quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Retornando com um pouco de babados!

HAAAAAI :)
Aposto que estavam morrendo de saudades de mim, certo? Espero que sim, senão eu mato hehe. E NÃO, eu não gosto de ser chamada de Luana, Luma, Una ou Bruna. E, sim, a mudança deu certo, tenho meu próprio quarto e meu próprio computador. Agradeço às garotas por todo o apoio dado e por terem segurado a onda na minha ausência, e realmente agradeço de todo o coração por tudo. Bem, eu pensei em milhares de posts para voltar com tudo, sabem como é, LUNA THE RETURN!, inclusive uma lista de dez coisas que eu aprendi com O Diário da Princesa. Mas não tenho veia humorística, então deixei de lado.

Eu realmente não sei do que falar. Tenho no meu caderno uma lista de pautas - rock japonês, a pedido de uma garota que se identificou como cherry bomb no chat, porém preciso da ajuda de uma amiga que não está disponível no momento. Há também a nova ortografia, política (sim, nós falaremos de política! Porque revistas e sites femininos só falam de cabelo, maquiagem e um pouco de consciência?), o filme The Runaway, como consumir com consciência (marcas politicamente corretas, por exemplo), entrevistar uma pessoa para falar de uma profissão, e outros itens. Mas não fiz pesquisa para nenhum deles. Eu não sei do que falar. Eu só queria falar da falta que senti longe da Descapricho, mas acho que não rola. Vocês merecem um post totalmente bom vindo de mim. E um post alegre - o meu último post foi sobre estupros, sabe, e eu queria uma aura mais feliz para marcar minha volta (como se eu tivesse ficado longe um ano!). Então eu resolvi falar um pouco da moda que eu amo. Eu sei que é bobinho, mas a tag Muito Além de Chanel só tem um post! Sobre moda rock!

Então qual é o mal em falar de moda? rs

Bem, eu vou falar da moda lolita. Com certeza vocês já ouviram falar nela: as garotas que fazem parte do estilo lolita costumam parecer princesas nos dias atuais com as saias rodadas e babados. Porém há muitos equívocos, e eu gostaria de esclarecer alguns.

A moda lolita não tem relação alguma com ninfetas, pedofilia, sexualidade de qualquer forma. Tal associação vem por causa do livro Lolita, de Vladimir Nabokov, que fala de um cara totalmente pervertido e uma garotinha e deu origem a usar os termos 'lolita' e 'ninfeta' como garotas púberes sexualmente atraentes. Em linguajar de gente, de garotinhas que mal tem pelos que seduzem totalmente. Algo do tipo.

As lolitas, por usarem tais roupas, não querem fugir da realidade ou brincarem de faz-de-conta. É simplesmente uma questão de gosto: elas gostam de saias rodadas, gostam de estampas suaves (ou não), enfim, elas gostam do estilo e os usam sempre que podem. Algumas usam todos os dias, outras usam somente em ocasiões especiais. Até porque roupas lolitas costumam ser caras para as brasileiras e demora muito para que elas possam adaptar o estilo, originário do Japão, ao nosso clima tropical. Embora o estilo seja muito versátil e possa ser adaptado para diversas situações, ainda assim nunca pode quebrar determinadas regras que são a essência do estilo.

Basicamente são:

A saia deve ter o formato de sino. Por exemplo, dizem que Misa Misa do anime Death Note é lolita. NOOOT, as saias que ela usa são curtas demais, praticamente minissaias. Uma verdadeira lolita sempre usará saias em formato de sino, sempre armadas, geralmente na altura do joelho. Uma pessoa vestida de acordo com o estilo nunca, nunca, nunca trajará uma minissaia. É como dizer que uma punk de moicano que cospe no chão vestiria babados. É, tipo, incompatível.



