segunda-feira, 26 de julho de 2010

O vasto mercado de opiniões

Olá descaprichantes *-* Meu computador morreu (depois de alguns socos e uns ataques de raiva, er, meus) e eu estou no computador do meu irmão, que não pareceu muito feliz ao me ceder sua fonte de vida (-n) para Jujubets poder vir postar aqui y_y Mas ele deixou né, isso é o que importa. Mesmo que o teclado dele seja muito ruim e
Enfim, esses dias eu estava vendo umas coisas aleatóriamente pela internet e eu percebi como as pessoas tão cada vez mais anti tudo. E isso só me remete a um cara de óculos de aviador e uma parede cheia de coisas: Felipe Neto. Contra ele eu não tenho nada, pelo contrário, sigo ele no twitter e concordo com 90% das coisas que ele fala. O problema é que as pessoas tão levando as opiniões dele como regras. Galere, oi não são regras, são opiniões.
Minha mãe fez um post no blog dela há algum tempo atrás falando sobre isso, opiniões pré fabricadas, embaladas, pronta entrega, frete grátis. É isso que tá acontecendo com as opiniões: virando padronizadas. Ou você é super cool, cult, fica quotando o Felipe Neto o tempo todo e vira anti tudo ou você é um corpo desprovido de inteligência, que usa roupas coloridas e fica gritanto "DIUSTIN BIEBER LINDO" por aí.

Tipo, tá, peraí pessoal. Só porque o Felipe Neto tem aqueles coisos na parede, usa camiseta dos Beatles, tem um óculos aviador (comentário nada a ver aqui: graças a Deus que ele aposentou aquela coisa que usava antes a_a) e parece super ~~cult~~, além de ser respeitado pela maioria das pessoas não significa que você precise vestir todas as opiniões dele como se fossem uma roupinha féxiom e sair por aí desfilando com suas opiniões já aprovadas, respeitadas e tudo mais. Porque, veja bem, é a opinião dele (ou do personagem que ele representa em seus vídeos, tanto faz), não a sua. Eu sei que tem toda a coisa de adolescência, insegurança, desespero por existir e tal. Mas caramba, você devia estar formando sua opiniao agora, não aderindo a uma opinião alheia. É claro que você pode concordar com as pessoas, mas não para parecer mais legal, mais inteligente ou sei lá.
E é por isso que está virando modinha odiar modinha. As pessoas veem como os pioneiros, odiadores de modinha, são divos pop, respeitados, inteligentes e querem ser como eles. Mas ter as mesmas opiniões que alguém não significa que vão te tratar de maneira diferente. Porque são pessoas diferentes, oras.
Veja nós sete (ou mais, já que a Blanca ás vezes posta e logo a outra Thais vai substituir a Luna), apesar de compartilharmos várias opiniões, somos diferentes. E obviamente não compartilhamos TODAS as mesmas opiniões, e tampouco queremos que você ache a mesma coisa que a gente. Sabe, não queremos impor um padrão a vocês, sendo que nós mesmas saimos desse padrão, já que somos diferentes. Você não precisa odiar crepúsculo, restart, Justin Bieber e tudo mais para gostar do blog. Nós ás vezes falamos mal? Sim, claro. Mas você não precisa concordar com a gente porque gosta do nosso blog, ou por causa das nossas quase 15.000 visitas.
Tenha a sua opinião, nós temos a nossa e podemos discutir quando você quiser. O idiota é você começar a achar as mesmas coisas que a gente pra ter 15.000 visitas no seu blog, também. Aí não faz sentido algum.

>> Mas ás vezes eu não tenho opinião sobre nada, sou uma grande ameba D: O que fazer?
Olha, muito provavelmente você não vai ter opinião sobre tudo. Eu não tenho opinião formada a respeito de, sei lá, política. E isso obviamente me impede de sair por aí gritando que o governo tá uma droga, que o certo é votar no fulano porque isso e aquilo, sendo que eu não sei NADA do assunto. Gente que fica causando pelos lugares, falando do que não sabe nunca vai receber aplausos e exclamações do tipo: Oh! Você me convenceu! Quanta inteligência reunida em apenas um homo sapiens! Então, se é esse seu sonho de vida, esqueça. Pelo menos falando mais do que ouvindo, você não vai chegar a lugar nenhum.
Para poder falar, se manifestar, você tem que ter ouvido um pouco. Saiba sobre aquilo que você fala, ouça o que os outros tem a dizer e aos poucos vá criando a sua opinião. Vestir a opinião de outro, ou inventar uma nada a ver pra você jamais vão te fazer ser uma pessoa melhor. Então, em vez de ficar falando você tem probleminha pras pessoas que usam calças coloridas (eu tenho 4, e usá-las não interfere na capacidade dos meus neurônios nem nada do tipo) ou falando que o mundo é um absurdo, procure ouvir mais e falar menos. Ouvir e conhecer os dois lados da situação, principalmente.

