domingo, 1 de agosto de 2010

O futuro é o presente e o presente já passou

OIE!

O vira-tempo de Hermione.
Enfim, eu tava aqui pensando sobre o tudo e o nada, como eu tenho mania de fazer (e nunca é algo muito produtivo) e comecei a imaginar como seria o Mundo se existisse a tal máquina do tempo.

Seria ótimo, não? Viajar pra qualquer lugar do tempo-espaço e poder concertar pequenos erros que fazem uma grande diferença. Relembrar o passado, essas coisas. Por muito tempo eu queria uma coisa assim. *-*

Mas o mais interessante disso tudo, é que de acordo com a Teoria da Relatividade de Einstein, viagens para o futuro são plausíveis e acontecem a todo o momento, pois o tempo é relativo. Ou seja: se você estiver em uma velocidade maior que a minha, seu tempo vai passar mais lentamente, ou uma coisa assim, e você vai envelhecer menos que eu. Lógico que essa é uma mudança imperceptível e irrelevante, mas existe. Só viagens com velocidades muito elevadas poderiam causar mudanças, e é aí que entra a velocidade da luz.

Se o ser humano criasse um veículo que atingisse a velocidade da luz, o tempo de percurso entre o local e outro tenderia a zero, certo? Por exemplo, quando você vai de carro, chega mais rápido a um local do que se fosse a pé; se for de avião, chega mais rápido que se fosse de carro. Com a velocidade da luz, o seu tempo de chegada seria tão minúsculo que você iria praticamente se tele-transportar de um local pro outro. E caso a velocidade fosse acima da luz? Seria possível chegar ao local em um tempo menor do que zero? E é aí que entra a viagem ao passado e todas as teorias sobre isso.


 Ok, a não ser que um dia físicos consigam ultrapassar a velocidade da luz (o que dizem ser impossível), ou achar um buraco de minhoca, ou ultrapassarem um buraco negro sem serem esmagados, viagem no tempo ainda é privilégio de Marty McFly e outros tantos da ficção. Mas digamos que isso existisse, então como seria o mundo?

Paradoxos, paradoxos, e mais paradoxos. A viagem no tempo traria efeitos meio inimagináveis de tão absurdos. Um dos mais famosos é o paradoxo da causa e efeito: Se você viaja para o passado com por uma causa, ao resolvê-la, no futuro você não teria mais o porquê de ter viajado. Não é a toa que o Doc tem surtos quando o Marty começa a mexer com o passado de sua família.

Imagina se algum maluco resolve impedir a Revolução Francesa? Ou a Guerra-Fria? O____O’



Por isso várias teorias sobre a viagem do tempo são criadas, e a que é geralmente utilizada em ficções científicas diz que a partir do momento em que uma pessoa volta para o passado, ela vai para outra “linha do tempo”, outra dimensão. A partir disso, todas as mudanças que aquela pessoa fizer no tempo serão somente sentidas naquela dimensão, e não na original. Então a pessoa passaria a coexistir em duas dimensões diferentes, como se houvessem vários clones seus perdidos no tempo-espaço. :O


Tá, Bárbara, mas o que você quer dizer com isso tudo, além de deixar a gente com dor de cabeça? ¬¬

Bem, além de querer que vocês entendam melhor os próximos livros ou filmes de ficção científica que vocês virem, no fundo no fundo toda essa especulação em torno do tempo existe nada mais nada menos pela vontade de todos de não cometer um erro, ou de rever um parente ou um momento. Mas sinceramente, o mundo não seria nada melhor com a viagem do tempo, embora pareça uma idéia genial.

Não é a toa que aprendemos com os nossos erros. E não é a toa que boa parte das nossas experiências no passado nos “forma”. E se eu nunca tivesse ganhado o segundo livro de Harry Potter quando eu tinha 8 anos? E se eu nunca tivesse conhecido as garotas que escrevem aqui?

O que eu quero dizer é que o “e se?” na verdade não existe. E tomara que nunca exista, porque o mundo seria completamente louco se todos pudessem fazer o que quisessem no passado, conseqüências catastróficas mesmo, a não ser que alguém tivesse um controle sobre isso. E mesmo assim ele poderia ser corrupto, err.

