quarta-feira, 14 de julho de 2010

Quando alguém nos tira a alegria de viver.

Assunto sério, honeys!

Então é hora de prestar atenção no que vou falar, porque isso é importante. O caso é que fiquei sabendo ~ eu e toda comunidade Capricho online ontem ~ de um caso horripilante. Não, não é o goleiro que desossou a Elisa e todos os pormenores desse caso escabroso. Sem piadinhas, por favor. É de um caso que tá rolando em Florianopólis, Santa Catarina. Ou seja, Brasil mesmo. Ao que tudo indica ~ já que sempre se pode inventar um boato na internet, mas você sabe, é um gancho pra meu post ~ uma garota de 13 ou 14 anos foi estuprada por uns três rapazes, igualmente de 14 anos. O caso foi denunciado no blog Tijoladas do Mosquito e ganhou repercussão ~ ou não, considerando que não sei se passou na Globo (acho que não), mas sei que passou na Record. O caso está sendo abafado porque um dos estupradores é filho do diretor da RBS (a empresa que comanda o setor de comunicação de Floripa).

Mas o que eu quero discutir aqui é que essa realidade é muito mais presente do que a gente imagina. Um dos caras era ex-namorado da garota. Todos os três estudavam em escolas particulares, eram ricos, bonitos (bem, há controvérsias, mas não interessa: eles são considerados bonitos) e tudo o mais. Eram colegas de sala - e foram capazes de estuprar uma garota.

E mesmo que tudo isso seja mentira (o que duvido), que a garota esteja mentindo (duvido mais ainda), não importa: eu tenho o gancho para o post de hoje.

Estupro é um assunto sério. MUITO sério.

Eu fico seriamente preocupada com essas garotas que sempre agem pensando mais no que a vítima fez para ser culpada do que no crime em si. Eu chamo isso de 'culpabilidade da vítima'. Sabe quando seu amigo é assaltado às 3 da manhã e estava escutando música? O que ele ouve?
"Quem mandou você sair com mp3 na rua à essa hora???"
O negócio é que, na teoria, TODO MUNDO devia poder sair na rua com ouro transbordando na bolsa às três da manhã e e estar em segurança. Tipo... quem tá errado é o assaltante, não é a vítima! Mas como todo mundo pensa assim ~ sem nem perceber (sim, eu só fui perceber isso na, hã, última semana) ~ e propaga esse sistema, a gente acaba gerando um país ainda mais violento que o correto de se fazer é ficar dentro de casa e ponto final. Quando na verdade as coisas não deveriam ser assim.

Enfim, acho que as pessoas estão fazendo isso demais com estupros.

Basicamente os comentários mais repetidos em relação a esse tema:
"Quem mandou ela beber?"

Quem mandou ela ir na casa deles? Ela sozinha com três rapazes? Boa intenção não tinha..."

Não estou exagerando. Essas frases foram repetidas, confirmadas e repetidas - qualquer um que tenha lido um tópico de Orkut ou qualquer coisa do tipo vai ler isso, de alguém. Ou já ouviu (caso Eliza: ah, mas também ela era atriz pornô e maria-chuteira... é nisso que dá correr atrás de homem!). Enfim... temos uma tendência absurda de ficar procurando o menor traço que puder culpar a vítima. E, claro, na nossa linda e maravilhosa sociedade machista, as mulheres costumam pagar mais alto. BEM mais alto =///

Então como eu não quero ficar só falando e falando, queria passar algo de útil. Eu lembrei de uma matéria antiga na CH que falava de como evitar, pelo tempo possível, que você seja estuprada. E eu queria repassar essas dicas, porque eu acho muito importante, sabe.



"Mãe, estou indo, volto às dez!"

Leve um spray de pimenta. Ou qualquer coisa que irrite os olhos - perfume, álcool, até água pode agir no susto. Pegue um frasquinho, faça uma mistura (eu misturei água ~ limão ~ um pouco de pimenta ~ um pouco de perfume) e ao andarem na rua, tentem ficar com o frasquinho a fácil acesso: na sua mão, no bolso do casaco que seja fácil tirar, mantenha a mão na bolsa.