Agora, mudando drasticamente de assunto, deixa eu falar de uma nova moda super fexiom que surgiu: vídeos falando a sua opinião. Ou vídeos falando sobre qualquer coisa.
A grande questão é que não é porque alguns conseguem uma fama boa com vídeos que você vá conseguir também. A prova disso é essa guria:


Ela achou que ALGUÉM ia levar ela a sério depois disso? Acho que não, hã, risos mil. Então um pocket post falando sobre como fazer vídeos que não sejam completamente idiotas:
- Um roteiro: Não precisa fazer todas as suas falas, mas tenha noção do que você vai falar e a continuidade das suas falas. Senão você vai entrar num raciocínio nada a ver de olho gordo @_@
- Edição: Movie Maker é vida. Corte as partes que você esquece do que ia falar, coloque um título, uma coisa caprichada, caramba.
- Luz: Cate uma luminária, sei lá, mas não deixe aquela coisa escura e idiota
- Fale com a boca: não fique murmurando e falando como você fala normalmente.Tem que falar mais exagerado, gesticular, sei lá, como se você estivesse atuando. É importante saber falar bem.

Bom, fiquei aqui com o meu post, espero que tenham gostado e se lembrem de sempre conservarem suas opiniões, mesmo que fiquem te xingando por causa disso. Quem vai contra a moda é xingado, quem vai a favor dela também é xingado, então vá apenas a favor de você, ok? E quem fizer um vídeo seguindo as minhas super ~dicas~ comente com o endereço dele *O*

Beijocas e Pipocas! q

PS: Pela milionésima vez, eu gosto do Felipe Neto. Não venham de xingação nem nada disso, caramba. Eu gosto dele, das coisas que ele fala e tal, só não me agrada a ideia que as pessoas perderam suas próprias opiniões para ficarem pagando pau pra ele. Isso chega a ser ridículo, desse jeito logo logo ele vira uma das próprias coisas que ele tanto critica.

15 comentários:

  1. É cômodo xingar modinhas, governo, programas populares, etc. Sempre vai ter um monte de gente que concorda com você, então você nunca sofrerá isolamento opinativo, que é um dos maiores medos das pessoas. É mais seguro do que apoiar essas coisas, porque elas carregam uma conotação negativa, um preconceito de que são para gente ignorante.
    É por isso que não acho muita graça no Felipe Neto (não sou contra, acho que o cara é carismático, fala bem e tal, mas digamos que não me comove), ele escolhe temas "seguros" demais (nesse ponto prefiro o PC Siqueira que escolhe coisas mais incomuns).
    Falta de opinião é mesmo normalmente falta de repertório sobre o assunto e falta de conhecimento sobre argumentação e lógica (para separar o que é argumento do que é falácia), falou bem, Joubs, a menos que seja uma questão de julgamento moral (e aí você tem o direito de ficar indecisa por quanto tempo for).
    (Umrae da outra conta)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post *---*


    E uma coisa que eu esqueci de colocar na primeira vez que eu li a descapricho. Estava conversando com amigas minhas ontem, (somos todas fanáticas pelo blog, ou quase isso. -Q) E se algum dia vocês lançarem uma revista, avisem por aqui, porque vocês já tem algumas leitoras fiéis. Eu compraria todo mês. O/

    ResponderExcluir
  3. o felipe neto é engraçado nos vídeos, mas fora deles... se acha, ai ai

    e é verdade, as pessoas têm que aprender a dar opiniões, ou se não tiver, e daí... seja quem você é!!! AQUELAS q mas enfim, isso é sempre o mais importante mesmo

    ResponderExcluir
  4. Eu até gosto do Felipe Neto (embora como a Umrae, prefira o PC Siqueira), mas acho que ele era mais lega no início. Sabe, mais espontâneo.

    E aquela menina, oh céus, que vergonha. Outro que dá vergonha também é o Maurício Saldanha *apanha*.

    E, Joubs, meus pêsames pelo seu computador. Mexer no dos outros é horrível, sei bem como é.

    -

    Dine, você por aqui? *-*

    ResponderExcluir
  5. eu amei o post, preciso mandar umas pessoas lerem ele. Eu até gostava do felipe neto, mas agora ninguem mais tem opiniao propria, parece que você ta falando com o próprioo felipe quando conversa com elas '-'

    ResponderExcluir
  6. eu amei o post, preciso mandar umas pessoas lerem ele. +1
    Seilá, não aprovo mt o F.N porque as vezes ele força a barra.
    Mais menininhas assim, peloamrdedels! --'
    Só fazem os ídolos ficarem envergonhados. Na moral mesmo ://
    // Ah sobre o comentário no post do - desculpas sei lá.- HAHA, fui viajar, sorry :$
    Pode ser amr, tanto faz ;*
    Ah e sim Joubs, LANÇOOOU , LANÇOOU O/
    AAH, já comprei o meu P.J no submarino.
    Tava morrend já u.ú
    ATSYUATSYUATSTYAUTSUYATYSUTAUYTS
    bjs divas ;*

    ResponderExcluir
  7. Muito bem minha querida!!

