quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Você é de lá ou é de cá?

Haaaai :)

Como estão? Aqui, na minha cidade, está um frio de lascar! Quem disse que na Bahia não faz frio? Faz sim, um maldito, perverso, cruel frio. Certeza que os curitibanos e gaúchos estão rindo da minha cara, todos cheios de pose estilo "vc acha que ISSO é frio? ahaha", mas não importa. Está fazendo frio. Pior, com vento. Argh. Mas estou aqui, para postar na Descapricho! Bem, o lance é o seguinte: ontem começou o horário eleitoral. Eu sei que você ODEIA. Todo mundo detesta o horário eleitoral ou, no mínimo, acha um saco. Eu também odeio. Nem vi, pra falar a verdade. Porém se o horário eleitoral começa, isso significa que temos um longo debate sobre política pela frente e nada mais justo que a Descapricho te ajudar nisso.

Aí você arregala os olhos e diz: ODEEEEEIO POLÍTICA.
Que pena. Você vai ser governada por quem gosta.

O lance não é você ter que gostar ou não. O negócio é que você tem que saber um mínimo de política para entender o que os candidatos à Presidência oferecem, qual função de cada cargo, as alianças e as tramóias que rolam nesse mundinho cheio de deputados e lobbistas. Você precisa saber dessas coisas, porque são essas pessoas que vão mandar e desmandar no Brasil. Elas são pagas com o nosso dinheiro para que a educação, saúde, transporte, segurança, etc, que tudo isso funcione no nosso país. Por isso que política é tão importante. Porque é a partir dela que você vai viver bem ou mal.

Mas não vamos em geral, porque senão a gente se confunde. Vamos falar aos poucos, certo? Eu, hoje, vou explicar o que significa essa história de ser "da direita" ou ser "da esquerda". Afinal a disputa entre os candidatos à Presidência está sendo basicamente entre Dilma e Serra - esquerda X direita. E Marina tá fugindo dessa coisa de ter que ser de um ou outro, tipo pra equilibrar a coisa. Enfim, vamos aprender de onde vem essa coisa de um ser da esquerda, outro da direita e o que isso significa, na prática. Beleza?

Yes, let's go! Ou algo assim, hehe.



Isso começou muito antigamente. Já viu o filme Maria Antonieta, aquele que a namorada do Homem-Aranha faz uma rainha que morre guilhotinada? Pois é, a Maria Antonieta. Tudo bem que o filme fala mais das roupas que a mulher usava, mas esse negócio de esquerda versus direita começou nessa época. Pra começar, a situação tava uma miséria para o povão. Porque basicamente o rei que mandava geral - era o tal do regime absolutista. Regime absolutista é aquele tipo de governo que TODO o poder fica em uma pessoa. O rei, naquela época (século XVII), era O cara, tipo o juiz, carrasco, advogado de defesa, promotor, tudo. Sentiu o poder? É óbvio que ele delegava algumas funções, senão ia surtar, mas na real, a palavra final era dele e acabou. Sem discussão.

(ainda por cima, dizia-se que o rei era uma criatura enviada por Deus. Sabe aquele papo que você aprendeu na escola que egípcios consideravam os faraós representantes divinos? Mesma coisa, só muda o país)

Só que aí algumas pessoinhas começaram a achar errado. Geralmente era o povão que não aguentava mais a taxa tributária, isso é, pagar imposto pra caramba (porque a nobreza não trabalhava, sabe, ela se sustentava com o dinheiro do povo) e dentro desse povão, havia a classe chamada burguesia. Geralmente, os burgueses eram pessoas que tinham grana devido ao comércio, mas não tinham nome, brasão, linhagem. Diante da aristocracia, eram vistos como reles plebe. E como eles também não podiam usufruir da boa vida que os principezinhos e seus parentes levavam, eles se revoltaram. Afinal tinham grana e sabiam ler e escrever, o suficiente pra se começar uma boa revolução dentro das leis. Para atalhar a história, vamos dizer que o povo pegou em armas para acabar com a farra dos nobres que fugiram desesperados da França para outros países onde tinham amiguinhos :O

Mas aí chegaram ao poder e ficaram naquela coisa: quem iria governar? Seriam os burgueses? Seriam os camponeses? E se não havia mais rei, que tipo de governo haveria? Nem precisa dizer que não havia ONU nem nada pra dar ordem nas coisas. Eles tinham que se virar. E se viraram. Criaram uma Constituição, fizeram a bancada e começaram a organizar a nova França. Até hoje se comemora a queda da Bastilha, que era uma prisão bem famosa e simbólica, todo dia 14 de junho. É o marco da Revolução, quando o país saiu do absolutismo e foi passear por outros tipos de regimes até se ajustar à uma democracia. Bem, é aqui que esquerda e direita entram. Simplesmente porque na bancada onde os caras que decidiam a política da França, era organizado assim:

À esquerda ficava o lugar dos jacobinos, que costumavam ser mais radicais.
À direita ficava os girondinos, que geralmente eram os burgueses e eles não queriam reformas mais profundas ainda.
E no centro era o pessoal que ora concordava com a direita, ora concordava com a esquerda. Assim, no meio, sabe?

E o termo pegou.