Pode não funcionar sempre. Mas se você tiver presença de espírito, é sacar, espirrar e sair correndo. Essa é a tática. Assim como guardas-chuvas, cadernos, chaves (pequenas, mas tente enfiar uma delas no seu olho!) e todas aquelas lutas emocionantes que você assistiu em desenhos animados: tudo pode valer sua vida. Os pontos mais fracos, sabemos, são o nariz (um murro bem dado...), as mandíbulas, o abdomên e os pés. Se você for do tipo vaidosa com unhas longas, use essa vantagem e enfie as unhas em partes frágeis do corpo de imediato. Mas sempre a mesma tática: contra-ataque de surpresa e saia correndo!

Obviamente se ele vier com uma arma, você pode acabar não fazendo isso. Mas de acordo com uma pesquisa feita pela Polícia Civil do Rio de Janeiro ~ que não consigo comprovar sua veracidade ~ apenas 2% dos estupradores possuem armas. Eles dizem que é porque na prisão a pena para estupro não armado é de 3 a 5 anos e estupro armado é de 15 a 20. Mas eu fui olhar na Constituição e tá assim:

Art. 213. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: (Redação dada pela Lei nº 12.015, de 2009)

Pena - reclusão, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. (Redação dada pela Lei nº 12.015, de 2009)

§ 1o Se da conduta resulta lesão corporal de natureza grave ou se a vítima é menor de 18 (dezoito) ou maior de 14 (catorze) anos: (Incluído pela Lei nº 12.015, de 2009)

Pena - reclusão, de 8 (oito) a 12 (doze) anos. (Incluído pela Lei nº 12.015, de 2009)

§ 2o Se da conduta resulta morte: (Incluído pela Lei nº 12.015, de 2009)

Pena - reclusão, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos. (Incluído pela Lei nº 12.015, de 2009)


Só eu que achei pouco? Pra mim era prisão perpétua + castração química. O negócio que você pode não ter entendido em "menos de 18, mais de 14", é porque ~ segundo a lei ~ menor de 14 anos é vulnerável e há um artigo específico para isso. Vamos observar isso com mais detalhes, certo? É muito importante saber de que forma a lei pode proteger você!

E houve uma mudança bem ruim na lei D:
Antes atentado violento ao pudor e estupro eram considerados diferentes. Estupro era, digamos, a concretização final da coisa. A penetração, enquanto o atentado violento eram as coisas diversas. Antes os advogados podiam pedir a pena somada (x anos de estupro mais y de atentado) se o estuprador, por exemplo, forçasse sua vítima a sexo oral. Mas agora é a mesma coisa e advogados não podem mais fazer isso :(

E a maior preocupação costuma ser a roupa. Nós sabemos bem como os canalhas podem fazer com que a gente se sinta culpada por ter "provocado" um estupro por usar uma minissaia (exemplo clássico). O que eu quero dizer é: não importa realmente com que roupa você esteja. Se você parecer um alvo fácil, se você está em uma rua deserta e se ele não tem escrúpulos (desde quando estuprador sabe o que é isso?) - ele vai te atacar. Esteja de minissaia ou de freira. Porque é como a pulseira do sexo: uma desculpa esfarrapada que eles usam para fragilizar. É triste ver que mulheres são vistas com suspeita por se vestirem de forma "não adequada", sendo alvos fáceis de estupros, porque são as mais desconsideradas pela sociedade. É como prostitutas: por serem o que são, sofrem estupros sucessivos e há muito pouco movimento, porque a sociedade ainda pensa daquele jeito "quem mandou oferecer o corpo? agora aguenta!". É assim que funciona.

Dica número 01: eu SEI que é um saco. Mas quando você estiver indo para sua casa - saindo da escola ou saindo da casa de alguém, não importa, ligue para seus pais/irmãos/amigos. Nem é por 'ser chata', é porque se acontecer alguma coisa contigo, as pessoas já vão estar de alerta e "não achar que você ainda está no shopping/curso/escola/casa de amigo". Acredite: isso pode fazer toda a diferença.



