domingo, 18 de julho de 2010

odd girl out

É o seu primeiro dia de aula na nova escola. Como sempre, muita ansiedade, muita expectativa. É assim até que você finalmente entra na sala, e tem a primeira, a segunda aula... Você é muito tímida, o que te faz ficar reclusa no intervalo, sem querer chamar muita atenção para si.
Os dias passam, e com o tempo começavam a surgir piadas ao seu respeito, músicas, zoações intermináveis na sala, pelo simples fato de você ser diferente do “padrão”. Por ser gorda demais, por ser magra demais, por ser estudiosa demais... Por um tempo, tenta levar na brincadeira, mas a coisa passa dos limites quando ao chegar em casa você vê uma comunidade feita pra te xingar, pra falar coisas absolutamente maldosas ao seu respeito sem o mínimo fundamento.

É, Bullying.

A palavra vem de bully, que é o chamado valentão em inglês. Sabe aquele cara dos filmes americanos que rouba o almoço dos nerds e joga excluídos no lixo? Exato. Ou seja, Bullying é basicamente o ato de humilhar as pessoas, de qualquer modo. De fazer piadinhas ao seu respeito, de agredi-la fisicamente, etc.
Pode parecer idiota falar disso, afinal, quem nunca levou um apelido engraçado na escola? Mas aí é que vocês se enganam, porque embora não pareça, é muito, muito sério. Acontece em qualquer escola, se não acontecer em todas. Principalmente no Ensino Fundamental, aqui no Brasil. E de tão extremo pode chegar até a tentativas de suicídio da vítima.

Mas por quê? Por que isso acontece? Por que algumas pessoas sentem tanta necessidade de humilhar o outro por puro prazer?


#Inveja
Não, isso não é o argumento para justificar o porquê você não gosta de alguém, nem passa perto. Mas quando a inveja é forte e daquelas ruins mesmo, implica na necessidade de fazer mal. Foi por inveja, por exemplo, que a Malu sofreu Bullying em seu intercâmbio para os EUA:

Ano passado eu fui morar nos Estados Unidos, e lá, eu cheguei e já fui muito bem recebida pelas pessoas que hoje são minhas amigas na escola. Só que os meninos sempre fizeram meio que ''graça'' por saber que eu sou do Brasil, sempre brincavam comigo, dizendo que eu era linda. Enfim. Algumas meninas da escola ficavam com inveja disso, e começaram a me ameaçar, e a me ignorar e pá. Eu tentei ignorar tudo aquilo, mas foi chegando a um ponto que não dava mais. Elas me humilhavam na frente de todo mundo na sala de aula, me empurravam, me batiam, e me provocavam.


Teve uma vez que uma delas, a ''líder'' da turminha, me empurrou e disse pra eu encontrar ela depois da aula, na quadra de basquete da escola, que eu ia me ver com ela. Eu falei pra ela que não ia brigar com ela, porque não tinha motivo nenhum pra isso. Ela me disse que eu era muito medrosa. Aí eu fiquei muito nervosa, e irritada, e falei pra ela assim: não, eu só não vou bater em você porque não encosto em lixo. Foi uma coisa que saiu por impulso, nem pensei duas vezes antes de falar. [...]


A diretora é tia dela, e não quis fazer nada. E por eu ter feito com que ela fosse pra diretoria, ela me odiou ainda mais. e ela começou a fazer coisas muito piores comigo. na educação física, enquanto a gente trocava de roupa no vestiário, ela sempre ia me provocar, me xingar, e chegava a me ameaçar. teve uma das vezes, que ela me empurrou com força, e eu bati as costas na fechadura do armário, e ela ficou me apertando contra o armário, e começou a me dizer coisas tipo : “se você não parar de dar em cima do MEU namorado, você vai se ver comigo”. Esse ''namorado'' dela é meu melhor amigo. [...]

Tenso pra uma história de intercâmbio, né? Depois o melhor-amigo dela a defendeu e disse que os dois não estavam namorando, mas a coisa continuou quando a garota ainda tentou ameaçar a Malu no banheiro, e a diretora continuou a proteger a sobrinha, até que ela foi com uma faca pra escola, o que é extremamente proibido por lá. Ligaram pra polícia e enfim a garota foi expulsa da escola. Ah, e o melhor amigo da Malu virou seu anjo da guarda. :]
 
Também é inveja um dos motivos pelo qual a protagonista do filme Odd Girl Out sofre bullying. Com a Alexa Veja (do filme dos pequenos espiões HAUSHAUH) esse filme mostra toda a situação vivida por Vanessa, uma garota popular que passa a ser humilhada por suas “amigas”. Eu já vi e chorei (acho, rs) porque é bom mesmo. Não é aquela coisa de Oscar e tal, até porque não passa de um filme adolescente, mas representa bem o que acontece. Recomendo!



