domingo, 4 de julho de 2010

sonhos etc.

Oieee minhas descaprichosas lindas!

Então, essa semana eu queria falar sobre várias coisas, mas digamos que meus planos não saíram lá como esperados e eu tive que pensar em uma coisa totalmente diferente.

Digamos que você desde que se conhece por gente gosta de desenhar. Ok, normal, mas não simplesmente uma atividade, é ago que você faz porque você gosta MUITO e se sente bem fazendo aquilo, e quer desenhar mais e mais. Então chegam lá os seus 17 anos, e aquele seu tio que fez engenharia na
UF-aguma-coisa faz a pergunta mais odiada do mundo:

- E o que você quer fazer de faculdade, mocinha?

Então você para, respira fuuundo, e responde já sabendo a resposta que viria a seguir:

- Ah, não tenho muita certeza, mas gostaria de algo que envolvesse desenho ou criar coisas...

- Ah! Como assim? Vai ser engenheira civil? – Ele responde

- ÉÉÉÉÉ! Você realmente leu os meus pensamentos!

¬¬’

Então, acho que você já entendeu onde eu quero chegar, e toda a cena d’o-que-você-vai-ser-quando-crescer é só um plano de fundo pro que eu quero falar, que é a capacidade que algumas pessoas têm de acabarem com os sonhos das outras.

Sinceramente? Quem diz que não sonha ou não tem a necessidade disso deve ter algum problema psicológico, porque TODO MUNDO SONHA! /revolta

Eu já tinha feito um post sobre isso no meu blog pessoal, mas acho que cabe bem falar disso aqui, porque eu sei que muitas de vocês vivenciam isso diariamente, ainda mais no ambiente familiar/escolar.

A questão não é ser ingênuo e pensar que todo que você quer vai acontecer, mas desde que você lute por aquilo, e que seja possível, então vá em frente! Mesmo que demore anos pra algo se realizar, não se conforme com o “nunca vai dar certo”.

E se realmente não der certo, não se conforme com o fracasso. Vá lá e dê a volta por cima. Pelo menos você não irá se arrepender por não ter tentado.

Ok, existe uma diferença básica entre o “eu gostaria” e o “eu quero”.

Se você gostaria de ser médica, você vai ver Grey’s Anatomy e House e se contentar com as histórias Hollywoodianas sobre isso, vivendo a sua vida normal. Se você QUER ser médica, você vai estudar até ficar quadrada, e vai fazer plantões diariamente, e trabalhar nos finais de semana também. Tudo isso pra se tornar alguém realmente bom no que faz. E antes de tudo, ser médica por querer ganhar dinheiro é o fim da picada, então desista se você tem só esse pensamento, basicamente influenciado por tios que nem o da historinha do começo.

Percebeu a diferença? Quem QUER alguma coisa, que SONHA com alguma coisa, não descansa até o ultimo segundo que você ainda possa pensar em alguma alternativa de aquilo dar certo. Quando passa esse segundo, a decepção pode ser grande. Mas acredite, a decepção por ter seguido os seus sonhos é muito mais fácil de lidar do que a decepção por ter ido por um caminho diferente, e por aquele “e se...” que não vai sair da sua cabeça.

E você pode adiar o que você quer, pode pensar em fazer tudo depois, lógico, pode pensar em alternativas mais seguras... Sempre existe essa opção. Mas nunca, por favor, desista. Imagina se a J.K.Rowling desistisse? (ela enviou o manuscrito da Pedra filosofal pra MUITAS editoras, e foi recusada MUITAS vezes, até que a Bloonsburry, que nem era muito reconhecida na época, decidiu publicar Harry Potter, e bem, você já sabe o resto da história); Imagina se a Stephenie Meyer desistisse? Eu não teria conhecido as garotas divas que escrevem comigo aqui mesmo que ainda haveria o lado bom de não existirem fãs alucinadas de twilight e.
E bom, é só pensar no tanto de gente aí que persistiu e alcançou coisas realmente boas.

O fracasso sempre vai acontecer na vida, sabe, e você vai ter que aprender a lidar com ele. Mas não se deixe levar por isso. Quando não houver mais saída, ainda há esperança. Quando não há esperança... não há nada. :/

E por mais que eu tenha mudado completamente o assunto inicial do post, que era sobre as pessoas que te deixam pra baixo e sem a bendita esperança, quando alguém vier e te falar que não sonha, pergunte se ela tem a vida perfeita. E se ela disser que tem, saia correndo, porque a arrogância dessa pessoa é imensa. E se ela disser que não tem, bem...

Post dedicado à algumas pessoas :D

clique no mais informações...


OK OK! #nelsonrubensfeelings
Mudando completamente de assunto, eu preciso fazer alguns comentários e perguntar umas coisas pra vocês leitoras!

Vocês gostariam de um concurso pra nova integrante da equipe temporária, fixa, semanal, etc.? Estamos pensando na possibilidade, mas primeiro gostaria de saber a opinião de vocês, já que a nossa primeira tentativa de concurso foi meio #FAIL, porque tivemos, hm, ZERO inscrições mimimi. Então, respondam a enquete aí embaixo, por favor? Não cai o dedo, juro! E opinem nos comentários :D




Eu tenho duas idéias de post, então gostaria que vocês me ajudassem. Primeiro, eu tinha pensado em fazer uma resenha de Eclipse, mas não deu certo pra essa semana porque certas pessoas se recusaram a ver o filme comigo (NÉ LUMA? U_U), e enfim, pensei que poderia fazer semana que vem, se não estivesse muito passado já... E se estiver mesmo muito passado e essa seja uma idéia terrível, avisem nos comentários hihi

Eeeeee, eu quer fazer um post sobre Bullying, e pra isso gostaria de receber e-mails com situações do tipo vivenciadas por vocês, como que pratica o bullying ou como quem sofre, tanto faz, no final quero fazer um post muito legal sobre isso com todos os devidos nomes trocados, lógico. Então, vocês poderiam fazer esse favor por mim? :D Titia Barbie vai distribuir docinhos e -n-s-t


Beeeijos!