ENFIM, colocando toda a minha viagem de lado, quando você tiver que fazer uma escolha muito importante, analise todas as possibilidades, todas mesmo, para depois tomar uma decisão. Se você se arrepender, não deixe de viver por causa disso. Não fique pensando no “e se...?” toda hora. Não seja uma pessoa frustrada. Se você se arrepender, aprenda com isso, e tenha a certeza de que no passado você fez sua decisão analisando o que era melhor pra você.

Não, viagem no tempo não existe, mas você ainda pode mudar o seu futuro.


P.S: E eu tenho uma notícia meio triste pra dar agora...

Seguinte, eu vou ter vestibular esse ano, então vou perder boa parte do meu tempo esse semestre me matando de estudar. O que significa que como a Thais eu também vou deixar de postar na Descapricho por um tempo. :(

Eu não queria, mesmo, porque acho postar aqui toda semana MUITO BOM MESMO, e agradeço a todas vocês por tudo, inclusive por lerem esse blog, que apesar de mal estar engatinhando é motivo de um orgulho pra todas nós! *-*

Demorou um tempo até tudo isso ficar pronto, então todas nós (da equipe e dos bastidores) temos um carinho imenso por tudo isso e por quem fala com a gente, comenta, etc. Eu vou sentir falta dos domingos, e tenho umas idéias de posts que vou fazer qualquer hora, quando estiver com tempo. Por enquanto, até eu passar na USP, quem fica no meu lugar é a Thaissety. :D

E agora, sobre a tal participação das leitoras:

Por enquanto não, desculpa gente. .___.’

Estamos com medo de ainda estar muito cedo pra isso, até porque não temos tantos comentários e coisas assim. Ou seja, se vocês querem participar, APAREÇAM! Hahaha

Tem que perder a vergonha mesmo, mandar foto, texto, currículo... –Q

Enfim, não dá pra fazer algo assim sem termos a certeza de que vai dar certo. Ficamos com trauminha. :P
MAAAAAAS, eu bolei uma coisa (e nem falei com a equipe ainda, isso é invenção minha e). CASO vocês queiram mesmo participar, façam o seguinte:

1. Comentem
2. Escrevam um texto, como se fosse um post daqui, com o tema que vocês quiserem.
3. Mandem o texto anexado para descapricho@gmail.com com o assunto “Quero participar da Descapricho!”
4. O prazo é até sábado.

Isso, obviamente, é só um teste, e dependendo de quantos e-mails a gente receber, e da qualidade dos textos (tem que ser descaprichado, hein u_u), veremos se o blog tem condições de abrir pra participação de vocês.

E isso é uma coisa que eu acabei de inventar, mas acho o mais justo. ^^’

Lembrando que ainda não é nada oficial, e sim um teste. Tudo depende da participação de vocês.

Mil beijos! E vou sentir saudade... :]

12 comentários:

  1. gostei da teoria de voltar no tempo, é muito boa :o eu jamais teria pensado nisso e

    mas é, tipo, qual seria graça da vida se a gente pudesse mudar tudo? muito tosco viver assim '-'

    e tá bem, eu fico com o... cargo? q brimks, eu vou tentar honrar seus domingos -s e já me intrometendo como eu fosse da equipe mesmo (eu sou tão irritante, podem me socar e me xingar que eu mereço e nnnn), é boa a ideia das leitoras participarem sim :D

    boa sorte no vestibular!!! te vejo na usp daqui a uns anos e -s abçs

    ResponderExcluir
  2. Poxa, me embolei toda nisso de tempo... HAUHAUH
    achei o post muito legal, apesar de sempre querer voltar no tempo, e sinto que com a danada da 'sorte' que eu tenho, voltando no tempo ou indo para o futuro ia complicar ainda mais a minha vida!
    Boa sorte nos estudos (:

    ResponderExcluir
  3. Mas imagina, seria o máximo viajar no tempo. Apesar de que você tá certa, isso traria consequências que a gente nem imagina. Tipo, sei lá, há algumas coisas que eu realmente gostaria de mudar no passado - não só o meu, mas no do mundo, na história -, mas o que poderia acontecer quando eu voltasse pro futuro? O que teria mudado?
    Sem falar que tem pessoas que gostariam de voltar no passado - ou ir pro futuro - não pra fazer o bem, mas pra fazer alguma coisa bem ~das trevas~~~. Como incitar uma guerra, por exemplo. Ou impedir o fim da II guerra mundial, transformando-a em algo ainda mais catastrófico do que já era.

