quarta-feira, 7 de julho de 2010

Enfrentando boatos de cabeça erguida!

Primeiro: perdão pelo post já tarde. Fiquei a tarde inteira assistindo Smalville que minha mãe comprou e fiquei, tipo, tão obcecada pela super trama do Superboy (que eu nunca tinha assistido) que esqueci de tudo, inclusive da Descapricho. Então, realmente, perdão por isso, mas devem me entender -q

Aí fiquei com falta de inspiração porque ultimamente eu só quero falar de pop ~ casa nova ~ eu. E se vocês quisessem ler sobre isso, iria ler qualquer portal de pop ou dicas de decoração, né. Mas enfim achei um assunto e ele será, tipo, pra refletir, sabe. Porque não dá pra pesquisar nada a não ser que vocês quisessem ler isso aqui a meia noite -QQQ

Mas aí pensei que escola é tipo um inferno dependendo das pessoas, professores e tudo o mais e é tipo uma etapa pra fazer a gente aprender a sofrer, que nem diz o filme Pequena Miss Sunshine, e que garotas como gente nem sempre gostam de tudo. Fazemos amigos e aprendemos que não se deve enfiar o lápis no olho do coleguinha, mas também há gente invejosa, barraqueira, mimada e o escambau. E eu queria falar sobre aquelas situações que o assunto da escola é você. Não importa se você barracou com a aluna mais popular, se você foi naquela "festa de colégio", bebeu horrores e dançou de sutiã em cima da mesa, se você ficou com o garoto mais feio, se você pintou o cabelo, se você não fez absolutamente nada, mas mesmo assim tá todo mundo comentando sobre você.

Bem, eu sei que esse tipo de coisa é muito ruim. A não ser que você adore chamar atenção e encarne no "fale mal, mas fale de mim". Mas desconfio que essa seja uma minoria das leitoras daqui. Acredito mesmo que a maioria odeia ser alvo de boatos e sussurros, sejam eles verdadeiros ou não. E eu entendo que é difícil a história vazar, acordar e ir pra escola, sabendo que 99% das pessoas vai conversar olhando pra você. Dá vontade de matar, porque geralmente quem espalha é quem mais tem culpa no cartório e hipocrisia é algo que dói.

Então tudo o que podemos fazer é trabalhar isso.

Primeiro vamos trabalhar com o conceito de que "a vida é sua". Você tem que dar satisfação aos seus responsáveis (geralmente seus pais, mas não vamos excluir os órfãos, né), sim. Você, provavelmente, é menor de idade, não pode simplesmente fazendo tudo sem se preocupar com as consequências. A Descapricho defende, por exemplo, total liberdade pra tu, mas aliada com responsabilidade. Porém você não deve NADA aos seus colegas. Nada mesmo. Eu sei que é difícil pensar nisso quando se tem uma turba de adolescentes encarando você com qualquer olhar tipo pena ou raiva. Sei que dá vontade de enfiar a cabeça no buraco. É muito fácil falarmos agora: "dane-se o que as outras pensam de mim", mas na hora do "vamos ver", não é isso que acontece.

A gente se importa com a opinião alheia.

Há casos que você deve se importar. Por exemplo, em uma entrevista de emprego, é muito bom que você impressione o entrevistador. E por mais que odiemos o sistema que acha que cabelos coloridos/tatuagens/piercings e qualquer coisa do tipo é algo que pode desqualificar uma pessoa, a gente vai ter que se submeter a ele uma hora. Eu desejo de coração que um dia as pessoas podem empregar outras se baseando só pelo desempenho, em vez de pela aparência, mas isso é meio utópico. Mas numa escola? Bem, você é uma adolescente e certamente sua imagem também passará pelo olhar dos professores e diretores. Uma simples mudança de imagem pode te prejudicar bastante (caso real: quando minha irmã passou a usar moletons e all stars mais acabados em vez das vestimentas usualmente patricinhas, a coordenadora chamou minha mãe ao colégio dizendo que ela estava andando com más companhias e que provavelmente rolava maconha. É, isso é sério.) e você pode não estar preparada pra isso.



Hey, essa atriz pornô te parece bem safada, né. Você é do tipo que acha que piriguete = burra? Bem, AJ Bailey tem diploma de antropologia e estudou arte na St. Andrews University.


Se você foi flagrada no banheiro dando uns pegas, se você ficou com alguém, se você não fez nada - tudo vai ser motivo para as pessoas comentarem de você. Porque a vida é assim: as pessoas adoram fofocar. Principalmente falar mal. Reparem nas revistas que estão esperando o próximo baphao, seja ele a prisão decretada para Lindsay Lohan, Britney Spears deixando cair seu filho no chão, a celulite de Mariah Carey, as rugas e pelancas -q de Madonna. Querem veicular pra vender, porque o que vende é fofoca ruim, palavras que falam mal, boatos mentirosos. É isso que as pessoas gostam.