A sexualidade NÃO DEVE TRANSPARECER. O estilo é inspirado nas roupas vitorianas e também na época rococó, na França do século XVI. Consegue imaginar uma mulher dessa época? Ela tinha que passar elegância, beleza e classe sem se expor. Nada de fendas, brilho, decotes, muito menos barriga de fora. Lolita é um estilo modesto e recatado que tem, por finalidade, atingir a elegância através da boa qualidade das rendas, da boa combinação das peças, da beleza do outfit (como é chamado um look lolita). Talvez você ache que é impossível tantos babados, tanta fofura, tanta "princessice" possa ser usado assim, no dia a dia. Mas pode! É perfeitamente possível conciliar um guarda-roupas lolita com o dia o dia de uma adolescente que passa o dia entre escola, curso de inglês, natação, amigos, namorados, festas e tudo o mais.

A moda lolita tem muitos subgêneros, cada uma com pequenas diferenças. Mas o padrão: saia em formato de sino, decote alto, elegância, qualidade no material, cintura demarcada permanece!



Sweet Lolita: sinta-se em um bolo de açúcar! A saia costuma ser bem armada, como um bolo, e a garota costuma parecer uma bonequinha com os tons pastéis (rosa, lilás, verde-claro, azulzinho, amarelo) e as estampas em formas de doces (cupcakes!), sinos, bichinhos como ursos e, hã, gatos, frutas como morango, todas essas estampas que remetem à infância com certeza já apareceram em um visual sweet! É o mais exagerado, o mais famoso, o que tem mais babados e laços :)



Gothic Lolita: há quem ache que esse é o nome do estilo como um todo. Não é. Gothic Lolita é um sub-estilo inspirado na época vitoriana, mais do que qualquer outro sub-estilo. Você verá preto, roxo, azul-marinho, tudo lembrando escuridão e trevas. Cruzes e caveiras são estampas comuns, e indicadas caso você queira se vestir de gothic lolita.



Classical Lolita: é um estilo bem mais madura do que o sweet. Marcado por tonalidades mais sóbrias e "antigas", como marrom, vinho, salmão, esse sub-estilo não tem, por finalidade, ser fofo, meigo, kawaiii. Ele quer ser elegante. A saia sempre fica em formato de A, os adereços são aqueles com ar de clássico: pérolas, flores, coroas. Estampas? Xadrez e listras, padrões florais que remetam à época vitoriana ou a edwardiana. Esse é o estilo que mais dá para aplicar à nossa vida, principalmente em festas, porque não há tantos babados e fofura.



Punk Lolita: é a mescla entre o jeito fofo de lolita e o jeito, hã, punk. É bem complicado de se conseguir, porque geralmente ou fica fofo demais ou fica punk demais, sem ficar equilibrado. O lance é tentar combinar as características lolitas com as punk, como caveiras, correntes, gravatas, cruzes. É comum que as punk lolitas misturem elementos que parecem totalmente destoantes, como botas pesadas e um vestido mais suave. Uma novata no estilo não deve começar pelo punk, fica a dica.



Hime Lolita: pense em uma princesa. Agora faça uma lolita encarnar uma princesa sem perder as características principais. Pronto, eis a Hime Lolita (Lolita Princesa. Hime significa princesa no Japão). Ela usa pequenas tiaras, rosas, pérolas. Talvez ela pareça uma classical ou sweet, dependendo das estampas e das cores. Mas, no final das contas, ela tem que parecer uma princesa!

Tem bem mais: country lolita, no qual a intenção é parecer uma garota do campo, tem o guro lolita que é basicamente um tema sobre uma base que faz parecer que você acabou de sair de uma cirurgia, um assassinato ou qualquer coisa do tipo, tem o wa-lolita que usa elementos tradicionais do Japão e extremamente difícil de se coordenar, tem o ero lolita que é só um pouco menos modesto - talvez uma saia mais curta - mas nada tem a ver realmente com erotismo. O estilo é diversificado e muito divertido de se pesquisar.

A primeira imagem é de uma Guro Lolita. É uma boa maneira de se ir em Halloween, devo observar. A segunda é uma fotografia para a grife Angelic Pretty, uma das mais famosas grifes lolitas. Outras grifes são BABY, THE STAR SHINE BRIGHT, Metamorphose Temps de Fille, Moi Même Moitié, Black Peace Now e várias outras!





