terça-feira, 27 de julho de 2010

Paura. Peur. Fear. Miedo. Medo.

Boooooooa tarde, queridos leitoreees! Então, hoje, essa terça feira linda (Na verdade, eu não sei se vai ser um dia lindo porque ainda é segunda e eu estou escrevendo esse post para programa-lo para, como de costume, 13h da terça, em virtude de eu não estar em casa até as cinco ou seis da tarde, enfim.), tenho que comentar que é O MEU PRIMEIRO DIA DE AULA DO SEMESTRE.

Pois é, tchaaau férias, tchau acordar ao meio dia, tchau casa de mamãe e papai (Porque, como poucos ou nenhum de vocês sabe, eu não moro com meus pais, e sim com minha avó, meus pais moram no interior do estado e eu amo aquela cidadezinha onde passo minhas férias.), tchau tardes divertidas, tchau madrugadas divertidas, tchau manhãs divertidíssimas dormindo ou sendo acordada pelo meu cachorro, tchau livros de ficção o tempo todo.

Esse é o meu cachorro, Greg, digam oi pra ele. :) -n

Enfim, né, tá, parei com o drama e –s.

O meu post hoje foi novamente sugerido por umas amigas, e eu vou falar sobre fobias. Ter fobia é ter medo de algo, um medo descontrolado e intenso, não somente ter medo. Tipo, eu tenho medo de, sei lá, rãs. Quer coisa mais nojenta que rãs, eca. Mas eu não tenho fobia de rãs. Só não gosto delas e as acho nojentas.

Mas existe muita gente que tem outros medos, algumas fobias conhecidas, tais como a clássica claustrofobia (Medo de lugares fechados) ou aracnofobia (Medo de aracnídeos), ou outras menos conhecidas, como antofobia (Medo de flores. O_o), afobia (Medo da falta de fobias. O____o) ou geliofobia (Medo de rir. O_________________o).


“Medo é um sentimento universal e muito antigo. Pode ser definido como uma sensação de que você corre perigo, de que algo de muito ruim está para acontecer, em geral acompanhado de sintomas físicos que incomodam bastante. Quando esse medo é desproporcional à ameaça, por definição irracional, com fortíssimos sinais de perigo, e também seguido de evitação das situações causadoras de medo, é chamado de fobia. A fobia na verdade é uma crise de pânico desencadeada em situações específicas.”
Tá, enfim, depois de alguns minutos olhando a Lista de Fobias da Wikipédia (Já mencionei que amo a Wikipédia? É tão prática, e não é só pra crtl+c e ctrl+v, não façam isso, crianças. –q), desisti de dar mais exemplos aqui e tal, porque existem MUITAS, muitas, fobias. O que me faz pensar, o que leva as pessoas a ter medo de tantas coisas? Tipo, tem coisas ali que nem são assustadoras, tipo, flores, não é o tipo de coisa que você chega e OMG, UMA FLOR, ME SALVA DEEEELAAAAAA! Não, né, flores são bonitinhas, e cheirosas, e não assassinas.

Me desculpe se você tem medo de flores, elas não querem te fazer mal.

Uma coisa que você pode se perguntar (E eu, ao pesquisar para escrever esse post, me perguntei) é por que as pessoas criam fobias. Bom, o fato é que algumas situações ficam marcadas para nós. Tais situações podem ser boas ou ruins. Por exemplo, se você não gosta de, sei lá, praias. Mas aí um dia você tem um dia super super super legal na praia, com pessoas que você gosta e que gostam de você, fazendo coisas divertidas, e tal, isso vai ficar marcado para você, porque você não gosta de praias, mas uma vez se sentiu muito bem em uma. E provavelmente uma vez que alguém sugira ir à praia, depois desse dia bem legal, você vai aceitar, porque agora percebe que pode ser bom ir à praia, toda vez que você for à praia vai lembrar do dia divertidíssimo que já teve por lá.

A mesma coisa pode acontecer com coisas ruins. Se algo ruim aconteceu relacionado a determinada situação, é provável que, ao lembrar de tal situação, você vá lembrar da coisa ruim, e pode sentir medo de que aconteça novamente. Daí você pode passar a se privar de fazer algumas coisas que lhe tragam lembranças ruins, e criar uma fobia, assim como você pode tentar retomar essas coisas e mais coisas ruins venham a acontecer, o que pode ‘formar’ uma fobia mais ‘forte’, ou essas coisas ruins podem não acontecer, e aí pode ou não se criar uma fobia.

Tá, enfim, quem tem fobias razoavelmente graves (Não sei se posso classificar as fobias em graves ou bobas, já que o que é bobo pra mim pode ser um pesadelo para você e vice-versa, mas tá.), ou que podem chegar a interferir em sua vida pessoal, como medo de falar em público (Desconfio que minha mãe tenha, hm.), deve procurar um tratamento junto a um psicoterapeuta, que pode sugerir alguns métodos para o tratamento da fobia em questão, dependendo desta, é óbvio.

