam do cotidiano japonês, porque, dã, é japonês (maaaas há uns que tratam de outros universos paralelos e de outros países também. Já vi um que se passava no México!). E há uma diversidade absurda de temas a serem tratados - e nem sempre estão preocupados com a verossimilhança da coisa.


"Obrigada por cortar fora a porra das minhas pernas!" (Claymore ♥)

Além disso o anime é famoso pelas caricaturas de pessoas. Olhos gigantes, lágrimas virando rios, íris avermelhadas ou pegando fogo, braços se movendo, tudo vale para representar as emoções. Diz a lenda que os japoneses gostam tanto de representações humanas com olhos gigantes porque eram míopes e não conheciam o vidro, daí nasceu o kabuki com as máscaras fixas e... OK, OK, FOCO. Vamos parar de enrolação - até porque eu não tenho comprovação dessa história - e afirmar o lugar-comum. Aparentemente os olhos grandes vem do cara 'pai-do-mangá', o Osamu Tezuka que foi influenciado pela estética ocidental. Quem tá falando isso é o meu Almanaque Shoujo Manga - O Poder da Sedução Feminina, não eu.

Acho que já pegamos as características básicas, né? Estamos falando do significado ocidental, ok? Porque 'anime' simplesmente, no Japão, significa TODOS os desenhos animados. Enfim, passando para o próximo tópico!

Como ENTENDER um anime?

Não estou falando de interpretar histórias. Estou falando de termos como classificações que, entendo, a gente demora pra pegar o que significa. Um pequeno glossário pra você nunca mais baixar anime achando que era shoujo kawaiiiii e descobriu que é um belo de hentai total yaoi, né? Agora diga: Arigatooo, Luna-Saaama -tá, isso foi maldade.

As palavras mais comuns, ok? Achei uns glossários na net que devem estar de sacanagem. Eu nem sabia que tinha um termo (gekigá) pra descrever mangás mais dramáticos, experimentais e adultos!

Hentai: é perversão. Literalmente. Sabe filmes pornôs? Igualzinho, em desenho.
Yaoi: indica relacionamento homossexual entre dois caras. E, sim, será hentai.
Yuri: mesma coisa que yaoi, mas em relação a duas mulheres.
Shoujo: mangá/anime voltado para meninas (histórias colegiais, romances)
Shonen: mangá/anime voltado pra meninos (histórias com lutas sangrentas e etc)
Ecchi: difícil de definir. Sabe um anime que tem MUITAS insinuações sexuais como seios, poses pervertidas e olhares indiscretos, mas não mostra o ato em si, nem nada. É um anime ecchi.
Mangá: HQ lida de trás pra frente, geralmente inspiradora dos animes.
Shoujo-Ai: indica relação homossexual entre duas meninas. Mas que NÃO é hentai.
Shonen-Ai: relacionamento homossexual entre dois caras, mas não é hentai.
Cosplay: trajar-se de algum personagem de mangá/anime (mas pode ser aplicado a livros, filmes e jogos. Como cosplay de Harry Potter). Muito comum em convenções onde pessoas se reúnem fantasiados de seus personagens preferidos e é comum, inclusive, concursos do cosplay mais bem-feito!
Josei: mangá/anime voltado pra mulher adulta.
Live Action: designa-se assim qualquer produção que utilize atores. Sabe Jaspion? Power Rangers? Live Action!
Otaku: no Japão é um termo pejorativo pra pessoas nerds demais. No Brasil é designação comum para as pessoas que curtem anime e mangá.
Mangaká: o criador do mangá. Muitas vezes o mangá é feito por uma equipe e, sim, sofre interferência de uma editora. Mas o mangaká continua sendo responsável pelo roteiro e pelo traço, sendo ajudado - várias vezes - por assistentes.
OVA: pra mim sempre foi como um 'extra' do anime. Sabe os episódios 'especiais' que não constam na lista normal de episódios? São OVAs (Original Video Animation).
Filler: descobri o que significa isso hoje, deixe-me compartilhar! Um anime segue um mangá, certo? Mas há um período que um anime tem que enrolar alguma coisa para que o mangá saia e assim tenha história (já que mangá pode demorar meses pra sair, um anime não pode). Então o que as produtoras fazem? Enchem a linguiça: filler! Mas tecnicamente é uma série de acontecimentos que não fazem parte do mangá original.

Há muito, MUITO mais termos. Mas isso te deve dar uma base pra, pelo menos, não baixar um anime que veio contrário ao que você desejava (eu baixei School Days esperando por um anime fofinho e kawaii porque não sabia o que significava 'ecchi'. E eu vi um anime quase pornográfico, é).


banho termal entre garotas em Love Hina. hm.