"Estou na rua, sozinha, e eu estou com medo."

Dica básica da mamãe: fique atenta e não converse JAMAIS com estranhos. A rua que vai do ponto de ônibus até minha casa, por exemplo, é uma ladeira e embora seja curta, ela é perigosa quando anoitece: minha irmã já foi assaltada ali (duas da tarde, nem era noite) e minha mãe já viu um tarado se masturbando diante dela, só pra provocar (depois disso, ela passou a me buscar no ponto em vez de me deixar subir sozinha). E vizinhos contam histórias parecidas.

Sempre escolha a rua mais movimentada, mesmo que seja mais comprida. NUNCA, NUNCA, NUNCA pegue um "atalho". É muito arriscado. Até vai se for de dia, tiver movimento e tal, beleza. Mas em cidades violentas como a minha, pegar um atalho é praticamente pedir pra ser encurralada. Sejam terrenos baldios, sejam ruelas estreitas - evite-os sempre. Vai demorar um pouco mais para chegar em casa, mas vai ter casas. Vai ter lojas. Vai ter algum poste de luz.

Mantenha-se, se possível (se você está em uma rua realmente deserta), no meio da rua. Eu sei, chama atenção pra caramba. Mas é por isso: se uma alma bondosa passar por ali, ele vai te ver. E é mais fácil de escapar do que se você andasse na calçada e ele te encurralar num canto. Claro, não vai funcionar se não for um e sim um grupo - mas aí você lança a artimanha:

1. Grite FOGO! É mais eficiente do que gritar 'socorro!' porque as pessoas tem medo de socorrer, mas adoram ver o circo pegando fogo. Vamos utilizar desse sadismo da humanidade ao nosso favor!

2. Dica de minha mãe: sentiu que está ameaçada? Sentiu que tem alguém te seguindo? Não interessa, não espere para confirmar (você pode se arrepender!), TOQUE A CAMPAINHA da primeira casa que ver. Você conhece quem mora? Pouco importa. Se você tiver sorte (isso é, se não tiver uma família a la Serra Elétrica na casa), alguém vai vir atender, vai te perguntar e você pode pedir um copo d'água. Não sei se essa dica funcionou alguma vez, mas eu resolvi repassar. Vai que ela funcione com uma de nossas garotas?

A técnica é tentar despistar, tentar sair do campo de visão dele, tentar fugir.

3. Corra. Isso aí, CORRA!

4. Se você pode contar com a sorte de ter pais sempre com algum dinheiro ou qualquer coisa e está longe demais da casa, pegue um táxi.



"Aconteceu. Merda."

A dica que a CH dava era ~ durante o crime ~ tentar observar e gravar as características físicas do agressor. Tatuagens, cicatrizes, formato do rosto, nariz, olho, etc. Mas eu acho que nesse momento estaríamos gritando desesperadamente em busca de paz - bem longe do canalha, então essa dica fica aqui, mas não acredito que alguém realmente consiga seguir isso.

Se você foi estuprada e está livre, CORRA para a delegacia ou hospital mais próximo. O Ministério da Saúde assegura que todo hospital com serviços ginecológicos e/ou de obstetrícia TEM que oferecer apoio às vítimas de estupros. Você fará o procedimento básico, o exame de delito que comprovará o estupro, tomará o coquetel anti-AIDS que pode prevenir, as pílulas do dia seguinte. Você não precisa se expor ao constrangimento de fazer um BO se não quiser. Toda a lista de coisas obrigatórias que devem ser feitas ao chegar uma vítima de estupro:

• prevenção da gravidez pós-estupro, com prescrição da anticoncepção de emergência que impede a gravidez em até 98% dos casos se a mulher procurar o serviço de saúde em até 72 horas após o estupro. O método tem mecanismos de ação semelhante aos demais anticoncepcionais hormonais;
• prevenção das doenças sexualmente transmissíveis;
• prevenção do vírus do HIV;
• prevenção da hepatite B;
• assistência psicológica;
• atendimento clínico e ginecológico;
• orientações para doação do recém-nascido quando a mulher tomar esta decisão;
• encaminhamento das vítimas à delegacia e instituto de medicina legal sempre que receber relato de estupro ou outro tipo de violência sexual;
• atendimento humanizado para a gestante que não aceita levar a gravidez adiante.


