terça-feira, 20 de julho de 2010

Fifteen

Boooa tarde, queridas e queridos! *-* Sorry about the delay, hehe, estava viajando e planejava chegar mais cedo mas não deu, né.

Eeeenfim, o assunto desse post pelo menos não foi pensado hoje às pressas nem nada. Eu pensei em escrever sobre isso durante a semana, quando fui com minha mãe ao Laboratório em que ela trabalha (A título de informação, minha mãe é Farmacêutica Bioquímica ;] ), e, na saída, encontramos com uma amiga dela que ela não via havia muito tempo. A moça me viu e foi aquela coisa de sempre, né, “É sua filha? Como está graaande!”, e eu, “Hahaha, é né.”

Daí a mulher perguntou, “Com quantos anos já está?” e eu respondi, né, “15”. E a mulherzinha ficou olhando toda maravilhada pra mim, hm, me assustou um pouco, mas enfim. O fato é que depois eu fiquei pensando que se eu tivesse respondido qualquer outra idade, não ia ter o mesmo significado que os 15 anos que eu realmente tenho.

Porque, hm, por algum motivo, as pessoas mais velhas, em especial mulheres, acham que ter 15 anos é lindo, que essa fase é muito boa. Talvez seja porque elas já passaram dessa idade, e agora veem (Nova Ortografia, opa, rs.) que tinham vidas muito boas nessa época, sem responsabilidades muito grandes, nem nada do tipo.

É como se os 15 anos de uma menina (Convenhamos, não quero ser machista ou feminista nem nada, mas uma menina com 15 anos é totalmente diferente de um menino de 15 anos.) fossem uma fase de transição, em que ao mesmo tempo que ela ainda tem muita vida pra curtir, muita coisa do mundo para conhecer, e agora ela já entende perfeitamente o contexto em que vive, seja esse o de um país superdesenvolvido como os da Europa, ou um país miserável da África (Sem preconceitos), a pessoa percebe, compreende que está inserida ali e entende o mundo em que vive e o que tem além deste.

Tá, RETOMANDO, ao mesmo tempo que isso ocorre, a pessoa com 15 anos já possui certas responsabilidades, já tem uma certa independência, e já sabe distinguir o certo do que é errado, então, já tem meio que a obrigação de fazer o certo.

Talvez seja por isso que é nessa faixa de idade que surgem tantas dúvidas, e eu nem considero revolta ou rebeldia. São só, hm, dúvidas mesmo. Porque a pessoa não sabe direito como agir, vivo pensando tipo, ‘15 anos é muito, mas, ao mesmo tempo, é muito POUCO!’. Ao mesmo tempo (Nossa, acho que já falei “Ao mesmo tempo” umas mil vezes nesse post, mas ta, né.) que eu ainda sou imatura, eu sinto a obrigação e pressão sobre mim, para que eu aja de forma madura, e isso é, hm, CONFUSO.

E, como a nossa querida Dani, daqui do blog, gosta de falar, é aos 15 anos que as meninas são apresentadas à sociedade, na clássica Festa de Debutantes. Ou, outra forma comum de se comemorar os 15 anos é com uma viagem, que, normalmeeente, é para a Disney. \o\


Tá, é muito feliz fazer uma festa de arromba e ter todos os olhares voltados para você durante uma noite, ou passar cerca de 15 dias curtindo as atrações dos LINDOS parques da Disney, mas, se você não tiver nada disso, não se desespere.

No fim do ano, completei 15 anos, e não tive festa de arromba ou viagem nenhuma. Minha festa foi como um churrasco, chamei todos os meus amigos e passamos o dia inteiro na piscina. E foi, tipo, MUITO BOM!

Então, não se revolte nem nada do tipo se seus pais não puderem (ou não quiserem, vai saber o que se passa na cabeça dos pais, tsc tsc) lhe dar uma Festa ou Viagem de 15 anos. Perceba que há vários outros jeitos muito bons de comemorar essa idade tão feliz e *-*

E aproveitem. Porque, se minha mãe tiver razão, dos 15 para os 30 é um pulo! Kk

Beeeeeeijos!

