domingo, 25 de julho de 2010

Férias não-óbvias

Oie!

Então, ainda resta aquela semaninha de férias, né? Aquela que você já começa a sentir saudades de estar na escola, com os amigos, já não sabe mais o que fazer, mas também não quer que as aulas começam porque sabe que depois só em Dezembro...

É, entendo.

Mas pelo menos a maioria de vocês não teve só duas semanas de férias, e ainda teve que ESTUDAR nelas, como eu. A não ser que você esteja no cursinho ou no terceiro ano. .___.’

Mas então, como lidar com essa última semaninha?

Porque a maioria dos “guias de férias” que a gente encontra só falam o óbvio, que você com certeza já tinha pensado em fazer antes de alguém te dizer, tipo “assista todos os filmes e séries que você queria”, “viaje”, “saia com a família e amigos”. Ok, claro, como se ninguém tivesse pensado nisso antes. ¬¬

Enfim, chegou esse finalzinho e acabaram as idéias do que fazer? Já viu todos os filmes, já tirou o atraso das séries, já não tem mais nada pra fazer na sua cidade? Eu te ajudo, porque criei um guia de coisas não-óbvias para se fazer nas férias! \o/

Dê uma de cozinheira


Eu adoro fazer doces. Não que eu já tenha feito muitos, mas adoro. :D
Enfim, quando bater aqueeela vontade de comer alguma coisa doce e caseira com gosto de chocolate, sei lá, vá fazer! A maioria dos ingredientes sempre tem em casa e é fácil ir até a próxima padaria e comprar em 5 minutos.

Mas não precisa ser nada muito elaborado, tipo torta de morango ou pavê de maracujá. Coisas simples como um brownie, um brigadeiro de panela, uma mousse de chocolate... Podem alegrar o dia com um pouco de endorfina.

Pra te ajudar, eu resolvi colocar aqui uma receitinha de um brownie que eu fiz semana passada (peguei daqui, aliás), com algumas dicas a mais. :D

Brownie de chocolate

#ingredientes
• 10 colheres de sopa de margarina (ou 2 tabletes) (120g)
• 1 xícara de chá de açúcar (160g)
• 3 ovos
• 2 xícaras de chá de chocolate em pó (180g)
• 1 xícada de chá de farinha de trigo (120g)
• 1 colher de sopa de fermento (12g)
• 1 xícara de leite (240mL)

Para a cobertura:
• 1 lata de creme de leite
• 2 colheres de sopa de açúcar (20g)
• 4 colheres sopa de chocolate em pó (24g)
• 1 colher de sobremesa de margarina

#comofazer
Já separou todos os ingredientes certinhos na sua mesa? Ok, então agora de por a mão na massa!

1. Pegue os ovos e separe as claras das gemas. Se você não souber fazer isso sem sujar a cozinha inteira e acabar aproveitando só um ovo de dez, assista o videozinho explicativo aí embaixo:


Ignore toda a parte dos recipientes metálicos médios e pequenos, tenho a ligeira impressão de que o cara só falou tudo aquilo pra encher lingüiça. Tá você já viu como fazer?

Agora bata as claras em neve, de preferência com uma batedeira se você não quiser ficar mil anos batendo e acabar com o seu braço. ._. Enfim, a clara fica boa quando parecer uma coisa fofa e branquinha e formar picos.

Então você deixa a clara em neve de lado por um momento. :]

2. Junte a margarina e o açúcar e bata com velocidade alta na sua batedeira, até formarem um creme amarelo e pegajoso.

3. Vá juntando o resto dos ingredientes aos poucos ( e desligue a batedeira antes de colocar cada um, se não vai voar farinha e chocolate em pó por todo lado da sua cozinha – experiência própria!). Quando formar uma massa homogênea, ou seja, da mesma cor e sem nenhum floquinho de manteiga ou farinha restando, você pode desligar.
Dica: peneire o chocolate, o açúcar, farinha, etc., ao colocar na massa. Acredite, essa pequena coisa faz uma grande diferença. Isso deixa a massa mais leve, mais fofa, enfim, uma dica.

4. Agora pegue a massa e misture com uma colher (ou pão-duro) as claras em neve. MISTURAR! Nada de bater. Tem que ser uma coisa suave.

5. Unte a forma com manteiga e farinha e despeje tooda a massa, e então leve ao forno pré-aquecido em +/- 220°C. Deixe lá de 25 a 40 minutos. Na hora de testar a massa com um palitinho, ele tem que sair com um pouco de massa, já que o brownie é mais úmido que o bolo normal.

Dica: No site em que eu peguei essa receita, algumas pessoas falaram que parecia mais um bolo do que brownie, porque não foram nozes ou castanhas na massa. Eu achei muuuitas receitas totalmente diferentes inclusive no modo de preparo, e algumas com nozes e outras sem. Então acho que vai do gosto de vocês. Caso queira colocar, faça isso misture bem as nozes ou castanhas do Pará picadas na massa antes de colocá-la no forno. Realmente, deve ficar muito bom!

Agora a cobertura:
É bem, simples. Espere o bolo terminar de assar (senão a cobertura vai endurecer) e comece a fazer. Junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogão em temperatura média (+/-220°C), e fique mexendo até começar a ferver. Não deixe passar muito do tempo, senão a coisa pode ficar dura demais.
Prontinho! Depois de assar, despeje a cobertura por cima e FIM.
Deixe esfriar até comer, claro, e fica muuuito bom com sorvete!

