sábado, 21 de agosto de 2010

Diquinhas marotas pra se dar bem na escola. Sem colar, ok?

MA OE! Seo Siuvio! #garotasquedizemnimodeon
Ei, gente, tudo na paz? Espero que sim, eu tou também, obrigadinha. -q

Vim falar sobre um tema que muita gente odeia, uma parcela gosta mas a maioria delas, pelo menos, se interessa ou faz um esforço quanto a isso: estudo.
É, sentar a bunda na mesa da cozinha, da sala de estar, do seu quarto, do computador, sei lá, e estudar. Pra uma prova, fazendo um dever de casa, ou simplesmente porque você... gosta.
Então, você senta lá (e seu nome é Claudia! -NOT) numa das cadeiras das mesas (sentar na mesa vai ser um tanto quanto.. original), abre os livros, o seu caderno lindo da Jolie, das menininhas, do Pooh, do Luan Santana - PEGADINHA DO MALANDRO - e pensa:
- Puta que pariu, amanhã tem prova.
Então você começa a estudar. Você lê as folhas, lê o livro. Refaz os exercícios, faz algumas anotações no rodapé da página, mas, mesmo assim, nunca dá certo. Você esquece das coisas.
Daí eu vou (tentar) te dar umas dicas bacaninhas e não muito constam-em-todas-as-revistas, sobre como estudar e realmente lembrar das coisas na hora do ~pericon~.

PRIMEIRO DE TUDO: Você se enquadrou no "amanhã tem prova"? Então, menina, essas paradas aqui são muito para você: tente não mais estudar na véspera, mas, se não der, lê o post que vou te dar alguma ajuda.

1) Comece a estudar um tempo antes do teste.
Ei, eu sei que eu te disse que entendo esse lance de estudar no dia anterior, mas... Olha, na maioria das vezes, não dá certo. Principalmente se você não consegue achar um método legal de estudar.
Então, macacada, já sabem o que vai cair nas provas? Comecem antes.

2) Faça resumos um tanto quanto personalizados.
Olha, um tópico antes de eu começar esse: leia a folha/o capítulo antes do resumo. Só uma lidinha, pra já ir esquematizando o que você vai anotar.
Isso que é homem.
Eu costumo usar como técnica principal de estudo para História e Geografia o resumo: pego o caderno, vou lendo o que está escrito e escrevo a matéria também. Mas o diferencial, que vai fazer você estudar mesmo, com certeza não é só substituir "que" por "as quais", meninê. Esse negócio que as orientadoras educacionais dizem de "substituir as palavras" muitas vezes é inútil, já que a gente tira o "retomou" e põe "continuou" e fica a mesma merda. Então, vou te dar um exemplo do que é um resumo legal, personalizado, e que vai te fazer lembrar mesmo da situação:
Matéria: História.
"Deodoro da Fonseca, 1891. O cara só foi eleito porque o Congresso tinha medinho de um militar ser derrotado e os caras das armas matarem tudão. O Congresso não ia com a cara dele, daí não aprovava nada que ele queria fazer nem o deixava fazer nada, ou seja, ele não tinha maioria parlamentar para governar. Então, tchã, DEU ALOK no coitado, ele ficou todo instinto putão, disse para si mesmo: "eu sou foda mermo, haha!" e fechou o Congresso! Se impôs como ditador depois, claro. Mas ele esqueceu que as forças armadas eram maiores que ele, então ele renunciou. Risos."
É isso, gente! Pombas, o que você absorve quando copia automaticamente do livro? Nada. Mas você, com as suas palavras (totalmente, haha), narrou o fato! E entendeu, ainda por cima. Dez pontos para a criatividade!

3) Entenda em ordem cronológica.


b²-4ac! Ei, é fácil.
Olha, se você dormiu durante as aulas, tem mesmo de voltar à dica 1. E, durante esse mês (te garanto, vai precisar disso), estude desde o início. Principalmente se for Matemática e Geometria. Ei, você acha que vai realmente conseguir fazer uma equação biquadrada se não sabe como fazer o delta? Ou resolver um sistema de equações do 2º grau? Ou essa coisa toda?
Você, no alto (ou baixo, vai saber) das suas, realmente acredita que vai saber identificar o as paradas das orações se nem ao menos sabe dizer o que é um complemento nominal?
Você ACHA?
Se sim, cara, parabéns ao seu boletim sangrento.
Estude antes. Reveja os conceitos, e, aí sim, vai saber fazer o de "agora".

4) Faça exercícios pra cacete.
É, cara, quando inventaram o dever de casa, não foi à toa. Os professores costumam cobrar muito deles nas avaliações, portanto, refaça-os. Após o resumo de história, faça os exercícios. Em matemática, vá aumento a dificuldade deles. Em biologia, idem. Faça até estar certo de que responderia todos eles numa boa. Pode demorar mó tempo, mas, oi, você quer ficar (bastante) acima da média ou não?

5) Queira estudar.
O título dessa 5ª e talvez mais importante dica poderia muito bem ser "faça disso um objetivo". Olha, cara, você pode não ser aquela pessoa que ama estudar e que acha um bando de coisa sobre isso e tal, mas ter um objetivo sempre ajuda. Se você tirou 4 numa prova e seus pais estão ~~por aqui~~ com isso, tenha em mente que agora você vai meter a cabeça e vai tirar uma nota bem melhor. Não precisa ser um 10, mas você vai estudar para isso, porque você é capaz. Então, não fique tipo "omg pra que eu vou estudar se vou morrer?": você vai morrer sim, mas vai morrer ao menos feliz por ter conseguido completar esse bando de época escolar e se sair bem à beça.
Ah, por favor, tente tirar a nota por si. Quem vai sofrer com uma repetição é você. Fazer as coisas pelos pais nem sempre é uma boa.