Deveria ser assim? Não!

Mas enfim a gente mudou de assunto, vamos lá. Enfim você vai ter que aprender a ficar de queixo erguido. A vida é dura, cruel, insensata muitas vezes. Quando uma escola inteira está falando de você, você vai ter que lidar com isso. Se você for "inocente" ou "culpada", lance o "foda-se". Nenhum dos outros colegas paga as suas contas. Sua imagem pode ficar prejudicada perante os professores, mas pode ter certeza que ela ficará pior ainda se você agir como uma garota covarde que foge da raia. Enfrentar as críticas de cabeça erguida pode te fazer amadurecer muito e desestabilizar os outros. Porque quando as críticas não atingem, o objetivo não é alcançado.



Claro que se você estiver sofrendo bullying, você deve denunciar. Isso não quer dizer 'oi, tudo bem que as pessoas te humilhem'. Estou falando dos casos temporários que nem sempre se sabe como deve enfrentar. Estou falando que nem sempre dá pra ligar o 'foda-se', mas dá pra ligar nesses casos. Você pode morrer de vergonha e querer morrer, mas é mil vezes melhor pisar na escola, espinar o nariz e tentar ignorar. Porque uma hora acaba.
Sempre acaba.

E você pode se impor, sim. Se você é do tipo que prefere responder, já vá de antemão com respostas na ponta da língua. Se você tem receio de que ser malvista pelos professores te prejudique, se empenhe no campo mais importante: educação. Educação, participação, interesse: tudo isso conta pontos para a sua relação com professores e pro seu boletim (podem vir perguntar: mas o que professor tem a ver com boatos? Tem a ver que eles são humanos. E embora a maior parte não deixe isso influenciar no trabalho, tem uma minoria que deixa e você precisa se preparar para essa minoria). Se você acha que vai pegar mal com seus pais, converse com eles antes que tais boatos saiam da escola. Se eles sabem a filha que tem e confiam nela, não precisa se preocupar com mais nada.

E boa noite pra vocês! :)




P.S.: estou chocada demais com a história de desossar do caso Eliza. Nem tenho palavras, perdão. Mas, por favor, faço um apelo: jamais digam que ela foi uma vadia que se fudeu. Ou qualquer coisa do tipo. Parem de usar a conduta sexual dela antes de morrer como guia para o que você deve achar sobre ela. Estou cansada de gente falando que ela mereceu... gente, respeito é uma coisa que temos que ter por todo mundo, independente de qualquer coisa... e é algo que está faltando nas pessoas em relação à Eliza, como toda essa gente investigando com quantos caras ela já transou... é hipocrisia, é machismo, é nojento.

8 comentários:

  1. Luna, que post ótimo!
    e eu to MUITO passada com o caso Elisa e ainda mais com os comentários falando que ela era puta e etc.

    ARGH! ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Luna diva, desde a escolha do assunto do post até o PS sobre a Eliza.

    ResponderExcluir
  3. Né, nestes casos, aperte o botão do "foda-se" e encare a vida de frente ;)
    Beijos, amei o post Luna :)

    ResponderExcluir
  4. Acho que ignorar e mostrar que o que falam não lhe atinge é o melhor.

    Quanto ao caso de Eliza,é realmente terrível saber que tem pessoas que acham justo o que aconteceu porque ela não era nenhuma santa

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com você a respeito do troço de ignorar. Deu certo comigo ano passado, quando meu pai foi reclamar na escola do meu lugar na sala. Porque tipo, duas meninas na minha frente conversavam pra caramba, eu não tinha nada contra elas, mas elas falavam demais. Daí eu disse pra professora quem conversava e tal, e ela falou com as pessoas.

    E daí eles vieram perguntar quem tinha falado deles. E eu ANTA BURRA E ESTÚPIDA falei que fui eu.
    E eles começaram com aquelas idiotices todas, mas eu nem ligava, daí pronto, nem duas semanas depois já tinham parado com isso.



    mas tá, hm, O QUE ACONTECEU COM A CBOX? D: medo

    ResponderExcluir
  6. Hm... prefiro responder :x
    IAUISOAISUIOAUOSUAOSU
    Nossa velho! Sem palavras meesmo para o caso da Eliza , ainda mais por alguns torcedores do flamengo, estarem apoiando o Bruno! PQP , ficar do lado de bandido é osso :x
    /leiam seus e-mails :x
    AIUSIOUASUIASIUAOSUIAU
    BEIJOS DIVAS o/ , adogo seus posts Luna *-*

    ResponderExcluir