Caso você tenha feito ou tenha alguma dúvida, deixe aí nos comentários sua experiência hahaha.

E você também pode postar receitinhas, lá na comunidade da Descapricho e compartilhar com a gente suas próprias experiências. :D

Mas você quer passar longe de cozinha? Tá, você ainda pode fazer...

Tsurus

Ou melhor, o origami do tsuru, que é um dos mais tradicionais e simbólicos do Japão! ^^
Tsuru é um pássaro sagrado por lá, que representa a longevidade e juventude. Diz a lenda que quem fizer mil tsurus concentrando seus pensamentos em algo que queira muito terá seu desejo realizado e boas energias.

Nos momentos de absolutamente nada pra fazer não custa tentar, né? Quem sabe não se realiza mesmo... :]



Eu comecei a fazer alguns essa semana, e gostaria muito de chegar a mil por alguns motivos. Parece difícil, mas quando pega o jeito a coisa começa a fluir e é viciante! Se você souber aproveitar, consegue fazer uns 6 ou 8 tsurus com uma folha sulfite normal, por exemplo. (não vamos gastar papel a toa por aí, né?), até porque os de tamanho menor geralmente ficam mais certinhos.

Caso você não queria fazer um monte de tsurus brancos e só, customize a sua folha com desenhos, padrões, listras, etc. pegue uma caneta e viaje na batatinha! Eles ficam lindooos e personalizados!

Quem sabe até o fim do ano você não chega nos mil e encontra o amor da sua vida, hein? A_A

Mas não precisa fazer SÓ tsuru, apesar de eu achar a simbologia dele maravilhosa. Existem vários tipos de origamis por aí, um mais lindo que o outro. É só jogar no Google ou no youtube que você acha vários exemplos e modos-de-fazer.


Faça receitas caseiras para cuidar da pele e do cabelo.


É, tipo, creme de abacate com mel pra passar no cabelo e deixar ele macio, banana com aveia pra hidratar, suco de limão com água pra acabar com caspa. Tem TANTAS receitas caseiras pra cuidar de pele e cabelo que não dá pra simplesmente ir colocando aqui.

Eu vou colocar minha experiência meio #fail com o abacate com mel:
Tipo, eu decidi testar a receita ~mágica~ pra deixar o cabelo macio e hidratado, né, ok. Acontece que minha mãe que tinha dado essa idéia, e ela simplesmente não bateu o abacate com as colheres de mel no liquidificador, e sim na mão mesmo. Enfim, NÃO dá pra fazer uma coisa direito quando têm pedaços de abacate na sua cabeça, além de um cheiro não muito agradável. Mas no fim deu certo. Meu cabelo ficou mesmo mais macio e o cheiro de abacate nem pega (mas tem que lavar bastante, né).

Então, caso vocês queiram fazer isso eu recomendo bater MUITO BEM a fruta e colocar uma touca. É bem simples, só misturar e colocar no cabelo já lavado com xampu, etc. depois enxágüe a mistura com muita água e pronto.

Eu criei dois tópicos na comunidade da Descapricho pra vocês postarem suas dicas caseiras pra pele e cabelo.

Espero que vocês tenham gostado das minhas pequenas sugestões. :D

Beijos, e bom restinho de férias!
E comentem :]

P.S.: Hoje é dia do escritor brasileiro! Parabéns a todos os escritores brasileiros que sofrem bastante pra terem seus livros publicados e lidos, a todos os blogueiros, e a todas aquelas pessoas que escrevem só pra desabafar um pensamento...

6 comentários:

  1. Eu adoro atacar de cozinheira, mas nunca tentei fazer brownie. Vou tentar quando puder.


    Eu e minha mãe sempre gostámos de fazer coisinhas caseiras pra colocar no nosso cabelo, o principal é o da banana, com creme hidratante e clara de ovo. Deixa o cabelo bem macio. Tem também o do alumã, que da brilho e deixa bem sedoso

    ResponderExcluir
  2. Ok, mesmo não estando mais de férias (sete dias apenas é uma coisa desumana), adorei o post.

    E, já enjoei de fazer tsurus, culpa da minha avó, que acha que eles são lindos no ano-novo. Um dia ainda tento fazer um dragão de origami.

    E, existe dia do escritor brasileiro? E nem é feriado?

    ResponderExcluir
  3. Bárbara!! Adorei o post, bem interessante... Pra quem não está mais de férias [moro em Salvador, Ba. Minhas férias foram de 15 dias ¬¬', no período de 19 de junho à 05.07, +/-], as dicas continuam sendo boas. Eu gosto muito de cozinhar, mas nunca fiz um brownie. Vou aproveitar sua receita e pôr a mão na massa!! (=
    Coisinhas caseiras pra pôr no cabelo é muito bom também! ^^"
    Beiijos!!
    Boaa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  4. boa a receita do brownie, acho que vou tentar fazer (tá, acho que sim, porque eu odeio cozinhar, mas parece gostoso)

    e feliz dia do escritor pra vocês também, né queridas :D

    ResponderExcluir
  5. EEEE Feliz Dia do Escritor (atrasado -q) pra gente que compõe esse blog e *------*

    ResponderExcluir
  6. adooro fazer tsuru o/ fico o dia todo fazendo nas férias uashuahsuuas'

    ResponderExcluir