A parte psicológica é essencial para que a mulher consiga superar o crime. NUNCA será culpa se você for estuprada. Sim, você pode ter uma vida normal depois. Sim, tem homens legais que tratam as mulheres com respeito e que jamais te machucarão. Mas a parte mais triste desse post é que as estastísticas dizem que a maior parte dos estupros não vem dos desconhecidos.

Não adianta gritar 'fogo!' pra eles. Porque 65,5% dos acusados eram conhecidos das vítimas. Eram pais, eram maridos, eram irmãos, eram primos, eram amigos, eram ex-namorados: como o da garota que começou esse post. E aí vem a parte boa de estupro ter sido unificado com atentado violento: o abuso sexual com toques e línguas cometido por muitos homens contra crianças recebe uma punição mais severa, como equivalente ao estupro. E igualmente repito a mesma coisa: se você sofre/sofrer qualquer tipo de abuso, DENUNCIE.

O seu silêncio só vai te fazer sofrer mais, e nem sempre conseguimos superar os nossos problemas sozinha. É preciso falar para entender e conseguir superar e conseguir entender que não é nossa culpa, e que mesmo que um homem totalmente canalha use a gente como, sei lá, boneca inflável, não é por isso que você tem que se sentir uma. Imagino o quão doloroso pode ser passar por abusos e estupros, mas dá para enxergar uma luz no fim do túnel. Mas isso vai ser impossível se continuarmos com essa mentalidade de "ela mereceu", né?

Dicas Aleatórias

• Eu vi uma notícia aqui de uma garota de 11 anos que conseguiu evitar ser estuprada ao se fingir de morta. Não vou te dar isso como dica, mas você pode pensar nisso na hora + ter sorte. Não é uma saída muito ruim, na realidade... aqui na minha cidade, houve um cara que estuprava e matava, deixando a cidade em caos. E a polícia conseguiu botá-lo na prisão quando uma garota se fingiu de morta (não sei se antes ou depois do estupro) e escapou. Depois que ela deu todos os dados (modelo de carro, etc), ele tentou pegar duas garotas (de acordo com o que ouvi, eram prostitutas mirins, sabe, novinhas) que tiveram a presença de espírito de perceberem e ligarem para polícia que conseguiu armar uma armadilha que deu certo.

Nem sei como ele está agora. Mas espero que ele tenha comido o pão que o diabo amassou na prisão por conta de tudo o que ele fez (foi horrível ter que deixar de ir para escola porque um canalha estava usando as mulheres como bonecas de uma criança que você faz o que quiser).

• Foi criado, para as sul-africanas, uma "camisinha com dentes" que pode conferir aqui. A África do Sul é um dos piores países em termos de estupro - 1 em cada 4 homens admite que já estuprou uma mulher (aí você imagina como é a coisa lá) e essa camisinha tem "dentes" que se prendem ao pênis do homem, causando dor e ferimentos, e para aliviar, só um hospital ali (o que ajuda a identificar os agressores). Eu achei a idéia muito boa (é basicamente a encarnação daquele filme que parece muito trash, o Vagina Dentada, de látex!), mas ~ claro ~ recebe críticas de que é uma arma medieval e poderia trazer mais riscos às mulheres. Bem, você decide! :)

• Para entender os artigos da lei, veja o Código Penal aqui. A partir do artigo 213 (só digitar '212' no ctrl+F), você verá como a legislação brasileira vê o estupro, atentado ao pudor, exploração sexual e outras variantes que nos dizem respeito. Afinal para você ser cidadã, tem que conhecer as leis!