    ''E se eu nunca tivesse ganhado o segundo livro de Harry Potter quando eu tinha 8 anos? E se eu nunca tivesse conhecido as garotas que escrevem aqui?''

    Aí, minha cara Barbie, você sempre sentiria um vazio dentro de si, incompleta e -NNNN

    "Não, viagem no tempo não existe, mas você ainda pode mudar o seu futuro. "
    Tenho quee dizer, achei um LUXO essa frase. Tão filosófica...

    Não fica triste Barbara, a gente volta! E nós seremos substituidas com muita classe! Boa sorte no vestibular! tamos torcendo por você! arrasa na usp!


    Meninas descaprichosas, participem! Não deixem esse flopar dessa vez! comentem!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho muito medo de viagens no tempo. Vai que resolviam casar minha tatatatataravó com outro cara. - oiq

    E, já que estão saindo, passem no vestibular, viu?

    ResponderExcluir
  5. A questão "voltar ao tempo" era uma coisa que chegava até a tirar meu sono, sempre que eu parava um pouco para pensar na vida eu acabava pensando nisso e quebrava a cabeça fazendo teorias sem nexo algum. O post me possibilitou a ter um entendimento mais amplo sobre esse assunto. Parabéns o post está ótimo você conseguio me explicar uma das teorias de Einstein e minha professora de matemática não consegue nem me ensinar fração, então você merece uns créditos a mais por isso. Hahaha.
    Boa sorte na usp, daqui a algúns anos serei eu lá *--*
    E eu juro que se eu tivesse criatividade o suficiente para escrever textos tão sérios e ao mesmo tempo descontraidos que nem o de vocês eu mandaria um, mas... haha.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Que post legal.Eu já me imaginei voltando ao tempo, não pra mudar nada, só pr ir pra outra época, saber como é. Acho divertido essa idéia. Eu sempre gostei de filmes que tinham essa temática.

    Iremos sentir sua falta Barbie

    ResponderExcluir
  7. eu adoro essas coisas de dimensões *-* inclusive existem hipóteses que eu criei que todas as nossas escolhas se desmembram em várias dimensões, e você segue naquela que escolher. Então voltar no tempo seria voltar a bifurcação (a decisão) e tomar o rumo de outra dimensão.

    EEE, eu boio @_@ e vamos sentir sua falta, barbie ):

    ResponderExcluir
  8. Thais, imagina se alguém ~do mal~ resolve mudar alguma coisa do passado? MEDO. Isso tudo me lembra uma séries que eu assistia, O Colégio do Buraco Negro, alguém lembra? Passava na Fox Kids.. HUASHAUSH

    Fê, obrigaaada! *-*
    A teoria de Einstein na verdade é MUITO mais complexa que isso, lógico, eu não consigo entender lhufas u_u'
    mas o básico³ do que ele falou é isso mesmo, com muitas equações matematicas envolvidas e blablabla, essa é a parte mais legal, convenhamos HAUSHUAH
    E escreva sim! Ninguém aqui é uma gênia nem nada, fale de alguma coisa que vc goste, sei lá... :D

    Joubs, essa é uma teoria existente até HASUH
    tipo, enquanto eu tava pesquisando, encontrei uma imagem que exemplificava bem isso: uma linha do tempo que a partir da divisão do presente tem vária bifurcações no futuro. (que seriam suas possibilidades) Só não sei quanto a parte das dimensões haha

    procura "viagem no tempo" e "paradoxo temporal" na wikipédia, vc vai piraaar *-*


    E obrigada a quem me desejou boa sorte *-*

    ResponderExcluir
  9. adoreei o post *-*
    boa sortee nos estudos ae (;

    ;**

    ResponderExcluir
  10. post muito bom
    estou escrevendo o meu pra mandar agora '-' xD bejos

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse post sobre viagem do tempo e tals pq adoro ficção científica, rs.
    Nunca é tarde pra comentar né?
    Só sei que esse negócio de viagem do tempo é muito complexo, mas eu adoro embaralhar minha cabeça
    bjs

    ResponderExcluir
  12. amei, amei, amei, amei !
    meu blog tá um lixo --'
    SAUSHAUSHAUSHUAUSHUAHSUAHSHSU'
    eu não tenho idéias mimimi/
    mas tudo bem :D um dia alcanço o nível do blog de vocês se Deus qiser (yn' muito mara esse bloginho aqi ><
    favoriteei tá ? bgs bgs :*
    s22'

    ResponderExcluir