Indico o filme Kamikase Girls (título para o Ocidente). Ele fala sobre uma garota lolita e é bem divertido, ao modo japonês :)

Victoria's Dolls - um excelente site sobre a moda lolita! Eu retirei os desenhos superfofos do site. As outras imagens eu achei no Google :)
Fórum Moda Lolita - caso você queira pesquisar mais e interagir com as outras. As garotas são bem simpáticas e esclarecem todas as dúvidas :)

E realmente lamento por não fazer melhor o meu post de estréia. Prometo-lhes que farei melhor na próxima :)

11 comentários:

  1. Aaah, adorei, Luna, as lolitas são muito lindas, babei nas fotos. *O*
    Belo retorno, nós sentimos sua falta. :)
    Beeeijos.

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo! A Luna voltou lol
    E meu Deus! Eu pirei com as lolita's *-*
    ASTARSUYRAYSRAUYRSYURAYUSRYUAR
    Menos com a Guro lolita, Hm... na verdade, eu fiquei com medo dessa :x
    ASRYUASRAYRSUYARSYUASRYAUSRUYAR
    Amei Luna, super legal o post o/ :D

    ResponderExcluir
  3. Que lindinhas.

    Mas, sei lá, eu não aguentaria sair na rua como a menina da última foto, por motivos óbvios de clima.

    Deve ser horrível para se adaptar.

    ResponderExcluir
  4. Adorei as fotos, muito bonitinhas, mas...acho que não daria pra EU usar no dia-a-dia. Além da adaptação, eu ia me sentir muito incomodada. Mas se eu fosse escolher, escolheria o Gothic Lolita, o Classical e o Guro.
    Muito bom o post Luna!

    ResponderExcluir
  5. Caramba, eu sempre achei tão lindo essas coisas estilo princesinha, babados, cintura marcada e coisinhas fofas em vestidos. Pena que aqui esse estilo não é tão comum, mas se um dia eu for pra um lugar tipo o japão, onde ninguém me olharia estranho por usar, eu usarei*-*

    ótimo poste Luna, e que bom que você voltou

    ResponderExcluir
  6. Ah, lolitas! *-* Acho muito bonito, e é uma expressão de moda bem legal, não só um "estilinho" para ir a festas, como você mesma disse.

    Ótimo post, e amei as ilustrações. Ç_Ç

    ResponderExcluir
  7. LUNAAAAAAAAA! Ai menina, que saudades de você!

    então, gostei muito do post. sério que diziam que a Misa Misa de death note é lolita? O_____O

    se eu fosse escolher, escolheria a gotic lolita. muuito mais legal! xD

    beijos!

    ResponderExcluir
  8. aeeeeee lunaaaa

    lolita é legal, mas não pra mim kkk mas eu gosto do estilo

    bom post querida!!!

    ResponderExcluir
  9. fato, a Misa nunca será lolita, estilo lolita perfeito & Death Note tambem *o*

    ResponderExcluir
  10. AAAAAAAAAMEI O post! Eu amo meus vestidos de lolita,e se pudesse usar na rua sem que as pessoas me apedrejassem, eu usaria. Mas... como eu não estou no Japão e sim no Brasil, sou obrigada a só usa-los em feiras de animes. Mas mesmo assim gostei da sua explicação, porque eu sempre percebo que algumas pessoas pensam desse modo: que Lolitas são do tipo a Misa : por favor né, ela tá mais pra ... outra coisa com aquelas calcinhas dela né - vamos concordar, aquilo nem me parece uma saia '-' -. Enfim, depois que vi esse post me deu até vontade de tirar os meus vestidinhos do armário e sair lolitando(?) pela casa (N) . Gostei muito que o DESCAPRICHO tenha falado sobre um assunto diferente como este, e espero que fale mais. <33

    ResponderExcluir
  11. Lolitas são fofas *O* Se eu fosse uma, meio que seria uma mistura da sweet com a punk Ç_Ç

    adorei o post :D

    ResponderExcluir