#Aceitação
Problemas familiares, como pais ausentes, podem ter grande influência na hora de humilhar uma pessoa. Por exemplo, você acha que é mais fácil alguém com uma família feliz e em ~harmonia~ praticar o bullying, ou alguém que não tenha tido uma boa educação e uma presença dos pais? Fico com a segunda opção...
E também tem o lance da idade mesmo. Sempre queremos ser aceitos, e isso na escola parece que fica ainda mais forte. E é muito mais fácil arranjar logo uma vítima da sala e tirar o “perigo” daquilo acontecer com você. É muito mais fácil ficar indiferente ao que acontece do que acabar indo pelo mesmo barco e sofrer bullying também.

E daí a coisa acontece com o diferente da sala, seja qual for. Pode ser o aluno novo e tímido, pode ser a magricela ou a gordinha. Qualquer diferença mínima, seja física ou de personalidade, já é motivo pra um apelido “engraçado” e para zoações pelo resto da sua vida escolar. Isso quando você não e cansa e muda de escola, como a Ariel:

A uns dois anos atrás eu estudava em um colégio publico,era horrível,me zuavam por causa do meu cabelo,da minha aparência,roupas,pele,NOME e até porque eu tirava notas boas, acontecia todos os dias em todos os horários,insuportável.
Eu ignorava, mas começaram a fazer fofocas, inventar apelidos, rir da minha cara, dai começou a me afetar e chatear.
Vários dias eu cheguei em casa chorando, implorava pra minha mãe pra me mudar de escola, as vezes não queria nem comer com medo de engordar e ter mais um motivo pra me ofenderem, matei muitas aulas por receio de mexerem comigo e chorava antes de entrar na escola. Já me agrediram e ameaçaram algumas vezes.



Como Lidar?
Se você sofre bullying, primeiramente, se acalme. Eu sei como é difícil, como é MUITO difícil. Eu entendo que tudo que você queria era ter uma vida normal, era ser aceita, era não ter que passar por tudo isso. Mas você vai superar, tenha certeza.

Você NÃO tem culpa de nada. Os únicos culpados são aqueles que te fazem sentir mal. Esqueça esse pensamento e tudo o que falam de você e procure ajuda. Eu sei, é clichê falar isso, mas não tem outro jeito. A alternativa seria você conviver com tudo que te atormenta até ir para a faculdade, mas isso não é realmente uma solução efetiva, certo?

Tudo bem, não é tão simples quanto parece, afinal é preciso muita coragem para expor sua situação. Envolve vergonha, medo de mais brincadeiras de mal gosto, e até orgulho. Mas pense ignorando tudo ao seu redor e vá conversar com a coordenadora ou diretora da escola. Caso a diretora seja como a da escola da Malu, converse com seus pais.

Meu amigo sofre bullying, posso ajudar?
Pode sim, você pode dar apoio a ele e ajudá-lo a passar por essa situação difícil. Algumas pessoas são orgulhosas demais e acabam criando uma certa resistência à proteção. Por isso, não faça nada rápido demais, e nem trate a vítima como coitadinho ou com pena, só vai deixar a pessoa mais insegura e irritada. Converse com ela e aos poucos tome atitudes que mostrem que você realmente está do lado dela e a respeita. A Louise mandou um e-mail dizendo que ficou encarando um garoto quando ele zoou (?) sua amiga que tinha cabelo armado. Ela disse que ele ficou perturbado e parou, então fica a dica! HUAHSAU

E ela também tocou num ponto interessante: o modo como o assunto é tratado nas escolas. Tipo: “entreguem um trabalho pra semana que vem sobre bullying valendo nota”. Como se isso adiantasse alguma coisa! Ao meu ver, tinham que ser realizadas palestras e debates sobre o assunto, porque esse é um assunto realmente presente em qualquer escola que você vá. Sem contar que a punição deveria mais severa, como também disse por e-mail a Ana Luísa. No caso dela, dois meninos brigavam em frente aos armários da escola, até o garoto mais velho bateu a cabeça do outro neles, e quando os dois chegaram chorando, a responsável somente deu um sermão e pronto...


Mas enfim, antes da crise de auto-estima, lembre-se que vocês nunca serão os únicos a sofrerem isso, e que pessoas famosas (e maravilhosas) já tiveram grandes problemas com isso. Kate Winslet era chamada de baleia. Gisele Bundchen era chamada de Saracura por ser muito magra. Alinne Moraes era chamada de Bocão. Tom Cruise e Orlando Bloom eram disléxicos e também sofriam com piadinhas. Taylor Swift era a esquisita e excluída da sala. Enfim, muitos passaram por isso, muitos deram a volta por cima.

Você não é inferior, você consegue, SIM!

Post enorme, mas espero que tenha ajudado alguma coisa :]
Beijos!