Ah, sim, acho legal você saber disso. Os japoneses tratam uns ao outros com sufixos no final do nome/apelido. O sufixo não é um nada, ele indica a proximidade com a pessoa chamada. Vamos ver uns exemplos?

-san: é o mais usado, usado entre pessoas que não tem muita proximidade.
-dono: é bem mais formal que o '-san'. Kenshin, de Rurouni Kenshin, chamava Kaoru de 'Kaoru-dono' que era traduzido pra 'Senhorita Kaoru' na legenda.
-sama: você só se refere 'fulana-sama' para pessoas muito, muito, MUITO foda. Tipo o Presidente da CIA, Imperador do Japão ou o próprio Deus.
-kun: amigos íntimos da mesma idade. Mais comum em garotos.
-chan: igualmente para amigos íntimos ou pra pessoas mais novas. Geralmente mais usado para meninas (se você assistir um anime como Sakura Card Captors, vai escutar 'fulana-chaaaan' o tempo todo).
-senpai: geralmente usado para tratar veteranos na escola e no trabalho. Sabe o seu amigo que estuda na faculdade e você está no ensino médio? Ele é '-senpai'.
-sensei: eu só vejo usando para professores, mas pode ser usado para outras profissões, como médico.

Pronto. Tem mais, ainda, mas vou poupá-la de saber dos termos descrevendo relações entre avós e netos. E termos como 'kawaii', 'desu' e 'baka'... você só precisa entendê-los mais ou menos se realmente faz parte desse universo. Se não faz parte, não vai fazer falta.

Onde baixar animes?

A maioria dos sites oferece animes legendados com áudio original. Se prefere dublado, azar ~ poucos animes realmente bons chegam até o Brasil. A maioria vem pelos canais pagos, mas aí você tem que bancar uma Sky da vida, né? Use a internet ao seu favor: baixe animes que nunca passariam na TV Globinho! ;*

Sky animes ~
Animes Shade ~
animeHouse ~
Anime Total ~
Animes Down ~
Animes Center ~
Anime School ~

Se você procura por um anime popular (leia-se: muitos fãs), é comum que haja um site específico para ele, geralmente denominado *nomedoanimeproject*. Death Note e Bleach são exemplos, mas isso não acontece com todos eles, obviamente.

Se não achar de primeira, leia o post de Bárbara e procure melhor! As dicas dela valem pros animes também :)

E que animes eu baixo?

A parte das dicas e a mais complicada. Fãs de animes: essa NÃO é uma lista dos dez melhores animes, nem nada disso. É simplesmente uma lista de animes recomendados. E, sim, eu esqueço muitos que merecem o primeiro lugar.

Eu tentei variar o repertório, sabe, pra você chegar e encontrar algo que bata com seu gosto :)




O anime é composto de 95 episódios, tendo mais dois OVAs. A história se centra no Japão pós-feudalismo (não é o termo mais correto, mas é o termo ocidental que consigo aproximar mais da Era Edo), confusa com a modernização da indústria e o porte de espadas é proibido. Há dez anos houve uma guerra que acabou com a Era Edo e iniciou a Era Meiji e um dos maiores retalhadores foi Kenshin Himura, um cara que matou gente pra caramba do lado dos imperialistas (que venceram). Mas Kenshin Himura começa a achar tudo desperdício, manda os imperialistas catarem coquinho no resto e passa a viver como andarilho que não mata.

E nos dez anos depois, ele conhece a Kaoru, que é Mestre-Assistente de um dojo (um lugar onde se treina kenjutsu ou kendo) e de um estilo de luta que prega que a espada deve salvar, não matar. E como todo mundo quer o maldito Battousai que mandou um monte de olho-puxado comer capim pela raiz no inferno, então o anime se centra nas sagas em torno de gente enchendo o saco dele, da Kaoru e dos outros personagens como Yahiko e Sanosuke. Eu, pessoalmente, considero-o o meu anime preferido. As lutas valem a pena e todo o roteiro que fala de política, religião e ética é do tipo que desmente todos os idiotas que dizem que desenho não ensina nada que presta.



Imagina que você acha um caderno. Descobre que se escrever o nome de uma pessoa - o nome real - com o rosto dela na mente, essa pessoa vai morrer em 40 segundos. O que você faria? Queimaria? Jogaria fora? Usaria para matar Bin Laden e Bush?

