segunda-feira, 2 de agosto de 2010

And the loser has to fall

Ai meu santo jericó, como eu AMO the winner takes it all *O* Sério meus descaprichosos, eu amo essa música QQ Enfim, mais uma segunda feira (frio desgraçado, por sinal) com uma postagem da Jujubets aqui. Inspirada em um daqueles pensamentos antes de dormir, que sempre parecem geniais, e um tema sugerido por papis (já que domingo que vem é dia dele *O*) então, lá vai. Vou falar sobre hã, ganhar e perder. Principalmente perder. Seja lá no que for, num concurso de bolos decorados, a copa ou simplesmente perder uma pessoa A_A Ok, ok *encarnando a Blanca* Simbora.

Competir é preciso?
Hã, lembram do meu post sobre educação física? Então, deu pra ver que eu ODEIO competições. Ainda mais quando eu sou ruim na coisa (se for algo que eu vá muito bem mesmo, talvez eu goste, mas digamos que não tive muita experiência nisso. só tenho medalhas de participação, afinal de contas u__u) mas a competição já está enraizada na natureza.
A competição é uma relação interespecífica (em alguns casos não, é apenas entre indivíduos que ocupam o mesmo nicho ecológico) desarmônica, na qual se vê uma perda de ambos os lados.
Ok, essa é a hora que você me pede pra falar na sua língua (uma vez uma professora tava falando um negócio na sala, daí uma guria 'fala na minha língua professora!' e ela: 'au au'. Eu meio que discordei da professora, o certo seria 'Muu', mas, beleza), então ok. Competição é uma relação de dois ou mais indivíduos que querem excercer a mesma posição em uma sociedade. Por exemplo, digamos que haja uma vaga numa posição em uma empresa, mas dois candidatos para essa vaga. Logo será feita uma competição para ver qual das duas pessoas é a mais competente. Isso parece natural, não? E é, é uma coisa que faz parte das nossas vidas o tempo todo. Se chama seleção natural.
A questão é que as pessoas gostam de competir. Gostam de saber que são melhores que os outros, gostam de ter o gosto da vitória. Mas, meu caro, para haverem vencedores precisam haver perdedores. E o dilema está quando você não é o divo segurando o prêmio e dizendo pro mundo todo como você é maravilhoso, está quando você perdeu, e olha aquele ser se achando pensando como você que devia estar no lugar dele.
Mas como diz Quincas Borba: "Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas". Porque, honestamente, você vai perder em alguma hora da sua vida. A menos que você seja um divo super maravilhoso que ganhe tudo (o que eu duvido, porque, ao meu ver, isso não EXISTE a_a), você vai perder não uma, mas várias vezes. E são essas vezes que você perde que vão te ensinar a viver.
Eu nem ia colocar um "Nada a ver, Juju", porque todo mundo já sabe que são nossos erros que nos ensinam a viver, que herrar é umano (RIA :B) e blablablá. Todo mundo já sabe disso, mas ninguém vai ficar, tipo, ao perder, todo "OMG EU PERDI *-* É UMA BELA OPORTUNIDADE PARA EU APRENDER COM MEUS ERROS E CRESCER ESPIRITUALMENTE, UHUUUUUUUUUUUUL!!!!!!!!!!!!!!!" Porque isso não faria sentido nenhum. A questão é que as pessoas não são preparadas para perderem, já que o único objetivo de todos em uma competição é GANHAR. Nem venha com o prazer de competir ou sei lá o que, porque eu duvido que alguém em alguma competição não queira ganhar. E isso não é errado, já que o objetivo de qualquer competição é eleger o melhor, o mais apto, ou qualquer outra coisa assim. Em todas as competições alguém TEM que ganhar, porque senão não faria sentido e ninguém participaria.
Mas tendo alguém que ganha, tem que haver alguém que perde, e as pessoas não se preparam para perder. Porque oi, você imagina um treino de, sei lá, dança ritmica com balões no qual tá todo mundo se matando pra ganhar a competição do dia seguinte e chega o pessôo que treina e diz: AE GENTE, VOCÊS TÃO ÓTIMOS, MAS LEMBREM-SE QUE SEMPRE HAVERÃO OS PERDEDORES, E VOCÊS PODEM SER ELES :D? Claro que não, ninguém seria tão tosco. E daí as pessoas ficam tão crentes que são os melhores e tal que ficam muito irritados quando simplesmente, perdem. Sendo que isso tinha que acontecer com hã, alguém.
Legal. Mas e daí? Eu devia dar uma dica super marota pra você se preparar pra perder. Eu apelo pro pensamento negativo, aquele negócio de "quebre a perna", tipo, ficar pensando "É claro que a gente vai perder galere :B", porque daí se você ganhar você se surpreende e a vitória é mais legal ainda, e se você perder, bom, não vai ser nenhuma surpresa.
Mas talvez não seja bom incentivar o pensamento negativo aqui. Enfim, é claro que perder vai te fazer ficar triste. Isso não significa que você tenha que entrar em depressão e se matar. Porque isso seria idiota, é só uma competição, afinal de contas. E você pode ganhar outras vezes.