Os métodos mais comuns de tratamento são três: Comportamental, Cognitivo e Psicodinâmico. O método comportamental consiste na exposição gradativa ao objeto (Que não necessariamente precisa ser um objeto, mas pode ser uma situação) fóbico, o que exige da pessoa em tratamento bastante perseverança e coragem. Afinal, não é todo mundo que ficaria na boa em contato com a coisa que mais lhe causa medo na vida, não é?

O método cognitivo consiste em reorganização de ideias sobre o que causa medo, o que pode ser obtido através do conhecimento de tal objeto e a obtenção de informações sobre ele.

E o método psicodinâmico busca o entendimento e elaboração do significado simbólico do sofrimento e os sintomas desenvolvidos. Ao meu ver, é o clássico conhecer para saber lidar com.

E, aproveitando o assunto, queria comentar sobre algo que aconteceu dentro da escola com uma amiga minha. Ela tem, tipo, muito medo de bonecas. Isso é uma fobia, denominada automatonofobia. A automatonofobia é mais comum do que muitos pensam e não são só crianças que sentem esse medo, também existem adultos com esses sintomas.

Enfim, minha amiga morre de medo de bonecas e bonecos, mas ninguém sabia disso. Então minha turma ia organizar um trabalho sobre educação, e quiseram criar um ambiente infantil na sala, para mostrar que a educação tem que começar desde a pouca idade, e blábláblá, enfim. Para caracterizar a sala assim, levaram brinquedos que incluíam, é claro, algumas bonecas. Descobriram do medo da minha amiga, e um querido (-N) colega de classe JOGOU uma boneca na menina. Simples assim, jogou a boneca nela, o que pra mim, e provavelmente pra boa parte das pessoas que estavam lá, ou que estão lendo isso, não tinha importância nenhuma.

Mas a menina tem FOBIA da porra da boneca. Ela se desesperou, é claro, começou a chorar na frente de um monte de gente, incluindo o menino que ela gostava, e algumas pessoas que merecem muita porrada ficaram rindo dela. Até pesadelos ela teve à noite. A única coisa errada que ela fez foi sua atitude: Ela não quis punir ninguém, não quis prejudicar ninguém, então não disse o nome de quem foi, e nada foi feito então. Eu teria dito, mas ela não me deixou também, que fique claro.


Enfim, fica registrado aqui o meu ódio por você, colega que jogou a boneca. É sério. Eu odeio muito você. Me imaginei claramente indo até a criatura e dando um SOCO naquela cara tosca dele, mas depois me imaginei sendo suspensa. Se bem que seria a suspensão melhor recebida da minha vida.

Moral da história, não mexa com as fobias das pessoas. Isso não é bom, não é certo, não é legal. Pode até evoluir e piorar a fobia da pessoa. Não tente forçá-las a encarar seus medos, isso não vai dar certo. A vontade de superá-los tem que vir da pessoa. Se não, de nada adianta.

É isso, queridos e queridas. Beeeeeeeeeijos! :*

8 comentários:

  1. Booooooooooe, legal natalii.
    =)

    ResponderExcluir
  2. AAAH, eu morro de medo de rãs também Natu. elas são pequenas, gosmentas e nojentas e +o(

    gostei do post, beijos natu ;*

    p.s: o Greg ta uma coisa tão lhiiinda e *---------------*

    ResponderExcluir
  3. Tem umas fobias na Wikipédia que são meio... desconfiáveis, digamos assim. Fobia de palavras grandes, como assim?
    Mas, enfim, apesar de tudo isso, a Wiki mora no meu coração, porque era o único site que tinha todo o material necessário para meus trabalhos chatos de arte e -q.

    Lembrei agora da Síndrome do Pânico, que uma amiga minha tinha. Era horrível, segndo ela. Ela não dormia sozinha, nem sequer entrava no próprio quarto sozinha.

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ADOREI SUA REVOLTA NO FINAL, METE A PORADA, NATU!!!!!!!!!!!!!!

    eu acho que não tenho fobia nenhuma, eu tenho mais nojo mesmo de lugares lotados (ai monte de gente suada e fedorenta se encostando), fechados (tipo o ar não circula o-o) e lesmas, aaaai

    ps.: olha, o greg tem cara!!!!!!! lindooo!

    ResponderExcluir
  5. O Greg tá tão lindo*-*

    gostei do post, e adorei muito sua revolta no final aushusuahsuhush+1

    ResponderExcluir
  6. eu tenho mais nojo mesmo de lugares lotados (ai monte de gente suada e fedorenta se encostando) [+1]

    mas eu tenho fobia de falar ao telefone. sério. e automatonofobia é de qualquer objeto que se assemelhe aos humanos (ex.: estátuas, manequins). eu acho. e eu não tenho fobia, mas tenho medo de estátuas, manequins e quadros.

    ResponderExcluir
  7. O Greg é lindo own <3
    Enfim, menine, me conta quem é que eu vou aí dar uma porrada nele e -s

    ResponderExcluir
  8. Gente, tadinha da menina D: Fiqei com muita pena dela sério. Lembrei de uma amiga qe tinha TOC e os meninos da sala ficavam torutrando ela com essas coisas. Terrivel.
    Acho que eu tenho fobia de altura, é tenso. Não posso nem anda de elevador panorâmico o__o

    ResponderExcluir