Pois é. Raito Yagami, estudante número um e gato de morrer que usava a franja capacete antes de Justin Bieber, ok, usa o caderno para matar todos que ele considera 'impuros'. Agora imagine que um monte de criminosos estão morrendo, de repente, com ataque de coração. Você atribuiria isso à justiça divina? Foi o que o Japão fez. Ao passo que a polícia considerou crime e mandou o detetive mais fodão, L, caçar Raito que agora veste a máscara de Kira. E o anime passa a se tratar do poder corrompendo pessoas, da ética em torno da vingança, do conceito da justiça e, bem, das enrascadas que Kira se mete e sai com sua suprema inteligência >3



Um anime ECCHI, costuma ser fofinho pra quem assiste. Trata de um Japão em que em que os computadores tem aparência humana. Em tamanho natural. E custam os meus rins mais os rins do papa. E tem um cara meio ferrado que veio da roça para estudar em Tóquio e é pobre, portanto, sem dinheiro pra um persocon (como é o nome dos "computadores humanos"), que é seu objeto de desejo. Porém, um dia, ele acha uma persocon no lixo que não sabe fazer nada, só falar 'Chi'. O problema é que ela não é exatamente um computador impessoal e sim faz parte de uma série de persocons denominada Chobits que seria única por possuir consciência. Ou algo do tipo - o cara, Hideki, não entende muito bem.

Vale a pena se você gosta de meninas fofinhas se metendo em confusões por pura ingenuidade. Há muitas insinuações sexuais, então se você não curte isso, evite. Aproveite e evite 80% dos animes também, é. :)




Por algum motivo desconhecido, Kaname está sendo visada por forças terroristas. Então uma organização anti-terrorista resolve destacar uma força para proteger a garota, e isso inclui o soldado Sousuke Sagara que se disfarça de estudante de ensino médio na sala dela para vigiá-la e protegê-la. O problema é que ela é uma garota normal, que vive sozinha (no sentido morar sozinha e ser independente) e totalmente popular e animada. Ele é um cara que só viveu em guerras, portanto seres humanos são perigosos e quando eles oferecem um refri, estão querendo te envenenar. E, para ele, é totalmente razoável comprar armas pesadas e levá-las para o colégio, afinal está querendo proteger.

E a história, em três temporadas, se desenvolve em torno da descoberta de Kaname do motivo de ela ser perseguida e da organização anti-terrorista composta por outros soldados, tendo como líder uma garota de quinze anos e absolutamente doce.



Um cara que tenta o vestibular há três anos na Universidade de Tóquio para se encontrar com uma garota com quem fez uma promessa que iria encontrá-la na universidade quando tinha uns, sei lá, quatro anos: é o Keitaro.
Um pensionato cheio de mulheres desde a vestibulanda estressada que também tenta passar para a Universidade de Tóquio sem sucesso (Naru), até praticante de kendo com ataques assassinos (Motoko), passando pela princesa de um reino esquisito e vive criando armas mortíferas de guerra (Kaolla Su): é o Hinata.

Quando a avó viaja, Keitaro fica com a missão de cuidar da pensão (já que foi expulso da casa dos pais, porque ficava tentando vestibular, não passava e... você sabe como os japoneses são rigorosos com isso). Um cara e várias mulheres. O problema é que não é a mansão da Playboy, e sim uma pensão japonesa na qual as mulheres não se submetem de modo algum e batem nele a cada semi-espiada atrevida. E enquanto a história se desenrola: quem é a garota das promessas de Keitaro?



[Essa resenha foi feita por Thaís, porque eu não assisti Vampire Knight. Ela também iria fazer de Naruto, mas por motivo de força maior, não deu e eu não assisti pra poder dar uma resenha básica.]

Vampire Knight se passa na Academia Cross (um colégio), que se divide em dois turnos: a Turma do Dia, frequentado por alunos comuns, e a Turma da Noite, frequentado por alunos de elite que arrancam suspiros das alunas do Dia, e que na verdade são ~vampiros~, só que os alunos da Turma do Dia não sabem disso.

Yuuki é a personagem principal. Ela é a filha adotiva do Diretor da Academia, e é monitora do colégio, junto com Zero. Quando ela tinha 5 anos, foi atacada por um vampiro do mal sendo salva por Kaname Senpai, que é o Líder do dormitório da noite - ou seja, um vampiro.
Só Yuuki e Zero sabem da existência desse vampiros, além do diretor. Zero ODEIA os vampiros, porque a família dele foi toda morta por uma vampira super do capeta. E ele vem de uma família repleta de caçadores de vampiros, então mais um motivo pra odiá-los.
No decorrer da história, descobre-se muitas coisas sobre o passado de Zero, de Yuuki e de Kaname.