• Você deve ter reparado na ausência da Delegacia da Mulher. É porque não tem Delegacia da Mulher em todas as cidades (menos de 10%!) e tentei oferecer um post que possa ajudar qualquer garota de qualquer cidade. Mas se sua cidade tem, vá atrás! Lá é o ponto ideal :)
Aqui está a lista das Delegacias da Mulher em todo o Brasil. Localize seu estado e veja se sua cidade tem! Se tiver, anote o endereço e saiba onde ele fica - a Delegacia contém pessoal preparado para receber mulheres vítimas de estupros e de violência doméstica, porque foram feitas para que a gente não precise ouvir do delegado as insinuações como 'a senhora bem que gostou, né?' e tudo o mais.

E aqui acaba meu longo e - acho - útil post.

Espero, de todo meu coração, que você nunca tenha que precisar dessas dicas.


você é superpoderosa!

11 comentários:

  1. Nossa adorei o post, as dicas, super útil e explicativo!

    O ruim é que, acontece muito comigo, eu vou pelos atalhos, lugares escuros, as vezes nem ligo pra minha mãe pensando no "isso não vai acontecer comigo" ou "sou forte demais, rapida demais" e etc. Mas agora acho melhor começar a ligar pra ela vir me buscar no ponto de onibus mesmo q

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Luna, eu adorei o post. E realmente espero nunca precisar dessas dicas, mas eu acho que foi uma coisa muito importante. (e essa calcinha da mulher maravilha é limds *O*)

    E disso de culparem a vítima. É verdade o que você disse, todos devíamos ter o direito de ouvir mp3/mp4/iPod a noite sem riscos de sermos assaltados. Atender o celular no ônibus (tá, eu atendo, mas minha amiga tem um iPhone e ela nunca atende ç_ç), andar por aí de minissaia e decote sem o risco de ser estuprada. Mas as pessoas tem muito pouco respeito pelas outras.
    E não faz sentido culpar a vítima. Ela não teve culpa. O que acontece é que como vemos que a violência vem se tornando cada vez mais uma parte do cotidiano, tomamos medidas de prevenção, que acabam se tornando regras.
    Tipo não andar por aí se abanando com notas de 100 reais. Mesmo que isso seja um direito de todos.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post! Eu concordo totalmente quando você fala sobre as pessoas que "jogam a culpa nas meninas". Ex: "Quem mandou ela beber?" ou "Quem mandou ela ir até lá?".
    Afinal, quando elas fizeram isso, elas nunca iriam saber que aquilo iria gerar conseqüências horríveis.
    Achei bom as dicas também. Lógico que eu espero nunca precisar delas, mas quem já sofreu (e com certeza deve ter muito medo de sofrer de novo), pode ficar mais tranquila e saber o que fazer em situações assim ;)
    Ah, e sobre as minissaias, os decotes e tudo mais, mano, a gente tá numa sociedade livre! Com direito de usar as roupas de nós quisermos! Mas, infelizmente, com esse machismo total, qualquer roupinha pode influenciar em pensamentos (e ações) de qualquer garoto que tiver com mal intenção.

    ResponderExcluir
  4. Lunaaa, amei o post!

    Aqui onde eu moro nunca havia acontecido casos de estupro, mas final de semana passado uma garota foi estuprada. E as pessoas ao invés de culparem o estuprador, culpavam a menina, porque ela estava bebada, as 3 horas da manhã no campo com tres caras. Ok, ia rolar hã, orgia, mas foi um outro cara que estuprou ela, e isso continua errado. u.u

    E minha mãe é toda preocupada com essas coisas de estupro, por isso quando eu não tenho companhia pra voltar pra casa de noite (detalhe que a minha cidade é uma rua -qs) eu sou obrigada a ligar pra ela me buscar! HAUHAUHA

    As dicas são muito uteis, mas eu espero nunca precisar delas!

    Beeijos ;*

    ResponderExcluir
  5. ÓTIMO post, Luna.Ótimas dicas, e eu bem que ri da camisinha com "dentes"...

    Me irrito DEMAIS com as pessoas pensando no clássico "Vc bem que tava pedindo"> Meu deus... Isso me lembra a sépoca das pulseirinhas, que garotas foram estupradas """"por causa""" disso. Poi só um pretexto, mas a sociedade engoliu e semanas depois ninguém mais usava as pulseiras...