    Adorei seu post, você escreve de um jeito que eu adoro. Não é só corujisse, é verdade. Legal, adorei que voce citou o meu post, afinal a gente fica conversando sobre este assunto, e realmente ter a sua propria opinião é antes de tudo um ato de coragem. E pra formar opinião é preciso realmente aprender a ouvir, e também aprender a se ouvir, a saber o que voce sente sobre cada assunto, de verdade.
    Continue assim, parabéns minha querida.
    sua mãe
    Mariliz

    ResponderExcluir
  8. Aah e deixa eu perguntar... (Meu Deus eu SEMPRE esqueço alguma coisa) ¬¬'
    E sobre a enquete da nova futura garota? O que deu? :s
    Seria muito bom mais um diva com vocês! -Q
    Acho que poderia ser feito tipo uma competiçãozinha..
    As menines realizam um post sobre um assunto qualquer... Ai postam aqui e nós votamos ná melhor o//
    ok, calei, juro:x

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto do Felipe Neto, tipo, nem levo tão a sério HSUAHUS

    e não acho que ele se ache, digo, nos vídeos que parece que ele se acha o__o'

    Mas eu pelo menos penso que não é porque uma pessoa critica uma coisa que ela automaticamente "se acha" ou é muito segura de si. Geralmente pessoas que mais criticas são muito duras consigo mesmas e acabam criando uma certa insegurança também. Bem, isso sou eu Q

    E a diferença é que não é ELE que influencia as pessoas a serem desse jeito, tipo, ele critica tudo isso e nem é contra modinhas como disse no vídeo. Mas existem pessoas que exageram ou não entendem direito o sentido dos vídeos dele, enfim. É SÓ UMA OPINIÃO, for god's sake.

    ResponderExcluir
  10. Não concordo...

    E não sou o mesmo anônimo da outra vez, não, sou outro, senão lá vem a Umrae ou seja lá o que for isso, discordar de novo.

    E que tal, no próximo post, falar um pouco mais sobre esses ataques de raiva extravasados no seu pobre computador? É seu irmão que tem de pagar por isso? Sua ogra....

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto do Felipe Neto, acho os vídeos dele bem legais, aliás.
    E eu amei o post, é *-* Acho ridículo essas garotinhas se levarem pela opinião alheia, ridículo! Parece que as pessoas estão cada vez mais perdendo a opinião própria para apoiar a opinião dos outros, e isso me deixa um pouco assustada, é.
    Enfim, eu já disse que amei o post? -q

    ResponderExcluir
  12. Jujuba Shrek HAUSHAUSHAU

    Anônimo, diga porque não concorda, pra gente debater -t :D

    ResponderExcluir
  13. Tem limite de comentários para discordar de algo/argumentar agora? Tipo: resposta, réplica, tréplica e acabou? Quem for sorteado para a resposta e a tréplica fica com a palavra final e fim de assunto?
    Eu pensei que as pessoas poderem argumentar e dar suas opiniões, preferencialmente devidamente embasadas, fosse um dos objetivos do Descapricho, até porque o projeto do blog é todo baseado em diversidade opinativa.
    Quero saber qual é o problema de eu responder a um comentário/ trazer novos argumentos se eu tiver informações e disponibilidade para isso, como o que ocorreu no caso do post dos aparelhos.

    ResponderExcluir
  14. Ai ai, anônimos, sempre sem coragem pra debater sobre as coisas que eles gostam, tsc.

    Ah tipo, eu gosto do Felipe Neto também, acho que expressa a opinião dele de uma maneira que ele não fala "Hey miguxos, concordem comigo" ele até pode querer dizer isso, mas ele não faz explicitamente.

    Eu também acho isso de adquirir opiniões péssimo, por exemplo, eu gosto de duas ou três músicas do Restart, mas nem por isso eu uso calças coloridas, não que eu ache escroto, mas realmente não fica bem em mim. E, por um tempo, eu até achei que fosse FÃ NÚMERO UM, mas aí eu vi que nem tudo neles me agradava, então eu só gosto das músicas, não deles (se bem que se o Pe Lu cortasse o cabelo e parasse de fazer biquinho ia ficar bem melhor).

    E, bom, eu li Crepúsculo e não vou mentir dizendo que é idiota, eu não achei idiota e até gosto, mas depois de um ano aprimorando o meu gosto em leitura, eu devo dizer que eu não leria a saga mais um vez, porque eu aprendi a valorizar o romance não-meloso :)

    Mas Joubs, eu adorei o post, tanto seu quanto o da sua mãe! E eu te defendo na fato de se irritar com o computador, eu adquiri meu auto-controle ao evitar fazer isso sempre e_e -q

    ResponderExcluir
  15. Fique à vontade, Umrae, pra concordar, discordar, debater e argumentar, assim como todos fiquem à vontade.

    Não há limite nenhum, e não tenho achado que as discussões tenham sido ruins de algum modo (No sentido de não terem sido agressivas nem nada), pelo contrário, quando li os comentarios do post da segunda passada, fiquei orgulhosa do blog estar promovendo uma troca de opiniões e por ver os leitores interagindo.

    =)

    ResponderExcluir