Final da história? O resultado é que o poder subiu à cabeça e os jacobinos passaram a matar geral, literalmente, todo e qualquer suspeito de ir contra a amada pátria e essa foi a era do Terror para os franceses. Qualquer pessoa corria o risco de ser guilhotinado, e Maria Antonieta e Lavoisier (sabe o cara que disse o "na natureza nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma"? É ele!) estavam na lista dos suspeitos mortos pelo Terror. Só que aí a batata assou pros jacobinos que se destruíram pelo próprio fanatismo, e os girondinos deram um golpe e a situação inverteu. E vou parar por aqui nessa história, porque senão fica longo demais. O resto você pergunta pro professor de história, fikdik





O negócio é que o termo pegou. "De" esquerda passou a designar os socialistas, comunistas e os sociais-democratas. Qualquer pessoa que tendesse para o socialismo ou algumas das idéias dele é considerada "de esquerda". Já o "de direita" é mais o pessoal que costuma ser mais conservador em relação aos costumes, porém é mais liberal perante a economia. Ok, dica: PT é esquerda, PSDB é direita, PMDB é centro. Nem todo esquerdista é socialista, nem todo direitista é aquele burguês de charuto lucrando a base de trabalho escravo. Isso é só um guia e é mais uma aula de história, né, do que realmente um post sobre política. Mas precisamos de um ponto de partida, não adianta.

E para finalizar, vou deixar um big aviso:

A Descapricho NÃO tem partido, ok? Vamos tentar apresentar a política de forma neutra ~ inclusive quando falarmos das fichas de cada candidato à Presidência. Não somos petistas, tucanos, nem fazemos parte do partido da cerveja que deve ter em algum lugar. Não temos uma posição oficial a respeito de qualquer assunto, então, por favor, sem críticas. E um mínimo de respeito é bom, fikdik.

Lamento por não ser maior o post, mas parece que pouca gente curte posts looooongos. Rs.

Beijos, até a próxima quarta! :)

11 comentários:

  1. Eu curto posts loooongos. o/

    Mas, ótimo post. Eu nunca tinha entendido direito isso de esquerda e direita.

    Em compensação, Revolução Francesa <3. E aquele filme foi bonzinho demais com a Maria Antonieta.

    ResponderExcluir
  2. Você acha que isso é frio? haha -n
    Aqui ta quentinho até, uns 15º (vem a Thais me chamar de fogosa u__u).

    Mas eu adorei o post Luana (brincadeirinha Luna), nunca tinha entendido muito bem essa coisa de direita e de esquerda. :D
    E se eu tivesse que votar nessa eleição ia nulo e u__u ok

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. "Que pena. Você vai ser governada por quem gosta."

    Ah, eu adorei essa frase -s

    ResponderExcluir
  4. Ah, mano, amei o post, vi Revolução Francesa essa semana na escola e a prova é na sexta, o post ajudou a relacionar fatos de um jeito mais leve e rápido, VALEU LUUUUNA!
    E eu confesso que tambem nunca tinha entendido bem direita e esquerda, só tinha uma noçãozinha, rs.

    "Que pena. Você vai ser governada por quem gosta."

    Ah, eu adorei essa frase -s +1

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  5. Eu sabia mais ou menos o que era direita e esquerda mas não fazia ideia que isso tinha vindo lá da revolução francesa.
    Muito legal o post

    ResponderExcluir
  6. Eu curto posts loooongos. o/ +1
    É, eu já tinha uma boa noção sobre ser de esquerda e ser de direita, inclusive sobre os jacobinos e sobre os girondinos, mas eu realmente não estava lembrando muito bem. Foi bom relembrar,ainda mais da forma simples e clara que você colocou.
    Muito bom o post!
    "Que pena. Você vai ser governada por quem gosta." -> Meu professor de filosofia adorava dizer isso ahaha e é verdade
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. É a primeira vez que eu comento aqui,mas eu sempre lia,desculpa por ser uma leitora fantasma =/Mas agora vou comentar sempre :)
    Adorei o post!Eu adoro política,mas geralmente ninguém quer conversar sobre isso comigo.
    Eu entendo não gostar,mas eu acho que entender e se interessar ao menos um pouco,é importante.
    As pessoas reclamam muito,mas na hora de votar,vai sempre "qualquer um " ou "aquele mais simpatico",poucos os que procuram saber sobre ele e o partido.
    Muito bom o post,você escreve muito bem :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu curto posts loooongos. o/ +1
    "Que pena. Você vai ser governada por quem gosta." Issoaê q
    Por que, afinal, você gostando ou não, a política vai acontecer que você vai ter que entender alguma coisa sobre ela e partipar dela. hm
    Adorei o post, mesmo. E até meio difícil falar de política porque hoje em dia, quase ninguém (jovens) tão ligando para isso. Explicou de uma maneira ótima, que a gente consegui entender :DD
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. 15º é quentinho onde, Danu? só se for no seu OI

    muito bom, luninhaaaaa! eu sabia dessa história de jacobinos e girondinos (milagree), é da época que eu prestava atenção nas aulas e

    tá muito bom, querida, bjss

    ResponderExcluir
  10. um dos meus professores passou um super ~resumão~ disso de esquerda e direita, conservadores e progressistas, e tal -qq

    post muito bom, Luna :D

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post luna e eu faço parte do partido da cerveja -N

    ResponderExcluir