terça-feira, 10 de agosto de 2010

Super indico.

Boa taaaaarde, queridos e queridas! Então, eu tenho DOIS POSTS planejado pra cá, rs, mas estou sem um minuto a mais pra desenvolvê-lo hoje. :( E outra, eu estou supeeer emocionada, porque acabei de acabar de ler A Menina que Roubava Livros , e é lindo, eu chorei da metade até o fim. Estava adiando a leitura desta havia muito tempo, e no mês passado eu descobri que a Revista Veja estava promovendo um concurso de resenhas (E só agora me ocorreu que podíamos ter divulgado ele aqui, mas enfim.) e um dos títulos selecionados era esse. Resolvi participar e, de quebra, ganhei a leitura de um livro ÓTIMO. Sério, super recomendo. :)

Então, com vocês, a história da Menina que Roubava Livros, que encontrou-se com a morte três vezes, e saiu viva o suficiente para despertar a atenção desta:

Um trem, uma mulher e duas crianças. Uma delas teria para sempre seis anos, pois é assim que é levada pela Morte, enquanto a outra assiste e presencia seu primeiro encontro com a temida condutora de almas.

Escrito pelo australiano Markus Zusak, A Menina que Roubava Livros vem tratar das vidas que se entrelaçam às da pequena Liesel Meminger que, aos 10 anos, vê morrer seu irmão mais novo nos braços de sua mãe, enquanto esta a conduzia a uma cidade da Alemanha nazista, para que lá tivesse a criação que ela não poderia lhe dar.

A obra é um relato que mescla perfeitamente a ficção da história de Liesel, com a realidade vivida pelos alemães e judeus da Segunda Guerra Mundial, e demonstra os fatos que conduziram a menina à vida longa que tivera, ao contrário de seus amigos e familiares da Rua Himmel, a qual, apesar dos defeitos que pode apresentar, passa a ser considerada seu lar e um cenário essencial para o crescimento, não só físico quando espiritual e até intelectual da criança.

O livro é narrado pela própria Morte, que foi tapeada três vezes pela roubadora de livros, e por isso decide contar a história dela. Numa narração emocionante, mas sem clichês, conhecemos a Alemanha de Hitler, fugindo dos conceitos sempre demonstrados e já conhecidos dos livros de História, pela perspectiva de uma menina politicamente incorreta, mas com imensurável coragem e perseverança, que consegue, com isso, superar os momentos mais difíceis da vida, desde a morte de a entrada do conhecimento e assimilação das palavras em sua vida, incluindo a atitude irracional e impensada, porém recompensável, de esconder um judeu em pleno Terceiro Reich, até seu próprio encontro com a Morte, Liesel Meminger viveu nos quatro anos narrados em seu livro mais do que qualquer um de nós provavelmente viverá na vida.

Uma leitura poética, na medida certa, contagiante e culta, de certa maneira, mas de fácil assimilação, na qual nem a presença de notas avulsas em meio à história (Mas que também fazem parte dela, por menos que estejamos acostumados a interromper o comum “texto inteiro” dos livros), e nem mesmo as previsões dos fatos que se seguirão nos tira a vontade de terminar, simplesmente porque a curiosidade de conhecer o fim da saga da Menina que Roubava Livros se sobrepõe. A promessa encontrada em cada palavra, linha ou capítulo, de que a história valerá à pena, precisa ser cumprida ao final, independente das conseqüências que poderá trazer. E assim será, já que, assim como um de seus inteligentemente criados personagens, Markus Zusak se mostra um exímio cumpridor de promessas.

Enfim, e definitivamente. Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler.

Beeeeeeijos, e até terça que vem. :*

13 comentários:

  1. eeu li o livro tambeem,supeer recomendo *-*

    ResponderExcluir
  2. Tá, desculpem a palavra, mas esse livro é foda.

    Lindo, lindo, lindo, e emocionante mas de um jeito que ocê não fica só triste no final, mas pensativo sobre tudo o que aconteceu.

    Da série "livros sobre 2ªguerra mundial" também recomendo O Menino do Pijama Listrado, bem simples e fininho, mas não deia de ser lindo.. :)

    ResponderExcluir
  3. tá na minha lista de "vou ler" no skoob, tenho preguiça, vou deixar disso kkk

    ResponderExcluir
  4. tenho esse livro aqui em casa. Li a pouco tempo denovo. Adoro adoro.

    Liesel e Rudy é mais um casal do meu coração.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ai sempre quis ler esse livro. Mas parece que tem sempre um que eu quero ler mais /:
    Vou terminar H.P, ler o último Percy Jackson que chega esse mês ~ IIIIUPY ~ e daí, depois de ler ' A última música' eu leio A menina que roubava livros.
    AAH, um que eu super recomendo também, é o caçador de pipas. Putz, o livro é fera :x
    ótimo post! ;*

    ResponderExcluir
  6. eeu li o livro tambeem,supeer recomendo *-* +1

    ResponderExcluir
  7. Também chorei da metade pro final :'(
    O final é muuuuito triste.

    ResponderExcluir
  8. eeu li o livro tambeem,supeer recomendo *-* +1

    Eu adiei muito a leitura dessa livro, porque não é meu tipo de literatura, rs. Mas ele é um dos meus livros preferidos s2

    Beijos Natu ;*

    ResponderExcluir
  9. Aiin, saudades de vir aqui (:

    Naty, eu AMO, ADORO, IDOLATRO esse livro! é meu livro preferido,cara. Passei tipo, 3 dias chorando descontroladamente quando acabei de ler. Sério mesmo, minha mama tá de prova e ficava rindo da minha cara.

    Da série "livros sobre 2ªguerra mundial" também recomendo O Menino do Pijama Listrado, bem simples e fininho, mas não deia de ser lindo.. :) +1

    Rudy♥

    ResponderExcluir
  10. Eu li já tem um tempo já, e simplesmente AMEI!
    Muito tocante, muuito emocionante, muito lindo!
    No ínicio eu fiquei meio relutante em ler, mas depois... não conseguia mais parar!
    Ótimo post, concordo com tudo
    bjokas

    ResponderExcluir
  11. minha BFF leu, ela disse que é muito bom, vou ler *-*

    ResponderExcluir
  12. Se eu não me engano a BBF do comentário acima sou eu. -QQ Se não me engano, quem sabe. -QQQ

    Sério, é o meu livro mais preferido de todo o universo. *-------------------*

    Já li três vezes e vou começar a 4 semana que vem, e simplesmente não consigo enjoar. Chorei muito, mas valeu a pena.

    ResponderExcluir
  13. já li esse livro uma vez, demorei as férias todas lendo, bem arrastado e tal, mas é muito bom :D


    espero que você seja escolhida pro coiso da veja natuuu *-*

    ResponderExcluir