P.S.: FELIZ DIA DO AMIGO, ownt. *-*

13 comentários:

  1. Me lembro até hoje dos meus 15 anos e


    ok, tudo bem, porque foi ano passado. Caramba, eu tenho só 16 u_u Eu não vejo nada muito OOH em ter 15 anos, apesar de que o ano passado foi muito divo *-*
    Enfim, 16 é melhor, pode ~votar~ -n Porque eu nem vou votar, mas sei lá, se a gente tivesse nos estados unidos eu ia poder dirigir!!

    mas adorei o post, natu!

    PS: isso me lembra que esses dias eu vi uma propaganda do natu chips e

    ResponderExcluir
  2. Eu vou fazer quinze anos daqui há exatamente 1 mes e 1 dia E VOU ME TORNAR UMA MOSA E SER APREZENTADA PRA SOCIADI!111!111 -n
    até porque desisti da minha festa! q

    mas enfim, adorei o post natu, E VOSE JAH EH UMA MOSA, MOSA!

    ta, enfim, beijos. e feliz dia do amigo pra você também *-* haha

    ResponderExcluir
  3. Entender perfeitamente o contexto em que vive foi meio forçada de barra, até porque tem gente que com 40 ainda não entende (seja por causa da desgraça chamada senso comum, seja porque é difícil de entender mesmo. Eu, prestes a fazer 26, me esforço, mas estou bem longe de entender perfeitamente). Não que uma menina de 15 anos não tenha inteligência para isso, tem, mas muitas vezes não teve o interesse de ir a fundo nisso e provavelmente sequer teve tempo para assimilar. Tipo... "Tem uma noção" seria mais realista.
    Eu acho engraçado quando vejo menina revoltada porque não vai ter festona nem viagem. Uma festa dessas é capaz de queimar as economias da vida inteira de uma família de classe-média. Em uma noite! A viagem é mais viável financeiramente se a menina for sozinha por excursão (mesmo assim ainda é muito cara), mas nem todo pai e mãe, mesmo os que têm como pagar, se sente seguro de mandar a filha sozinha. E se for para a família toda, pesa muito no orçamento. Mesmo para pais de classe média, é um baita sacrifício proporcionar essas coisas (aliás, mesmo um "churrascão" para os amigos fica pesado para várias famílias. Faça as contas de carne, acompanhamentos, carvão, bebidas, etc, etc X número de pessoas).
    Sei lá... Acho muito "mito" em torno dessa idade. Eu não achei "melhor fase da vida" não. Responsabilidades não são tão ruins quanto parecem, e começam a dar alguma liberdade de verdade.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu também não tive festa nem viagem,mas nem liguei. Mas de modo geral, foi uma idade meio surtada( não que eu tenha resolvido bancar a menina rebelde, mas mudei muito, tendo umas fa ses bem retardadas@-@) mas tá,eu não parei de mudar de lá pra cá haushsuhashauhsuahsuahsuahhus. Mas tem coisas que você só consegue ver quando passa muito tempo


    Feliz dia d amigo pra você tambem

    ResponderExcluir
  5. Naty, entendo. Acho os vestidos de 15 anos, em sua maioria, feios... As meninas querem parecer Cinderelas e esquecem que estão no século XXI.

    Ótimo post! Nem toda menina que completa 15 anos dvee, obrigatoriamente, fazer uma festa ou querer uma. Por favor!