P.S: Eu não pude usar todos os casos que me mandaram, então selecionei alguns e umas opiniões. Mas MUITO obrigada mesmo! *-*

8 comentários:

  1. a man, amei a postagem aqui ta falando tudo direitinho e tem exemplos de famosos. eu acho que antes ninguem notava um bullying hoje em dia as pessoas ja tem noção do que é isso, o que torna mais facil de ajudar as pessoas qe passam por esse problema. e o filme citado, eu assisti, amei. riri beijos

    ResponderExcluir
  2. nossa Bárbara ótimo post!
    eu nunca sofri bullying, mas já pratiquei, e é bem tenso. na quinta série tinha um garoto na minha sala que era meio retardado (ele tinha problemas, ok?) e a gente zoava ele muito.
    esse ano um guri do 3º ano foi espancado lá no colégio porque ele era doente, e ele quase morreu, foi bem tenso, os alunos que bateram nele foram expulsos né, e um deles foi preso porque era de maior -s e foi uma mulher dar palestra sobre bullying e todo mundo que sofrer qualquer tipo de bullying agora lá no colégio é aconselhado a ir na direção que os alunos vão ter punição! já chamaram os pais de vários alunos e varios alunos ganharam suspensão e -s
    beijos Bárbara, amei o post :*

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao bulling,vale também tentar interpretar se algo tá sendo dito com o intuito mesmo de ofender,ou se foi meio sem querer. E acho que vale também a pessoa tentar cortar o mal pela raiz, se fazem piadinha com o intuito de humilhar, dá logo um ou outro chepe pra que aquilo não creçsça e se torne uma bola de neve.Não se colocar na posição de 'coitadinho' também é bom, tipo não se sentir inferior porque tem alguem que se acha superior.

    ótimo post Barbie

    ResponderExcluir
  4. Essa coisa do bullying é muito delicada. As pessoas sabem o que é, mas não sabem como evitar.

    E é mostrada uma preocupação muito maior na vítima do que no agressor, sendo que o problema se encontra neste. Quero dizer, não acho que faria sentido aqui na Descapricho, porque não é o público alvo nem nada, mas revistas e principalmente escolas deviam incentivar os alunos a não virarem agressores, e não orientar o que se deve fazer ao ser agredido.

    Já devo ter sofrido bullying, mas nunca me importei, mesmo. Eu só ficava pensando 'quem se importa? eles tem o mesmo QI de um sabonete' e nem me importava. Daí pararam rápido né, afinal, qual a graça de fazer uma brincadeira se ninguém se ofende e sai chorando? *ironia*


    mas ótimo post, barbie :)

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post, Barbie, gostei mesmo.

    Concordo com a Jujuba, deveria-se focar mais na preparação psicológica para que os adolescentes não se tornem bullies. Claro que é preciso acompanhamento e "instruções" para os que sofrem, mas o problema está em quem pratica o bullying.

    ResponderExcluir
  6. Eu já sofri em dois momentos, por causa do meu cabelo. Quando eu era quinta ou sexta série tinha um menino que dizia que eu deveria raspar meu cabelo, pra ver se ele nascia bom (ele é cacheado e). Na época, eu me sentia ofendida, pq, dã, essas coisas mexem com você quando vc tem 11 anos de idade. Por mais que todos digam pra vc nao ligar, você liga. Falei tanto com a diretoria que ele acabou parando.
    Da segunda vez, já foi no ano passado. Pegaram uma foto minha com o cabelo escovado, numa festa de uma amiga, colocaram ao lado de um mico leão dourado e disseram que nem chapinha resolvia. Dessa vez, foi mais tranquilo, pq eu já era mais velha e já sabia lidar melhor com a coisa toda. O perfil foi denunciado e foi deletado pelo orkut, mas nao durou muito tempo, no máximo umas duas semanas. 100% de certeza que era inveja - odeio justificar atitudes com inveja, mas essa foi. Nada explica um perfil desse surgir na mesma semana em que eu acabo sendo elogiada por vários professores.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o blog de vocês! Estão de parabéns! Outro livro/filme que trata desse assunto é Carrie,a Estranha. Super recomendo!

    ResponderExcluir
  8. Caramba, Barbie! Cada caso que você mostrou...fiquei passada.

    Ano passado teve caso de bullying no colégio. Foi tanta baixaria que passou até em Cardinot, um daqueles programinhas de quinta categoria que só fala de morte e de estupro e testes de DNA, mó baixaria.

    Se um amigo meu sofresse bullying, eu ia brigar com a pessoa que o fizesse sofrer,sério. Eu já sofri humilhações no colégio - não sei se podem ser classificadas como 'bullying' - e sei como é. Nunca mais deixo fazerem nada comigo.

    O bom é que temos vários exemplos de pessoas que superaram tudo isso e deram a volta por cima! A Christina Aguilera, Orlando Bloom, Kate winslet, entre outros.

    Beijos e ótima escolha de post!

    ResponderExcluir