HAHAHAHA. Boa, boa. Mas não siga.

--

QUEM GOSTOU BATE PALMA CALDEIRÃÃO! rs
Mas, sério, gente, curtiram? Tem alguma outra dica? Acham que isso não funciona de nada? Acham que funciona?
Botem a boca no trombone. Discutam. Critiquem. Elogiem.
Isso aqui é para vocês, e queremos saber sua opinião.

HOJE É ANIVERSÁRIO DA DANETEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE! DANI, DANI, DANI! AEAE
Quantos anos, Danete? Ç_Ç
Parabeeeeeeeeeeeéns! Bolinhos! Quero que tu tenha tudo o que quiser, com MUITO amor. <3

PS: Vejam esse vídeo do Felipe Neto, sobre política e educação. De longe, o melhor vídeo dele. Vale MUITO a pena.

Much love! Abraços, beijos. Boa prova! HAHA

Bramks.

13 comentários:

  1. bom post, tem gente que precisa mesmo dessas dicas, mas tem a mais importante sempre: prestar atenção na aula! sério, eu presto tanta atenção na aula que nem estudo muito pra prova ou fico lá quebrando a cabeça pra resolver as coisas, não tenho paciência mesmo. além do fato de eu ser inteligente hehe, acharam que eu fosse burrinha? recebao q

    e parabéns danu querida!!!! :D

    ResponderExcluir
  2. adoreeei o post *-*
    parabeens danii (;

    ResponderExcluir
  3. Parabéns de novo Dani *--*
    Enfim, ah sim! As benditas provas -do inferno.
    Hm, eu já usava essa do resumo. Com as minhas palavras, se você lembra o fato, você saberá narrá-lo u.ú
    E hm... Eu M-O-R-R-O de preguiça de FAZER os exercícios, imagine então REFAZER?
    RATSRAYSRUASYRYUASRYUA
    Mas é uma ótima dica, acho que vou aderir :D
    ótimo post hta ;)

    ResponderExcluir
  4. Adooorei o post!
    Vou usar para a minha prova de ciências segunda Q
    Mas sério, principalmente o item 2. Adorei! Super prático! HAHAH'
    Ah e Dani, paraabéns! Tudo de bom! :D

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente gostaria de dizer... Pqp, meu nome É Cláudia! hahahahaha
    E parabéns pra Dani!
    E o post ficou bem legal. O item dois eu já coloco em prática, agora só tenho que matar a minha mãe (minha segunda mãe na vdd, a preguiça, claro) para comseguir fazer as outras. Mas com relação as notas eu não posso reclamar muito... Só que eu não quero passar de ano só por passar, eu quero passar de ano sabendo alguma coisa, senão lá no futuro eu vou garrar e não vou ter emprego e nem dinheiro. Tá, nem tudo isso mas... O que importa é que a preguiça tem que morrer, rs. E estudar na mesinha do pc não presta, pq eu sempre mexo nele, querendo ou não.

    Beijos♥

    ResponderExcluir
  6. Merda, ando tão ´peguiçosa, era pra eu ja ter começado a estudar organica pra o teste de amanha e eu comecei ontem(mas dificilmente eu deixo pra estudar na ultima hora, mas acho que tô com encosto pra ta tao preguiçosa-q)

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu sei dar dicas arrazantes de pesca, mais informações, liguem para 78784-48945, ok? -n

    ResponderExcluir
  8. OOOOOOOOI BRAMKS *-*

    muito batuta esse teu post ok, a-do-rei!!!! e é verdade, ó, eu ODEIO estudar, prefiro ficar cantando 5 patinhos ou algo assim, mas eu estudo ~sempre~ e por mim, não pelos meus pais. Tipo, eles nem PEDEM pra mim, eu que tenho que estudar, e se eu for mal o problema é meu. Daí meu orgulho é ~ferido~ e eu estudo feito uma louca -q

    e uma vez eu já fiz um resumo maroto assim, no meu diário, sobre a reforma protestante :B


    MAS SÓ PRA CONSTAR: EU TO ESTUDANDO DESDE MARÇO PRUMA PROVA QUE VAI TER EM NOVEMBRO, O VESTIBULAR!!!!!!! ISSO QUE É EXEMPLO GEMTEM! -SNT

    ResponderExcluir
  9. muito legal o post, tava precisando de umas dicas assim...talvez eu aprenda álgebra e não vá pra recuperação (junto com a maldita língua portuguesa!) DDDD:

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Meu nome lindo ai,obrigada Branca, obrigada gente e *o* Estou fiz 15 menina, sou uma mocinha (H -n

    Adorei as dicas, sempre uso a 2,fica tão facil T_T

    Beeijos

    ResponderExcluir
  11. Hahaha ameei as dicas. Nunca fui mal na escola mas a dica do resumo foi ótima ! sempre tento fazer resumo mas sempre acabam sainda bem #fail hehe
    bjbj

    ResponderExcluir
  12. Odeio esse blog sério, mentira ADOGO
    Mas sempre que eu estou entupida de problemas (sejam eles emocionais ou não), eu entro (consequentemente) pra ler aqui, e sempre me aparece uma solução É SÉRIO.
    Já sou conhecida lá na sala por fazer a dica nº 2 rs. Dá certo, principalmente pra prova de História e Geografia, Ana Luiza comprova -q
    Ótimo pots.

    ResponderExcluir