Obs. de Luna: eu vi esse anime citado várias vezes, na época que todo mundo só queria saber de Crepúsculo, como exemplo do que é realmente uma história decente sobre vampiros. Fiquei curiosa, mas nunca assisti D:

Hm... acho que faltou uns aí.

Sim. Eu não consigo falar de todos, caramba, e faltou MUITO anime bom. Sugiro Sakura Card Captor, Higurashi no Nako Noro ni, El Cazador de La Bruja, Claymore, Bleach, Berseck (nunca assisti, mas... dizem que é bom), Inuyasha, Evangelion, Kare Kano, xxxHolic, A Princesa e o Cavaleiro (esse anime é um CLÁSSICO dos shoujos. E nunca achei pra assistir mimimi), Rozen Maiden, Yamato Nadeshiko Shichi Henge (o nome assusta, eu sei, mas a história é sobre quatro caras bonitões que tem que fazer a sobrinha da dona da casa onde moram virar uma princesinha de primeira, quando a garota é uma gótica estilo quero-todos-mortos-agora. É bem leve, bom pra passar o tempo. E minha irmã adorou, coisa que é bem difícil, porque ela não gosta nem do idioma!), Tsubasa Chronicle... enfim, MILHARES!

É uma questão de procurar, de saber ir atrás e ter que ir se acostumando com as vozes finas (eu sempre me pergunto se as dubladoras forçam a voz para ficarem mais agudas...) gritando yattaaaa e com o conceito de que ou nós temos mente suja ou aqueles seios enormes da protagonista tem um sentido não exatamente casto. De qualquer jeito, boa sorte pra você! ;*


8 comentários:

  1. Eu tinha uns colegas malucos por mangá e anime hahahaha xD
    Uma vez um menino levou um mangá hentai pra sala. A professora de geografia viu e ameaçou levar pra coordenação (aliás, que besteira, viu. Koe, o menino não tava LENDO na aula) xD

    Eu via Sakura Card Captors, acho que passava na TV Globinho xD nao me lembro muito dos pormenores da história, seu post me deu vontade de baixar e rever hahaha ^^

    ResponderExcluir
  2. Aaaah,Luna, adorei o post, bem explicativo e recomendativo, apesar de não gostar do gênero, gostei das resenhas de alguns animes... Quem sabe venço meu orgulho (Porque sempre falo 'Odeio', mas nunca passei de DragonBall Z e Sakura quando era menor) e baixo. :)
    Adorei mesmo.
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAAAAAH Luna, desculpa mesmo! Não deu pra enviar o de Naruto, sorry. Deu problema aqui em casa DDD: mas se alguém se interessar, naruto é o máximo! eu adoro <3

    Mas esse post tá DEMAAAIS! Eu simplesmente ADOREI! tinha coisa que nem eu sabia, e olhe que sou uma adoradora de anime & mangá assumida!

    claymore é o máximo,cara. O mesmo para Death Note (mesmo que eu nem tenha assistido todo), Vampire Knight...

    excelente pot!

    Agora, a Thaís-Sama se despede! Arigato (escreve assim?)

    ResponderExcluir
  4. amei esse assunto sobre animes :D o meu preferido é Sailor Moon *-* assisto desde pequena, e não tenho vergonha de dizer que baixei e tenho em DVD e assisto mt -q KK

    ResponderExcluir
  5. adorei seu post, Luna *-*


    por mais que, er, eu não goste de animes. tipo tá, eu leio e acho super fun e tal, mas sei que não teria paciência pra ver e_e

    mas eu gostei bastante de death note e vampire knight. death note eu conhecia já, porque sempre que tem matsuri aqui tem um milhão de pessoas com caderninhos escrito 'death note' e a coisa toda -q

    e eu exijo ser chamada de joubs-sama, sabe, porque eu sou muito foda e -n
    tá, bjs

    ResponderExcluir
  6. AIII! eu amava de paixão sakura! gostava de dragon ball tambem! mas tinha trauma de samurai X, porque tinha sangue, e meu irmão assistia na hora do jantar :s ahh, tinha sailor moon tambem, hehe! conheço poucos, mas enfim! gostei :3

    ResponderExcluir
  7. eu sou MUITO tosca porque eu coloquei Arigato, só que me confundi, porque 'arigato' significa 'obrigado' e não 'adeus' O________________________O




    tá, mas agora vocês entendem minha tosquice -Q

    ResponderExcluir
  8. Seu post me inspirou,estou baixando love hina e

    ResponderExcluir