    Repetindo: ótimo post. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. ARRASOU, Luna! *-*

    Post muito bem explicado, muito útil, e da maneira certa :D

    E é bem verdade o que vc disse de nós termos o direito de andar do jeito que quisermos na rua. Como a joubs falou, foram criadas "regras" pra prevenir alguma coisa, como se aquilo fosse normal. É meio que conformismo, e pretexto pros assalntantes/esrupradores realizarem alguma coisa... As pulseirinhas do sexo, pff ¬¬

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post, Luna, realmente um dos melhores.
    Fico MUITO irritada quando as pessoas culpam as vítimas. Meu Deus, ela é A VÍTIMA, oi? NAda de falar que Ëstava pedindo" ou "Bem feito, pra aprender", se alguém sofre qualquer coisa, desde assalto até o pior dos estupros, tudo o que ela menos precisa é de gente lhe dizendo que ela tem culpa por ter feito isso ou aquilo, que ela estava pedindo, que fez por onde, enfim.
    Ela precisa de acompanhamento, mesmo que seja apenas uma conversa com a mãe, irmã, amiga, enfim.

    E como as meninas falaram, todo mundo devia ter esses direitos de andar "com a bolsa transbordando de ouro", como você disse no post, mas o que acontece é que essas barbaridades já viraram hábito, as pessoas já se acostumaram a ver isso, na tv ou não, e não fazer nada, achar normal. Reforçando a Barbie, conformismo é fogo.

    ResponderExcluir
  8. Um dos motivos pelos quis alteraram a lei é que estupro antes era denominação apenas para penetração "tradicional" heterossexual. Se o criminosos forçasse a vítima a sexo anal, era atentado violento ao pudor, não estupro. E a classificação apenas considerava como vítima as mulheres (ou seja, no caso de um homem que forçasse outro homem, era sempre atentado violento ao pudor, não estupro). Mas a lei ficou mal escrita e não aumentaram a pena para "compensar" os casos que antes eram enquadrados nas duas categorias. No fim a emenda ficou pior que o soneto.


    Sou contra castração química. Dá impressão de que só homem em plenas condições físicas comete violência sexual, e de que ela só se dá com uso de um pênis. Já da prisão perpétua, que a nossa lei não tem, infelizmente, sou a favor, não apenas para esse tipo de crime.

    Realmente, os comentários variados que li sobre o caso foram grotescos. O pior são aquelas pessoas que acham que não é grande coisa só porque a menina não era mais virgem.

    ResponderExcluir
  9. Luna, adorei os posts. Espero nunca precisar dessas dicas, mas que foram valiosas. Faço curso a noite e volto as 10, e ainda bem as ruas são bens movimentas aqui a essa hora.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. O pior são aquelas pessoas que acham que não é grande coisa só porque a menina não era mais virgem.+1
    isso me deixa pê da vida.


    Eu realmente achei nogento a maioria dos comentários que fizeram sobre Eliza e a menina que foi estuprada.Querendo apontar uma parcela de culpa nelas para justificar a barbaridade que elas sofreram, como se para uma pessoa mal caráter,como são todos os envolvidos nesses crimes, precisasse de muita brecha para fazerem as coisas horriveis que fazem.

    ResponderExcluir
  11. ~PERFEITO! Dicas de mãe, AMEI, cara ja vou fazer meu spray de pimenta caseiro. Pode parecer muuito loser mas eu nem gosto de sair de casa só, vou pra escola, e vezes perdidas vou pro shopping com um grupo de amigas e não me sinto mal por isso, adoro ficar em casa, sair com minha família, acho bem mais legal (ok, sou estranha) mas sou feliz assim, pelo menos não corro riscos. Pode parecer mentira mas eu NUNCA tinha visto o blog de vcs, sempre via o tpc JK x SM na comu da CH mas pensava que era relacionado a essas richas entre os livros e nem entrava, agora que eu vi me APAIXONEI por esse cantinho tão aconchegante, me senti em casa, ja estou seguindo e vou vir aqui todos os dias!

    Esse coment ficou GG, asuhauhs, desculpem...

    ResponderExcluir