8 comentários:

  1. Achei o "mais informações" tão divo -Q

    Eu gostaria de ver uma matéria sobre bullying e, bem, sobre Eclipse -Q

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post, Barbara. Sinto vontades de matar minha avó seriamente quando ela diz que vou morrer de fome sendo jornalista/repórter. Assim como tenho vontade de dizer um "ACORDA" bem grande pras viventes que abrem mó sorriso porque a pessoa conhecida quer fazer medicina.
    Passar num vestibular difícil e se graduar não significa que a pessoa será um BOM médico. Por que médicos lidam com PESSOAS, olá. Ser médico requer conhecimento, sim, mas também paciência, habilidade. Saber lidar com pessoas, não só por uma xerox do diploma emoldurado no consultório.

    Então, tiozões: PELO AMOR DE DEUS, ACONSELHEM, NÃO REPREENDAM. E, se seus sobrinhos pretendem ser médicos, digam que médico não é só ganhar dinheirinho mandando o paciente tomar remedinho.


    Ótimo post.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bárbara :) Bom, eu adorei o post, e é isso mesmo, ás vezes você tem um sonho impossível e as pessoas simplesmente te colocam pra baixo só por isso ser meio, hã, impossível.
    Mas não é. Tipo, seria se eu quisesse ser ladra de dinossauros (tipo, não roubar os dinossauros, mas roubar DOS dinossauros -Q), mas eu só quero cantar u_u Tem pencas de gente que cantam por aí. A Britney só dubla e tá aí no auge. Por que não eu? D:

    E ah, tá, do bullying? Eu sofria, acho eu, mas sempre fui muito 'pessoas são idiotas' pra me importar. Na maioria do tempo eu apenas pensava que as pessoas eram demasiado ridículas pra isso -qq Mas minha afilhada vem sofrendo, e eu tenho muita vontade de ir lá, matar, bater, torturar as meninas que fazem isso com ela D: tipo, poxa, ela é MINHA afilhada. Quem faz qualquer coisa com ela deveria sentir minha ira, ok? Eu tenho minhas luvas de boxe ainda, afinal de contas.
    Mas enfim, eu fiz um resumo pra escola sobre o bullying e isso podia ajudar, porque no texto dizia que as pessoas estão tãao preocupadas em não sofrerem bullyin, ou preconceito, sei lá, que acabam PRATICANDO tal coisa.

    E eu adorei o post, Barbie ;*

    ResponderExcluir
  4. Acho que uma coisa que exemplifica bem isso das pessoas dizerem que seus sonhos não vão se realizar que a maioria faz sem perceber é quando se vai prestar vestibular e coisas do genero é aconcelhar a não fazer pra tal curso em tal faculdade porque é muito concorrido.Tipo quem já prestou vestibular pra medicina na usp já deve t er ouvido um bando de 'é muito concorrido,tenta outra que talvez você não passe'
    Essas coisas que me deixam pê da vida.

    ResponderExcluir
  5. Não dá para desistir de uma carreira porque os outros acham que paga pouco ou porque é concorrida, mas também é bom cair na real com relação ao falso glamour de certas profissões. Às vezes a realidade do trabalho é completamente diferente do que você imagina. E ao contrário do que você pensa, em pelo menos 70% do tempo você NÃO vai estar fazendo o que gosta e que achava que está relacionado àquela profissão. Convém tentar falar com o máximo possível de pessoas que trabalham com isso (não vale parente puxa-sardinha, que vai justamente enfatizar o lado bom e esconder todos os problemas), se possível, visitar um departamento de algum lugar que seja responsável por essa área de atuação, etc.
    No caso de profissões em que 1% "dá certo" e ganha bem e os outros 99% morrem de fome, não se deve desistir mas se deve ter um "plano B" sim. Por exemplo, se você quer ser atriz, estude para isso, treine, etc, mas estude também algo como uma segunda língua, fique muito boa nisso, porque enquanto você não é descoberta e não deslancha, você pelo menos se sustenta dando aula. É uma boa coisa para quem quer trabalhar com arte em geral ou esportes: aprenda tudo sobre os aspectos técnicos, teoria e prática e tal, e você se mantém ensinando a própria coisa de que gosta até que surja uma oportunidade melhor. No exemplo da Joubs, por exemplo, se ela estudar canto, aprender sobre todas as técnicas e exercícios, enquanto uma gravadora não a contrata, ela pode trabalhar como preparadora vocal, como professora de canto, etc.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. é, tá certinho, todo mundo só quer profissão pra dar dinheiro, mas de que adianta eu ter, sei lá, uma mega empresa e rolar no dinheiro enquanto o que eu mais queria era ser uma artista num fim de mundo e cortar minha orelha e -nn foi só um exemplo!

    na verdade, eu gosto de tantas coisas que não sei nem o que pretendo seguir -q mas ainda não rola esse tipo de pressão pra mim, né, sou criancinha

    falar sobre bullying seria legal, não do jeito clichê e óbvio da capricho CONTE PARA SEUS PAIS E AO MUNDO, boa ideia

    ResponderExcluir
  7. Cara, adoreeei o post. Muito criativo, mesmo.
    E sobre a enquete (empolguei demais) mano, não sabia que vocês já tinham feito outro concurso!! Se soubesse, teria me inscrevido na hora #fikdik.
    Adoraria outro, que eu pudesse me inscrever ;) HAHAH'
    Mas enfim, adorei tudo!
    Beijos.

    ResponderExcluir