Mas e quando perdemos coisas que importavam pra gente?
Bom, tudo acaba. Essa é a condição de todas as coisas, porque tudo acaba. Ou quase tudo, sei lá, quem sou eu pra falar do universo, mas enfim. Você vai ter que lidar com essas perdas, porque elas vão ser bem comuns. É, eu sei que é triste, mas um dia pode ser que você perca uma das coisas que mais importava pra você. E provavelmente ninguém vai te avisar disso, vai ser do nada e vai te chocar.
E daí vai ser uma coisa tão abrupta e estranha que uns dias você ainda vai sentir presença dessa coisa, mas você vai tê-la perdido. E cada vez que você se dá conta que perdeu isso, você vai sentir como se algo estivesse absurdamente errado com tudo, como se as coisas estivessem dispostas em uma ordem nada a ver. Mas é assim que tudo está acontecendo, você perdeu algo que importava. Se puder recuperá-lo, ótimo, tente o máximo que puder, mas e se não der? E se você perdeu algo para sempre? Cara, para sempre parece muito tempo. E eu não consigo pensar em algo que seja realmente eterno, tipo uma perda infinita ou algo assim.
Mas quem sou eu pra falar dessas coisas? Bom, bom. Você pode apenas seguir em frente após ter perdido uma coisa que acha que não vai recuperar. Superar isso e apenas guardar as boas lembranças. Admiraria muito você se você fosse assim.
Porque bem, eu não sou. Digamos que eu sou o tipo de pessoa que sempre quer dar um jeito em tudo. Nas coisas que eu realmente quero, aliás. A verdade é que eu nunca realmente desisto daquilo que quero, vou achando outras maneiras, planos mil e tal, até eu conseguir. Ou não. Tipo meu computador, morto a pancadas. Eu só batia nele porque era a única coisa que eu sabia que podia resolver a situação (funcionava antes ok, não sou louca). Se eu soubesse consertar computadores eu consertaria, porque daí eu SABERIA o que fazer.
Então é assim, não é como se eu conseguisse superar as coisas. Eu apenas me acostumo, tiro minha mente daquilo que está faltando. Porque, se eu for pensar naquilo, eu vou apenas me desesperar na falta total de soluções. Então eu esqueço, invento uma realidade paralela ou algo assim, mas, se eu vou pensar racionalmente na situação eu fico tipo 'isso não é possível D:'.
E eu vou ter que conviver com isso. Porque se perdêssemos as coisas que não importam, não faria diferença. Então quem sabe você está perdendo milhões de coisas que não importam nesse exato momento e jamais saberá disso. Porque são coisas que não importam pra você.
Mas quando é uma coisa importante, é simplesmente desesperador. A perda é isso, ausência, falta. É como se você fosse um quebra cabeça e tivessem tirado uma peça, ou mais. É difícil conviver com aquilo, depois de um tempo você se acostuma, mas SEMPRE haverá uma peça faltando. A menos que você reponha, ou coloque outra ali.

E talvez sejamos isso. Cada um de nós é um grande quebra cabeça, e sempre vamos perdendo peças e ganhando novas, para, no final, virarmos um quebra cabeça muito mais bonito e tudo mais. É só você... querer.

Isso me lembra que eu sou muito ruim em quebra cabeças. Mas enfim, entendeu? Perder pode te tornar mais incompleto, decepcionado ou triste. Ás vezes eu acho que jamais deveria existir tristeza, mas se ela não existisse, como saberíamos o que é felicidade?

Pronto, terminou. Acho que ficou enorme, e desculpem pela postagem tardia. Pc quebrado + aula de violão meio que atrasaram isso aqui a_a Mas tá, bjones hlere 8D

5 comentários:

  1. ae jujuba, também não sou muito de competir não, tipo tem coisas que são realmente importantes, mas tem umas tão desnecessárias né :/ e as pessoas ficam totalmente obcecadas por aquilo e

    e tem coisas que eu não preciso competir pra saber que eu sou melhor né ;D q

    mas o legal é sempre rir de tudo isso, da sua própria cara de perdedor frustrado ou até da cara do otário que perdeu pra você... tá, isso não fez muito sentido

    bom post, querida :D

    ResponderExcluir
  2. Ao contrário de você adoro competir, e mais ainda ganhar *0* Me considero uma péssima perdedora, mas estou tentando mudar isso. Juro! haha.
    Adorei o post, muito!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. mas essa coisa de pensamento negativo, e ruim porque tipo, quando você já entra em algo achando que vai perder, já é meia batalha perdida,se você perde, perde duas vezes, perde a oportunidade de ter sonhado doce e positivamente com isso,e o perder de fato.

    E eu costumo lidar com as coisas que não posso ter de modo parecido ao seu,hm

    ótimo pot

    ResponderExcluir
  4. OI Lindinha!

    Adorei o post, gosto deste tema como você já deve saber. Realmente não é legal ficar pensando que vai perder, a gente precisa ser sempre positiva na vida. Mas veja bem, a sua força vem da sua capacidade de se levantar depois das perdas, lembra da frase do livro do Harry Potter que você sugeriu que eu colocasse no meu livro: algo como, o que sua força está na sua capacidade de sentir dor sem ser derrotado por ela. Esta é a ideia, saber que podemos perder, nos permite ter a humildade perante a vida, o que nos dará força na hora que tivermos que levantar, seguir em frente, ainda melhores do que antes.
    Parabéns pelo post, e tem partes muito engraçadas, sério, você é hilária dona Joubs.
    bjos
    M.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post Jujubets *0*
    Eu sou aquele tipo de pessoa que ganha sempre e -NNNNNNNNNNNNN
    Na verdade eu to nem aí pras competições, sou aquele tipo de pessoa que não se incomoda de mostrar como sou melhor e n, rs. Mas quando me provocam eu faço questão de competir e ganhar (ai, ai, leoninos, rs).

    Beijos jujuba :*

    ResponderExcluir