    ResponderExcluir
  6. ai sei lá, eu gosto de IR pras festas de 15 anos, mas eu fazer... ah, eu já tinha dançado valsa na formatura mesmo, tinha sido uma droga kkkkkk dançar não é minha praia, and i'm not a princess, i'm the queen qqqq

    também não vi nada de especial em fazer 15 anos... sei lá, eu continuo tão bobona quanto nos meus 14 -s mas diquinha pra quem vai fazer 15: explore todos ao seu redor, porque mesmo que você fiquei indiferente a chegar nessa idade, todo mundo vai achar isso o máximo e vão querer te agradar muito! comece já um dia depois do seu aniversário de 14, se você já fez 14, comece o mais rápido possível e

    tá, parei, bom post natuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  7. eu amei minha festa de 15, marca pra vida inteira mesmo como aquela coisa de transição e pá. Mas sinceramente? besteira. É ótimo ter a festa ou a viagem pra se lembrar de uma época boa que é a juventude, e ter um momento de "princesa" (brega, whatever) mesmo.

    Mas não existe uma idade pra transição, ela vem com o tempo de cada um. Eu pelo menos sinto que amadureci muito ano passado, com 15 pra 16, agora mais ainda.

    Mas aproveitem bastante toda a ~magia~ dessa idade, é bem legal isso :]

    ResponderExcluir
  8. E comofas pra comemorar essa idade quando seus pais não te deixam fazer nada? ):
    Eu acho 15 anos super importante, comemorar essa idade nem se fala. O que me deixa triste é que meus pais nao valorizam essa data. Eu deixei passar ela em branco, e nao tem nem duas semanas que fiz 15 anos D:

    ResponderExcluir
  9. Alana, minha amiga tem pais parecidos e eu organizei uma "festinha" surpresa na escola mesmo. Apesar de não ter sido nada grande, foi bem legal e ela adorou! Você pode chamar suas amigas pra ir em algum lugar, ou fazer um lanche em casa mesmo. Só de ter uma pequena comemoraçãozinha já faz a data ser marcante :]

    E duas semanas é pouco, teve uma garota da minha sala que fez a festa um mês depois, e não deixou de ser especial. :D

    Feliz aiversário!

    ResponderExcluir
  10. eu amei minha festa de 15 anos,FUI APRESENTADA A SOCIEDADE -qqq
    e amei mais ainda minha viagem à disney *OOOOOOOO*

    ter essa idade é maravilhoso,sério. Espero que sua mãe esteja errada e demore a chegar aos 30.


    alana, chama suas amigas pra sua casa e faz um churrasco! ou, sei lá, faça alguma coisa que você sempre quis fazer e nunca pôde, ir a algum lugar que sempre quis (um lugar acessível às condições de seus pais, claro). como a bárbara disse, independente de quanto tempo passou, não vai deixar de ser especial.


    beijos, naty!

    ResponderExcluir
  11. Eu faço 15 daqui há duas semanas e não vou ter festa nem viagem. Q
    A festa, eu nunca quis. Já a viagem, meus pais relutaram um pouco, mas já iam me deixar. Só que eles só iriam deixar no período de férias e, bem, quando eles decidiram já tava meio tarde errr. De qualquer forma, eu já nem tava mais empolgada com a viagem. Quer dizer, lógico que teria sido legal se tivesse acontecido, mas não me sinto nem um pouco triste ou desapontada por não ter rolado. Acho que fiz 15 anos ano passado e não percebi. Minha vida mudou e muito, e eu acho que cresci bastante com isso.
    Acho que vou comemorar meus 15 jantando num lugar legal com meus pais mesmo ou, no máximo, com meus irmãos. Não quero nem fazer uma festinha em casa, bem simples. Teria que chamar muita gente, pq é aquela velha história: se vc chama um, você acaba tendo que chamar todo mundo. E eu não quero chamar todo mundo e -qqq

    ResponderExcluir
  12. Eu viajei - aqui pelo brasil mesmo - e fiz uma pequena festa fantasia - sábado e, nem uma semana tem k -. Foi tudo beeeem legal, fora eu ter estourado uma veis por estresse. AEJKAIOWEJAIOEJA

    ResponderExcluir